Inortodoxia

A inortodoxia é o caráter ou condição contrária à ortodoxia ou ao estado de conformidade absoluta com determinado padrão, norma ou dogma implantado como sendo único e verdadeiro por intolerância, convencionalismo ou oficialização de algum grupo, grupúsculo, grupelho ou grupinho de conscins, em qualquer área de manifestação humana.

Qual nível de inortodoxia você, leitor ou leitora, vivencia? Desde a pós-adolescência, como conduta-exceção, ou somente a partir da aposentadoria, como conduta-padrão mais comum?

      INORTODOXIA
                                    (COSMOETICOLOGIA)


                                            I. Conformática

           Definologia. A inortodoxia é o caráter ou condição contrária à ortodoxia ou ao estado de conformidade absoluta com determinado padrão, norma ou dogma implantado como sendo único e verdadeiro por intolerância, convencionalismo ou oficialização de algum grupo, grupúsculo, grupelho ou grupinho de conscins, em qualquer área de manifestação humana.
           Tematologia. Tema central neutro.
           Etimologia. O prefixo in vem do idioma Latim, in, “privação; negação”. O termo ortodoxia deriva do idioma Grego, orthodoxia, “opinião certa”, composto por orthós, “reto; direto; correto; normal; justo”, e por dóksos, “opinião; juízo; crença”. Surgiu em 1789.
           Sinonimologia: 01. Heterodoxia. 02. Antidogmatismo. 03. Heresia. 04. Anticonformismo; inconformismo. 05. Anticonvencionalismo. 06. Antitradicionalismo. 07. Tolerantismo. 08. Maxidissidência; minidissidência. 09. Democracia. 10. Universalismo.
           Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo ortodoxia: inortodoxa; inortodoxia; inortodoxo; ortodoxa; ortodoxo.
           Neologia. As 3 expressões compostas inortodoxia mínima, inortodoxia média e inortodoxia máxima são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
           Antonimologia: 01. Ortodoxia. 02. Dogmatismo. 03. Convencionalismo. 04. Tradicionalismo. 05. Anuência. 06. Conformismo. 07. Intolerantismo. 08. Antidemocracia. 09. Sectarismo. 10. Antiuniversalismo; ditadura.
           Estrangeirismologia: a mainstream; a banana technique; o Zeitgeist; o upgrade; o Retrocognitarium; o principium incredulitatis.
           Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento.
           Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – A ortodoxia deseduca.


