Desenvolvimento da Pacificação Íntima

O desenvolvimento da pacificação íntima é a construção gradual do microuniverso consciencial equilibrado, a partir da vivência intrapsíquica da consciência, consigo própria e nas interrelações, sustentado no autoconhecimento perene, autodiscernimento e conduta cosmoética, promovendo o crescendo do estado de homeostasia, fraternismo e universalismo.

Você, leitor ou leitora, observa qual tipo de autovivência predomina na conduta pessoal? A crescente pacificação íntima ou ainda prevalece o conflito?

      DESENVOLVIMENTO DA PACIFICAÇÃO                                ÍNTIMA
                                    (PACIFISMOLOGIA)


                                        I. Conformática

          Definologia. O desenvolvimento da pacificação íntima é a construção gradual do microuniverso consciencial equilibrado, a partir da vivência intrapsíquica da consciência, consigo própria e nas interrelações, sustentado no autoconhecimento perene, autodiscernimento e conduta cosmoética, promovendo o crescendo do estado de homeostasia, fraternismo e universalismo.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo des procede do idioma Latim, dis, “aumento; reforço; intensidade”. A palavra envolver provém do mesmo idioma Latim, involvere, “rolar sobre; enrolar; enroscar; esconder”. O sufixo mento vem igualmente do idioma Latim, mentu, formador de substantivos derivados de verbos. O vocábulo desenvolvimento apareceu no Século XV. A palavra pacificação deriva do idioma Latim, pacificatio, “acomodamento; pazes; reconciliação; ação ou efeito de pacificar-se; restabelecimento da paz”. Surgiu no Século XVI. O termo íntima deriva igualmente do idioma Latim, intimus, “o mais afastado; o mais profundo; o mais recôndito; o mais interior; completamente interior; o âmago; o mais secreto”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Ampliação da paz interior. 2. Incremento do equilíbrio interno. 3. Crescimento do apaziguamento interior. 4. Evolução da autoimperturbabilidade. 5. Aumento da eutimia. 6. Progressão da harmonia íntima.
          Neologia. As 4 expressões compostas desenvolvimento da pacificação íntima, desenvolvimento da pacificação íntima inicial, desenvolvimento da pacificação íntima intermediária e desenvolvimento da pacificação íntima avançada são neologismos técnicos da Pacifismologia.
          Antonimologia: 1. Diminuição da tranquilidade íntima. 2. Declínio da serenidade pessoal. 3. Redução da autopacificação. 4. Decréscimo da homeostasia holossomática. 5. Autodescontentamento crescente. 6. Amplificação do conflito intrapsíquico.
          Estrangeirismologia: o estado de inner peace; a peace of mind; o peacemaker; o locus of control interno equilibrador; o modus vivendi em harmonia; a joie de vivre; o Pacificarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao crescendo da pacificidade pessoal.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Paz: conquista pessoal. Pacificação, condição volitiva. A paz integra. Paz íntima: autolibertação.
          Citaciologia: – A grande revolução na nossa geração é a descoberta de que os seres humanos, modificando as atitudes interiores das suas mentes, podem modificar os aspectos exteriores das suas vidas (William James, 1842–1910).
          Proverbiologia: – Quando não existem inimigos interiores, os inimigos exteriores nada podem contra você (provérbio africano). A reputação de mil anos pode ser determinada pelo comportamento de uma única hora (provérbio japonês). Se remover pedra por pedra até mesmo uma montanha será demolida (provérbio hindu).
          Ortopensenologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Pacificação. Todas as personalidades que pensam em assistencialidade tendem à pacificação”.
          2. “Paz. A paz do grupo evolutivo começa pela paz íntima de cada consciência”. “Nem a ressoma e nem a dessoma dão a paz à consciência. A paz é uma conquista íntima, cada vez maior, dos autesforços da consciência, independentemente das tribulações, choques e entrechoques da evolução”.


