Inteligência Conviviológica

A inteligência conviviológica é a capacidade de a consciência, intra ou extrafísica, conviver, lidar, interagir e comunicar-se, de modo sadio, fraterno, interassistencial, cosmoético e evolutivo, com os princípios conscienciais e as demais consciências, mesmo diante de situações críticas ou geradoras de pressão holopensênica.

Você, leitor ou leitora, utiliza no dia a dia a inteligência conviviológica? Quais soluções cosmoéticas costuma empregar nas interrelações críticas?

      INTELIGÊNCIA CONVIVIOLÓGICA
                                        (CONVIVIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A inteligência conviviológica é a capacidade de a consciência, intra ou extrafísica, conviver, lidar, interagir e comunicar-se, de modo sadio, fraterno, interassistencial, cosmoético e evolutivo, com os princípios conscienciais e as demais consciências, mesmo diante de situações críticas ou geradoras de pressão holopensênica.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra inteligência provém do idioma Latim, intelligentia, “inteligência; entendimento; conhecimento; noção”. Apareceu no Século XIV. O vocábulo convívio deriva do mesmo idioma Latim, convivium, “participação em banquete; convidado”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Inteligência convivencial. 2. Inteligência social. 3. Inteligência interrelacional.
          Neologia. As 3 expressões compostas inteligência conviviológica, inteligência conviviológica primária e inteligência conviviológica avançada são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Ignorância conviviológica. 2. Inépcia conviviológica. 3. Inteligência matemática.
          Estrangeirismologia: o contato virtual semanal via Skype com a família; o resgate de amigos de infância via Facebook; a persona grata.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à ortoconvivialidade.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Contatos geram paracontatos.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade cosmoética; os ortopensenes; a ortopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os comunicopensenes; a comunicopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a inteligência conviviológica; a capacidade de escolher as companhias cosmoéticas para conviver; o cultivo das amizades evolutivas; a descoberta das amizades raríssimas; a convivência sadia com os colegas de trabalho; a convivência sadia com a família nuclear; a habilidade de lidar com pessoas de temperamento difícil; a importância do semblante suave e acolhedor no convívio diário com as consciências; a escolha assertiva da dupla evolutiva (DE); o convívio sadio e duradouro com a dupla evolutiva; o convívio tranquilo com a diversidade sexual e as diferenças étnicas; a capacidade de manter a harmonia conviviológica diante de situações críticas; as estratégias de convívio interassistencial; as estratégias de reconciliação grupocármica; a autoconsciência da importância dos reencontros evolutivos; o acúmulo de elementos de rapport da conscin alvo interassistencial; a autoconsciência da importância dos contatos diários; a coerência nas relações sociais; a autenticidade cosmoética; os atributos conscienciais conviviológicos; a facilidade de fazer novas amizades; o desafio de manter as amizades; os vínculos conscienciais homeostáticos; os reencontros de amigos do passado nas redes sociais; a paciência; a autodistinção; a boa educação; a elegância; a discrição; a finura; a brandura; a candura; a teática da inteligência conviviológica; a compreensão; o perdão; a gratidão; o aporte conviviológico das companhias evolutivas; a eliminação da ingenuidade na avaliação e escolha do elenco proexológico; a convivência com foco interassistencial; a liderança interassistencial; o resgate do pré-intermissivista; a reconciliação grupocármica; a ampliação da equipin e da equipex; a abertura da conta policármica; a mudança de patamar evolutivo; a autoconsciência da condição interassistencial de infiltrado cosmoético nos ambientes familiares, profissionais ou sociais; a convivialidade pródesperticidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal das reações alheias; o acoplamento energético profilático; o heterodesassédio nos contatos diários; a leitura holosférica ante o novo contato; o mimo energético selecionado com função específica interassistencial; a projeção lúcida interassistencial; a pararreconciliação desassediadora; a identificação da influência de consciex específica da equipex antes da ressoma; a liderança multidimensional; o resgate de credores na Baratrosfera; a conquista da participação em equipex assistencial na próxima intermissão.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo convivência sadia–profissionalismo; o sinergismo autorganização–humor homeostático; o sinergismo família consciencial–família nuclear.
          Principiologia: o princípio evolutivo da hipomnésia ressomática favorecendo os reencontros e reconciliações conscienciais.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado ao convívio interconsciencial; o código grupal de Cosmoética (CGC) no convívio com a equipe de voluntários nas ICs.
