Palavra-Chave

A palavra-chave é aquela capaz de traduzir o sentido global ou a síntese do conteúdo do contexto, a fim de torná-lo claro, explicá-lo, identificá-lo e localizá-lo.

Você, leitor ou leitora, está de acordo com as palavras-chave relativas às especialidades da Conscienciologia? Tem alguma outra expressão para propor ou substituir?

      PALAVRA-CHAVE
                                     (COMUNICOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A palavra-chave é aquela capaz de traduzir o sentido global ou a síntese do conteúdo do contexto, a fim de torná-lo claro, explicá-lo, identificá-lo e localizá-lo.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O vocábulo palavra provém do idioma Latim, parabola, e este do idioma Grego, parabolê, “comparação”. Apareceu no Século XIII. O termo chave deriva também do idioma Latim, clavis, “chave; tranca”. Surgiu no mesmo Século XIII.
         Sinonimologia: 01. Termo-chave; vocábulo-chave. 02. Expressão-chave; locução-chave; parapalavra-chave. 03. Conceito-chave; ideia-chave. 04. Grafema-chave; grafopensene-chave; signo-chave; símbolo-chave. 05. Verbete-chave. 06. Unitermo. 07. Descritor. 08. Palavra reservada. 09. Palavra-síntese. 10. Código; senha.
         Neologia. As 3 expressões compostas palavra-chave aquisitiva, palavra-chave executiva e palavra-chave distributiva são neologismos técnicos da Comunicologia.
         Antonimologia: 01. Palavra inexpressiva. 02. Expressão díspar. 03. Conceito diferente. 04. Ideia deslocada. 05. Termo comum. 06. Vocábulo vulgar. 07. Ideia insignificante. 08. Grafema inexpressivo. 09. Signo secundário. 10. Palavra nociva; símbolo arcaico.
         Estrangeirismologia: a keyword; a password; a catchword; o status da palavra-chave; as pesquisas na Internet; o index term; o descriptor; a reference word.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocomunicabilidade.
         Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Palavra-chave: discurso sintético. Palavra-chave: síntese pensênica. Palavras-chave demarcam cognições.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da comunicabilidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o logopensene; a logopensenidade.
         Fatologia: a palavra-chave; a palavra-chave singular; a palavra-chave plural; a similaridade da palavra-chave com a unidade de medida ou de trabalho; a palavra-chave do índice; as pesquisas através de palavras-chave; as estratégias de busca da informação; os critérios de indexação e recuperação de informação; os mapas de acesso à informação; a escolha de palavras-chave; a palavra-chave apontando o conteúdo do texto; a densidade da palavra-chave; os descritores; os índices de assuntos; as bases de dados; os repositórios de informações; a gestão do conhecimento; os vocabulários de conceitos; a entrada; o verbete; o enfoque-chave; o jogo de palavras-chave; a palavra-chave repetida no texto do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia; o Tesauro da Conscienciologia; a experimentação a partir da palavra-chave.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o mantra de retrovidas.


                                         III. Detalhismo

         Tecnologia: a técnica da compactação; a técnica da comunicabilidade; a técnica da escolha das entradas enciclopédicas; a técnica da cosmossíntese; a técnica da taxologia do cosmograma; a técnica de codificação; a técnica da Keyword Stuffing.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Enumerologia: a palavra-chave imperdível na refutação; a palavra-chave certa no momento certo; a palavra-chave carinhosa sussurrada; a palavra-chave sinônima; a palavra-chave antônima; a palavra-chave similar; a palavra-chave-medicamento.
          Binomiologia: o binômio palavra-chave–expressão composta-chave; o binômio palavra-chave–palavra-ônibus; o binômio acepção nova–palavra-chave; o binômio informação expandida–informação concentrada; o binômio palavra-chave–senha; o binômio palavra-chave–mantra; o binômio ponteiro de busca–pesquisa.
          Interaciologia: a interação análise-síntese; a interação ideia-linguagem; a interação conteúdo-forma.
          Polinomiologia: o polinômio linha-frase-síntese-ênfase; o polinômio intracerebral subléxico-uniléxico-biléxico-poliléxico.
          Politicologia: a lucidocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei do materpensene; a lei das correspondências.
          Filiologia: a criteriofilia; a verbofilia.
          Holotecologia: a lexicoteca; a comunicoteca; a analogoteca; a correlacionoteca; a criativoteca; a metodoteca; a hemeroteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Mentalsomatologia; a Refutaciologia; a Filologia; a Linguística; a Lexicologia; a Lexicografia; a Conformática; a Estilística; a Parapedagogiologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens verbosus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens lexicologus; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens philologus.


