O senso universalista é a condição consciencial íntima de conciliação e compatibilidade pura com os seres e realidades do Cosmos, mantendo o estado da consciência lúcida já identificada com a comunidade universal e o despertamento pleno do universalismo máximo, de modo irreversível, pacífico.
O senso universalista já chegou até você? Em quais níveis, envolvimentos e frutos de interassistencialidade?
SENSO UNIVERSALISTA (COSMOETICOLOGIA) I. Conformática Definologia. O senso universalista é a condição consciencial íntima de conciliação e compatibilidade pura com os seres e realidades do Cosmos, mantendo o estado da consciência lúcida já identificada com a comunidade universal e o despertamento pleno do universalismo máximo, de modo irreversível, pacífico. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo universal deriva também do idioma Latim, universalis, “geral; universal”. Apareceu em 1310. A palavra universalismo surgiu em 1874. Sinonimologia: 1. Saber universalista. 2. Autoconsciência do Cosmos. 3. Cidadania do Universo. 4. Convivenciologia universalista. 5. Entendimento do Direito Cósmico. 6. Mentalidade aberta; open mind. 7. Senso cosmopolita; senso eclético. Neologia. As 3 expressões compostas senso universalista, minissenso universalista e maxissenso universalista são neologismos técnicos da Cosmoeticologia. Antonimologia: 1. Contrassenso sectário. 2. Facciosismo. 3. Sectarismo. 4. Paroquialismo consciencial. 5. Anticosmismo. Estrangeirismologia: o globe trotter; os melting pots multimilenares e atuais. Atributologia: predomínio das faculdades mentais. II. Fatuística Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade. Fatologia: o senso universalista; a aquisição do senso universalista; o abertismo consciencial; a ampliação do mundo pessoal; o generalismo; a plurirracialidade; a mundialização; a adesão ao fluxo do Cosmos; o alargamento da cosmovisão; o posicionamento de pensar globalmente e agir localmente. Parafatologia: a vivência multidimensional. III. Detalhismo Tecnologia: as técnicas do Universalismo. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da sinalética energética. Binomiologia: o binômio tenepes-ofiex; o binômio admiração-discordância. Interaciologia: a interação evolutiva. Trinomiologia: o trinômio atacadismo consciencial–Cosmoética–universalismo; o trinômio gregarismo-individualismo-universalismo. Politicologia: a cosmocracia. Filiologia: a flexibilidade neofílica; a xenofilia. Mitologia: a dromomania. Holotecologia: a cosmoeticoteca; a diplomacioteca; a convivioteca; a turismoteca. Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; o Universalismo; a Evoluciologia; a Paracerebrologia; a Cosmoconscienciologia; a Cosmovisiologia; o Cosmopolitismo; o Cosmismo; a Holofilosofia; a Holotecologia. IV. Perfilologia Elencologia: o ser desperto; a conscin multidisciplinar; a personalidade cósmica. Masculinologia: o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o multipensenizador; o cosmícola; o cosmovisionista; o pancognitor. Femininologia: a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a multipensenizadora; a cosmícola; a cosmovisionista; a pancognitora. Hominologia: o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens cosmicus; o Homo sapiens cosmoconscientialis; o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens cosmoethicus. V. Argumentologia Exemplologia: minissenso universalista = o voluntário ou voluntária de vivências além da família nuclear; maxissenso universalista = o voluntário ou voluntária de vivências em bases internacionais. Fixação. Sob a ótica da Evoluciologia, quando a consciência se fixa mais duradoura e profundamente em determinada dimensão consciencial, acaba se restringindo quanto ao atributo consciencial da omnipercepção, acarretando autocastração, ofuscamento temporário e recesso no rendimento evolutivo pessoal. A fim de minimizar os prejuízos da exigência do próprio crescimento evolutivo, a consciência precisa ter maior autoconscientização de tal realidade, recuperando cons magnos. Ressoma. A fixação maior capaz de se insurgir na escalada evolutiva da consciência é o ato do renascimento intrafísico (ressoma). Pior somente ocorre na condição patológica da parapsicose pós-dessomática. Pique. De acordo com a Holomaturologia, na trajetória evolutiva chega, de modo inevitável, aquele nível no qual a consciência se desvencilha, de modo espontâneo, de todo egoísmo para abraçar, em definitivo, o altruísmo puro, sem nenhum autoconstrangimento, sacrifício pessoal ou dificuldade maior. Ao atingir tal pique expressivo de entendimento, todas as segregações, estereótipos, rótulos e exigências particularistas do ego perdem a razão de ser para si próprio, independentemente da bagagem (background) cultural, do idioma nativo ou da Socin, mesmo patológica, da qual participa. Descondicionamento. Na análise da Experimentologia, o processo de aquisição do senso universalista por parte da consciência, quando ainda intrafísica, representa luta constante contra os condicionamentos impostos pela indispensável educação humana, sempre repressora, no sentido de alcançar 4 objetivos, aqui listados na ordem funcional: 1. Reprodução. O corte dos laços egoísticos da reprodução animal (gestação humana). 