Idiossincrasia Cultural

A idiossincrasia cultural é a característica peculiar, específica e expressiva de determinado grupo étnico.

Qual peculiaridade étnica predomina em você, leitor ou leitora? Você vive satisfeito com tal característica?

      IDIOSSINCRASIA CULTURAL
                                 (MULTICULTUROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A idiossincrasia cultural é a característica peculiar, específica e expressiva de determinado grupo étnico.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra idiossincrasia vem do idioma Grego, idiosugkrasía, “temperamento particular”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo cultura provém do idioma Latim, cultura, “ação de cuidar; tratar; venerar (no sentido físico e moral)”, e por extensão, “civilização”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Cultura grupal. 2. Tradicionalismo grupal. 3. Idiossincrasia social.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo idiossincrasia: idiocrasia; idiossincrásica; ideiossincrásico; idiossincrática; idiossincrático.
          Neologia. As 3 expressões compostas idiossincrasia cultural, idiossincrasia cultural homeostática e idiossincrasia cultural patológica são neologismos técnicos da Multiculturologia.
          Antonimologia: 1. Conscin alienada. 2. Conscin subcerebral.
          Estrangeirismologia: o modus ratiocinandi.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade genética.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Multiculturologia; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a idiossincrasia cultural; as predisposições genéticas; a convivialidade genética pessoal; o encaramujamento pessoal; as reações pessoais aos agentes exteriores do Cosmos; as preferências culturalmente herdadas; os hábitos alimentares; os conceitos de beleza; os padrões de consumo; os matizes diferenciadores das formas de existência social; os padrões culturais invariáveis enraizados.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as idiossincrasias retroculturais impregnadas na Paragenética Pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intelectivo taquipsiquismo–flexibilidade cognitiva.
          Principiologia: o princípio do omniquestionamento; o princípio da descrença.
          Codigologia: os diferentes códigos de etiqueta social; o código pessoal de Cosmoética (CPC) embasando os autoposicionamentos opositores às idiossincrasias culturais patológicas; o incremento conteudístico do código grupal de Cosmoética (CGC) como sendo o fator eliminador dos idiotismos culturais.
          Teoriologia: a teoria da dissonância cognitiva; a teoria da interprisão grupocármica demonstrando as consequências dos erros coletivos.
          Tecnologia: as técnicas conscienciométricas; as abordagens técnicas da Consciencioterapia.
          Voluntariologia: o voluntariado reeducativo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Sociologia.
          Neossinapsologia: a flexibilidade cognitiva como detonadora de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo retrocultura-paracultura-neocultura.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio flexibilidade cognitiva–megafraternidade; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação flexibilidade cognitiva–flexibilidade holochacral; a interação modo de vida–perspectiva de mundo; a interação linguagem-costumes-tradições; a interação complexa mentalidade individual–mentalidade coletiva.
          Crescendologia: o crescendo varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o crescendo especialismo-generalismo; o crescendo cidadania nacional natalícia–cidadania universal vivenciada.
          Trinomiologia: o trinômio povo-etnia-cultura; o trinômio apriorismose-interiorose-idiossincrasia; o trinômio idiossincrasia cultural–identidade grupal–sentimento de pertencimento; o trinômio valores grupais–normas morais–regras de conduta; o trinômio patológico preconceituações-superstições-estigmatizações.
          Polinomiologia: o polinômio das peculiaridades culturais modo de ver–modo de sentir–modo de pensar–modo de reagir.
          Antagonismologia: o antagonismo introversão / extroversão; o antagonismo flexibilidade consciencial / inflexibilidade consciencial.
          Politicologia: as políticas de defesa dos Direitos Humanos contra as atrocidades realizadas sob a égide de idiossincrasias culturais; a democracia; a lucidocracia.
          Legislogia: as leis sociais; a lei do maior esforço pessoal interassistencial.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a xenofilia; a decidofilia; a parapsicofilia; a gnosiofilia; a ideofilia.
          Fobiologia: a neofobia.
          Sindromologia: a inadaptação cultural generalizada da síndrome de Mowgli; a inadequação à neocultura intrafísica na síndrome do estrangeiro; a reprodução anacrônica da retroparacultura na síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: as manias idiossincráticas coletivas.
          Mitologia: as preconcepções e generalizações derivadas dos mitos sobre comportamentos inerentes às etnias, naturalidades e nacionalidades; os travões dos mitos em geral.
          Holotecologia: a culturoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a higienoteca; a recexoteca; a convivioteca; a socioteca.
          Interdisciplinologia: a Multiculturologia; a Conviviologia; a Geneticologia; a Sociologia; a Parassociologia; a Gregariologia; a Parassociologia; a Intrafisicologia; a Passadologia; a Holomaturologia; a Recexologia; a Refutaciologia; a Etnografia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o imigrante; o cidadão do Cosmos.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a imigrante; a cidadã do Cosmos.
          Hominologia: o Homo sapiens culturalis; o Homo sapiens idiossincraticus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens ideologicus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens conscientiocentricus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens adaptabilis; o Homo sapiens holomaturologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: idiossincrasia cultural homeostática = a característica étnica quando cosmoética; idiossincrasia cultural patológica = a característica étnica quando nosográfica, anticosmoética ou mero idiotismo cultural.
          Culturologia: a Multiculturologia Intrafísica; a Multiculturologia Extrafísica.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a idiossincrasia cultural, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Anacronismo: Paracronologia; Nosográfico.
          02. Autoidentificação somática: Autossomatologia; Homeostático.
          03. Bairrismo: Intrafisicologia; Neutro.
          04. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          05. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro.
          06. Comodismo piegas: Psicossomatologia; Nosográfico.
          07. Elitismo cultural: Cosmoeticologia; Neutro.
          08. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro.
          09. Gurulatria: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Interiorose: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Ludopatia: Parapatologia; Nosográfico.
          12. Neoprovíncia cultural: Multiculturologia; Homeostático.
          13. Retardamento mental coletivo: Parapatologia; Nosográfico.
          14. Tendência inata: Parageneticologia; Neutro.
          15. Vício da formação cultural: Conscienciometrologia; Nosográfico.
    A CONSCIN LÚCIDA, HOMEM OU MULHER, SOMENTE
   OBTÉM PROVEITO EVOLUTIVO REAL QUANDO IDENTIFICA, POR MEIO DE MEDIDAS CONSCIENCIOMÉTRICAS
  REALISTAS, AS PRÓPRIAS IDIOSSINCRASIAS CULTURAIS.
         Questionologia. Qual peculiaridade étnica predomina em você, leitor ou leitora? Você vive satisfeito com tal característica?