Consciência Calidoscópica

A consciência calidoscópica é a condição intraconsciencial da personalidade multifacética ao vivenciar vertiginoso pináculo ou nível de lucidez evolutiva avançado, tanto na dimensão intrafísica quanto em determinadas dimensões extrafísicas.

Como encara você, leitor ou leitora, a condição da consciência calidoscópica? Admite vivenciar tal estado mesmo agora, proximamente ou em futuro mais remoto?

      CONSCIÊNCIA CALIDOSCÓPICA
                                   (AUTOLUCIDOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A consciência calidoscópica é a condição intraconsciencial da personalidade multifacética ao vivenciar vertiginoso pináculo ou nível de lucidez evolutiva avançado, tanto na dimensão intrafísica quanto em determinadas dimensões extrafísicas.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo calidoscópio deriva do idioma Inglês, kaleidoscope, através do idioma Francês, kaléidoscope, e constituído pelos termos do idioma Grego, kalós, “belo”, eidos, “forma”, e skopen, “olhar”. Surgiu no Século XIX.
         Sinonimologia: 01. Consciência cosmovisiológica. 02. Consciência cornucópica. 03. Consciência diorâmica. 04. Consciência hologramática. 05. Consciência polifásica. 06. Consciência arcoírica. 07. Consciência multifocal. 08. Consciência enciclopédica. 09. Consciência omnipercuciente. 10. Consciência omnividente.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo calidoscópio: caleidoscópica; caleidoscópico; caleidoscópio; calidoscópica; calidoscópico; Calidoscopiologia.
         Neologia. As 4 expressões compostas consciência calidoscópica, consciência calidoscópica grupal, consciência calidoscópica planetária e consciência calidoscópica galáctica são neologismos técnicos da Autolucidologia.
         Antonimologia: 01. Consciência monovisiológica. 02. Consciência monopercuciente. 03. Antilucidez parapsíquica. 04. Autoinlucidez parapsíquica. 05. Hipolucidez parapsíquica. 06. Ignorantismo parapsíquico. 07. Imperspicácia paraperceptiva. 08. Anticognição parapsíquica. 09. Inconsciência paraperceptiva. 10. Obtusidade evolutiva.
         Estrangeirismologia: a open mind; a awareness permanente; a penetralia mentis; a apex mentis; o Autopensenarium; o Taquipensenarium; o Evolutionarium; o Mentalsomarium; o Cosmocognitarium.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da autoparapercuciência.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da cosmovisão; o abertismo autopensênico; a extrapolação pensênica; os lateropensenes; a lateropensenidade; a polipensenização; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade.
         Fatologia: o abertismo consciencial; o abertismo consciencial omnilateral; o poliglotismo; o generalismo; o Universalismo; o atacadismo consciencial; a abertura mnemônica; a multifocagem consciencial; a focagem multicentralizada; o reparo multifacetado; as abordagens polimórficas; o multiescrutínio simultâneo; a inspeção hermenêutica por vários flancos; as nuanças da hiperlucidez; a consciência como lupa multifocal; o raciocínio polifásico; o objetivo poliédrico; o multiespectro de ideogramas; o cosmograma; a globalização; a inteligência multifocal; a multidisciplinaridade; a decifração do calidoscópio ideativo; a Holomnemologia.