2. Competitividade. A desistência de toda competição simplesmente terra-a-terra em qualquer campo ou setor de manifestação intrafísica. 3. Universalismo. Os interesses universais colocados antes dos interesses bairristas, provinciais ou do mundinho individual. 4. Visão. A visão abrangente capaz de enxergar sempre além dos confins do Planeta onde vive temporariamente. Coroamento. Como esclarece a Cosmoeticologia, o estado de senso universalista é a condição final coroando a consciência, situado bem além da escala crescente na existência humana: o estado de senso familiar, o nível profissional, a consciência comunitária, a condição regional, o sentimento pátrio, o sentimento continental e, por fim, o sentimento planetário. Avanço. Considerando a Intrafisicologia, o senso universalista preza o consentimento universal, sai da parte para o todo, avança além e deixa para trás toda ideia de política retrógrada, expressando egoísmo, por exemplo, estas 18 manifestações, listadas na ordem alfabética: 01. Anacronismo: a obsolescência; a Mimeticologia. 02. Clã: o encolhimento da consciencialidade; o corporativismo familiar; o egão grupocármico quando gerador de interprisões multisseculares. 03. Clube: fechado; a alienação elitista. 04. Coleiras: do ego, quando múltiplas ou excessivas; as grilhetas sociais da massa humana impensante. 05. Dogmatismo: a cegueira estruturada como doutrina rígida antipesquisadora. 06. Fanatismo: o obscurantismo da mente; a noite das trevas cerebrais. 07. Isolamento: o autismo; o acanhamento; a timidez; a inibição. 08. Jacobinismo: a antidemocracia; a autolatria homicida. 09. Minidissidência: o separatismo; a divisão de forças evolutivas. 10. Nacionalismo: o patriotismo exacerbado; a monovisão; a Nação colocada acima do Cosmos. 11. Neofobia: a apriorismose. 12. Ortodoxia: o fundamentalismo; o neofobismo. 13. Partido: político radical; o autoritarismo; o monoideísmo estereotipado. 14. Provincianismo: a essência da interiorose, mera psicopatia. 15. Racismo: a amaurose evolutiva sufocando o desempenho da Genética. 16. Segregacionismo: o fechadismo consciencial; a manifestação hedionda dos preconceitos raciais. 17. Seita: a lavagem subcerebral; a sujeição; os dogmas e preceitos grupais quando castradores da autevolução. 18. Xenofobia: a sociofobia; a supervalorização equivocada do soma. Técnica. No âmbito da Paratecnologia, a aquisição do senso universalista mais profundo, na prática, está acessível a qualquer homem ou mulher. Para isso, vale começar a observar estes 10 tópicos listados na ordem lógica: 01. Treinamentos. Os treinamentos disciplinados quanto ao domínio da energia consciencial e à produção das projeções conscienciais lúcidas permitem ao interessado, homem ou mulher, o desenvolvimento mais amplo das percepções parapsíquicas, a começar pela clarividência comum ou a leitura das psicosferas energéticas existentes em torno dos seres e das coisas. 02. Intermundos. Os princípios da evolução sugerem o fato de todas as conscins serem, sem exceção, predestinadas à evolução, oportunamente, a nível ainda inconcebível por parte da Humanidade atual. Quanto mais evolui, mais a consciência aumenta o âmbito da influência a caminho de algum tipo de onipresença, e aprofunda o autoconhecimento a caminho de verdadeira onisciência. Aí o desenvolvimento da clarividência abre as portas perceptivas da consciência intrafísica para as outras dimensões conscienciais. Isso permite ao interessado, homem ou mulher, viver pensando, sentindo e reagindo em várias dimensões ao mesmo tempo, embora sediando, sem alienação, o ego em alguma, especificamente, no caso, a intrafísica, própria do corpo humano, mesmo quando esta dimensão física seja ainda, a rigor, muito mais patológica (entropias) e, portanto, menos hígida. 