Responsabilidade Autevolutiva

A responsabilidade autevolutiva é o compromisso assumido pela conscin intermissivista lúcida, homem ou mulher, de arcar, gerir, assumir com sensatez e coerência as próprias ações e atitudes perante os conhecimentos adquiridos no Curso Intermissivo (CI), mantendo conduta pessoal cosmoética, sem desprezo e subjugação dos demais, orientado pelo autodiscernimento e autocrítica.

Você, leitor ou leitora, já identificou as responsabilidades autevolutivas? Qual é o nível de conscientização quanto ao discernimento pessoal a respeito do processo evolutivo dentro do grupocarma?

      RESPONSABILIDADE AUTEVOLUTIVA
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A responsabilidade autevolutiva é o compromisso assumido pela conscin intermissivista lúcida, homem ou mulher, de arcar, gerir, assumir com sensatez e coerência as próprias ações e atitudes perante os conhecimentos adquiridos no Curso Intermissivo (CI), mantendo conduta pessoal cosmoética, sem desprezo e subjugação dos demais, orientado pelo autodiscernimento e autocrítica.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo responsável é adaptação do idioma Francês, responsable, “que garante; que responde”, derivado do idioma Latim, responsus, de respondere, “responder; afirmar; assegurar; afiançar; prometer; refutar; comparecer”. Surgiu no Século XVIII. O vocábulo responsabilidade apareceu no Século XIX. O elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio’’. O termo evolutivo procede do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Surgiu em 1873.
         Sinonimologia: 1. Compromisso autoprogressista. 2. Comprometimento autevolutivo. 3. Encargo autevolutivo. 4. Atribuição autevolutiva. 5. Incumbência autevolucional. 6. Conscientização dos deveres autevolutivos. 7. Autoconsciência das obrigações autevolutivas.
         Neologia. As 3 expressões compostas responsabilidade autevolutiva, responsabilidade autevolutiva básica, responsabilidade autevolutiva mediana e responsabilidade autevolutiva avançada são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
         Antonimologia: 1. Irresponsabilidade antievolutivo. 2. Leviandade antievolutiva. 3. Negligência involutiva. 4. Inconsciência improdutiva. 5. Irreflexão regressiva. 6. Inconsideração antievolutiva.
         Estrangeirismologia: o savoir faire; o insight autevolutivo; o link com o Universalismo; o upgrade evolutivo.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao compromisso intermissivo.
         Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Aceitemos nossas responsabilidades. Evoluímos sem gurus. Autevolução: aspirações insatisfeitas.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal autevolutivo; o holopensene da holomaturidade evolutiva; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o desenvolvimento da qualificação pensênica evoluída; a fôrma holopensênica cosmoética; a mudança para padrões holopensênicos progressistas; os ecopensenes; a ecopensenidade.
         Fatologia: a responsabilidade autevolutiva; a tarefa autevoluciente; o aprendizado pessoal cosmoético contribuindo com o progresso evolutivo; o compromisso autevolutivo assumido durante o Curso Intermissivo pré-ressomático; a heteroprogramação evolutiva; as reciclagens pessoais motivadas pelas neoideias progressistas; a escolha pela otimização da autorresponsabilidade; a autossuperação como fator desencadeante da responsabilidade autevolutiva; a compreensão do paradigma consciencial quanto à evolução pessoal; a propensão às autossuperações; a evidenciação da crise de crescimento; a experiência adquirida com os erros assumidos; o pacto assumido pelo autodesenvolvimento pessoal; as novas rotinas reciclogênicas; as mudanças das posturas aprioristas; a produtividade sadia; a priorização evolutiva enquanto responsabilidade pessoal; as conquistas alcançadas através das atitudes coerentes; a inteligência evolutiva (IE) enquanto agente determinante da autorresponsabilidade; a assunção dos aportes recebidos como argumento pró-evolução; a autocriticidade corroborando positivamente para o avanço proexológico; a autodeterminação potencializada com os êxitos evolutivos; a coerência entre a teoria e a prática; a autorganização diária beneficiando o desempenho assistencial; a autoconfiança promovendo a estabilidade emocional e sustentando o autocomprometimento evolutivo; o autodiscernimento quanto ao upgrade no saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a percepção do caminho paralelo ao do senso comum; a autorresponsabilidade com os aportes recebidos; o aproveitamento das próprias ferramentas evolutivas; o ato de autopesquisar-se para a compreensão do propósito evolutivo pessoal; o aproveitamento de cada oportunidade percebida; o entendimento holossomático contribuindo com as recins; os novos desafios favorecendo no autodiscernimento energossomático; a autorganização evolutiva; a ampliação do senso cosmovisiológico; os autesforços consolidando as reciclagens pessoais; as metas evolutivas; a autorresponsabilidade inata do intermissivista; as produções gesconológicas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a tenepes como fonte de esclarecimento do compromisso evolutivo; os parafenômenos auxiliando na compreensão da autevolução; a autoparaperceptibilidade colaborando com a visão da autevolutividade interconsciencial; a projetabilidade lúcida (PL) como meta de interação multidimensional no propósito evolutivo; o autocomprometimento pré-ressomático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal norteando a agenda evolutiva intraconsciencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo megafoco-prioridade; o sinergismo dedicação obstinada–comprometimento cosmoético; o sinergismo exemplarismo-verbação; o sinergismo autodiscernimento-autevolução.