         Parafatologia: a autolucidez parapsíquica; a autolucidez pluridimensional; a paralucidez; a paracognição; as nuanças da hiperlucidez parapsíquica; o paracérebro prismático; a intelecção calidoscópica; a consciência poliédrica; o autodescortino evolutivo; a superconsciência; o acume da engenhosidade; a heterogeneidade dos focos de atenção; o primado da autolucidez parapsíquica; a antenagem parapsíquica; a lupa multifocal pelo autoparapsiquismo; a abertura do caminho pela tenepes, ofiex e autodesperticidade; a superdotação parapsíquica; o macrossoma; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a escala da lucidez parapsíquica; a escala de lucidez da conscin projetada; a inteligência projetiva; a atenção dividida multifocal; a identificação do extrapolacionismo parapsíquico; o cipriene aplicado; a clarividência viajora; a Cosmovisiologia; a omniclarividência; a pangrafia prática; a frequência modulada das captações extrafísicas ou parapsíquicas; as 3 Centrais Extrafísicas acessadas, ao mesmo tempo, pela conscin lúcida; a autoconscientização multidimensional (AM); a Cognópolis, Cidade da Paracognição; a Holobiografologia.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vasta dicionarização cerebral–taquipsiquismo–fluência comunicativa; o sinergismo paracérebro-cérebro na pensenosfera homeostática; o sinergismo evolutivo pensenosfera-Holosfera (Cosmos) harmonizadas; o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante; o sinergismo da autopensenização sadia continuada; o sinergismo cognitivo do agrupamento de termos correlatos; o sinergismo mais transcendente paracérebro dicionarizado–cérebro dicionarizado; o sinergismo da quantidade com qualidade.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da autodisciplina evolutiva; o princípio da qualificação da qualidade; o princípio fundamental da acuidade nas priorizações; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da verpon; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) instaurando a busca pela excelência na autexpressão global.
          Teoriologia: a teoria da Pensenologia.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; as técnicas argumentativas; as técnicas paradiplomáticas; a técnica da tares; a técnica da confutação; a técnica da Debatologia; a técnica da dialética; a técnica da Cosmoética Destrutiva; a autotecnicidade mentalsomática veterana; a técnica do turno mentalsomático funcionante.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do cosmograma.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Cosmoconscienciologia; o Colégio Invisível dos Parapsiquistas.
          Efeitologia: os efeitos do taquipsiquismo no acesso lexical rápido e exato no momento da comunicação oral; o efeito dos dicionários paracerebrais do amparador na comunicação com os amparandos; o efeito da retilinearidade autopensênica na teática cosmoética no nível de amparabilidade; os efeitos cognitivos da solidariedade interassistencial; o efeito tarístico da exemplificação da interassistencialidade cosmoética; os efeitos omnicatalíticos dos poderes conscienciais em ação; os efeitos potencializadores da consciência crítica; o efeito da vida humana dedicada à intelectualidade assistencial.
          Neossinapsologia: a cadeia heurística de geração de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo operacional da neoideia; o ciclo pesquisa-ponderação-escrita-debate.
          Enumerologia: o foro íntimo; o tribunal da consciência; a consciência autocrítica; o monólogo interior; a certeza moral; a filosofia da identidade; o senso de responsabilidade.
          Binomiologia: o binômio taquipsiquismo-assertividade; o binômio taquipsiquismo-multiculturalismo; o binômio autavaliação–reperspectivação intelectual; o binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia; o binômio tenepes-ofiex potencializando o ritmo mentalsomático; o binômio regularidade-periodicidade; o binômio persistência-paciência; a hipercriatividade através do binômio inspiração serendipitosa–transpiração pesquisística; a proficuidade no binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis; a autorganização pelo binômio fluxograma-cronograma; o binômio Mentalsomatologia-Automegaeuforização.
          Interaciologia: a interação custo-benefício mentalsomático; a interação educação formal–autodidatismo ininterrupto; a interação Mentalsomatologia-Autodiscernimentologia; a interação autolucidez evolutiva–balanço mentalsomático; a interação inteligência evolutiva–autorreflexão periódica; a interação esforço individual–rendimento evolutivo; a interação 1% de inspiração–99% de transpiração.
          Crescendologia: o crescendo onirismo-autodespertamento-taquipsiquismo; o crescendo gescon-megagescon; o crescendo da Holofilosofia ao neoparadigma consciencial; o crescendo da moral vulgar à Cosmoética; o crescendo dos efeitos às causas; o crescendo do simples ao composto; o crescendo da tacon à tares; o crescendo do intrafísico ao extrafísico; o crescendo em profundidade e extensão das autabordagens originais; o crescendo intelectualidade adolescente–mentalsomaticidade existencial–taquirritmicidade intelectiva longeva.
