A conscin universalista é a consciência intrafísica, homem ou mulher, já manifestando traços pessoais e comportamentos com predominância do Universalismo teático explícito por meio da interassistencialidade sem quaisquer distinções aos princípios conscienciais.
Você, leitor ou leitora, já alcançou a condição de conscin universalista?
CONSCIN UNIVERSALISTA (COSMOETICOLOGIA) I. Conformática Definologia. A conscin universalista é a consciência intrafísica, homem ou mulher, já manifestando traços pessoais e comportamentos com predominância do Universalismo teático explícito por meio da interassistencialidade sem quaisquer distinções aos princípios conscienciais. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra universal provém igualmente do idioma Latim, universalis, “geral; universal”. Surgiu em 1310. O vocábulo universalismo apareceu em 1874. Sinonimologia: 1. Personalidade universalista. 2. Conscin universal. 3. Conscin cosmopolita. Neologia. As 3 expressões compostas conscin universalista, conscin miniuniversalista e conscin megauniversalista são neologismos técnicos da Cosmoeticologia. Antonimologia: 1. Conscin individualista. 2. Conscin anticosmoética. 3. Conscin separatista. 4. Conscin paroquiana. 5. Conscin partidária. 6. Conscin nacionalista. Estrangeirismologia: a Universal Declaration of Human Rights (UDHR); o know-how evolutivo; a open mind; o altruistic townsman. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente o autodiscernimento quanto à convivialidade universalista. Filosofia: a Filosofia Política; a Ética Filosófica; o Pluralismo; o Fraternismo; a Holofilosofia; o Universalismo Teático. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal universalista; o direito universal à autopensenização; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade. Fatologia: a mentalidade universalista; o alargamento da cosmovisão; a lógica universal do atacadismo consciencial; o entendimento pessoal do Universalismo; a aquisição do senso universalista; o sentimento da fraternidade universal; o idioma universal; a solidariedade cosmoética universal; o abertismo consciencial; a ampliação do mundo pessoal; o antidoutrinamento; o generalismo; o altruísmo; a plurirracialidade; o pluralismo ideológico; a mundialização; o poliglotismo; o cosmopolitismo; a autoconsciencialidade; a omnilateralidade consciencial; o autodiscernimento; o avanço mentalsomático; o Universalismo intelectual; a adesão ao fluxo do Cosmos; a civilização universal; o fluxograma da megafraternidade universal; o posicionamento de pensar globalmente e agir localmente; a maxidissidência; a aceleração da História Pessoal; o calculismo cosmoético; os acertos grupocármicos; as omissões superavitárias; o acolhimento assistencial; o altruísmo legítimo; a extinção da mediocridade pessoal; a autoconscientização do Universalismo; a autoconscientização da disponibilidade assistencial permanente; as boas intenções universalistas; a boa vontade; o heteroperdoamento universal; a sensatez; o tino; o juízo autocrítico; o autodiscernimento; a sabedoria; a reeducação emocional; a fraternidade vivida; a família universal; o autoposicionamento tarístico contrário à dogmática; a busca pelo fim das fronteiras e das muralhas em prol da vivência do abraço universal; a força maior da vontade; a superação do corporativismo; a reconciliação generalizada, universal; a libertação pessoal do mundinho da interiorose pela Holofilosofia; as aspirações libertárias universalistas; a função máxima da intencionalidade; o ato de universalizar-se; a reconciliação universal, assistencial, permanente, com a Humanidade e a Para-Humanidade; o antissectarismo multidimensional vivenciado; a tarefa do esclarecimento; a globalização cosmoética; a dessacralização universal; a Cosmoética; as tertúlias conscienciológicas; a Holoteca; o universalismo expresso na Terminologia Científica Internacional; a prática universalista do desapego altruísta, doador; a abertura do caminho para o Estado Mundial; a solidariedade cosmoética universal. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a multidimensionalidade desassombrada; a autoconscientização multidimensional (AM); a paraverpon; a primavera energética (primener); a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) ao modo de neoprovíncia cultural das comunexes homeostáticas; a desassedialidade permanente e total do ser desperto, mais próximo do perfil universalista; a busca prioritária das pararrealidades mais permanentes; o abertismo parapsíquico permanente; a Central Extrafísica da Verdade (CEV) sendo a paracapital da cultura universalista; o conscienciês. III. Detalhismo Sinergismologia: os sinergismos aplicados de modo universal; o sinergismo da diversidade consciencial gerando as neoideias; o sinergismo das ações pessoais universalistas no âmbito das dimensões conscienciais. Principiologia: o corpus universal dos princípios cosmoéticos; o princípio do direito humanitário universal; o princípio do direito universal ao livre pensamento; o princípio universalista “fazer o bem sem olhar a quem”; o princípio básico da megafraternidade; o princípio da descrença (PD); o princípio fundamental da equanimidade; o princípio do direito universal às múltiplas cidadanias; o princípio da neodemocracia mundial. