Calculismo Cosmoético

O calculismo cosmoético é o conjunto de procedimentos integrados pelo cálculo, a conjetura e a avaliação detalhista e exaustiva para se desenvolver qualquer empreendimento seja individual ou grupal.

Você ainda alimenta rejeição à palavra calculismo na acepção vulgar de ganância? Já incluiu a Cosmoeticologia nos planejamentos essenciais da existência humana?

      CALCULISMO COSMOÉTICO
                                     (COSMOETICOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O calculismo cosmoético é o conjunto de procedimentos integrados pelo cálculo, a conjetura e a avaliação detalhista e exaustiva para se desenvolver qualquer empreendimento seja individual ou grupal.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo cálculo vem do idioma Latim, calculus, “pedrinha; bolinha de votar; peão; pedrinhas que as crianças aprendiam a contar, e por extensão, conta, cálculo”. Surgiu no Século XVII. O sufixo ismo procede do idioma Grego, ismós, “doutrina, escola, teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso”. A palavra cosmos deriva também do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética vem do idioma Latim, ethica, “Ética; Moral Natural; parte da Filosofia que estuda a Moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Calculismo interassistencial. 2. Conjunto de cálculos cosmoéticos. 3. Prospectiva Cosmoética.
          Neologia. As 3 expressões compostas calculismo cosmoético, minicalculismo cosmoético e maxicalculismo cosmoético são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
          Antonimologia: 1. Calculismo interesseiro. 2. Conjunto de cálculos egocêntricos. 3. Antiprospectiva.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cosmoeticologia.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
          Fatologia: o calculismo cosmoético; o cálculo cosmoético; a intenção cosmoética; o planejamento calculado; a aferição racional; o resgate conteudístico do vocábulo calculismo; os detalhismos; a exaustividade econômica; as avaliações máximas; a autocrítica; a modéstia; o altruísmo; a filantropia; a interassistencialidade; o voluntariado; a autodisponibilidade; o entrosamento; o engajamento; a integração; a autossuficiência; o computador; a experiência compartilhada; a carreira profissional; a empresa; o negócio; a gestão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                             III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Crescendologia: o crescendo Visionarismo-Paraprospectiva.
          Filiologia: a planofilia.
          Holotecologia: a eticoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Holomaturologia; a Proexologia; a Paracronologia; a Posteriorologia; a Paraprofilaxiologia; a Priorologia; a Autocriticologia; a Sistemática; a Infocomunicologia; a Conscienciocentrologia; a Economia; a Interassistenciologia; a Megaprospectiva; a Paraprospectiva.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a isca humana lúcida; o ser desperto.
          Masculinologia: o calculista cosmoético; o pré-serenão vulgar; o autodecisor; o professor; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente; o tenepessista; o projetor consciente; o intermissivista; o tertuliano; o inversor existencial; o pesquisador independente; o paracientista; o agente retrocognitor; o duplista; o cognopolita; o epicon lúcido; o conscienciólogo.
          Femininologia: a calculista cosmoética; a pré-serenona vulgar; a autodecisora; a professora; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente; a tenepessista; a projetora consciente; a intermissivista; a tertuliana; a inversora existencial; a pesquisadora independente; a paracientista; a agente retrocognitora; a duplista; a cognopolita; a epicon lúcida; a consciencióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autodecisor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens parascientificus; o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens tenepessista.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: minicalculismo cosmoético = a candidata à maternidade calculando a data do nascimento do primeiro filho (gestação humana; Biologia); maxicalculismo cosmoético =
a candidata à autora calculando a data do encerramento da construção do primeiro livro (gestação consciencial; Evoluciologia).
          Caracterologia. Sob a ótica da Cosmoeticologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 10 componentes ou posturas lógicas e indispensáveis à estrutura do calculismo cosmoético, capazes de embasar os empreendimentos da conscin ou do grupo de pessoas:
          01. Planejamento: a vontade (Voliciologia); a intencionalidade (Intencionologia); a hipótese (Autopesquisologia); o projeto; o princípio do posicionamento pessoal (Holofilosofia).
          02. Cosmoética: o Universalismo; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          03. Racionalidade: a linearidade autopensênica (Autopensenologia); a autorreflexão; a autocrítica; a heterocrítica.
          04. Prospectiva: a previsão; a escolha evolutiva; o fruto experimental (Experimentologia); a viabilidade; a exequibilidade; a Cronêmica; a Paracronologia.
          05. Profilaxia: a prevenção dos equívocos; a cosmovisão (Cosmovisiologia); o sistema antissurpresas; o balão de ensaio.
          06. Priorologia: as prioridades evolutivas; a seletividade; o mais relevante; o curto, o médio e o longo prazo; o princípio da prioridade compulsória.
          07. Autorganização: a disciplina; a conduta cosmoética; a Sistemática; a Metodologia.
          08. Detalhismo: sem perfeccionismo; sem workaholism; as nuanças; a decodificação; a codificação; a redecodificação; as reciclagens consecutivas (Recexologia).
          09. Exaustividade: sem excessos; os limites naturais; a Economia.
          10. Proexologia: a adequação à programação existencial (proéxis) pessoal.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes, com temas centrais homeostáticos, da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades, evidenciando relação estreita com o calculismo cosmoético, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia.
        2. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia.
        3. Conduta cosmoética: Conviviologia.
        4. Consciência cosmoética: Holomaturologia.
        5. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia.
        6. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia.
        7. Limite cosmoético: Cosmoeticologia.
 O CALCULISMO COSMOÉTICO É O RECURSO INDISPENSÁVEL PARA A POTENCIALIZAÇÃO DA DINÂMICA DA
 EVOLUÇÃO PESSOAL, RACIONAL, ELIMINANDO, DE VEZ,
   A REPETIÇÃO DE OMISSÕES E ERROS GROSSEIROS.
        Questionologia. Você ainda alimenta rejeição à palavra calculismo na acepção vulgar de ganância? Já incluiu a Cosmoeticologia nos planejamentos essenciais da existência humana?