O intercâmbio educacional é a vivência da conscin, homem ou mulher, de período de estudos e pesquisas no exterior, oportunizando trocas de informações de diferentes culturas e idiomas, ampliando a auterudição em geral e a cosmovisão pró-evolutivas.
Você, leitor ou leitora, já realizou intercâmbio educacional ou viagem internacional? Considera a possibilidade de aprender e contribuir além do próprio bairro, cidade ou país?
INTERCÂMBIO EDUCACIONAL (MULTICULTUROLOGIA) I. Conformática Definologia. O intercâmbio educacional é a vivência da conscin, homem ou mulher, de período de estudos e pesquisas no exterior, oportunizando trocas de informações de diferentes culturas e idiomas, ampliando a auterudição em geral e a cosmovisão pró-evolutivas. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O prefixo inter procede do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O vocábulo cambiar provém do idioma Latim Tardio, cambiare, “trocar; permutar; alborcar; cambiar; escambar; fazer troca; barganhar”. Apareceu no Século XIII. A palavra intercâmbio surgiu no Século XX. O termo educação deriva do idioma Latim, educatio, “ação de criar, de nutrir; cultura; cultivo”, de educare, “criar (alguma criança); nutrir; amamentar; cuidar; educar; instruir; ensinar”. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Intercâmbio estudantil. 2. Intercâmbio cognitivo-cultural. Neologia. As 3 expressões compostas intercâmbio educacional, intercâmbio educacional saudável e intercâmbio educacional patológico são neologismos técnicos da Multiculturologia. Antonimologia: 1. Educação nacional. 2. Turismo internacional. Estrangeirismologia: o cultural shock; o background cultural; a open mind; o turning point evolutivo; o upgrade consciencial; o approach internacional; as best practices internacionais; o leitmotiv das interações multiculturais; o feedback interassistencial; a host family; o strong profile; o continuous self improvement; o ad infinitum educacional. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quando à Conviviologia Multiculturalista. Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – Enquanto a conscin não deixar seu país para vivenciar outras culturas, o mundo ainda é conceito teórico no seu microuniverso (Kátia Arakaki, 1971–). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da educação ampliada; a vivência no holopensene do novo país; os choques holopensênicos; as fôrmas holopensênicas; a sustentação do holopensene pessoal em holopensene estrangeiro; o holopensene pessoal da reciclagem consciencial. Fatologia: o intercâmbio educacional; o desafio da viagem de estudos a diferentes países; a educação internacional; o curso no exterior; a autoinclusão social; a coragem para evoluir; a autoconfiança; a autoversatilidade; a flexibilidade intraconsciencial; a autorreflexão; a manutenção do megafoco pessoal; o enfrentamento dos conflitos íntimos; o bom humor; o desapego cosmoético; a identificação de novas oportunidades evolutivas; a autorreeducabilidade intercultural; o estudo prévio da cultura e do idioma do local de destino; as sincronicidades positivas facilitando a decisão pelo país; a diferença de valores; a alimentação diversa; o antagonismo com a nova cultura; as comparações; a perda de foco; a ansiedade de querer aproveitar tudo e não conseguir fazer nada direito; a busca pelas pessoas falantes do idioma nativo para autenfrentamento à prática do novo idioma; a aprendizagem da flexibilidade para saber o momento de estudar e o de compartilhar com os novos amigos; os benefícios do poliglotismo; a potencialização dos autodesempenhos; a autobagagem de conhecimentos e valores; a identificação, superação e profilaxia dos preconceitos e imaturidades pessoais; a constatação das viagens internacionais enquanto agente desencadeador de reciclagens; a tradução simultânea facilitando o rapport entre as pessoas; a paciência dos interlocutores; o sotaque local; o mimo gastronômico internacional; os horizontes conscienciais ampliados; as crises de crescimento; a constatação de as crises pessoais não serem solucionadas pelo fato de sair do país; os imprevistos; as novidades; a formação cultural infinita; a desestagnação consciencial; a responsabilidade evolutiva; os novos cenários e paisagens; a convivialidade com os nativos; o deslumbramento da conscin prejudicando a viagem; o arrependimento da parte dos pais, por terem enviado o filho e o mesmo ter voltado com tatuagens e usuário de drogas; a viagem sem volta; os desvios; os acidentes de percurso; as ilusões da vida no país de primeiro mundo; os questionamentos da cultura de origem; os desafios conscienciais; o intercâmbio internacional gerando novas amizades; a ponte internacional da amizade; o cultivo das neoamizades úteis; a gastronomia criando ambiente de troca entre pessoas; a diversidade de etnias; o interesse por tudo, porém mantendo o megafoco evolutivo ideal; a afinização com a nova cultura; as autorreflexões; as inibições iniciais com a prática do novo idioma durante o intercâmbio; o anonimato fora do domicílio; o sentimento de ter renascido pelo fato de intercambiar e aprender nova língua; a comunicação não verbal vencendo a barreira da língua; o vocabulário útil para o dia a dia; o contato com a diversidade; as diferenças entre a mesologia pregressa e a neomesologia; o conhecimento das referências históricas e culturais locais facilitando o entrosamento social; a autorreeducação ininterrupta; a autoidentificação com o novo grupo de convivência; a mudança de companhias; o aperfeiçoamento da compreensão auditiva; a adaptação ao clima do novo local; a legalização da residência no país estrangeiro; a cidadania internacional; a compatibilização intercultural gradativa; a evitação das gafes culturais; a adaptação cultural assentada promovendo neoperspectivas; as viagens internacionais sendo treinos para o desapego na dessoma; o fato de a mente expandida não mais voltar ao tamanho original; a vivência da megafraternidade. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o reencontro com antigo amigo evolutivo proveniente de retrovidas conjuntas; a evidência do amparo extrafísico durante o momento evolutivo crítico; as mensagens silenciosas de amparador extrafísico; a postura cosmoética diuturna fortalecendo o amparo extrafísico; a tenepes reaproximando consciências e dimensões; o poliglotismo ampliando o rapport e a assistência na tenepes; a inspiração extrafísica em língua estrangeira; o amparo extrafísico providencial; as projeções lúcidas (PLs) orientando escolhas de destino; a paraprocedência comum de amigos internacionais; a projeção consciente com alvo mental no amigo em país distante; o parapsiquismo aproximando amigos internacionais com o auxílio dos amparadores extrafísicos; o fenômeno de telepatia entre compassageiros evolutivos provenientes de países diversos. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo intercultural. Principiologia: o princípio da adaptabilidade; o princípio da admiração-discordância; o princípio da convivialidade sadia; o princípio de os fatos orientarem as pesquisas; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP). Codigologia: a aplicação prática do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de etiqueta intercultural. Teoriologia: a teoria dos gargalos evolutivos; a teoria da autossuperação evolutiva. Tecnologia: a técnica da retribuição na proéxis; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica da reconciliação; a técnica de viver evolutivamente por meio da interassistencialidade; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da evitação da perda das oportunidades evolutivas; a técnica da aquisição do senso universalista. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico a distância; o voluntariado interassistencial no Exterior. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Duplologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia. Efeitologia: os efeitos evolutivos da decisão acertada; o efeito halo intraconsciencial a partir do contato com cultura distinta; os efeitos conscienciais do contato com o diferente; os efeitos reflexivos de viajar; o efeito interassistencial da reciclagem intraconsciencial nos grupos de convivência anterior e atual. Neossinapsologia: as neovivências promovendo a formação de neossinapses; a geração de neossinapses derivadas das autorreflexões; a dificuldade com o novo idioma gerando o embotamento na formação de neossinapses; a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço às neossinapses; a criação de neossinapses quanto às diferentes realidades; a expansão de sinapses universalistas e maxifraternas; o aprendizado do novo idioma produzindo neossinapses. Ciclologia: o ciclo choque cultural–crise cultural–inserção cultural; o ciclo egocentrismo-viagens-reciclagens-alocentrismo; o ciclo adaptação-readaptação; o ciclo encontros-desencontros-reencontros de destino; o ciclo assimilação da neocultura–releitura da cultura pregressa. Enumerologia: o intercâmbio cultural; o intercâmbio didático; o intercâmbio voluntario; o intercâmbio high school; o intercâmbio acadêmico; o intercâmbio idiomático; o intercâmbio au pair. Binomiologia: o binômio aquisição de neo-hábitos sadios–descarte de hábitos estagnadores; o binômio idioma nativo–idioma estrangeiro; o binômio bagagem cultural–interassistencialidade; o binômio viajar-viver; o binômio excesso de possibilidades–escassez de discernimento; o binômio apego cosmoético–desapego cosmoético; o binômio autoconformismo-autoinconformismo. Interaciologia: a interação cultural; a interação vivências-autoquestionamentos; a interação social; a interação racial; a interação linguística; a interação clima-hábitos-gastronomia; a interação profissional; a interação viagem-pesquisa; a interação viagem-flexibilização; a interação experiências inusitadas–reciclagens conscienciais; a interação internacionalidade-multidimensionalidade; a interação laboral; a interação educacional. Crescendologia: o crescendo adaptação cultural–apropriação cultural; o crescendo evolutivo crise-crescimento; o crescendo monoglotismo-poliglotismo; o crescendo mudança de holopensene–mudança de patamar evolutivo–mudança de megafoco pesquisístico; o crescendo viagens internacionais–viagens interplanetárias; o crescendo viagens internacionais–nomadismo consciencial; o crescendo abordagem nacional–abordagem internacional–abordagem planetária; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo compreensão intercultural–convivência fraterna–Universalismo vivido. Trinomiologia: o trinômio proexológico aportes-responsabilidades-retribuição; o trinômio mundinho-interiorose-apriorismose; o trinômio estudar no país de origem–conviver com estrangeiros no país de origem–morar no país da língua estudada; o trinômio desafio-superação-fortalecimento. Polinomiologia: o polinômio social por favor–obrigado–desculpe–com