03. Descortino. O descortino de outras dimensões na hora, no desenrolar dos acontecimentos do dia a dia, comunica à personalidade intrafísica a percepção de outros parâmetros mais evoluídos de julgamento heterocrítico: a visão mais real da vida universal, a autointegração prática com o Cosmos, o exato entendimento do universalismo, o nível maior e incomum de maturidade consciencial (holomaturidade) e as emoções racionalizadas (sentimentos) em relação a todos os seres com quem convive, e à Natureza, em si. 04. Energia. Estando desperta para a vida multidimensional, a consciência identifica e caracteriza exatamente a função e atuação da energia consciencial em todas as automanifestações ao modo de recurso máximo, o denominador comum, a chave mestra (chave geral, gazua), o instrumento discriminador das prioridades ou a unidade de medida dos seres e das coisas nas próprias ações. 05. Auras. As auras desses seres e dessas coisas serão vistas daí em diante em outro nível, com outra óptica, congregando e amalgamando, mais intimamente, todos os objetos da realidade universal, libertando-se a consciência clarividente da escravidão às formas rígidas da matéria. A consciência lúcida, então, localizará e identificará até os seres dessomados situando cada qual em nível ou dimensão de manifestação. Assim, por exemplo, a partir do ambiente humano, pode começar a distinguir, ao mesmo tempo, 3 consciexes, cada qual em dimensão própria, específica, onde as menos evoluídas não percebem a presença das mais evoluídas, naquele momento evolutivo ou no desempenho de funções assistenciais especializadas. 06. Tempo. Com o perpassar do tempo e o acúmulo das experiências, o senso universalista acaba fixando no ego o desfrute da paz interior lúcida não mais permitindo a ansiedade quanto ao passado, o presente e o futuro, ou seja: eliminando o tempo, agora tornado simples fator constrangedor e desnecessário ao impulso evolutivo pessoal. 07. Consequências. Como resultado da eliminação do excesso de atuação do fator tempo em si, a conscin não fica mais esperando dessomar, ou na expectativa dos impulsos das mudanças do calendário humano, para viver plenamente ou realizar mais, porém, busca os recursos da vivência máxima desde já, no aqui e agora, ainda intrafísico, porque sabe ser o labor evolutivo único, inteiriço, coeso e coerente, tanto no estado intrafísico, no estado extrafísico ou no estado projetado. A consciência, convencida ainda de poder vibrar energeticamente, de modo intensivo, pela força maior da própria vontade, seja qual for o veículo de manifestação preponderando nas automanifestações, em determinado ambiente, em certa oportunidade, tira vantagens disso de modo positivo. 08. Cooptação. Tal atitude de crescimento conquista a simpatia das consciências maiores em evolução (evoluciólogos, Serenões e até Consciexes Livres), controladoras de tudo, e entrosa ainda mais a si mesma, na condição de minipeça lúcida e atuante, com o maximecanismo evolutivo superintendendo todos os seres. O grau da cooptação pessoal se eleva. Não mais será, daí em diante, da oposição cega ao Cosmos, mas integra-se de modo íntimo, definitivo e com prazer espontâneo, o quadro de colaboradores (equipe evolutiva) conscientes e diretos com a situação dominante neste mesmo Cosmos. A presença (holopensene pessoal) será muito mais marcante e produtiva no cenário onde atua, não sob o aspecto ostentatório, e sim anonimamente, na essência de tudo, naquilo, de fato, relevante, executando aquele trabalho realmente duradouro (maxiproéxis). 09. Cósmica. Neste nível, em geral, a consciência alcança a condição da cosmoconsciência, recebendo em si o toque do infinito e adentrando por atacado, qual atalho providencial, o real estado do senso universalista máximo. 10. Cosmocracia. Por último, as visões simultâneas de dimensões conscienciais diferentes e as análises interdisciplinares e multifaces, em conjunto, da problemática e dos fenômenos da vida multidimensional, conduzem as aspirações da conscin no rumo da Era Consciencial ou para a implantação da cosmocracia vivenciada. PL. Com base na Projeciologia, a manutenção do senso universalista ajuda sobremaneira o desempenho e o desenvolvimento da conscin quanto às projeções conscienciais lúcidas (projetabilidade lúcida), notadamente nas autovivências extrafísicas periódicas. Insensatez. Nenhum homem (ou mulher) comum, imaturo ou vulgar está isento da insensatez. A manutenção do microuniverso consciencial aberto e universalista oferece-nos os melhores recursos no combate frontal às limitações dos próprios megatrafares da insensatez. Daí a oportunidade e a importância de se estabelecer as bases técnicas da aquisição do senso universalista, o melhor método para vencer a condição da imaturidade, do retardamento e do entorpecimento consciencial multimilenar, multiexistencial ou holobiográfico. Considerações. Em consonância com a Comunicologia, eis 10 considerações ou regras básicas, coerentes do ponto de vista lógico e aceitáveis do ponto de vista ético, capazes de defender qualquer conscin tecnicamente dos erros específicos das insensatezes, das opi niões imaturas e da mentalidade estreita desviantes da retilinearidade do raciocínio avançado, enumeradas, aqui, na ordem lógica, para reflexões: 01. Autoconscientização. Proceda à autocrítica rigorosa quanto às próprias tendências em todos os campos de atividade humana. 