          Teoriologia: a teoria do convívio cosmoético; a teática da desperticidade; a teoria da vida crítica; a teoria da transafetividade.
          Tecnologia: a técnica da aglutinação consciencial cosmoética; a técnica da força presencial interassistencial; a técnica da estética interassistencial; a técnica da tela mental interassistencial; a técnica do balanço conviviológico anual; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica com foco na recin conviviológica; a técnica da enciclopédia de credores; a técnica da criação de ambientes saudáveis; a técnica da criação de intimidade pró-assistencial; a técnica da doação energética nos contatos diários; a técnica dos encontros sociais saudáveis; as técnicas para o cultivo das amizades sadias.
          Voluntariologia: a formação homeostática de equipes de voluntários nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autorrretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autoparagenética.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Serenologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia.
          Efeitologia: o efeito das expressões faciais duras dificultando os relacionamentos interpessoais; o efeito do sorriso sincero servindo de cartão de visita permanente; o efeito da estética na harmonia energética dos relacionamentos; o efeito da gescon publicada na ampliação e qualificação dos contatos e paracontatos; o efeito do vínculo consciencial das equipins na formação de amizades evolutivas.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses pelos neoconvívios.
          Enumerologia: a inteligência interassistencial; a inteligência comunicativa; a inteligência prioritária; a inteligência emocional; a inteligência gesconológica; a inteligência racional; a inteligência evolutiva (IE).
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio contatos-contratos; o binômio gratidão-doação; o binômio varejismo-atacadismo; o binômio evolução pessoal–evolução grupal; o binômio interlocução-parainterlocução; o binômio gentileza-generosidade; o binômio equipin-equipex.
          Interaciologia: a interação convívio cosmoético–reconciliação grupocármica.
          Crescendologia: o crescendo divergência-convergência; o crescendo contato-vínculo-amizade.
          Trinomiologia: o trinômio amizade-sinceridade-lealdade; o trinômio comunicação-intelectualidade-parapsiquismo; o trinômio mnemônica-gratidão-interassistência; o trinômio casal incompleto–amizade raríssima–transafetividade.
          Polinomiologia: o polinômio da interassistencialidade acolhimento–orientação–encaminhamento–follow up.
          Antagonismologia: o antagonismo conflito / harmonia; o antagonismo esnobação monárquica / valorização consciencial; o antagonismo menosprezo / heteroconsideração; o antagonismo bisbilhotice / discrição; o antagonismo soberba / desafetação; o antagonismo inveja / merecimento; o antagonismo vampirismo energético / doação interassistencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin de temperamento difícil denotar fraqueza consciencial.
          Politicologia: a política da vizinhança cosmoética; a meritocracia; a conviviocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço na harmonização policármica; a lei de atração dos afins; a lei da interdependência consciencial; a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a conviviofilia; a conscienciofilia; a fitofilia; a zoofilia; a familiofilia; a paraconviviofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a sociofobia; a espectrofobia; a conscienciofobia; a zoofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome do infantilismo nas relações interconscienciais; a superação da síndrome do vampirismo energético; a compreensão de a síndrome da exclusão social ser a própria exclusão pessoal.
          Holotecologia: a convivioteca; a zooconvivioteca; a fitoconvivioteca; a socioteca; a cosmoeticoteca; a psicossomatoteca; a interassistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Equipexologia; a Holoconviviologia; a Extraconviviologia; a Fitoconviviologia; a Zooconviviologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Grupocarmologia; a Despertologia; a Sociologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin intermissivista; a consciex específica.
          Masculinologia: o conviviólogo; o inversor; o interassistente; o tenepessista; o docente; o amigo raríssimo; o interassistido; o parceiro da dupla evolutiva; o autor conscienciológico; o compassageiro evolutivo.
          Femininologia: a convivióloga; a inversora; a interassistente; a tenepessista; a docente; a amiga raríssima; a interassistida; a parceira da dupla evolutiva; a autora conscienciológica; a compassageira evolutiva.
          Hominologia: o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens empathicus; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens universalis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: inteligência conviviológica primária = a da conscin fazendo a reconciliação com credores da vida atual; inteligência conviviólogica avançada = a da conscin fazendo reconciliação com credores multiexistenciais.
          Culturologia: a cultura da convivialidade interassistencial.
