Universalismo Conviviológico

O universalismo conviviológico é a condição, comportamento ou conduta de a conscin, homem ou mulher, vivenciar coexistência sadia, pacífica, interassistencial, fraterna e cosmoética com os compassageiros evolutivos, a realidade e a pararrealidade do Cosmos.

Você, leitor ou leitora, exercita o abertismo nas relações interconscienciais? Ainda faz acepção de pessoas ou de seres vivos não-humanos?

      UNIVERSALISMO CONVIVIOLÓGICO
                                 (UNIVERSALISMOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O universalismo conviviológico é a condição, comportamento ou conduta de a conscin, homem ou mulher, vivenciar coexistência sadia, pacífica, interassistencial, fraterna e cosmoética com os compassageiros evolutivos, a realidade e a pararrealidade do Cosmos.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo universal deriva do idioma Latim, universalis, “geral; universal”. Apareceu em 1310. A palavra universalismo surgiu em 1874. O termo conviver deriva do idioma Latim, convivere, “viver com; ser contemporâneo; viver em companhia de alguém; comer juntamente; ser companheiro de mesa”, constituído pelo prefixo cum, “com”, e vivere, “viver; estar em vida; estar vivo; existir”. Apareceu no Século XIX. O sufixo ico, ica, formador de adjetivos, vem do idioma Grego, ikós.
          Sinonimologia: 1. Cosmismo conviviológico. 2. Megafraternidade conviviológica. 3. Mundialismo conviviológico.
          Neologia. As 3 expressões compostas universalismo conviviológico, miniuniversalismo conviviológico e maxiuniversalismo conviviológico são neologismos técnicos da Universalismologia.
          Antonimologia: 1. Sectarismo conviviológico. 2. Isolacionismo convivencial. 3. Imaturidade conviviológica. 4. Ortodoxia conviviológica.
          Estrangeirismologia: a erradicação da closed mind; a intelligentsia evolutiva; o cultural background das retrovidas; o Cosmocognitarium; a visión universalista; a imprescindível ökologischem Bewusstsein; a Weltanschauung; o telos da evolução planetária; o extraphysical outer space; a coniunctio; o neomodus ratiocinandi evolutivo; o rapport multimilenar entre as conscins; a interação urbi et orbi.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holoconvivência universalista.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Universalismo: cosmovisão interassistencial. Universalismo exige megaempatia.
          Citaciologia: – Para mim, é muito melhor compreender o Universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer (Carl Sagan, 1934–1996). Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito (Albert Einstein, 1879–1955).
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao assunto:
          1. “Convivialidade. Há 3 categorias de pessoas quanto à convivialidade: a hostil ou assediadora, a indiferente ou deprimida e a amigável ou amparadora, interassistencial. – “Qual desses estados categoriza o seu temperamento?””.
          2. “Crescendo. No trinômio ou crescendo da convivialidade, a consciência sai da sexualidade para a afeição do duplismo e descobre a autovivência permanente da transafetividade”.
          3. “Universalismo. A pessoa renasce em famílias de diferentes etnias, em vidas humanas sucessivas, a fim de caminhar abertamente para a vivência do universalismo”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do universalismo; o holopensene pessoal da convivialidade harmônica; o holopensene pessoal do altruísmo; os autopensenes; a autopensenidade; a amplitude autopensênica; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a superação da autopensenização axípeta; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; a máxima amplitude autopensênica; a autopensenização cosmovisiológica interassistencial.