02. Cotejo. Realize o exame mais a fundo das próprias divergências de opinião no cotejo quanto aos posicionamentos dos parentes, colegas e amigos. 03. Abertura. Inteire-se das opiniões enunciadas em círculos sociais diferentes (mentalidade aberta), através de testes de experiência própria, direta (Autopesquisologia). 04. Convivência. Conviva, mantendo o clima ou o holopensene de harmonia (coexistência pacífica), com pessoas de quem discorde frontalmente, evitando a zanga ou incompreensão em razão de opiniões contrárias (binômio admiração-discordância). 05. Somatório. Tome a iniciativa de somar ideias (contatos inter e multiculturais), prudentemente, com indivíduos com tendências diferentes, ciente das controvérsias mais acesas, e do fato – não raro – de nenhum dos lados dispor de boa evidência. 06. Despreconceituação. Leia livros, revistas, jornais e CD-ROMs dedicados à divulgação de linhas de pensamento diferentes, na certeza do fato de as pessoas ao escreverem ou publicarem ideias aparentemente malucas ou maldosas, segundo alguns leitores, também pensam e julgam os mesmos leitores tal e qual. 07. Diálogo. Estabeleça o diálogo imaginário, com o oponente hipotético, buscando, com isenção, democraticamente, no confronto de todas as opiniões (debate íntimo), a opinião ideal, prevalecente ou de consenso útil quanto a cada assunto sob análise no momento evolutivo. 08. Interdisciplinaridade. Busque a interdisciplinaridade nas pesquisas, fazendo você mesmo, diretamente, as observações, sabendo utilizar os modernos meios de comunicação, os agentes físicos mais eficientes do universalismo (antena parabólica; satélite artificial; Internet; multimídia; wikipedia; televisões a cabo). 09. Poliglotismo. Procure, se for possível, ler, ouvir, falar e pensar em outros idiomas além do idioma nativo. 10. Viagem. Se houver possibilidades, viaje e viva algum tempo fora do próprio país (excursão cultural; bolsa de estudos), a fim de eliminar preconceitos e idiotismos culturais adstritos ao continuum espaço-tempo. Maturidade. Tais atitudes facultam o aprofundamento da acuidade perceptiva lógica e, consequentemente, ampliam o nível da automaturidade consciencial contra a vacuidade psíquica (cabeça vazia, amência consciencial), a falta de agudeza intelectual, a privação da sensibilidade, o raciocínio falho (brancos mentais), a observação defeituosa e a vagarosidade (bradipsiquismo) da mente, no rumo da imperturbabilidade característica da pessoa fraterna e desenvolta, ao mesmo tempo centrada e universalista (pré-serenão lúcido). Expansão. Depois do emprego dos recursos lógicos de maturidade, ou dos processos universalistas exequíveis – podendo inspirar o uso de muitos outros – você permanecerá no estado de imaturidade consciencial plena unicamente se o desejar, pois o resultado para quem os põe em prática será o de subjugar o psicossoma, ampliar a utilização do mentalsoma e, por fim, alcançar a expansão da própria consciência (cosmoconsciência) através das energias conscienciais e dos autopensenes de modo muito mais inteligente. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o senso universalista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático. 02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático. 03. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático. 04. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático. 05. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático. 06. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 07. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático. 08. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático. 09. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático. 10. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático. 11. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático. 12. Inventariologia: Proexologia; Homeostático. 13. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro. 15. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático. A AQUISIÇÃO PESSOAL DO SENSO UNIVERSALISTA ATUA, DE MANEIRA DECISIVA, NA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA CRUCIAL E MULTIMILENAR DA IMATURIDADE INTERASSISTENCIAL DA CONSCIN VULGAR. Questionologia. O senso universalista já chegou até você? Em quais níveis, envolvimentos e frutos de interassistencialidade? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 848 a 852. 2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 374 a 377. 3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 637.