                                       V. Argumentologia

         Exemplologia: palavra-chave aquisitiva = o vocábulo Autocosmovisiologia; palavra-chave executiva = o vocábulo Autocosmoeticologia; palavra-chave distributiva = o vocábulo Interassistenciologia.
         Brainstorming. Segundo a Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, a listagem de 60 categorias de palavras-chave de especialidades da Conscienciologia, colhidas durante o brainstorming desenvolvido durante 45 minutos, com cerca de 70 tertulianos, na tertúlia do CEAEC, no dia 01 de janeiro de 2008, com acréscimos posteriores:
         01. Androssomatologia: testosterona (androssoma: unidade de medida).
         02. Assistenciologia: assistido (unidade de medida).
         03. Autenganologia: autofuga.
         04. Autodiscernimentologia: autodiscernimento.
         05. Autopensenologia: materpensene.
         06. Autopesquisologia: autoconhecimento.
         07. Civilizaciologia: civilização.
         08. Cogniciologia: cognição.
         09. Comunicologia: mensagem (unidade de medida).
         10. Conscienciocentrologia: parceria.
         11. Conscienciometrologia: conscienciograma.
         12. Consciencioterapia: desassim.
         13. Conviviologia: diálogo.
         14. Cosmanálise: cosmograma.
         15. Cosmoconscienciologia: conscienciês (unidade de medida).
         16. Cosmoeticologia: incorruptibilidade (unidade de medida).
         17. Cosmovisiologia: cosmovisão.
         18. Criticologia: omnicrítica.
         19. Desassediologia: autodesassédio.
         20. Despertologia: interassistencialidade.
         21. Duplologia: cumplicidade.
         22. Egocarmologia: ego.
         23. Energossomatologia: EV.
         24. Errologia: erro.
         25. Estilística: estilo.
         26. Evoluciologia: autossuperação.
         27. Experimentologia: autovivência.
         28. Ginossomatologia: estrogênio (ginossoma: unidade de medida).
         29. Heuristicologia: heureca.
         30. Holomaturologia: holomaturidade.
         31. Holorressomatologia: seriéxis.
         32. Homeostaticologia: cipriene.
         33. Infocomunicologia: interatividade.
         34. Interassistenciologia: minipeça.
         35. Intermissiologia: Curso Intermissivo (CI; unidade de medida).
         36. Intrafisicologia: soma.
         37. Mentalsomatologia: razão.
         38. Mnemossomatologia: engrama.
         39. Omnicogniciologia: primopensene.
          40. Parabiologia: Paragenética.
          41. Paracerebrologia: paracérebro.
          42. Paradiplomacia: intercompreensão.
          43. Parafenomenologia: parafenômeno (unidade de medida).
          44. Parageneticologia: Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          45. Parageografologia: comunex.
          46. Para-Historiografologia: autorretrocognições.
          47. Paraneurologia: parassinapses.
          48. Parapatologia: autassédio.
          49. Parapedagogiologia: megatares.
          50. Paraprocedenciologia: intermissão.
          51. Paraprofilaxiologia: autencapsulamento.
          52. Parassemiologia: paradiagnóstico.
          53. Parassistenciologia: tenepes.
          54. Pensenologia: pensene (unidade de medida).
          55. Policarmologia: egocídio.
          56. Proexologia: compléxis.
          57. Projeciologia: projetabilidade lúcida (PL).
          58. Recexologia: reciclagem intraconsciencial (recin; unidade de medida).
          59. Serenologia: megaeutimia.
          60. Somatologia: Genética.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a palavra-chave, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
          02. Conceito: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Conformática: Comunicologia; Neutro.
          04. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomatologia; Homeostático.
          05. Gancho didático: Comunicologia; Neutro.
          06. Palavra: Comunicologia; Neutro.
          07. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
          08. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          09. Técnica dos atos / fatos / parafatos: Comunicologia; Neutro.
          10. Verborragia: Parapatologia; Nosográfico.
    A IDENTIFICAÇÃO DA PALAVRA-CHAVE É O PRIMEIRO
    PASSO INTELIGENTE PARA INICIAR, RACIONALMENTE,
     A GRANDE PESQUISA EM QUALQUER CAMPO DE INVESTIGAÇÃO LÚCIDA DA AUTOCONSCIENCIALIDADE.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, está de acordo com as palavras-chave relativas às especialidades da Conscienciologia? Tem alguma outra expressão para propor ou substituir?
           Bibliografia Específica:
           1. Williams, Raymond; Palavras-chave: Um Vocabulário de Cultura e Sociedade (Keywords: A Vocabulary of Culture and Society – 1983); trad. Sandra Guardini Vasconcelos; rev. Sandra Brasil; & Ana Paula Figueiredo; pref. Maria Elisa Cevasco; 464 p.; 6 abrevs.; 1 apênd.; 64 enus.; glos. 145 termos; 14 microbiografias; 55 refs.; 23 x 16 cm; br.; Boitempo Editorial; São Paulo, SP; 2007; páginas 107 e 108.