          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da autevolução interassistencial; o princípio da autopriorização evolutiva; o princípio da autoprodutividade responsável; o princípio da descrença (PD); o princípio da evolução pessoal; o princípio de desejar o melhor para todos; o princípio da evolução ininterrupta.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando as prioridades autevolutivas; o código de conduta pessoal evolutiva; o código grupal de Cosmoética (CGC) suscitando o discernimento evolutivo; os códigos pessoais para admissão das responsabilidades autevolutivas; os códigos intermissivos.
          Teoriologia: a teoria da reciclogenia autevolutiva; a teoria da autocriatividade evolutiva; a teoria da espiral evolutiva; as teorias evolutivas conscienciológicas; a teoria de neoideias; a teoria da evolutividade consecutiva; a teoria da evolução interconsciencial; a teoria da responsabilidade consciencial.
          Tecnologia: a técnica do autaperfeiçoamento cosmoético; a técnica do estado vibracional dando o tom para autevolução; a técnica de viver evolutivamente; a técnica da autorresponsabilidade; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica como moderador dos objetivos pró-evolutivos; a técnica dos projetos existenciais; a técnica da recin; as técnicas conscienciométricas; a técnica interassistencial da tenepes potencializadora da autevolução.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o labcon da conscin autorresponsável; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito das responsabilidades assumidas; o efeito evolutivo da teática do Curso Intermissivo; o efeito energético da autorresponsabilidade evolutiva gesconológica; o efeito profícuo dos esforços autevolutivos; o efeito da responsabilidade pessoal verbaciológica cosmoética; o efeito positivo das autopesquisas.
          Neossinapsologia: as neossinapses desenvolvidas através das recuperações de cons; as neossinapses reciclantes; as neossinapses da conscin responsável; as paraneossinapses; as autoincumbências neofílicas criando neossinapses promotoras das reciclagens intraconscienciais.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo pessoal; o ciclo da autorresponsabilidade crítica; o ciclo da ressoma-dessoma promovendo o amadurecimento da responsabilidade evolutiva; o ciclo da multiexistencialidade pessoal (CMP); o ciclo da oportunidade evolutiva.
          Enumerologia: a conduta responsável quanto à desassedialidade; a conduta responsável quanto à proéxis; a conduta responsável quanto à autossustentação financeira; a conduta responsável quanto à interassistencialidade; a conduta responsável quanto à vivência grupocármica; a conduta responsável quanto ao autodiscernimento multidimensional; a conduta responsável quanto aos aprendizados adquiridos no Curso Intermissivo.
          Binomiologia: o binômio retribuição-contribuição; o binômio trabalho-descanso; o binômio ônus-bônus; o binômio incorruptibilidade teática–higidez intraconsciencial; o binômio autorganização-autevolução; o binômio autodiscernimento-autevolução; o binômio autocomprometimento-autorrealização; o binômio ação-reação.
          Interaciologia: a interação autocomprometimento consciente–repercussão autevolutiva; a interação autorresponsabilidade-automotivação; a interação reação imediata–aceleração evolutiva; a interação intencionalidade-compromisso; a interação profissão-proéxis.
          Crescendologia: o crescendo planejamento-realização; o crescendo objetividade-megafoco; o crescendo contratempo-confrontamento; o crescendo do refinamento criterioso autevolutivo; o crescendo autesforço-superação; o crescendo autocompetitividade-autodesempenho.
          Trinomiologia: o trinômio comprometimento-realização-evolução; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio planejamento-realização-satisfação; o trinômio interesse-meta-evolução; o trinômio autenfrentamento-autanálise-autavaliação.
          Polinomiologia: o polinômio perceptibilidade-responsabilidade-produtividade-evolutividade; o polinômio autodesafio-autodisciplina-autossuperação-autevolução.
          Antagonismologia: o antagonismo vigor / desânimo; o antagonismo ousadia / medo; o antagonismo flexibilidade ideática / inflexibilidade; o antagonismo proatividade autopesquisística / procrastinação; o antagonismo juízo ofuscado / juízo lúcido; o antagonismo produtividade sadia / improdutividade; o antagonismo bem-estar íntimo / irresponsabilidade.