          Trinomiologia: o trinômio bradipsiquismo-normopsiquismo-taquipsiquismo; o trinômio objetos ajustados–equipamentos funcionais–colaboradores entrosados; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio autodiscernimento-fato-interpretação; o trinômio autêntico-essencial-prioritário; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo; o trinômio Decidologia-Definologia-Determinologia.
          Polinomiologia: o polinômio taquipsiquismo-agilidade-concisão-compreensibilidade; o polinômio pensamento-fala-escrita-ação; o polinômio palestra-artigo-curso-livro; o polinômio reciclar-reeducar-ressocializar-repensenizar; o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade; o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico; a relevância do polinômio dieta balanceada–ginástica moderada–sono repousante–respiração correta–estado vibracional na manutenção do ritmo mentalsomático intenso; o polinômio universalidade-prioridade-cognoscibilidade-cosmoeticidade na seleção dos temas transversais.
          Antagonismologia: o antagonismo taquipsiquismo / bradipsiquismo; o antagonismo longevidade produtiva / longevidade contemplativa; o antagonismo pessoa lúcida / pessoa alienada; o antagonismo tempo integral / tempo livre; o antagonismo dia matemático / dia perdido; o antagonismo dia luminoso / dia apagado; o antagonismo dia cultural / dia vegetativo; o antagonismo cosmovisão evolutiva / monovisão calidoscópica doentia.
          Paradoxologia: o paradoxo da aceleração laboral serena.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectivo.
          Filiologia: a gnosiofilia; a evoluciofilia; a bibliofilia; a proexofilia; a pesquisofilia; a conscienciofilia; a gesconofilia.
          Holotecologia: a maturoteca; a cosmoeticoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a ciencioteca; a evolucioteca; a mnemoteca.
          Interdisciplinologia: a Autolucidologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Mentalsomatologia; a Parapercepciologia; a Conscienciocentrologia; a Evoluciologia; a Paracerebrologia; a Harmoniologia; a Cosmoconscienciologia; a Calidoscopiologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência calidoscópica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens tachypsychicus; o Homo sapiens atilator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens lucidologus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens polyedricus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens scientificus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: consciência calidoscópica grupal = a condição intraconsciencial da personalidade multifacética do evoluciólogo (Homo sapiens evolutiologus); consciência calidoscópica planetária = a condição intraconsciencial da personalidade multifacética do Serenão (Homo sapiens serenissimus); consciência calidoscópica galáctica = a condição intraconsciencial da personalidade multifacética da Consciex Livre (CL).
          Culturologia: a Paraculturologia da Conscienciologia.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a consciência calidoscópica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Apreensibilidade: Autocogniciologia; Homeostático.
          02. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro.
          04. Consciência conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          05. Consciência harmonizada: Harmoniologia; Homeostático.
          06. Consciência poliédrica: Conscienciometrologia; Neutro.
          07. Conscienciês: Paracomunicologia; Homeostático.
          08. Conscienciologia Profunda: Intraconscienciologia; Neutro.
          09. Consciex Livre: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Conscin polissêmica: Somatologia; Neutro.
          11. Conscin-trator: Evoluciologia; Neutro.
          12. Conscin tricerebral: Cerebrologia; Neutro.
          13. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
          14. Taquirritmia megagescônica: Megagesconologia; Neutro.
          15. Visão panorâmica: Parapercepciologia; Neutro.
        A CONDIÇÃO DA CONSCIÊNCIA CALIDOSCÓPICA
   É O PINÁCULO DA PARAPERCUCIÊNCIA COSMOÉTICA
   DE TODO PRINCÍPIO CONSCIENCIAL A PARTIR DO NÍVEL EVOLUTIVO DO EVOLUCIÓLOGO OU EVOLUCIÓLOGA.
        Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, a condição da consciência calidoscópica? Admite vivenciar tal estado mesmo agora, proximamente ou em futuro mais remoto?