A autovivência multicultural é a experiência intrafísica de a conscin, homem ou mulher, desfrutar das características e perspectivas de várias culturas, com crenças, artes, leis, moral e costumes diferentes, ampliando a mundividência pessoal e a capacidade de relativizar e extrair o melhor de cada estrutura social.
Você, leitor ou leitora, já residiu por algum tempo ou permanentemente em país estrangeiro? Reconhece a oportunidade evolutiva do contato multicultural?
AUTOVIVÊNCIA MULTICULTURAL (MULTICULTUROLOGIA) I. Conformática Definologia. A autovivência multicultural é a experiência intrafísica de a conscin, homem ou mulher, desfrutar das características e perspectivas de várias culturas, com crenças, artes, leis, moral e costumes diferentes, ampliando a mundividência pessoal e a capacidade de relativizar e extrair o melhor de cada estrutura social. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O primeiro elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo vivência provém do idioma Latim, viventia, de vivens, “vivente”, particípio presente de vivere, “viver; estar em vida; estar vivo; existir”. Surgiu no Século XX. O segundo elemento de composição multi é proveniente do mesmo idioma Latim, multus, “muito; numeroso; em grande quantidade; extenso; espaçoso; importante; considerável”. A palavra cultura deriva também do idioma Latim, cultura, “ação de cuidar, tratar; venerar (no sentido físico e moral)” e, por extensão, “civilização”. Apareceu no Século XV. Sinonimologia: 1. Autexperiência multicultural. 2. Autovivência entre povos diversos. 3. Autovivência cosmopolita. Neologia. As duas expressões compostas autovivência multicultural breve e autovivência multicultural prolongada são neologismos técnicos da Multiculturologia. Antonimologia: 1. Autovivência interiorota. 2. Teoria multicultural. 3. Fechadismo cultural. Estrangeirismologia: as cerimônias religiosas ultrapassadas bar mitzvah, bat mitzvah e yom kippur; a saudação da paz shalom, sempre atual; o upgrade de valores culturais; a vivência full time da procura da cosmoética. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autocosmovisão. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – A cultura liberta. Cultura: bem-estar mentalsomático. Cultura: expansão consciencial. Confiemos nas autovivências. Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos pertinentes ao tema: 1. “Cultura. A cultura enriquece a consciência, a vida e o seu destino”. “O cidadão popular é o produto e a síntese da cultura da sua terra natal ou Nação onde é autóctone”. 2. “Vivência. A autocognição exige vivência”. 3. “Vivências. A boa conscin escritora não digita palavras, digita vivências”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Multiculturologia; o holopensene pessoal da adaptação a ambientes inesperados; o holopensene da prioridade evolutiva; a refratariedade às pressões holopensênicas patológicas; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o holopensene da interassistencialidade; os neopensenes; a neopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopenses; a ortopensenidade; o holopensene pessoal da convivialidade. Fatologia: a convivência junto a conscins de múltiplas nacionalidades, religiões, culturas e idiomas; o contato com novas culturas; o aprendizado de idiomas diferentes; a convivialidade multicultural; o convívio na infância com pai cristão e mãe judia em país muçulmano; as experiências em viagens de navios, cargueiros e / ou passageiros, a caminho da pátria de adoção; a vivência em campo de refugiados após fuga do país em revolução; a penúria nos primeiros anos em o novo país; as experiências em meio de povos com culturas diferentes; a adaptação em vários países; as experiências levando ao abertismo consciencial; os acertos grupocármicos; a controvérsia religiosa; os dogmas religiosos científicos ou culturais; a emigração voluntária; a integração com nova cultura; a ampliação do mentalsoma; o poliglotismo; o novo patamar evolutivo; o acúmulo de vivências; a autoridade vivencial; as diferenças entre a mesologia pregressa e a neomesologia; a comunicação não verbal vencendo a barreira da língua; os recondicionamentos verbais; o aperfeiçoamento da vivência multicultural. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o amparo extrafísico atuante em todas as circunstâncias; o desenvolvimento do parapsiquismo; as paracicatrizes; as amizades extrafísicas; a amizade multimilenar; a vivência da prática da tenepes; o trabalho com as energias em grupo; a interassistencialidade; a bagagem holobiográfica pessoal compondo o elenco interassistencial; o poliglotismo ampliando o rapport e a assistência na tenepes. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo interconsciencial; o sinergismo conviviológico transfronteiriço; o sinergismo abertismo consciencial–flexibilidade experimental; o sinergismo convivência-aprendizado; o sinergismo experiência de vida–experiência evolutiva. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de valores morais e culturais. Teoriologia: a teoria do convívio cosmoético; a teoria e prática da interassistencialidade; a teoria da aprendizagem cultural; a teoria da intercompreensão consciencial cosmoética na vivência multicultural; a teoria da megafraternidade. Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente. Voluntariologia: o voluntariado assistencial; o voluntariado gerando conviviopensenes; a desenvoltura do voluntário poliglota. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Efeitologia: o efeito potencializador do entendimento entre pessoas de outras etnias e culturas; o efeito da megafraternidade na autovivência multicultural; o efeito do abertismo consciencial; o efeito das autovivências na ampliação do mundo pessoal. Neossinapsologia: as neossinapes derivadas das vivências multiculturais; as neossinapses evolutivas derivadas do abertismo consciencial. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal; o ciclo evolutivo das relações cármicas; o ciclo retrocultura-paracultura-neocultura; o ciclo encontro-convívio-despedida. Binomiologia: o binômio cultura-tradição; o binômio vivência-conhecimento; o binômio admiração-discordância; o binômio idioma nativo–idioma estrangeiro; o binômio emigração-imigração; o binômio neopatamar-neodesafio. Interaciologia: a interação evolutiva da autovivência entre culturas diversas; a interação convergência-divergência entre nações amigas; a interação autovivência–convivência grupal–contatos culturais; a interação idioma nativo–idiomas estrangeiros. Crescendologia: o crescendo pensar igual à “massa”–ter opinião própria; o crescendo intercultural convivência fraterna–universalismo; o crescendo convivialidade-holoconvivialidade; o crescendo gratidão-compromentimento-lealdade; o crescendo analfabetismo-monoglotismo-poliglotismo; o crescendo cidadania nacional natalícia–cidadania universal vivenciada. Trinomiologia: o trinômio viver-aprender-experimentar; o trinômio cultura-crendice-tradições; o trinômio cultura-ética-convívio; o trinômio vivência-aprendizagem-reciclagem; o trinômio cultura-cultivo-civilização. Antagonismologia: o antagonismo ignorância / cultura; o antagonismo teoria / vivência; o antagonismo monoglotismo / poliglotismo; o antagonismo fechadismo consciencial / abertismo consciencial; o antagonismo patopensene / ortopensene; o antagonismo monovisão / cosmovisão. Paradoxologia: o paradoxo sutil da libertação sem a separação entre os componentes do grupo. Legislogia: a lei do autodiscernimento da conscin no convívio multicultural; a lei da grupalidade; a lei do maior esforço pessoal; as leis básicas da evolução. Filiologia: a vivenciofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a abertismofilia. Sindromologia: a síndrome da insegurança. Maniologia: a religiomania; a etnomania. Mitologia: o mito da independência absoluta; o mito da guerra justa; o mito do povo escolhido; o mito da terra prometida; o mito da perda da família; o mito de o multilinguismo conduzir a conflitos. Holotecologia: a convivioteca; a culturoteca; a evolucioteca; a socioteca; a gregarioteca; a interassistencioteca; a experimentoteca. Interdisciplinologia: a Multiculturologia; a Intrafisicologia; a Adaptaciologia; a Holomaturologia; a Comunicologia; a Etnologia; a Experimentologia; a Poliglotismologia; a Interassistenciologia; a Vivenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin neofílica; a conscin universalista; a conscin multicultural; a personalidade adaptável; a conscin pacifista. Masculinologia: o autodecisor; o conviviólogo; o exemplarista; o conviviologista; o compassageiro evolutivo; o amparador intrafísico; o poliglota; o comunicólogo; o tenepessista; o duplista; o duplólogo; o reciclante existencial; o evoluciente; o voluntário; o interassistenciólogo; o homem de ação. Femininologia: a autodecisora; a convivióloga; a exemplarista; a conviviologista; a compassageira evolutiva; a amparadora intrafísica; a poliglota; a comunicóloga; a tenepessista; a duplista; a duplóloga; a reciclante existencial; a evoluciente; a voluntária; a interassistencióloga; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens autovivens; o Homo sapiens conviventialis; o Homo sapiens fraternus. V. Argumentologia Exemplologia: autovivência multicultural breve = a vivenciada pela conscin em curto tempo de contato com culturas diferentes; autovivência multicultural prolongada = a vivenciada pela conscin por longo período de contato com culturas diferentes. Culturologia: a autovivência multicultural; a eliminação dos preconceitos culturais; a colheita da vivência cultural; a cultura da convivialidade cosmoética; a cultura da Conviviologia; a Multiculturologia; as diferenças das formações culturais, étnicas e de nacionalidade enriquecendo a cultura pessoal. Taxologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis por exemplo, na ordem alfabética, 7 efeitos da autovivência multicultural: 1. Abertismo consciencial: o acolhimento crítico às neoideias. 2. Acertos grupocármico: as reconciliações remetendo à convivência sadia. 3. Adaptabilidade: o autempenho contínuo. 4. Evolutividade: a autovivência teática da Cosmoética. 5. Holopensenidade sadia: a mudança do holopensene pessoal, qualificando a convivência. 6. Qualificação interassistencial: a oportunidade de interassistência avançada. 7. Senso teático: a aprendizagem do respeito às diferenças interpessoais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autovivência multicultural, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Adaptabilidade: Adaptaciologia; Neutro. 03. Amizade internacional: Conviviologia; Neutro. 04. Autoinserção cultural: Adaptaciologia; Neutro. 05. Autovivência: Intrafisicologia; Neutro. 06. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro. 07. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro. 08. Condicionamento cultural: Sociologia; Neutro. 09. Convivência humana: Conviviologia; Neutro. 10. Convivência prioritária: Conviviologia; Homeostático. 11. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro. 12. Diferenças culturais: Etologia; Neutro. 13. Matriz cultural: Holoculturologia; Homeostático. 14. Nomadismo proexogênico: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Poliglotismo interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. A AUTOVIVÊNCIA MULTICULTURAL PROLONGADA IMUNIZA A CONSCIN LÚCIDA CONTRA OS FANATISMOS E INTOLERÂNCIAS, FAVORECENDO O ABERTISMO CONSCIENCIAL, DESPERTANDO O UNIVERSALISMO COSMOVISIOLÓGICO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já residiu por algum tempo ou permanentemente em país estrangeiro? Reconhece a oportunidade evolutiva do contato multicultural? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 464 e 1.709. 2. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 1 anexo; 29 refs.; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 120 e 155. M. D. A.