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); os códigos da Paradiplomacia; o código da megafraternidade; o código multidimensional da Paradireitologia. Teoriologia: a teoria da atração universal; as teorias da evolução consciencial; a teoria da fraternidade universal evolutiva; as neoteorias conscienciológicas; as teorias do Direito e da Paradireitologia influindo nas escolhas; a teoria da libertação da interprisão grupocármica; a teoria da relatividade interdimensional; a teoria das verdades relativas de ponta (verpons) da Conscienciologia; a teoria da Conviviologia Evolutiva. Tecnologia: as técnicas do Universalismo; a técnica de aquisição do senso universalista; a técnica da vivência do binômio coexistencial admiração-discordância; a técnica da criticidade cosmoética; a técnica etológica do salto baixo; as técnicas paradiplomáticas; a técnica expansiva da Cosmovisiologia; a técnica da jurisprudência universalista. Voluntariologia: o voluntariado interassistencial sem radicalismos nem doutrinações. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência. Colegiologia: o Colégio Invisível do Universalismo; o Colégio Invisível dos Cosmoeticólogos; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisivel da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Holocarmologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia. Efeitologia: os efeitos evolutivos do uso inteligente do livre arbítrio pessoal; o efeito halo da teática interassistencial; o efeito das acumulações harmonizadas; o efeito bumerangue das autopensenizações altruístas; os efeitos evolutivos do exemplarismo cosmoético. Neossinapsologia: as neossinapses cosmoéticas, universalistas e maxifraternas; as neossinapses da omninteratividade cosmoética; as neossinapses para a aquisição do senso univeraslista; a substituição das retrossinapses preconceituosas pelas neossinapses universalistas. Ciclologia: o ciclo Cosmoeticologia–Democracia Pura–Universalismo; a propensão ao ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade; o ciclo cosmovisiológico especificar-segmentar-integralizar; o ciclo varejismo consciencial–atacadismo consciencial. Enumerologia: a saída do egão para a megafraternidade; a saída da família nuclear para a família consciencial; a saída do grupo restringidor para o grupo emancipador; a saída do varejismo para o atacadismo consciencial; a saída do nacionalismo para o Universalismo; a saída da especialidade restringidora para o generalismo polimático; a saída da monovisão das abordagens para a cosmovisão do Universo Multidimensional. Binomiologia: o binômio poliglotismo-universalismo; o binômio megarreflexão-maxipercepção; o binômio tenepes-ofiex; o binômio legislatório universalidade-obrigatoriedade; o binômio verdade relativa–verdade universal; o binômio Direito Minoritário–Universalismo. Interaciologia: a interação universal entre os elementos do Cosmos; a interação evolutiva; a interação assistente-assistido; a interação Ética-Cosmoética; a interação verpon-liberdade consciencial; a interação especialização-generalização; a interação mão na mão; a interação pensar globalmente–agir localmente; a interação neonacionalidades–avanço do senso do universalismo. Crescendologia: o crescendo evolutivo solidariedade sectária intragrupal–solidariedade universal; o crescendo evolutivo fechadismo grupocármico–abertismo policármico; o crescendo evolutivo monovisão-cosmovisão; o crescendo telurismo-cosmismo; o crescendo Ética Humana–Bioética–Cosmoética; o crescendo cidadania-paracidadania-omnicidadania; o crescendo evolutivo cronêmico Socin Patológica–Estado Mundial; o crescendo eu-nós; o crescendo Corporativismo-Universalismo. Trinomiologia: o trinômio holofilosófico Universalismo-megafraternidade-Cosmoética; o trinômio atacadismo consciencial–Cosmoética–universalismo; o trinômio gregarismo-individualismo-universalismo; o trinômio humanidade-universalismo-mentalsomaticidade; o trinômio antiemocionalismo-anticonflitividade-autoincorruptibilidade; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistencialidade; o trinômio Universalismo-altruísmo-fraternismo; o trinômio aprendizado-universalismo-reaprendizado; o trinômio atacadismo