                                          II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da paz; o holopensene pessoal da reeducação para a paz; o holopensene da Fraternologia; a pensenidade sadia diária; a depuração progressiva da autopensenidade; o holopensene pessoal da autevolução consciente; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade.
          Fatologia: o desenvolvimento da pacificação íntima; o senso de autopacificação; a paz ao alcance de todos; o conflito como fenômeno de imaturidade consciencial; as práticas druídicas pretéritas de apelo à paz nos mundos interno e externo; a herança milenar do oriente na busca de bem-estar interior; a autorreflexão; o mindfulness como interface atual entre o Oriente e Ocidente; o resultado das multiexistências; a vivência da paz de modo lúcido na Era Consciencial; o posicionamento pessoal da consciência como ponto de viragem evolutiva; a assunção da responsabilidade pessoal; o autodiscernimento funcionando ao modo de megalocus interno; a motivação de ser agente do próprio processo evolutivo; o bem-estar interior da autorrenovação íntima; a autestima sadia construída e sustentada pela autopesquisa constante; a flexibilidade desenvolvida na vivência da impermanência; a autoconsciência como instrumento de compreensão da autossubjetividade e da relação com o mundo; a consciência plena a cada momento; a convergência dos atributos conscienciais para a instalação da acalmia; a predisposição apaziguadora; a autenticidade; a hiperacuidade otimizada pela atenção panorâmica, aberta; a atenção aos estados íntimos; a identificação preventiva de pensamentos e emoções negativas evitando entrar em círculo vicioso automatizado; a lucidez necessária à desconstrução dos condicionamentos instalados ao longo das múltiplas existências; a interinfluência dos veículos de manifestação no equilíbrio interno ou na ausência dele; a identificação dos limites pessoais; o estado de harmonia independente das circunstâncias externas; a sustentabilidade da coerência pessoal; a não transferência da responsabilidade dos atos para a incoerência alheia; a escolha lúcida de não contribuir para os malentendidos ou conflitos; a maturidade exemplarista de sobrepairar conflitos alheios; a serenidade de atravessar as adversidades inerentes à vida intrafisica; a opção pela comunicação assertiva; o contributo das reconciliações no estado de acalmia; o bom humor; a autorreflexão cotidiana; a liberdade resultante do alinhamento com a autevolução; a minipeça lúcida atuante no maximecanismo da paz global.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a conexão com as energias imanentes; as repercussões harmonizadoras do autorreferencial homeostático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o convívio equilibrado com a condição de isca interassistencial; o equilíbrio decorrente da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo gerado pela harmonização dos holopensenes; o sinergismo volição-intenção-realização; o sinergismo pacificação intraconsciencial–pacificação interconsciencial; o sinergismo autopacificação íntima–ampliação da interassistencialidade; o sinergismo decorrente da paz partilhada.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da descrença (PD); o princípio da paz enquanto responsabilidade íntima; o princípio da restauração evolutiva; o princípio da maxifraternidade; o princípio do Universalismo.
          Codigologia: a vivência do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria do Homo sapiens pacificus; a teoria do Homo sapiens serenissimus.
          Tecnologia: as técnicas de autopesquisa; as técnicas de autorreflexão evolutiva; a técnica da constância cosmoética; a técnica da atenção plena; a técnica do sobrepairamento; a técnica do olhar traforista lúcido; o desenvolvimento da técnica de pensar antes de agir; a técnica de circunscrever o conflito; a técnica de não pensar mal de si nem dos outros; a técnica do detalhismo; a técnica de identificação e desconstrução de pensamentos irracionais automatizados; a técnica da autopacificação a partir do pen; a técnica de colocar-se no lugar do outro; as técnicas de manutenção da homeostase holossomática; a técnica do Conscienciograma; as técnicas psicoterapêuticas e consciencioterapêuticas; a técnica de viver em paz consigo mesmo.
           Voluntariologia: o exemplarismo anticonflitivo no voluntariado.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico Pacificarium; o laboratório conscienciológico Serenarium.
           Colegiologia: o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