                                              II. Fatuística

           Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os antipensenes; os contrapensenes; a criação dos holopensenes libertários; o descarte da paleopensenidade; a lucidopensenidade.
           Fatologia: a inortodoxia; o autoposicionamento social; o autenfrentamento; as autopesquisas sistemáticas; o omniquestionamento; o senso autocrítico; o fechadismo consciencial; o radicalismo político; o hermetismo acadêmico; a inculcação; o cerimonialismo; o obscurantismo; o enterro da inteligência; o facciosismo; a robéxis; as fossilizações seculares; os bolores ancestrais; a loucura fanática inquisitorial; os quistos sociais seculares; as coleiras sociais do ego; a lengalenga pastosa dos doutrinadores; o populismo despudorado; a Liga das Nações Cativas; a esnobação da fossilização consciencial; a lavagem subcerebral; a nução sem autodiscernimento; as consagrações jurássicas; o doutrinismo; a doutrinação; o determinismo humano; o absolutismo; o totalitarismo; a sofística; a repressão; a censura; a coerção; o misoneísmo; o choque do futuro; o livre arbítrio; a divergência; a dissensão; o dissentimento; a refutação; a tarefa do esclarecimento (tares); a reciclagem existencial (recéxis); a inversão existencial (invéxis); o voluntariado conscienciológico; as neoverpons; as perspectivas autevolutivas; a saída das interprisões grupocármicas; a evitação das automimeses dispensáveis; a reeducação básica; a ressocialização; a proéxis pessoal; a criação das ilhas de consciencialidade; a megafraternidade possível; a manutenção dos oásis cosmoéticos; a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a Cognópolis; a cidadania universal; o cosmismo; o caminho para o Estado Mundial. 2                                                             Enciclopédia da Consciencio logia
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autovivência multidimensional.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria-líder tornada megamito.
          Enumerologia: o ortodoxismo; o convencionalismo; o conservantismo; o tradicionalismo; o dogmatismo; o fundamentalismo; o conformismo; o intolerantismo.
          Binomiologia: o binômio cérebro-paracérebro; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio admiração-discordância.
          Trinomiologia: o trinômio corpo-mente-consciência; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio autocrítica-heterocrítica-omnicrítica; o trinômio autopesquisas-heteropesquisas-multipesquisas; o trinômio crendices-delírios-tradições; o trinômio atos-fatos-parafatos; o trinômio ceticismo-otimismo-Cosmoética (COC).
          Antagonismologia: o antagonismo ortodoxia / heterodoxia; o antagonismo transigência / intransigência; o antagonismo Homem / máquina.
          Politicologia: a democracia; a cosmocracia; a teocracia.
          Filiologia: a neofilia; a xenofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a evoluciofobia.
          Maniologia: a religiomania; a salvaciomania; a teomania.
          Mitologia: a Teomitologia.
          Holotecologia: a ciencioteca; a consciencioteca; a argumentoteca; a cognoteca; a criticoteca; a dissidencioteca; a heuristicoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Cosmoética Destrutiva; a Autocriticologia; a Evoluciologia; a Priorologia; a Refutaciologia; a Descrenciologia; a Impactoterapia; a Recexologia; a Invexologia; a Cosmovisiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a massa humana impensante; as conscins semiqualificadas quanto à evolução; a conscin heterodoxa; a pessoa inortodoxa; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; as notabilidades; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o inconformista; o objetor de consciência; o dissidente; o maxidissidente; o minidissidente; o herético; o herege; o inovador; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o ph.Deus.
          Femininologia: a inconformista; a objetora de consciência; a dissidente; a maxidissidente; a minidissidente; a herética; a herege; a inovadora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a ph.Deusa.
          Hominologia: o Homo obtusus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens apaedeutas; o Homo sapiens attractivus; o Homo sapiens constructus; o Homo sapiens autocohaerens.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: inortodoxia mínima = o afastamento determinado da conscin lúcida da influência do dogmatismo de todas as religiões e seitas (cursos pré-maternais ultrapassados), por meio do princípio da descrença e da prática da tenepes (Descrenciologia; Tenepessologia); inortodoxia média = o afastamento determinado da conscin lúcida da influência do paradigma decadente, eletronótico, materiológico, newtoniano-cartesiano da Ciência Convencional, por meio do autoparapsiquismo teático (autopesquisa independente); inortodoxia máxima = o acatamento por parte da conscin lúcida do neoparadigma consciencial com a publicação de obra escrita, pessoal, sobre temas conscienciológicos inovadores (megagescon).
          Contrapontologia. Sob a análise da Holomaturologia, a partir do fato de a Sociedade Intrafísica (Socin) ser ainda predominantemente patológica, ou seja, o Mega-hospital à frente da Megaescola, é de se supor, com racionalidade e lógica, ser também patológica a maioria das ortodoxias, tradicionalismos, convencionalismos, dogmatismos, fundamentalismos, intolerantismos e linhas duras existentes na face da Terra.
          Terapeuticologia. De acordo com a Autodiscernimentologia, a Heuristicologia, a Inventologia e a descoberta são extremamente relevantes, contudo não se pode menosprezar a importância da distribuição do conhecimento já alcançado, de maneira metabólica, esclarecedora e, se possível, didática, por intermédio da inortodoxia, por exemplo, da Conscienciologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a inortodoxia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Argumentação ilógica: Comunicologia; Nosográfico.
          03. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro.
          05. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Conscin eletronótica: Intrafisicologia; Nosográfico.
          07. Hipótese do esgotamento eletronótico: Evoluciologia; Neutro.
          08. Idiotismo cultural: Parassociologia; Nosográfico.
          09. Neoverpon: Heuristicologia; Homeostático.
          10. Nução: Experimentologia; Neutro.
          11. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          12. Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
    A QUALIDADE DA INORTODOXIA DAS AUTORREALIZAÇÕES PROEXOLÓGICAS DEMONSTRA, INDISCUTIVELMENTE, O NÍVEL DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA DA CONSCIN
    LÚCIDA, INTERMISSIVISTA E PARAPERCEPCIOLOGISTA. 4                                                     Enciclopédia da Consciencio logia
        Questionologia. Qual nível de inortodoxia você, leitor ou leitora, vivencia? Desde a pós-adolescência, como conduta-exceção, ou somente a partir da aposentadoria, como conduta-padrão mais comum?