          Fatologia: o universalismo conviviológico; a hiperacuidade da conscin quanto à descentração assistencial; o poliglotismo favorecendo a amplitude comunicativa com as diversas culturas e etnias; a evitação do autismo social; a vida social antipreconceituosa; a superação dos sectarismos e acepção de pessoas; a inconvivialidade; o autismo social dos hikikomoris favorecido pelo uso descontrolado da tecnologia; a incapacidade empática; a autossuperação do primado do egocarma; a erradicação dos racismos ou tendência ao separatismo; a predisposição inata de convivência sadia com as diversas etnias; o entendimento da lógica interna da cultura alheia; a teática da inteligência conviviológica; as crenças e tradições culturais enraizadas; os conflitos interculturais; a evolução por meio da interdependência entre todos os seres vivos e elementos abióticos terráqueos; a convivência interespécie; o universalismo fetal iniciado com as plantas na Terra; a fitoconvivialidade evolutiva; o senso ecossistêmico; a zooconvivialidade madura e cosmoética; a aquisição da autoconsciencialidade da interdependência conviviológica; a convivência homeostática e sadia com a Natureza; a convivência sustentável com o Planeta; a ampliação da mentalidade terráquea; a qualificação sistemática da carga de convivialidade; a coedes; a interassistência policármica; o desenvolvimento do generalismo do autoconhecimento; a interdisciplinaridade nas pesquisas; a necessária erradicação dos preconceitos, apriorismos, repressões e condicionamentos; a interassistencialidade universalista; os choques culturais resultantes do nível de autodiscernimento e maturidade; o ato de pensar globalmente e agir localmente; as abordagens multiculturais; a imprescindível autoaculturação; a autoaculturação evolutiva; a dissolução do egoísmo particularista e da visão centrípeta do egão favorecendo a intolerância generalizada; a convivência com os inúmeros perfis de consciências; a Antidogmatologia conviviencial; o desenvolvimento da transfetividade; o nível e o alcance universalista da interassistencialidade pessoal; a evolução consciencial por meio da holoconvivialidade sadia; a transmigração enquanto oportunidade de autorreeducação; a sensação de omnipertencimento do universalismo teatizado; a coexistência harmoniosa; a convivência compulsória favorecendo a reflexão e reconciliação; a convivialidade assistencial com os antípodas; o reconhecimento de os domínios íntimos do próprio microuniverso consciencial serem a única soberania; o direito à objeção de consciência quando pertinente; o autodiscernimento crítico no contrafluxo das fossilizações culturais milenares; a minimização dos choques interculturais; a criação de áreas de convivência comum; a derrocada das muralhas e fronteiras interconscienciais; o ato de trabalhar no favorecimento da maturidade dos seres humanos; a autoconsciencialidade pacifista; a inteligência evolutiva (IE) aplicada diuturnamente; a reeducação geral das conscins dentro da coexistência cosmoética no Cosmos; a cidadania cósmica; o escrutíneo conscienciológico do Cosmos; os possíveis holossomas diversificados; o conceitualismo cósmico; a autointegração prática com o Cosmos e a expansão da mundividência a partir da autapreensibilidade do Universo; o número incalculável de componentes da Família Interplanetária ou Cósmica.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a apriorismose conviviológica extrafísica; a erradicação do antissectarismo multidimensional; o impacto profilático e didático das parexcursões interplanetárias favorecendo o discernimento dos intermissivistas; a projetabilidade lúcida propiciando o senso de Para-Humanidade; a parexperimentação com a parabiodiversidade potencializando o abertismo consciencial quanto às parafôrmas e paraculturas; o círculo parassocial pessoal; a autorreconciliação interconsciencial generalizada; a influência da paragenética; a paraaculturação; a visão panorâmica multidimensional; a linguagem na dimensão mentalsomática; a universalidade dos mundos habitados; a paradiplomacia intergaláctica; a holoconvivência pacífica multidimensional.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo consciência-Cosmos; o sinergismo convivialidade-paraconvivialidade; o sinergismo automaturidade-magafraternidade; o sinergismo empatia-lucidez-cosmoética.
          Principiologia: o princípio universal da interdependência evolutiva; o princípio de a vida consciencial estar semeada em bilhões de galáxias; o princípio mateológico das microrrealidades e macrorrealidades multidimensionais infinitas; o princípio da não violência; o princípio da convivialidade interconsciencial ser inevitável e insubstituível.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) assegurando o respeito ao Paradireito das consciências em qualquer contexto; o código de princípios pessoais para viver na Terra.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva aplicada à convivialidade diuturna; a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria do Universo em expansão; a teoria da transafetividade.
          Tecnologia: as técnicas de aquisição do senso universalista; a técnica da retribuição pessoal; a técnica de colocar-se no lugar do outro; a técnica de pensar antes de falar; a técnica da omissão superavitária; a técnica da convivialidade sadia.
