Expressão Intercambiável

A expressão intercambiável é aquela palavra, conceito ou constructo passível de compor específico binômio, ou interação racional, com outra equivalente, quanto ao sentido ou significado essencial, por meio das bissociações lógicas.

Você, leitor ou leitora, emprega as expressões intercambiáveis? Em quais modalidades comunicativas?

      EXPRESSÃO INTERCAMBIÁVEL
                                     (COMUNICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A expressão intercambiável é aquela palavra, conceito ou constructo passível de compor específico binômio, ou interação racional, com outra equivalente, quanto ao sentido ou significado essencial, por meio das bissociações lógicas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo expressão vem do idioma Latim, expressio, radical de expressum, supino de exprimere, “apertar com força; espremer; tirar expremendo; reproduzir; representar; retratar; exprimir; dizer; expor; enunciar claramente; declarar formalmente”. Surgiu no Século XIV. O prefixo inter procede também do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O vocábulo cambiar provém do idioma Latim Tardio, cambiare, “trocar; permutar; alborcar; cambiar; escambar; fazer troca; barganhar”. Apareceu no Século XIII. A palavra intercambiável surgiu no Século XX.
          Sinonimologia: 01. Expressão equivalente. 02. Expressão interativa. 03. Expressão similar. 04. Expressão vinculada. 05. Expressão compatível. 06. Conceito intercambiável. 07. Conceito equivalente. 08. Conceito interativo. 09. Conceito similar. 10. Conceito combinável; conceito vinculado.
          Neologia. As 4 expressões compostas expressão intercambiável, expressão intercambiável homeostática, expressão intercambiável neutra e expressão intercambiável nosográfica são neologismos técnicos da Comunicologia.
          Antonimologia: 01. Expressão antagônica. 02. Expressão opositiva. 03. Expressão desvinculada. 04. Expressão dessemelhante. 05. Expressão incompatível. 06. Conceito antagônico; conceito opositivo. 07. Conceito desvinculado. 08. Assimetria conceitual. 09. Conceito dessemelhante; conceito incompatível; divergência conteudística. 10. Expressão incombinável.
          Estrangeirismologia: o Argumentarium; a open mind.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade mentalsomática nas comunicações interconscienciais.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da comunicabilidade interconsciencial; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a expressão intercambiável; as expressões intercambiáveis expandindo a cosmovisão do pesquisador; as expressões intercambiáveis ampliando o universo da comunicabilidade; as expressões intercambiáveis aprofundando a compreensão dos fenômenos das sincronicidades; as expressões intercambiáveis no universo da Teaticologia; as expressões intercambiáveis como instrumentos de interação dos especialistas; as expressões intercambiáveis como fator de potencialização da interassistencialidade; as expressões intercambiáveis podendo ser binominais ou interativas; as conexões óbvias e sutis dos paralelismos conceituais possíveis; as aproximações simples como antecâmaras do surgimento das expressões intercambiáveis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: a comunicação sinergística.
          Principiologia: o princípio da descrença.
          Codigologia: o código internacional de comunicação.
          Teoriologia: a teoria da argumentação; a teoria da razão comunicacional.
          Tecnologia: a técnica da associação de ideias.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Comunicologia.
          Colegiologia: as expressões intercambiáveis intensificando a atuação dos Colégios Invisíveis dos Cientistas em geral; o Colégio Invisível dos Comunicólogos; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia.
          Efeitologia: o efeito halo das comunicações.
          Ciclologia: o ciclo de neoideias.
          Binomiologia: o binômio Hermenêutica-Conformática.
          Interaciologia: a interação ideia-linguagem.
          Crescendologia: o crescendo conhecimento básico–conhecimento avançado.
          Trinomiologia: o trinômio interrelação de conceitos–interrelação de paracérebros–interrelação de consciências; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia.
          Polinomiologia: o polinômio emissão-transmissão-recepção-feedback.
          Antagonismologia: o antagonismo sinônimo / antônimo.
          Paradoxologia: o paradoxo mensagens iguais–interpretações diferentes.
          Politicologia: a democracia comunicativa; a democracia mediática; a lucidocracia; a argumentocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectual.
          Filiologia: a comunicofilia; a cogniciofilia; a intelectofilia; a gnosiofilia; a logicofilia; a raciocinofilia; a verbofilia.
          Holotecologia: a comunicoteca; a midiateca; a cognoteca; a argumentoteca; a grafopensenoteca; a pedagogoteca; a intelectoteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Mentalsomatologia; a Linguística; a Estilística; a Dialética; a Parapedagogiologia; a Coloquiologia; a Lexicologia; a Filologia; a Conformática.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens expressor; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens reeducator.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: expressão intercambiável homeostática = a composta por 2 ou mais vocábulos com temas esclarecedores, evolutivos ou sadios; expressão intercambiável neutra
= a composta por 2 ou mais vocábulos com temas técnicos ou de pesquisas diretas; expressão intercambiável nosográfica = a composta por 2 ou mais vocábulos com temas esclarecedores, patológicos ou não evolutivos, profiláticos.
          Culturologia: a Multiculturologia da Supercomunicabilidade.
          Taxologia. Sob a ótica da Comunicologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 expressões intercambiáveis no universo da Conscienciologia, das 3 categorias, homeostáticas, neutras e nosográficas:
          01. Alcoolismo = Heterassédio: nosográfico.
          02. Assistenciólogo = Tenepessista: homeostático.
          03. Autodiscernimento = Autolucidez: homeostático.
          04. Consciência = Paracérebro: neutro.
          05. Cosmograma = Hemeroteca: neutro.
          06. Estadista = Diplomata: neutro.
          07. Evolutividade = Cosmoeticidade: homeostático.
          08. Hiperacuidade = Prioridade: homeostático.
          09. Isca = Assediado: nosográfico.
          10. Superdotação = Genialidade: neutro.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a expressão intercambiável, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
          02. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro.
          03. Conformática: Comunicologia; Neutro.
          04. Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
          05. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
          06. Orismologia: Comunicologia; Neutro.
          07. Palavra: Comunicologia; Neutro.
          08. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
          09. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          10. Sinônimo: Comunicologia; Neutro.
          11. Sinonimologia: Comunicologia; Neutro.
          12. Verbete: Comunicologia; Neutro.
    AS EXPRESSÕES INTERCAMBIÁVEIS DEFINEM DE MODO MAIS RACIONAL O UNIVERSO DA ARGUMENTAÇÃO
   E AMPLIAM A COSMOVISÃO INTELECTUAL DO DEBATEDOR SOBRE AS ACEPÇÕES DOS CONCEITOS MAGNOS.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, emprega as expressões intercambiáveis? Em quais modalidades comunicativas?