Neoprovíncia Cultural

A neoprovíncia cultural é o campo, o subcampo, a especialidade, a subespecialidade, a área, a subárea, a linha de pesquisa racional, quando nova ou original, apresentada pelo corpus teático das neocognições cosmovisiológicas da Conscienciologia.

Você, leitor ou leitora, já vivencia experimentos de alguma província cultural descerrada pela Conscienciologia? De qual natureza?

      NEOPROVÍNCIA CULTURAL
                                  (MULTICULTUROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A neoprovíncia cultural é o campo, o subcampo, a especialidade, a subespecialidade, a área, a subárea, a linha de pesquisa racional, quando nova ou original, apresentada pelo corpus teático das neocognições cosmovisiológicas da Conscienciologia.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição neo procede do idioma Grego, néos, “novo”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. A palavra província vem do idioma Latim, provincia, “província romana; país reduzido a província; circunscrição territorial governada por procônsul ou propretor, especialmente algum território conquistado”, e por extensão, “região; país”, conexo com o verbo do idioma Latim Tardio, provincere, “vencer precedentemente”. Apareceu no Século XIV. O vocábulo cultura provém do mesmo idioma Latim, cultura, “ação de cuidar; tratar; venerar (no sentido físico e moral)”, e por extensão, “civilização”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Área cultural nova. 2. Neoárea cultural conscienciológica.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 12 cognatos derivados do vocábulo província: neoprovíncia; paleoprovíncia; provincial; provincialado; provincialato; provincialismo; provincializar; provinciana; provincianismo; provincianizar-se; provinciano; retroprovíncia.
          Neologia. As duas expressões compostas neoprovíncia cultural intrafísica e neoprovíncia cultural extrafísica são neologismos técnicos da Multiculturologia.
          Antonimologia: 1. Paleoprovíncia cultural. 2. Retroprovíncia cultural. 3. Área cultural antiga.
          Estrangeirismologia: a open mind cultural; o modus ratiocinandi aberto; o neoaproveitamento do background sociocultural.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às autocognições culturais.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da experimentologia evolutiva; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a construção gradativa do neo-holopensene; a transformação progressiva do materpensene pessoal.
          Fatologia: a neoprovíncia cultural; a província atrasada; a província evoluída; as antigas províncias; as retroprovíncias culturais; as especialidades da Conscienciologia; as neoverpons da Conscienciologia; as neoprovíncias culturais abertas pela Conscienciologia; a rede de influências culturais favorecida pela Internet; o acesso globalizado às neoinformações.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) pretendida como protótipo de neoprovíncia cultural das comunexes homeostáticas; a Central Extrafísica da Verdade (CEV) sendo a paracapital cultural universal.


