A ortopensenidade é a qualidade, o ato ou o efeito da manutenção da autopensenidade caracterizada pelo predomínio constante dos ortopensenes, os pensenes retos ou cosmoéticos, compondo a condição própria da holomaturidade da consciência, conscin ou consciex, e a unidade da Cosmoeticologia Prática.
Na autopensenização você mantém o predomínio dos ortopensenes ou dos nosopensenes? Há algum subnível ou carência intraconsciencial neste particular?
ORTOPENSENIDADE (COSMOETICOLOGIA) I. Conformática Definologia. A ortopensenidade é a qualidade, o ato ou o efeito da manutenção da autopensenidade caracterizada pelo predomínio constante dos ortopensenes, os pensenes retos ou cosmoéticos, compondo a condição própria da holomaturidade da consciência, conscin ou consciex, e a unidade da Cosmoeticologia Prática. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição orto vem do idioma Grego, orthós, “reto, direto, correto; normal; justo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O vocábulo pensamento procede do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Surgiu no Século XIII. A palavra sentimento deriva do mesmo idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Apareceu no Século XIV. O termo energia provém do idioma Francês, énergie, derivado do idioma Latim, energia, e este do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Cosmopensenidade. 2. Megapensenidade. 3. Cosmoética pessoal. Neologia. As 3 expressões compostas ortopensenidade, miniortopensenidade e maxiortopensenidade são neologismos técnicos da Cosmoeticologia. Antonimologia: 1. Nosopensenidade. 2. Patopensenidade. 3. Anticosmoética pessoal. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais. II. Fatuística Pensenologia: a ortopensenidade; a cosmopensenidade; a neopensenidade; o autopensene reto. Fatologia: a autoconsciencialidade lúcida; a hiperacuidade consciencial; a autenticidade pessoal; a magnanimidade; a honestidade; o autodiscernimento evoluído; o autocontrole do ego; a autossegurança evolutiva; o escrutínio pessoal; o megaparadigma cosmoético; a retidão intraconsciencial; a correção cosmoética; o anticorrupcionismo; a atitude pró-proéxis; a euforin. Parafatologia: a prática do estado vibracional (EV) profilático. III. Detalhismo Principiologia: o ortoprincípio policármico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia. Antagonismologia: o antagonismo incorruptibilidade / autocorrupção. Holotecologia: a cosmoeticoteca; a eticoteca; a evolucioteca; a maturoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a prioroteca. Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Pensenologia; a Intencionologia; a Discernimentologia; a Holomaturologia; a Voliciologia; a Homeostaticologia. IV. Perfilologia Elencologia: o ser desperto, homem ou mulher. Masculinologia: o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo. Femininologia: a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga. Hominologia: o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens intentionologus; o Homo sapiens volitiologus; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens semiconsciex; o Homo sapiens teleguiatus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: miniortopensenidade = a autovivência teática da pangrafia; maxiortopensenidade = a autovivência teática da megafraternidade interassistencial. Intencionologia. Sob a ótica da Holomaturologia, a ortopensenidade é o caminho da depuração máxima da intencionalidade. Nosopensene. Conforme os princípios da Pensenologia, o pensene antagônico ao ortopensene, do ponto de vista doentio, negativo ou anticosmoético, é o nosopensene ou patopensene. Confronto. Conforme os princípios da Conscienciometrologia, a autavaliação ou análise da autopensenidade conduz o conscienciólogo ao confronto exaustivo, por exemplo, da ortopensenidade, significando megapensamentos cosmoéticos, holomaturidade, homeostase pensênica e as causas do serenismo, com a patopensenidade, significando megapecadilhos mentais, assedialidade interconsciencial e interprisões grupocármicas chegando à necessidade do emprego da Consciencioterapia. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ortopensenidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 1. Antilogismo: Mentalsomatologia; Neutro. 2. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático. 3. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático. 4. Megatrafor: Homeostaticologia; Homeostático. 5. Primener: Energossomatologia; Homeostático. 6. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático. 7. Protimia: Homeostaticologia; Neutro. SOB A ÓTICA DA CONSCIENCIOMETROLOGIA, O ORTOPENSENE, ALÉM DE SER A UNIDADE DE MEDIDA DA COSMOETICOLOGIA PRÁTICA, É O MATERPENSENE ESPECÍFICO DO HOMO SAPIENS CONSCIENTIOLOGUS. Questionologia. Na autopensenização você mantém o predomínio dos ortopensenes ou dos nosopensenes? Há algum subnível ou carência intraconsciencial neste particular? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 191. 2. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 136. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 495, 708, 1.018 e 1.031. 4. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; 168 p.; 40 caps.; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; página 40. 5. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; 138 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; página 97. 6. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; 272 p.; 152 abrevs.; 274 estrangeirismos; glos. 300 termos; 28 x 21 cm; br.; 2a Ed. revisada; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2002; página 143. 7. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 394.