          Paradoxologia: o paradoxo da responsabilidade intrafísica em contraponto à irresponsabilidade extrafísica; o paradoxo de manter as mesmas atitudes e esperar resultados diferentes; o paradoxo de referenciais externos para parâmetros internos; o paradoxo dos efeitos das autopesquisas modificando o perfil evolutivo.
          Politicologia: a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a proexocracia; a meritocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: as leis da autorresponsabilidade evolutiva; a lei do maior esforço evolutivo; as leis da Cosmoética; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a interassistenciofilia; a conscienciofilia; a autocogniciofilia; a decidofilia; a autocriticofilia; a reciclofilia.
          Fobiologia: a teaticofobia; a neofobia; a hipengiofobia; a evoluciofobia; a compromissofobia; a disciplinofobia; a autodisciplinofobia.
          Sindromologia: a remissão da síndrome da autorresponsabilidade deslocada; a superação da síndrome da vontade débil; a síndrome da insegurança pessoal impedindo o progresso autevolutivo.
          Maniologia: a abulomania; a fracassomania; a mania de carregar o mundo nas costas; a mitomania.
          Mitologia: o mito do sofrimento eterno; o mito da certeza absoluta; o mito de a vulnerabilidade ser fraqueza.
          Holotecologia: a cognoteca; a cosmoeticoteca; a autocriticoteca; a evolucioteca; a recinoteca; a intermissioteca; a teaticoteca; a experimentoteca; a volicioteca; a convivioteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Autocoerenciologia; a Autodiscernimentologia; a Grupocarmologia; a Autexperimentologia; a Autopesquisologia; a Criteriologia; a Automotivaciologia; a Assistenciologia; a Cosmoeticologia; a Autopriorologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin autoconsciente; a conscin interessada; a conscin resoluta; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin criteriosa; o ser autorganizado; a conscin enciclopedista; a conscin automotivada; a conscin neofílica; as companhias evolutivas; a pessoa desresponsabilizada; as minipeças humanas do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o priorizador.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a priorizadora.
          Hominologia: o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens autodeterminatus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens compromissus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens intermissivus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: responsabilidade autevolutiva básica = o comprometimento com a conduta interassistencial diante da grupocarmalidade; responsabilidade autevolutiva mediana =
o comprometimento com a consecução da programação existencial pessoal (proéxis); responsabilidade autevolutiva avançada = o comprometimento com a maxiproéxis grupal, tendo a desperticidade como foco primordial para interassistencialidade policármica.
          Culturologia: a cultura da autossuperação; a cultura da autorresponsabilidade; a cultura da procrastinação; a cultura da autoconfiança; a cultura da interassistencialidade; a cultura da autopesquisa; a cultura da evolução consciencial; a cultura da paraperceptibilidade; a cultura da autorganização evolutiva.


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a responsabilidade autevolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
           02. Antiperfeccionismo: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           03. Autocompetitividade: Autossuperaciologia; Neutro.
           04. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
           05. Autocompromisso multidimensional: Multidimensiologia; Homeostático.
           06. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           07. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
           08. Eficácia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
           09. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
           10. Finesse evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
           11. Heteropromoção evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           12. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
           13. Primeiro tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
           14. Senso autevolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
           15. Síndrome da autorresponsabilidade deslocada: Autopriorologia; Nosográfico.
     A RESPONSABILIDADE AUTEVOLUTIVA MANIFESTA-SE
     PELO COMPROMETIMENTO DO INTERMISSIVISTA COM
     A PROÉXIS, PERMITINDO, ASSIM, APLICAÇÃO LÚCIDA
     NAS AUTOPRIORIZAÇÕES PARA A VIDA INTRAFÍSICA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou as responsabilidades autevolutivas? Qual é o nível de conscientização quanto ao discernimento pessoal a respeito do processo evolutivo dentro do grupocarma?
           Bibliografia Específica:
           1. Thomaz, Marina; & Pitaguari, Antonio; Orgs.; Tenepes: Assistência Interdimensional Lúcida; revisores Eucárdio de Rosso; Erotides Louly & Roseli Oliveira; 664 p.; 5 partes; 35 citações; 2 cronologias; 53 E-mails; 10 entrevistas; 290 enus.; 3 fotos; 26 gráfs.; 2 microbiografias; 68 perguntas; 68 respostas; 14 tabs.; 21 websites; glos. 210 termos; 18 notas; 2 filmes; 150 refs.; alf.; 23 x 16 x 3,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; página 345.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 615 e 648.
           3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 117, 184 e 302.
                                                                                                                    M. B. S.