          Voluntariologia: o voluntariado interdimensional na prática da tenepes; os voluntários da interassistencialidade; o voluntário teático da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Autorreeducaciologia; o Colégio Invisível do Universalismo; o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: os efeitos abrangentes da autoconscientização cosmológica sobre a automundividência; os efeitos conscienciais do convívio com as diferenças culturais; o efeito da interassistencialidade na sustentação da convivialidade sadia; o efeito cosmovisiológico da abordagem macro-micro; o efeito da aplicação máxima da inteligência evolutiva multidimensional; o efeito impactante da apreensão da amplitude do Cosmos e da diversidade de manifestações conscienciais possíveis.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da convivência com as diferenças culturais; as neossinapses exigidas para a convivência produtiva com a tecnologia; as neossinapses necessárias para conviver com conscins e consciexes de diferentes formas e temperamentos; as neossinapses geradoras de neomundividências; as neossinapses referentes à aplicação da inteligência evolutiva na holoconvivialidade.
          Ciclologia: o ciclo retrocultura-paracultura-neocultura; o ciclo autesforço-autoquestionamento-autorreflexão-autorretificação; o ciclo evolutivo das relações cármicas.
          Enumerologia: o preconceito; o paroquialismo; a apriorismose; o dogma; o nacionalismo; o sectarismo; o fanatismo. A convivência harmônica; a convivência obrigatória; a convivência conflituosa; a convivência afetiva; a convivência interespécie; a convivência interassistencial; a convivência extrafísica.
          Binomiologia: o binômio ortoconvivialidade-universalismo; o binômio autoconvivialidade-holoconvivialidade; o binômio tenepessismo-paraconvivialidade; o binômio harmonia intraconsciencial–harmonia interconsciencial; o binômio admiração-discordância; o binômio poliglotismo-multiculturalismo; o binômio globalização–universalização.
          Interaciologia: a interação conscin-microrganismo; a interação conscin-flora; a interação conscin-fauna; a interação conscin-consciex; a interação conscin terráquea–conscin extraterrestre; a interação diplomacia-intercompreensão; a interação pacifismo-reurbanização; a interação conscin-Cosmos; a interação minifluxo contínuo da autoconsciência–megafluxo contínuo do Cosmos.
          Crescendologia: o crescendo inconvivialidade-holoconvivialidade; o crescendo cidadania nacional natalícia–cidadania universal vivenciada; o crescendo isolacionismo-clanismo-bairrismo-cosmopolitismo-universalismo; o crescendo monovisão intrafísica–cosmovisão multidimensional; o crescendo inevitável patoconvivialidade-ortoconvivialidade.
          Trinomiologia: o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio macro-micro-nano; o trinômio gregarismo-individualismo-universalismo; o trinômio nosográfico intolerância-belicismo-transmigração; o trinômio respeito-convivialidade-universalismo.
          Polinomiologia: o polinômio microconvivialidade-fitoconvivialidade-zooconvivialidade-hominiconvivialidade-holoconvivialidade; o polinômio preconceito-intolerância-violência-belicismo; o polinômio conviviológico planeta Terra–sistema solar–galáxia–Universo.
          Antagonismologia: o antagonismo preconceito / respeito; o antagonismo competitividade / intercooperação; o antagonismo rigidez mental / flexibilidade adaptativa; o antagonismo convivência parasitária / convivência superavitária; o antagonismo autismo / universalismo.
          Paradoxologia: o paradoxo da autoconsciencialidade do Universalismo; o paradoxo autonomia intraconsciencial–interdependência consciencial; o paradoxo de a assistência aos megassediadores gerar a agudização autoparapsíquica; o paradoxo de o aprimoramento bioenergético ser individual e intransferível mas ocorrer na interação com consciências, pré-humanos, vegetais, ambientes e objetos; o paradoxo interpresidiário miniganhos imediatos–megaperdas seculares; o paradoxo de a mais avançada manifestação de afeto não ser emocional.
          Politicologia: a necessária discernimentocracia no convívio interconsciencial; o combate à política de pão e circo; a necessidade da política de boa vizinhança; a Política Nacional de Educação Ambiental; a Política Nacional da Biodiversidade; a política Nacional dos Recursos Hídricos; a posição política de objeção de consciência pacífica; a política de defesa dos Direitos Humanos; a política da convivialidade sadia com tudo e todos; a meritocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei da empatia aplicada ao convívio interespécie; a lei do maior esforço aplicada à aquisição do senso de universalismo; a lei da grupalidade; as leis da holoconvivialidade evolutiva; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da atração universal.
