Expressão Facial

A expressão facial é o modo como o rosto – a manifestação da face – denota o estado moral, afetivo, intelectivo e da tendência da consciência, ou do ser humano, no momento evolutivo, de resto a forma básica mais comum de explicitação das emoções, em geral.

Você já refletiu como movimenta o rosto para se expressar? Você é ou não é careteiro?

      EXPRESSÃO FACIAL
                                     (COMUNICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A expressão facial é o modo como o rosto – a manifestação da face – denota o estado moral, afetivo, intelectivo e da tendência da consciência, ou do ser humano, no momento evolutivo, de resto a forma básica mais comum de explicitação das emoções, em geral.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo expressão deriva do idioma Latim, expressio, de exprimere, “apertar com força; espremer; tirar espremendo; reproduzir; representar; retratar; exprimir; dizer; expor; enunciar claramente; declarar formalmente”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo facial vem do idioma Francês, facial, “facial”, e este do idioma Latim, facies, “face”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Expressão do rosto. 2. Expressão da cara. 3. Visual facial. 4. Semblante da conscin. 5. Máscara facial. 6. Movimento facial. 7. Anverso da pessoa.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 12 cognatos derivados do vocábulo expressão: expresso; expressar; expressável; expressionismo; expressionista; expressionística; expressionístico; expressiva; expressividade; expressivo; inexpressiva; inexpressivo.
          Neologia. As duas expressões compostas expressão facial somática e expressão facial holossomática são neologismos técnicos da Comunicologia.
          Antonimologia: 1. Inexpressão facial. 2. Expressão gestual. 3. Expressão manual. 4. Exposição verbal. 5. Expressão oral. 6. Região nucal. 7. Reverso da pessoa.
          Estrangeirismologia: a aparência clean; os piercings faciais; as expressões faciais captadas pelo paparazzi.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente da visão pessoal.
          Megapensenologia. Eis 6 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Rosto: biografia somática. Existem rostos malassombrados. Face: máscara epidérmica. Há fácies pornográficas. Fisionomia: painel consciencial. Toda fisionomia fala.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal a partir da fisionomia da conscin; a assinatura pensênica, facial, pessoal.
          Fatologia: a expressão facial; a expressão facial dos bebês; o aspecto da face; a configuração exterior do rosto; a fisionomia da pessoa; a harmonia dos traços faciais; o feitio do rosto; o encanto do rosto; o visual facial; o fascínio do olhar; o apelo dos lábios; a máscara facial; as reações faciais; o movimento das sobrancelhas; as caras e bocas; o beijo; o bocejo; o assobio; o espirro; a cuspida; a boca aberta; o sorriso; o riso; a gargalhada; o entrefechamento das pálpebras de quem ri; o jeito do rosto; a contração facial; as olheiras; o desassossego estampado na face; a expressão de desgosto; a fácies agoniada; a careta de escárnio; a cara de tragédia; a tristeza exposta; a sombra no rosto; a expressão da melin na face; o tremor do queixo da atriz; a expressão constrangida; a testa franzida de preocupação; o arqueamento das sobrancelhas; a fala labial; o muxoxo; a expressão de desdém; o riso amarelo; a abertura da boca; o ato de torcer o nariz; o sobrecenho franzido; as rugas faciais; as rugas de expressão; as rugas da atenção; as rugas da testa; as franjas dos cabelos; a pele flácida; as manchas senis; os pés de galinha; a piscadela de olhos; o cara pálida; a face leonina; a face hipocrática; a mímica; o histrionismo; a interpretação cênica; a sedução facial; a comunicabilidade pessoal; o mentalsoma se expondo pelos lábios; o discurso silencioso; a pacificação íntima exposta no rosto; o rosto gárrulo da juventude; o rosto austero da maturidade; a força presencial; as impressões à primeira vista; a heteroleitura da pessoa; o comportamento não-verbal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a transfiguração do psicossoma; a extravasão facial da primener; o irrompimento do psicossoma.


