O abertismo multicultural é a predisposição de a consciência lúcida contactar, interagir, conviver e comunicar-se com pessoas de diferentes culturas, de modo fraterno, interassistencial e cosmoético, a partir do autodiscernimento evolutivo, com o objetivo de contribuir para a reurbanização planetária.
Como se posiciona você, leitor ou leitora, quanto ao abertismo multicultural? Procura compreender a realidade subjacente à diversidade cultural a partir do autodiscernimento evolutivo?
ABERTISMO MULTICULTURAL (UNIVERSALISMOLOGIA) I. Conformática Definologia. O abertismo multicultural é a predisposição de a consciência lúcida contactar, interagir, conviver e comunicar-se com pessoas de diferentes culturas, de modo fraterno, interassistencial e cosmoético, a partir do autodiscernimento evolutivo, com o objetivo de contribuir para a reurbanização planetária. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo abertismo deriva da palavra abertura, e esta de aberto, do idioma Latim, apertus, “aberto; descoberto; nu; que não tem defesa”. O vocábulo aberto surgiu no Século XIII. O elemento de composição multi provém também do idioma Latim, multus, “muito; numeroso; em grande quantidade; extenso; espaçoso; importante; considerável”. A palavra cultura procede do idioma Francês, culturel, por influência do idioma Alemão, kulturell, “relativo à cultura no sentido moral e consciencial”, e este do idioma Latim, cultura, “ação de cuidar, tratar; venerar (no sentido físico e moral)”, e por extensão, “civilização”. Apareceu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Abertura multicultural. 2. Aceitação pluricultural. 3. Receptividade universalista. Neologia. As 3 expressões compostas abertismo multicultural, miniabertismo multicultural e maxiabertismo multicultural são neologismos técnicos da Universalismologia. Antonimologia: 1. Fechadismo multicultural. 2. Apriorismose cultural. 3. Sectarismo cultural. 4. Separatismo cultural. 5. Preconceito cultural. 6. Monoculturismo. Estrangeirismologia: a open mind; o rapport interconsciencial; a big picture da Era da Reurbex; o upgrade gerado na abertura e compreensão das diferentes consciências. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à vivência do Universalismo. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Multiculturalidade requer abertismo. Multiculturalidade é megafraternidade. Sejamos consciências universalistas. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – Se percorrer todas as nações, encontrarei por todo o lado hábitos diferentes e cada povo acreditará que os seus costumes são os melhores (Charles-Louis de Secondad, barão de la Brède e de Montesquieu, 1689–1755). Não se preocupe se os outros não o compreendem; preocupe-se com o fato de você não compreender os outros (Confúcio, 551–479 a.e.c.). Proverbiologia: – Muitos pequenos riachos fazem o grande rio (provérbio dinamarquês). Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Aculturação. Sejamos aculturados de preferência pelos padrões das qualidades evolutivas do holopensene de Comunexes Evoluídas”. 2. “Cidadania. A eliminação definitiva da apriorismose xenofóbica é a primeira exigência da cidadania cósmica da consciência”. 3. “Universalismo. A pessoa renasce em famílias de diferentes etnias, em vidas humanas sucessivas, a fim de caminhar abertamente para a vivência do universalismo”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da abertura multicultural; o materpensene pessoal da fraternidade; a flexibilidade autopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade. Fatologia: o abertismo consciencial; a autovivência multicultural; a predisposição inata à convivência sadia com as diferentes etnias; o discernimento evolutivo; a ampliação do nível de cosmovisão; o sorriso acolhedor; a empatia sendo ponte de aproximação; o contato frequente com outros povos; a evitação de julgamentos superficiais ou estereotipados; o ato de estar lúcido em qualquer cultura ou lugar; as viagens internacionais; a visão de conjunto da evolução consciencial; o senso de perspetiva perante as várias referências culturais; o temperamento otimista realista; a família nuclear; as diferentes mesologias; as peculiaridades de cada cultura; a dignidade implícita na convivialidade fraterna; o uso da discrição quando necessária; a ausência de discernimento evolutivo embasando os choques culturais; as reconciliações e pararreconciliações grupocármicas; o holocarma das nações; a barreira linguística como primeira dificuldade; a comunicabilidade sadia sobrepondo-se aos obstáculos linguísticos; a aprendizagem de outras línguas; o ensino da língua materna a outras culturas; a ampliação do dicionário cerebral na partilha de diferentes línguas e culturas; o poliglotismo sendo porta aberta para o universalismo; o interesse genuíno em compreender e contextualizar as distintas culturas; os intercâmbios culturais; o fato de o multiculturalismo estar na base da formação dos povos; o fenômeno social migratório ao longo da História; o movimento migratório em busca de melhores oportunidades; as crises de crescimento potencializadas pelas mudanças de cultura; a escola enquanto espaço privilegiado para a integração de diversas culturas; a reeducação a partir da abertura ao novo; a mediação intercultural; os direitos humanos; a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (UNESCO, 2002); o Parlamento Europeu; a Organização das Nações