          Inteligência. Para quem almeja conviver de modo cosmoético e harmonioso o ideal é adotar atitudes evolutivas. Eis, em ordem alfabética, 13 princípios da inteligência conviviológica visando expor as condições do convívio traforista:
          01. Acolhimento. A inclusão social exige saber estabelecer categorias de relação e diferentes graus de intimidade com cada consciência do entorno. Ser seletivo nas escolhas das companhias evolutivas é dever e direito de todos.
          02. Aglutinação. A determinação para tornar-se conscin-atratora exige exemplarismo cosmoético. Cada pessoa atrai para si as companhias afins.
          03. Autenticidade. O posicionamento pessoal cosmoético exige decisões sinceras para fazer cisão com a Baratrosfera.
          04. Concessão. A ampliação dos contatos exige concessões cosmoéticas. Quem flexibiliza harmoniza relações.
          05. Continuísmo. O ato de manter amizades exige constância cosmoética. A verbação amplia a confiabilidade.
          06. Desperticidade. A renovação consciencial cosmoética exige mudança de valores. O ato de sair da zona de conforto, deixar valores instintuais humanos e adquirir valores cosmoéticos para viver é o grande divisor de águas da conscin pré-desperta para a conscin desperta.
          07. Exemplarismo. A adultidade consciencial exige responsabilidade perante o grupo evolutivo. Simples gesto pode economizar horas de conversa.
          08. Homeostase. O equilíbrio nas atitudes exige autodomínio holossomático. Reconhecer os próprios limites é sinal de inteligência evolutiva.
          09. Intencionalidade. O convívio interassistencial exige respeito e discrição. A Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) registra ações e intenções.
          10. Maxifraternismo. A conquista do maior poder consciencial exige lucidez cosmoética, de modo individual. Quem doa energias de modo incessante, sem querer nada em troca, está sempre na frente, pois aumenta a força presencial maxifraterna.
          11. Meritocracia. A mudança de patamar evolutivo exige mérito e esforço pessoal. A oportunidade de evoluir é igual para todos.
          12. Paradiplomacia. A complexidade do convívio diário exige estratégias paradiplomáticas. Faz-se necessário ter reações cosmoéticas perante as ações anticosmoéticas.
          13. Realidade. A recomposição grupocármica exige coragem e participação da realidade. Ninguém foge aos credores. Nem o avestruz.
          Autexigência. A consciência descobre e emprega a inteligência conviviológica, a partir do código pessoal do convívio traforista interassistencial.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a inteligência conviviológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amizade interativa: Conviviologia; Neutro.
          02. Amizade raríssima: Conviviologia; Neutro.
          03. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro.
          04. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          05. Coedes: Conviviologia; Neutro.
          06. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          07. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
          08. Conscin resoluta: Autodecidologia; Neutro.
          09. Esclarecimento interpares: Interassistenciologia; Homeostático.
          10. Fundamentos da Conviviologia: Holoconviviologia; Neutro.
          11. Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           12.   Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
           13.   Maturoconvivialidade: Conviviologia; Homeostático.
           14.   Plenitude convivencial: Conviviologia; Neutro.
           15.   QI social: Conviviologia; Neutro. A INTELIGÊNCIA CONVIVIOLÓGICA PODE SER DESENVOLVIDA E MENSURADA ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO
  MULTIEXISTENCIAL DOS CONTATOS E PARACONTATOS,
         COM ACOLHIMENTO FRATERNO E UNIVERSALISTA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza no dia a dia a inteligência conviviológica? Quais soluções cosmoéticas costuma empregar nas interrelações críticas?
           Bibliografia Específica:
           1. Tornieri, Sandra; A Projeção Consciente e o Binômio Reconciliação-Superação da Interprisão Grupocármica; Artigo; Conscienciologia Aplicada; Revista; Anuário; Ed. Especial; Ano 8; N. 7; 1 E-mail; 11 enus.; 1 tab.; 5 refs.; Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ); Venda Nova do Imigrante, ES; 2008; páginas 123 a 132.
           2. Idem; Convivialidade Madura Pró-desperticidade; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 10; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 15 enus.; 4 notas; 16 refs.; 6 webgrafias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2006; páginas 238 a 251.
           3. Vieira, Waldo, Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 261, 262, 407, 848 a 852 e 1.096 a 1.100.
           4. Idem; Manual da Dupla Evolutiva; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 208 p.; 40 caps.; 20 E-mails; 88 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 teste; 17 websites; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 11 a 168.
                                                                                                                         S. T.