                                            III. Detalhismo

          Enumerologia: a expressão dos olhos; a face sorridente; a fisionomia expressiva; o semblante carregado; a cara fechada; as feições cansadas; a fácies do cadáver.
          Binomiologia: o binômio sinérgico visual facial–paravisual facial.
          Trinomiologia: o trinômio sentidos somáticos–atributos mentais–percepções extrassensoriais; o trinômio corpo-mente-consciência.
          Polinomiologia: o polinômio cerebelar postura-olhar-voz-gesto.
          Antagonismologia: o antagonismo rosto vivo / rosto morto; o antagonismo essência /
aparência; o antagonismo anverso da conscin / reverso da conscin.
          Filiologia: a conviviofilia; a sociofilia; a somatofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a sociofobia.
          Sindromologia: a síndrome de Moebius; a síndrome de Down; a síndrome da magreza.
          Maniologia: a tristimania transparente no rosto.
          Holotecologia: a convivioteca; a socioteca; a somatoteca; a psicossomatoteca; a conflitoteca; a psicopatoteca; a autopesquisoteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Conviviologia; a Coloquiologia; a Teatrologia; a Enganologia; a Somatologia; a Intrafisicologia; a Sociologia; a Sociometria; a Etologia; a Parafenomenologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a pessoa lúcida; a conscin eletronótica; a isca humana lúcida; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o ator; o locutor; o orador; o professor; o acusado no tribunal; o advogado de defesa; o político no palanque; o careteiro; o trejeiteiro; o macaqueador; o palhaço; o cômico Buster Keaton (Joseph Francis Keaton VI, 1895–1966); o bobo da corte; o fisionomista; o compassageiro evolutivo; o debatedor; o pré-serenão vulgar.
          Femininologia: a atriz; a locutora; a oradora; a professora; a acusada no tribunal; a advogada de defesa; a política no palanque; a careteira; a trejeiteira; a macaqueadora; a palhaça; a fisionomista; a compassageira evolutiva; a debatedora; a pré-serenona vulgar.
          Hominologia: o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens narcissus; o Homo sapiens alexithymicus; o Homo sapiens theatralis.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: expressão facial somática = a dos sorrisos da euforin; expressão facial holossomática = a dos fenômenos do irrompimento do psicossoma.
          Caracterologia. A partir da Comunicologia, eis, por exemplo, 10 categorias de cada qual dos 6 conjuntos de reações pessoais, ou expressões faciais, conforme os rostos, as caras, as fácies, as caretagens, as emoções positivas e as emoções negativas mais comuns, dispostas na ordem alfabética:


          I. Rostos:

          01. Rosto abatido.
          02. Rosto alcoólatra.
       03.  Rosto gótico.
       04.  Rosto limpo.
       05.  Rosto produzido.
       06.  Rosto riponga.
       07.  Rosto sedutor.
       08.  Rosto tabagista.
       09.  Rosto taciturno.
       10.  Rosto toxicômano.


       II. Caras:

       01. Cara amarrada.
       02. Cara de enterro.
       03. Cara de paisagem.
       04. Cara-de-pau.
       05. Cara de poucos amigos.
       06. Cara deslavada.
       07. Cara de tacho.
       08. Cara feia.
       09. Cara no chão.
       10. Cara tristonha.


       III. Fácies:

       01.  Fácies bovina.
       02.  Fácies cianótica.
       03.  Fácies febril.
       04.  Fácies hepática.
       05.  Fácies infantil.
       06.  Fácies miopática.
       07.  Fácies renal.
       08.  Fácies sexual.
       09.  Fácies tetânica.
       10.  Fácies viril.


       IV.  Caretagens:

       01.  Cacoete.
       02.  Carantonha.
       03.  Careta.
       04.  Carranca.
       05.  Esgar.
       06.  Ríctus.
       07.  Sestro.
       08.  Tique.
       09.  Trejeito.
       10.  Visagem.


       V. Emoções positivas:

       01. Amor.
       02. Bom humor.
       03. Candura.
       04. Confiança.
       05. Euforia.
       06. Motivação.
       07. Paciência.
          08. Saúde.
          09. Surpresa feliz.
          10. Ternura.


          VI. Emoções negativas:

          01. Amuo.
          02. Choque.
          03. Dor.
          04. Dúvida.
          05. Enfado.
          06. Espanto.
          07. Exaustão: somastenia.
          08. Horror.
          09. Ódio.
          10. Pesar.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a expressão facial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Alexitimia: Comunicologia; Nosográfico.
          2. Amimia: Somatologia; Nosográfico.
          3. Aparência: Intrafisicologia; Nosográfico.
          4. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro.
          5. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          6. Carrancismo: Conscienciometrologia; Nosográfico.
          7. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
       AS EXPRESSÕES FACIAIS APONTAM, DE MANEIRA
 INESCONDÍVEL, A EXCELÊNCIA DA SERENIDADE ALCANÇADA PELA CONSCIN, HOMEM OU MULHER, ATÉ O MOMENTO, NO FLUXOGRAMA DA AUTEVOLUCIOLOGIA.
          Questionologia. Você já refletiu como movimenta o rosto para se expressar? Você é ou não é careteiro?