Unidas (ONU); a International Organization for Migration (IOM); o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR); a aceleração da História Humana; a Era da Reurbanologia; o abertismo multicultural como primeiro passo na direção do Universalismo e do Estado Mundial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a matriz cultural da paraprocedência; o Curso Intermissivo (CI); a recuperação de megacons; a projetabilidade lúcida (PC); a paraaculturação das equipes de amparadores extrafísicos e das Comunexes Evoluídas; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo predisposição ao abertismo multicultural–interações interpessoais; o sinergismo gerado pela diversidade cultural; a mais-valia da compreensão sinérgica no contacto com outras realidades. Principiologia: o princípio da interassistencialidade universal; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da convivialidade sadia; o princípio da descrença (PD); o princípio da maxifraternidade; o princípio universal da interdependência evolutiva. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) assegurando o respeito ao Paradireito das consciências em qualquer contexto cultural; a gradativa depuração dos códigos culturais obsoletos interiorizados ao longo das múltiplas existências. Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da reurbex; a teoria da megafraternidade; a teoria da paraaculturação; a teoria do Universalismo. Tecnologia: as técnicas de acolhimento; as técnicas da paradiplomacia; a técnica da constância cosmoética; a técnica de não pensar mal de si nem dos outros; a técnica de colocar-se no lugar do outro; as técnicas de manutenção da homeostase holossomática; a técnica de viver em paz consigo mesmo e com as demais consciências. Voluntariologia: o voluntariado lúcido interassistencial engajado no trabalho da reurbanização planetária Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradiplomacia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Autoevoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisivel da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Holocarmologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível do Universalismologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível dos Serenões (CIS). Efeitologia: o efeito perdurável do fraternismo; os efeitos recicladores nas interaprendizagens; o efeito da depuração reurbanológica. Neossinapsologia: as neossinapses fraternas, cosmoéticas e universalistas geradas nas interrelações multiculturais. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) em diferentes culturas; os ciclos migratórios; o ciclo desestruturações sociais–reestruturações sociais; o ciclo cidadania planetária–cidadania cósmica. Enumerologia: a abertura ao mundo; a conduta cosmoética; a compreensão multicultural lúcida; a comunicação multicultural; a receptividade à diversidade cultural; o senso universalista; a megafraternidade. Binomiologia: o binômio autoconvivialidade-heteroconvivialidade; o binômio harmonia intraconsciencial–harmonia interconsciencial; o binômio admiração-discordância; o binômio pacificismo-reurbanização. Interaciologia: a interação evolutiva na multiculturalidade; a interação incompatibilidade cultural–conflitividade latente; a interação equilíbrio intraconsciencial–equilíbrio interconsciencial. Crescendologia: o crescendo abertismo à diversidade consciencial na própria cultura–abertismo à diversidade consciencial multicultural; o crescendo do abertismo multicultural em função do nível de lucidez conquistado. Trinomiologia: o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio discernimento-parapsiquismo-comunicação; o trinômio respeito-convivialidade-universalismo. Polinomiologia: o polinômio da interassistencialidade acolhimento–orientação–encaminhamento–follow up. Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / aceitação de atrocidades culturais; o antagonismo valores de cada cultura / valores universais; o antagonismo cosmovisão / monovisão; o antagonismo flexibilidade cultural / rigidez cultural. Paradoxologia: o paradoxo de as diferenças culturais serem, simultaneamente, instrumentos de mudança e de resistência. Politicologia: a política integrativa sadia; as políticas internacionais de migração; a eliminação das políticas de segregação ou discriminação de consciências; a democracia; a conscienciocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia; a reurbanocracia; a pacifismocracia; a evoluciocracia. Legislogia: a lei da empatia; as leis da holoconvivialidade evolutiva; a lei da interassistencialidade; a lei da interdependência consciencial; as leis do Holocarma; as leis universais da Paradireitologia; as leis racionais da proéxis; as leis da paradiplomacia; as paraleis da megafraternidade. Filiologia: a xenofilia; a neofilia; a conviviofilia; a comunicofilia; a cosmoeticofilia; a assistenciofilia; a pesquisofilia; a proexofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a xenofobia dissimulada ou explícita; o medo do novo. Sindromologia: a erradicação de todas as síndromes impedidoras da fraternidade. Maniologia: a mania de não se colocar no lugar do outro. Mitologia: a identificação e desconstrução dos erros cognitivos subjacentes aos mitos culturais. Holotecologia: a culturoteca; a consciencioteca; a comunicoteca; a discernimentoteca; a diplomacioteca; a cosmoeticoteca; a interassistencioteca; a voluntarioteca; a