consciencial–Cosmoética–Universalismo. Polinomiologia: o polinômio cosmovisiológico atacadismo-generalismo-poliglotismo-universalismo; o polinômio universalidade-prioridade-cognoscibilidade-cosmoeticidade; o polinômio pacificação-união-congraçamento-universalismo. Antagonismologia: o antagonismo assistência universal / assistência seletiva; o antagonismo doação universal / doação das sobras; o antagonismo indignação cosmoética / reatividade anticosmoética; o antagonismo autocoerência universalizada / autorreatividade particularizada; o antagonismo Universalismo / monopólio ideológico; o antagonismo norma universal / norma particular; o antagonismo solidariedade intragrupal / solidariedade universal. Paradoxologia: o paradoxo da escrita para si com teor tarístico universal; o paradoxo da refratariedade acolhedora (desassim automática) do ser desperto; o paradoxo do livre arbítrio engajado do teleguiamento cosmoético. Politicologia: a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a assistenciocracia; a proexocracia; a maxiproexocracia; a invexocracia; a parapsicocracia; a conviviocracia; a meritocracia cosmoética universal; a sociocracia; a democracia; a Democracia Pura; as políticas internacionais de defesa do direito universal. Legislogia: as leis do Universalismo; a lei da evolução universal; a lei de atração universal; a lei do maior esforço aplicada à evolução de todos; as leis da sincronicidade universal; a lei da interdependência universal; a lei da inseparabilidade grupocármica; as leis da sincronicidade universal; a Jurisprudência Universal; a Paradireitologia; a Parajurisprudência Universal permeando a Intrafisicologia. Filiologia: a flexibilidade neofílica; a xenofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia; a conscienciofilia; a sociofilia; a conviviofilia; a parapoliticofilia. Mitologia: o desbitolamento intraconsciencial das mitificações sobre as realidades do Cosmos; o mito da onipotência universal. Holotecologia: a assistencioteca; a despertoteca; a evolucioteca; a maturoteca; a cosmoeticoteca; a diplomacioteca; a convivioteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a prioroteca. Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Universalismologia; a Despertologia; a Conviviologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Intercompreensiologia; a Autodiscernimentologia; a Multidimensiologia; a Intrafisicologia; a Extrafisicologia; a Paraprofilaxiologia; a Homeostaticologia; a Consciencioterapeuticologia; a Parassociologia; a Grupocarmologia; a Policarmologia; a Conscienciocentrologia; a Extraterrestriologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin universalista; a conscin aberta; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin pré-mãe; a conscin pesquisadora; a conscin enciclopedista; a conscin multidisciplinar; a personalidade cósmica; a semiconsciex; a conscin mediadora; a conscin bombeiro consciencial; a conscin lúcida; a isca consciencial lúcida; a conscin cordata; a conscin harmonizadora; a conscin javalínica; a conscin cooperadora; a conscin aglutinadora; a conscin assistencial; a conscin generosa; a conscin altruísta; a conscin filantrópica; a conscin doadora; a conscin longânima; a conscin neofilica; a conscin maxidissidente. Masculinologia: o poliglota; o benfeitor; o generalista; o mecenas; o agente retrocognitor; o inversor existencial; o reciclante existencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o epicon itinerante; o conscienciólogo; o autor de obra libertária; o pesquisador universalista suíco-paraguaio Moisés Santiago Bertoni (1857–1929); o herdeiro universal de si mesmo; o heteroperdoador universal; o polímata do parapsiquismo; o doador universal de sangue; o multipensenizador; o cosmícola; o cosmovisionista; o pancognitor; o teleguiado autocrítico; o amplificador da consciencialidade; o evoluciólogo; o Serenão. Femininologia: a poliglota; a benfeitora; a generalista; a filantropa; a agente retrocognitora; a inversora existencial; a reciclante existencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a epicon itinerante; a consciencióloga; a autora de obra libertária; a autora universalista queniana Wangari Muta Maathai (1940–2011); a herdeira universal de si mesma; a heteroperdoadora universal; a polímata do parapasiquismo; a doadora universal de sangue; a multipensenizadora; a cosmícola; a cosmovisionista; a pancognitora; a teleguiada autocrítica; a amplificadora da consciencialidade; a evolucióloga; a Serenona. Hominologia: o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens cosmicus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens paradiplomata; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens conscientiocrata. V. Argumentologia