                                             III. Detalhismo

           Sinergismologia: o sinergismo ortocultura individual–ortocultura grupal; o sinergismo intelectivo taquipsiquismo–flexibilidade cognitiva.
           Principiologia: a teática do princípio da descrença; os princípios da Era Consciencial.
           Codigologia: a identificação do código pessoal de Cosmoética (CPC); a elaboração do código grupal de Cosmoética (CGC).
           Teoriologia: a teoria da dissonância cognitiva.
           Tecnologia: a técnica da evitação da cultura inútil; a técnica de preenchimento das lacunas na formação cultural; as abordagens técnicas da Consciencioterapia.
           Voluntariologia: a relação produtiva voluntariado reeducativo–paravoluntariado reeducativo da Conscienciologia.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia.
           Efeitologia: os efeitos das retroculturas nas personalidades; os efeitos recicladores das trocas interculturais; os efeitos gerais da flexibilidade cognitiva nas áreas do autoparapsiquismo.
           Neossinapsologia: a flexibilidade cognitiva como detonadora de neossinapses; a implantação coletiva de geradores de neossinapses; as neossinapses geradas pelas neoinformações; as neossinapses advindas das neoverpons; as neossinapses das recins individuais; as paraneossinapses.
           Ciclologia: o ciclo retrocultura-neocultura; o ciclo assimilação intercultural–releitura da retrocultura–formação de neocultura.
           Binomiologia: o binômio neoformação cultural–neoprovíncia cultural; o binômio flexibilidade cognitiva–megafraternidade.
           Interaciologia: a interação matriz cultural–províncias culturais; a interação flexibilidade cognitiva–flexibilidade holochacral.
           Crescendologia: o crescendo varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o crescendo especialismo-generalismo; o crescendo neoprovíncia cultural–matriz cultural neoparadigmática.
           Trinomiologia: o trinômio flexibilidade-racionalidade-calculabilidade.
           Antagonismologia: o antagonismo flexibilidade consciencial / inflexibilidade consciencial; o antagonismo bradipsiquismo / taquipsiquismo.
           Politicologia: a democracia; a lucidocracia; a conscienciocracia.
           Legislogia: a lei da conservação holomnemônica do autopatrimônio cultural; a lei do contágio cultural; a lei do maior esforço evolutivo.
           Filiologia: a neofilia (a flexibilidade neofílica); a xenofilia; a decidofilia; a parapsicofilia; a evoluciofilia; a ideofilia; a cienciofilia.
           Mitologia: a quebra dos mitos em geral.
           Holotecologia: a mentalsomatoteca; a cognoteca; a experimentoteca; a recexoteca; a evolucioteca; a parapsicoteca; a assistencioteca.
           Interdisciplinologia: a Multiculturologia; a Experimentologia; a Heuristicologia; a Parapercepciologia; a Extrafisicologia; a Evoluciologia; a Priorologia; a Lucidologia; a Mentalsomatologia; a Autocoerenciologia; a Parafenomenologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens culturalis; o Homo sapiens provincialis; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: neoprovíncia cultural intrafísica = cada qual dos novos campos de vivências culturais, humanas, da Conscienciologia; neoprovíncia cultural extrafísica = cada qual dos novos campos de vivências paraculturais, parapsíquicas e seriexológicas da Conscienciologia.
          Culturologia: a cultura conscienciológica em implantação na CCCI; a Multiculturologia Cosmoética da Parapercepciologia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Multiculturologia, eis, por exemplo, as listagens das 3 categorias básicas das neoprovíncias culturais, cosmovisiológicas – Humanas, Parapsíquicas e Seriexológicas –, promovidas ou abertas pela Conscienciologia, dispostas na ordem alfabética, como desafios evolutivos às personalidades lúcidas pesquisadoras:
          A. Neoprovíncias Culturais Humanas:
          01. Autexperimentologia: a vivência pessoal e grupal do princípio da descrença.
          02. Conscienciocentrologia: a criação da Instituição Conscienciocêntrica (IC); a constituição da Empresa Conscienciológica (EC).
          03. Conscienciogramologia: o emprego técnico do conscienciograma.
          04. Cosmoeticologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          05. Duplologia: a autovivência da conscin como integrante de dupla evolutiva.
          06. Intrafisicologia: a convivialidade nas Cognópolis da Conscienciologia.
          07. Invexologia: a autovivência teática da condição da inversão existencial.
          08. Lucidologia: a autovivência da maturidade consciencial com a recuperação dos cons magnos.
          09. Pensenologia: a autovivência da retilinearidade autopensênica.
          10. Politicologia: a pesquisa teática da democracia pura, direta, cosmoética.
          11. Proexologia: a busca da consecução pessoal da programação existencial (proéxis), da gestação consciencial (gescon), da moratória existencial (moréxis) e do completismo existencial (compléxis) da tares.
          12. Recexologia: a autovivência da reciclagem intraconsciencial (recin) e da reciclagem existencial (recéxis).
          13. Terapeuticologia: o emprego da Consciencioterapia.
          14. Verbaciologia: a exemplificação da verbação pessoal.
          15. Voluntariologia: a autovivência do voluntariado cosmoético conscienciológico por meio dos vínculos conscienciais.
          B. Neoprovíncias Culturais Parapsíquicas:
          01. Autoparapercepciologia: a autovivência da condição avançada das parapercepções, da sinalética energética e parapsíquica pessoal, da condição da pré-mãe (Pré-Maternologia), da detecção das personalidades consecutivas.
          02. Cosmoconscienciologia: a autovivência do parafenômeno avançado da cosmoconsciência.
          03. Despertologia: a autovivência da condição da desperticidade.
          04. Energossomatologia: a autovivência do estado vibracional (EV).
          05. Epiconologia: a autovivência da condição de epicentro consciencial (epicon).
          06. Interassistenciologia: a técnica do arco voltaico craniochacral; a autexemplificação das tarefas energéticas pessoais (tenepes) diárias; o emprego das Centrais Extrafísicas da Energia (CEE), da Fraternidade (CEF) e da Verdade (CEV); a exemplificação da tarefa do esclarecimento (tares); a autovivência da Policarmologia.
          07. Macrossomatologia: o desfrute do emprego do macrossoma e do paramicrochip.
          08. Pangrafologia: a autovivência do parafenômeno abrangente da pangrafia.
          09. Projeciologia: a condição da projetabilidade lúcida (PL) e da consciência multidimensional contínua.
          10. Sexossomatologia: a vivência do holorgasmo.
          C. Neoprovíncias Culturais Seriexológicas:
          01. Autorrevezamentologia: a condição do autorrevezamento multiexistencial pessoal.
          02. Evoluciologia: a autovivência lúcida da inteligência evolutiva (IE), da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP), do ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          03. Intermissiologia: a autovivência intrafísica, autoconsciente, do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
          04. Multidimensiologia: a autovivência da condição lúcida da multidimensionalidade consciencial.
          05. Paradireitologia: a autovivência teática do Paradireito, da Paradiplomacia e da Parapoliticologia.
          06. Parageneticologia: a autovivência lúcida da Paragenética.
          07. Paratecnologia: a autovivência teática das paratécnicas.
          08. Serenologia: a autopesquisa e a busca da vivência da exemplificação evoluída da condição da serenidade anônima do Homo sapiens serenissimus.
          09. Seriexologia: a autovivência das retrocognições e da aplicação lúcida da paraprocedência pré-ressomática pessoal com a autocomprovação das vidas humanas sucessivas.
          10. Transmigraciologia: o entendimento da condição regressiva das transmigrações interplanetárias das consciexes reurbanizadas (consréus).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a neoprovíncia cultural, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
         03.  Adaptabilidade: Adaptaciologia; Neutro.
         04.  Autoprontidão: Recexologia; Homeostático.
         05.  Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
         06.  Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro.
         07.  Cultura conscienciocêntrica: Autoproexologia; Homeostático.
         08.  Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
         09.  Eumatia: Experimentologia; Homeostático.
         10.  Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro.
         11.  Idiotismo cultural: Parassociologia; Nosográfico.
         12.  Ilha de consciencialidade: Intrafisicologia; Homeostático.
         13. Matriz cultural: Holoculturologia; Homeostático.
         14.  Paracérebro receptivo: Paracerebrologia; Homeostático.
         15.  Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático. AS NEOPROVÍNCIAS CULTURAIS, ABERTAS TEATICAMENTE PELA CONSCIENCIOLOGIA, CONSTITUEM MEGADESAFIOS PERMANENTES ÀS CONSCINS LÚCIDAS, HOMENS
 E MULHERES DE TODAS AS FORMAÇÕES EDUCATIVAS.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivencia experimentos de alguma província cultural descerrada pela Conscienciologia? De qual natureza?