licença; o polinômio ouvir-refletir-falar-calar; o polinômio interassistencial municipal-estadual-federal-internacional; o polinômio centrífugo Egocarmologia-Duplocarmologia-Grupocarmologia-Policarmologia. Antagonismologia: o antagonismo estagnação / evolução; o antagonismo meta autevolutiva / zona de pseudoconforto; o antagonismo holopensene renovador / holopensene mimetizador; o antagonismo vontade de acertar / medo de errar. Paradoxologia: o paradoxo de o poliglotismo ajudar a conscin a chegar ao conscienciês; o paradoxo de o distanciamento intrafísico poder ocasionar aproximações conscienciais; o paradoxo de sair do país e vivenciar outra cultura para entender melhor a própria; o paradoxo de a distância poder aproximar; o paradoxo de a conscin ir para outro país e não querer vivenciar a cultura local. Politicologia: as políticas governamentais de intercâmbio internacional. Legislogia: as leis internacionais; a legislação de cada país; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da empatia. Filiologia: a adaptaciofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a cogniciofilia; a reciclofilia; a autorreciclofilia; a autorraciocinofilia. Fobiologia: a superação da fobia ao aprendizado de língua específica; o sobrepujamento da fobia de errar ao comunicar-se com estrangeiros. Sindromologia: a evitação da autoinserção cultural patológica da síndrome de Mowgli; a síndrome da pré-viagem; a evitação da síndrome da dispersão consciencial; a profilaxia da síndrome do desviacionismo; a síndrome da apriorismose levando ao preconceito; o combate à síndrome do antepassado de si mesmo; a síndrome da interiorose; a síndrome do fechadismo consciencial. Maniologia: a apriorismomania; a interiosemania; a dromomania; a mania da inflexibilidade; a antiquomania; o combate à egomania. Mitologia: o mito do idioma universal intrafísico; o mito de viajar resolver todos os problemas. Holotecologia: a culturoteca; a convivioteca; a diplomacioteca; a traforoteca; a proexoteca; a evolucioteca; a curiosoteca. Interdisciplinologia: a Multiculturologia; a Adaptaciologia; a Reeducaciologia; a Recexologia; a Culturologia; a Conviviologia; a Interaciologia; a Vinculologia; a Cosmoeticologia; a Temperamentologia; a Proexologia; a Duplologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin neofílica; a conscin polivalente; a pessoa anticomodista; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o intercambista; o profissional estrangeiro; o voluntário estrangeiro; o estudante estrangeiro; o docente internacional; o professor de idiomas; o roommate; o classmate; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o teletertuliano. Femininologia: a intercambista; a profissional estrangeira; a voluntária estrangeira; a estudante estrangeira; a docente internacional; a professora de idiomas; a roommate; a classmate; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a proexista; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a teletertuliana. Hominologia: o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens adaptabilis; o Homo sapiens polyglotticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens projectius. V. Argumentologia Exemplologia: intercâmbio educacional saudável = aquele realizado de maneira proveitosa, com foco no estudo e aprendizado, ampliando a cosmovisão; intercâmbio educacional patológico = aquele com desperdício das oportunidades de aprendizado, com desvios e perda de foco educativo. Culturologia: o multiculturalismo; a cultura da convivialidade; a cultura da megafraternidade; a evitação do banzo cultural; a cultura do intercâmbio de conhecimentos; a evitação de idiotismos culturais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o intercâmbio educacional, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Amizade internacional: Conviviologia; Neutro. 03. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro. 04. Autoinserção cultural: Adaptaciologia; Neutro. 05. Autorreeducabilidade universalista: Autorreeducaciologia; Homeostático. 06. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro. 07. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro. 08. Curva W: Adaptaciologia; Neutro. 09. Dupla cidadania funcional: Autexperimentologia; Neutro. 10. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático. 11. Lacuna da formação cultural: Experimentologia; Nosográfico. 12. Poliglotismo interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Reeducação recíproca: Conviviologia; Homeostático. 14. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 15. Viagens internacionais: Autorrecexologia; Neutro. PARA A CONSCIN COM ABERTISMO, O INTERCÂMBIO EDUCACIONAL PODE CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO PESSOAL, SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS E AQUISIÇÃO DO SENSO UNIVERSALISTA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já realizou intercâmbio educacional ou viagem internacional? Considera a possibilidade de aprender e contribuir além do próprio bairro, cidade ou país? Bibliografia Específica: 1. Arakaki, Kátia; Viagens Internacionais: O Nomadismo da Conscienciologia; pref. Simone de La Tour; revisores Cathia Caporali; et al.; 308 p.; 7 seções; 33 caps.; 13 abrevs.; 13 E-mails; 123 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; miniglos. 106 termos; 1 tab.; 8 websites; glos. 155 termos; 244 refs.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 49 a 53. J. C. N.