Exemplologia: conscin miniuniversalista = o homem ou a mulher praticante da técnica da tenepes; conscin megauniversalista = o Serenão ou Serenona em últimas ressomas intrafísicas. Culturologia: a cultura universalista; a cultura do universalismo multidimensional; a cultura da pacificação universal; a cultura da Conviviologia evolutiva; o mix paracultural embasando o Universalismo; a Multiculturologia do Universalismo; a cultura da democracia; a cultura multidisciplinar. Universalidade. A minimização máxima possível da influência dos regionalismos, nacionalismos e planetarismo no desenvolvimento intraconsciencial, mentalsomático, trazendo a possibilidade de pensar para além dos valores estabelecidos pela tradição, é a superação de modo único de pensar e compreender a realidade. Desnacionalização. A perspectiva da construção do Estado Mundial Cosmoético integrador da Humanidade, tendo como princípio a unidade na diversidade global, promovedor de igualdades de oportunidades e acessos, é a desfeudalização dos grupelhos elitistas defensores de nacionalismos racistas e classistas. Taxologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 comportamentos, desde os mais grosseiros até os mais sutis, envolvendo a acepção de pessoas, já superados pela conscin universalista: 1. Esnobismo: o sectarismo social exclusor de consciências consideradas inferiores na escala socioeconômica. 2. Fanatismo esportivo: o sectarismo desportivo responsável pelas mortes dentro e fora dos estádios dos jogos. 3. Nacionalismo: o sectarismo territorial desencadeador das disputas pelo poder e pela soberania territorial, matando milhares de pessoas ao longo da História. 4. Panelinha: o sectarismo grupocármico capaz de excluir as amizades intermissivas não identificadas. 5. Partidarismo: o sectarismo político responsável pelas mortes nos contextos políticos, a exemplo do terror gerado durante a Revolução Francesa e nas revoluções socialistas. 6. Ph.Deus: o sectarismo acadêmico; a titulação enquanto excludente de ideias avançadas. 7. Racismo: o sectarismo étnico causador das maiores atrocidades realizadas contra etnias, a exemplo do Holocausto dos judeus pelo regime nazista e da escravização dos africanos na América. 8. Religiosidade: o sectarismo salvacionista responsável pelas mortes nas guerras realizadas em nome de deus e da salvação. Partido. A palavra partido indica cisão, separação, rompimento, pressupõe a divergência, a discordância, a segregação, ou seja, descarta o consenso, o acordo, a união. Nesse sentido, tomar partido de algo já é postura sectária e consequentemente antiuniversalista. Multiplicidade. Existe o equívoco de se tomar como ponto de referência a própria realidade ao invés de procurar a multiplicidade de visões e possibilidades. Considerar única posição, sem levar em conta a multiplicidade de variáveis existentes no Cosmos, implica em posturas de exclusão do apresentado de modo diferente. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin universalista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático. 03. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático. 04. Antidoutrinação: Parapedagogiologia; Homeostático. 05. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 06. Autoparaprocedência cursista: Intermissiologia; Homeostático. 07. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Homeostático. 08. Consciência política: Politicologia; Neutro. 09. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático. 10. Escolha do rumo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 11. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático. 12. Maxiproéxis: Maxiproexologia; Homeostático. 13. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Terra-de-todos: Intrafisicologia; Homeostático. 15. Universalismo conviviológico: Universalismologia; Homeostático. A CONSCIN UNIVERSALISTA, ABERTA À DIVERSIDADE, CONSTRÓI A IMPERTURBABILIDADE E COSMOVISÃO POR MEIO DAS AUTOVIVÊNCIAS DA MULTIPLICIDADE HARMÔNICA NA ASSIMETRIA DO COSMOS, RUMO À EVOLUÇÃO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já alcançou a condição de conscin universalista? Avalia as autorreciclagens necessárias para se aproximar de tal condição evolutiva? Bibliografia Específica: 1. Fernandes, Viviane; Trafores do Inversor Existencial; Conscientia; Revista; Edição Especial: Anais do IV CINVÉXIS; Vol. 8; N. 3; 2 enus.; 8 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2004; páginas 143 a 149. 2. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 360 a 364. 3. Idem; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 546. 4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 836 a 838, 848 a 852 e 858 a 860. 5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 637 e 643. V. F.