pacificoteca; a reurbanoteca; a universalismoteca. Interdisciplinologia: a Universalismologia; a Holoculturologia; a Holoconviviologia; a Paraconviviologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Autodiscernimentologia; a Intermissiologia; a Interassistenciologia; a Reurbexologia; a Holomaturologia; a Megafraternologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin de mentalidade aberta; a conscin neofílica; a consciência lúcida; a consciência exemplarista; a consciência pacífica; a consciência aglutinadora; o ser desperto; o ser interassistencial; a consciência universalista. Masculinologia: o agente exemplificador, o conviviólogo; o amplificador de consciencialidade; o comunicólogo; o conscienciólogo; o intermissivista; o reeducador; o pesquisador; o poliglota; o proexista; o tenepessista; o escritor; o intelectual; o verbetógrafo; o projetor consciente; o parassociólogo; o paradireitólogo; o paradiplomata; o evoluciólogo; o Serenão Reurbanizador. Femininologia: a agente exemplificadora, a convivióloga; a amplificadora de consciencialidade; a comunicóloga; a consciencióloga; a intermissivista; a reeducadora; a pesquisadora; a poliglota; a proexista; a tenepessista; a escritora; a intelectual; a verbetógrafa; a projetora consciente; a parassocióloga; a paradireitóloga; a paradiplomata; a evolucióloga; a Serenona Monja. Hominologia: o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: miniabertismo multicultural = o da consciência lúcida no primeiro contato aberto com diferentes etnias; maxiabertismo multicultural = o da consciência lúcida na vivência universalista com todas as consciências. Culturologia: o abertismo multicultural; a Multiculturologia Planetária; a Holoculturologia; a cultura da convivialidade cosmoética; a cultura da paz; a cultura da Autodiscernimentologia Evolutiva; a cultura da megafraternidade; a cultura interassistencial. Multiculturalismo. A convivência pacífica com várias culturas propicia a abertura à compreensão do outro e amplia a visão de mundo, determinando inevitavelmente nova consciência de si próprio. A monovisão cede lugar à cosmovisão. Neomulticulturalismo. O fenômemo da globalização pressupõe renovações, a libertação dos condicionalismos culturais obsoletos, permitindo a vivência fraterna na diversidade cultural a partir do mentalsoma. O individualismo cede lugar ao Universalismo. Holoculturologia. Segundo a Reurbanologia, eis na ordem crescente, 5 formas de influência sadia dos sistemas socioculturais, promotoras de reciclagens individuais e grupais em comunidades intra e extrafísicas: 1. Interculturalidade. A interação sinérgica de duas ou mais culturas cria condições favoráveis às recomposições e reconciliações grupocármicas. 2. Aculturação. O fenômeno pelo qual o indivíduo ou grupo entra em contato permanente com alguma cultura diferente, existindo desculturação parcial, com adaptação à nova cultura, possibilita o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva. 3. Transculturalidade. As transformações decorrentes da junção de duas culturas distintas proporcionam novos fenômenos culturais, estimulando a reeducação consciencial na diversidade. 4. Multiculturalidade. A convivência pacífica de várias culturas em mesmo ambiente fomenta as condições para o universalismo. 5. Paraaculturação. A mudança e enriquecimento cultural resultante da interação, vivência direta e assimilação de conhecimentos a partir das projeções lúcidas, em dimensões e comunidades extrafísicas (comunexes) evoluídas, otimiza a contribuição à harmonização dos ambientes plurais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o abertismo multicultural, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro. 03. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro. 04. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro. 05. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático. 06. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro. 07. Condicionamento cultural: Sociologia; Neutro. 08. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático. 09. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro. 10. Diferenças culturais: Etologia; Neutro. 11. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro. 12. Inteligência conviviológica: Conviviologia; Homeostático. 13. Matriz cultural: Holoculturologia; Homeostático. 14. Paraaculturação: Parassociologia; Homeostático. 15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. A AUTOVIVÊNCIA LÚCIDA DO ABERTISMO CONSCIENCIAL MULTICULTURAL, PROMOTORA DA AMPLIAÇÃO DA COSMOVISÃO E DO SENSO UNIVERSALISTA, GERA CONDIÇÕES PROPÍCIAS PARA A REURBANIZAÇÃO PLANETÁRIA. Questionologia. Como se posiciona você, leitor ou leitora, quanto ao abertismo multicultural? Procura compreender a realidade subjacente à diversidade cultural a partir do autodiscernimento evolutivo? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 555 a 556 e 993. 2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 402 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7,5 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 624. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 5 índices; 3 infografias; 24 seções; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 136, 171, 244 a 245, 247 a 248, 407 a 408, 491 a 492 e 858 a 860. 4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema de evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 51, 337 e 1.667. L. U.