          Filiologia: a biofilia; a fitofilia; a zoofilia; a conscienciofilia; a etnofilia; a xenofilia; a sociofilia.
          Fobiologia: a conviviofobia; a sociofobia; a xenofobia; a etnofobia; a fitofobia; a zoofobia; a homofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome do ostracismo; a reprodução anacrônica da retroparacultura na síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a superação da síndrome da subestimação consciencial; a erradicação da síndrome da interiorose; a evitação da síndrome da apriorismose no convívio interconsciencial.
          Maniologia: a mania de não se colocar no lugar do outro; a superação da mania de exaltar a própria cultura; a erradicação das manias em bases culturais; a mania de pensar mal dos outros; a apriorismomania.
          Mitologia: o mito da independência absoluta; a erradicação do mito da superioridade étnica; a superação do mito do criacionismo; o mito da convivência perfeita.
          Holotecologia: a convivioteca; a socioteca; a fitoteca; a zooteca; a universalismoteca; a cosmoeticoteca; a consciencioteca; a cosmoteca.
          Interdisciplinologia: a Universalismologia; a Holoconviviologia; a Extraconviviologia; a Fitoconviviologia; a Zooconviviologia; a Paraconviviologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia; a Cosmovisiologia; a Autodiscernimentologia; a Intermissiologia; a Interassistenciologia; a Holomaturologia; a Megafraternologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin universalista; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin sociável; a conscin aberta; a conscin aglutinadora; a conscin enciclopedista; a conscin cosmovisionista; a consciex lúcida.
          Masculinologia: o conviviólogo; o fitoconviviólogo; o zooconviviólogo; o intermissivista; o duplólogo; o amigo raríssimo; o compassageiro evolutivo; o docente; o sociólogo; o parassociólogo; o tenepessista; o paradiplomata; o paradireitólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o pesquisador; o poliglota; o projetor consciente; o cosmólogo.
          Femininologia: a convivióloga; a fitoconvivióloga; a zooconvivióloga; a intermissivista; a duplóloga; a amiga raríssima; a compassageira evolutiva; a docente; a socióloga; a parassocióloga; a tenepessista; a paradiplomata; a paradireitóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a pesquisadora; a poliglota; a projetora consciente; a cosmóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens herbarius; o Homo sapiens zoophilicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens assistentiologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens pacificus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniuniversalismo conviviológico = o da conscin no convívio com seres de diferentes etnias; maxiuniversalismo conviviológico = o da conscin no convívio sadio com diferentes espécies de seres vivos intra e extrafísicos.
          Culturologia: a cultura do Universalismo multidimensional; a cultura da convivialidade harmônica; a cultura pacifista; a superação da cultura do individualismo; a necessária erradicação dos idiotismos culturais; a Multiculturologia; a Interculturologia; a autoaculturação evolutiva.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o universalismo conviviológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acepção de pessoas: Antievoluciologia; Nosográfico.
          02. Articulação social: Intrafisicologia; Neutro.
          03. Autoconscientização cosmológica: Cosmovisiologia; Neutro.
          04. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro.
          05. Conceito cósmico: Paracosmovisiologia; Homeostático.
          06. Cosmoeducação: Cosmocogniciologia; Homeostático.
          07. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          08. Diferenças culturais: Etologia; Neutro.
          09. Especismo estagnador: Antiuniversalismologia; Nosográfico.
          10. Fundamentos da Conviviologia: Holoconviviologia; Neutro.
          11. Harmonia existencial: Harmoniologia; Homeostático.
          12. Harmoniologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Inteligência conviviológica: Conviviologia; Homeostático.
          14. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
  O UNIVERSALISMO CONVIVIOLÓGICO EXIGE ABERTISMO
    CONSCIENCIAL, AMPLIAÇÃO DA COSMOVISÃO E COMPREENSÃO DA INTERDEPENDÊNCIA E INTERCOOPERAÇÃO ENTRE TODAS AS FORMAS DE VIDA NO UNIVERSO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, exercita o abertismo nas relações interconscienciais? Ainda faz acepção de pessoas ou de seres vivos não-humanos?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 432, 454 e 1.667.
                                                                                                             M. O. K.