           Efeitologia: o efeito libertador da acalmia interna como resultado da autopacificação; o efeito halo da harmonia íntima na harmonização coletiva; os efeitos de refletir e agir de maneira lúcida a partir das ortodecisões; o efeito apaziguador nas interrelações; o efeito harmonizador da pacificação íntima na resolução de conflitos; os efeitos positivos da recomposição grupocármica no bem-estar íntimo; o efeito desintoxicante do estado de acalmia nos holopensenes pessoal e grupal; o efeito do equilíbrio pessoal reverberando na paz grupal; o efeito potencializador da paz íntima na interassistencialidade; os efeitos do estado interno de paz na otimização da autevolução; os efeitos permanentes do holopensene de paz.
           Neossinapsologia: as neossinapses geradas a partir do estado de pacificação íntima da consciência, consigo própria e nas interações.
           Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo evolutivo pessoal.
           Enumerologia: a opção pela anticonflituosidade; o bem-estar intraconsciencial; a reflexão autopacificadora; o apaziguamento pessoal; a verbação autopacífica; a autossustentabilidade pacífica; a pacificação intraconsciencial crescente.
           Binomiologia: o binômio interioridade-exterioridade; o binômio autoafeto-fraternismo; o binômio autocriticidade sadia–autotransformação; o binômio admiração-discordância; o predomínio da Paragenética sobre o binômio Genética-Mesologia; o binômio pacificismo-universalismo; o binômio foco interno–foco externo.
           Interaciologia: a interação interaprendizagem-autodesenvolvimento; a interação autopesquisa-autorrenovação; a interação autopacificação-exemplarismo; a interação anticonflitividade–saúde consciencial; a interação equilíbrio pessoal–comunicação assertiva; a interação grupal; a interação intrafisicalidade-extrafisicalidade; a interação Genética-Paragenética; a interação energia imanente (EI)–energia consciencial (EC).
           Crescendologia: o crescendo da acalmia pessoal; o crescendo autodesassedialidade-homeostasia; o crescendo estar pacífico–ser pacífico.
           Trinomiologia: o trinômio paz individual–paz grupal–paz coletiva; o trinômio autopacificação-autodiscernimento-anticonflitividade; o trinômio intracompreensão-intercompreensão-interassistência; o trinômio observação-vivência-maturação.
           Polinomiologia: o polinômio autoconhecimento-autodiscernimento-autossuperação-autopacificação.
           Antagonismologia: o antagonismo opção pela paz / opção pelo conflito; o antagonismo defender a paz no mundo / estar em conflito pessoal; o antagonismo equilíbrio íntimo / bem-estar apenas aparente; o antagonismo liberdade pessoal / desconforto íntimo.
           Paradoxologia: o paradoxo de a acalmia íntima poder se desenvolver na adversidade; o paradoxo de a paz universal estar subordinada à paz individual.
           Politicologia: a autopesquisocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia; a verbaciocracia; a evoluciocracia; a pacifismocracia; a meritocracia; a serenocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo na constância da acalmia; a lei do transformismo; a lei da impermanência; as leis da Seriexologia.
           Filiologia: a paciofilia; a abertismofilia; a autopesquisofilia; a conviviofilia; a evoluciofilia; a coerenciofilia; a cosmoeticofilia; a lucidofilia; a serenofilia.
           Fobiologia: a eliminação das fobias comprometedoras da acalmia interna.
           Sindromologia: a síndrome da imaturidade consciencial.
           Maniologia: a mania de agir pelos instintos; a mania de viver em pseudopaz; a mania de não assumir as rédeas da própria evolução.
           Mitologia: o mito do isolamento no alto da montanha para alcançar a paz; o mito da autevolução sem autesforço.
           Holotecologia: a pacificoteca; a evolucioteca; a conscienciometroteca; a recinoteca; a comunicoteca; a maturoteca; a serenoteca.
           Interdisciplinologia: a Pacifismologia; a Autoconscienciologia; a Autodiscernimentologia; a Descrenciologia; a Ortopensenologia; a Homeostaticologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Holomaturologia; a Autevoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a consciência pacificadora; a conscin cosmoética; a conscin lúcida; a conscin ortocentrada; a conscin mediadora; a conscin serena; a isca humana lúcida; a conscin universalista; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o pesquisador; o autodecisor; o reeducador o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o intelectual; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a pesquisadora; a autodecisora; a reeducadora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; o comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a escritora; a intelectual; a inversor existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; o projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocador de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens autodidacta; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens serenissimus.


                                          V. Argumentologia

           Exemplologia: desenvolvimento da pacificação íntima inicial = o contributo do bem-estar para o equilíbrio autossubjetivo; desenvolvimento da pacificação íntima intermediária
= o contributo para o equilíbrio intersubjetivo, a partir da harmonia pessoal; desenvolvimento da pacificação íntima avançada = o contributo para o equilíbrio coletivo na reeducação para a paz.
           Culturologia: a cultura de paz; a cultura da autopesquisa; a cultura da benignidade; a cultura traforista; a cultura da cosmoeticidade; a cultura da Autodiscernimentologia; a cultura da serenidade.
           Balanço. No âmbito da Pacifismologia, eis 2 contrapontos básicos, interdependentes, para aferir o nível de maturidade consciencial:
            1. Intrapessoal: a vivência do conflito ou da paz consigo mesmo.
            2. Interpessoal: a vivência do conflito ou da paz com o mundo.


                                                        VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o desenvolvimento da pacificação íntima, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Atributo consciencial: Mentalsomatologia; Neutro.
            03. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro.
            04. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
            05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
            06. Autossuperação específica: Experimentologia; Homeostático.
            07. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
            08. Conflituosidade: Conflitologia; Nosográfico.
            09. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático.
            10. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
            11. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
            12. Evolução da autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
            13. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
            14. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
            15. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
    A PAZ ÍNTIMA REQUER AUTESFORÇOS CONTINUADOS,
    DISCERNIMENTO, RESPONSABILIDADE E COSMOÉTICA.
    INICIA COM A HARMONIZAÇÃO TEÁTICA DO HOLOPENSENE PESSOAL E CONTRIBUI PARA A PAZ NO PLANETA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, observa qual tipo de autovivência predomina na conduta pessoal? A crescente pacificação íntima ou ainda prevalece o conflito?
            Bibliografia Específica:
            1. Arbinger Institute Brasil; Resolvendo Conflitos: A Opção pela Paz em Organizações e Famílias (The Anatomy of Peace); revisores Ana Grillo; & Luis Américo Costa; trad. Ivo Korytowski; 302 p.; 4 seções; 23 caps.; 9 diagramas; 2 enus.; 12 ilus.; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2009; páginas 109 e 169 a 175.
            2. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1ª Ed. Marina Thomaz; pref. 2ª Ed. Daniel Muniz; pref. 3ª Ed. Cristina Arakaki; pref. 4ª Ed. Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 51, 142 e 143.
            3. Goleman, Daniel; Inteligência Emocional (Emotional Intelligence); revisor João Chaves; trad. Mário Dias Correia; 376 p.; 5 partes; 16 caps.; 12 enus.; 1 ilus.; 411 notas; 6 apênds.; alf.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Temas e Debates; Lisboa; Portugal; 1997; páginas 66 e 67.
            4. Idem; Foco: O Motor Oculto da Excelência (Focus); revisor João Pedro Tapada; trad. Pedro Vidal; 333 p.; 21 caps.; 6 enus.; 2 fotos; 21 refs.; alf.;23 x 16 cm; br.; Temas e Debates; Lisboa; Portugal; 2014; páginas 10, 71 e 72, 81 e 82.
            5. Rivero, Catarina; & Marujo, Helena Águeda; Positiva-mente; revisora Constança Boléo; 269 p.; 7 caps.; 22 x 15 cm; br.; A Esfera dos Livros; Lisboa; Portugal; Julho, 2011; páginas 137 e 143 a 145.
            6. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 402 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7,5 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 149 a 150, 397, 831 a 832 e 941.
           7. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 5 índices; 3 infografias; 24 seções; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 816, 1.096 e 1.097.
           8. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema de evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.195 e 1.268.
           9. Williams, Mark; & Penman, Danny; Mindfulness, Atenção Plena (Mindfulness: a Practical Guide to finding Peace in a Frantic World); pref. Jon Kabat-Zinn; trad. Cristina Rodriguez; & Artur Guerra; 246 p.; 12 caps.; 3 citações; 38 enus.; 2 esquemas; 23 x 16 cm; br.; Lua de Papel; Lisboa, 2015; páginas 11 a 21 e 39 a 59.
                                                                                                                        L. U.