Inteligência Interassistencial

A inteligência interassistencial é a capacidade de a conscin ou consciex, na condição de minipeça multidimensional, utilizar os atributos conscienciais a favor da interassistência maxifraterna holocármica, sendo subcampo da inteligência evolutiva (IE).

No teste de avaliação autoconscienciométrica, pela escala de 1 a 5, em qual nível você, leitor ou leitora, se posiciona quanto à inteligência interassistencial? Qual a eficiência das autorrealizações em favor de outras consciências?

      INTELIGÊNCIA INTERASSISTENCIAL
                                 (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A inteligência interassistencial é a capacidade de a conscin ou consciex, na condição de minipeça multidimensional, utilizar os atributos conscienciais a favor da interassistência maxifraterna holocármica, sendo subcampo da inteligência evolutiva (IE).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra inteligência provém do idioma Latim, intelligentia, “inteligência; entendimento; conhecimento; noção”. Apareceu no Século XIV. O prefixo inter procede do mesmo idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O termo assistência deriva igualmente do idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Competência interassistencial. 02. Expertise amparadora. 03. Autocognição interassistencial. 04. Generosidade prática. 05. Habilidade altruísta cosmoética. 06. Habilidade mentalsomática fraterna. 07. Autoconsciência interassistencial. 08. Inteligência antiegoica. 09. Inteligência cosmoética. 10. Inteligência universalista.
          Neologia. As 3 expressões compostas inteligência interassistencial primária, inteligência interassistencial média e inteligência interassistencial avançada são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 01. Inteligência espacial. 02. Inteligência emocional. 03. Inteligência musical. 04. Inteligência social. 05. Apedeudismo interassistencial. 06. Inabilidade interassistencial. 07. Incompetência amparadora. 08. Desinteligência evolutiva. 09. Trafal altruístico. 10. Inteligência egocêntrica.
          Estrangeirismologia: a vivência full time da interassistencialidade.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Interassistenciologia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Evoluir é interassistir.
          Coloquiologia. Eis duas expressões do coloquialismo relativas ao tema: – A técnica do morde e assopra. Ninguém pode dar aquilo que não possui.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; o materpensene interassistencial; os benignopensenes; a benignopensenidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; o holopensene da megafraternidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os tenepessopensenes; a tenepessopensenidade; a pensenidade estratégica interassistencial.
          Fatologia: a inteligência interassistencial; a inteligência coletiva; as inteligências múltiplas; os 12 tipos ou módulos básicos de inteligência; os 20 megaatributos propulsores da evolução; os atributos mentaissomáticos interassistenciais; a cognição interassistencial; a autoconsciência interassistencial; a utilização interassistencial do megatrafor; o senso de fraternidade; a memória interassistencial; a autorganização em função dos assistidos; os trafores desenvolvidos em favor dos outros; as estratégias interassistenciais; a criatividade evolutiva; a criatividade nos acertos grupocármicos; as soluções cosmoéticas; a busca da eliminação dos trafares e a conquista dos trafais a fim de qualificar a interassistência; o ato de pensar mais nos outros; a dupla evolutiva interassistencial; o raciocínio interassistencial; a empatia técnica; a percepção das necessidades dos outros; o sorriso franco; a escuta empática; o olhar fraterno; a habilidade de perceber o clima interconsciencial; o aumento da felicidade pessoal pelo sucesso do outro; a satisfação benévola; as doações de bens físicos; a doação de bens conscienciais; o ato de compartilhar as verpons cosmoéticas; o afeto sem apego; a solidariedade menos instintiva; a mente benevolente; a mão esquerda não vendo o ato de assistência da mão direita; a complexidade intelectiva da tares em detrimento do simplismo emocional da tacon; o aperfeiçoamento dos dicionários cerebrais sinonímico, analógico, antonímico e poliglótico em prol da interassistência; o vocabulário traforista; a habilidade comunicativa na utilização das palavras certas; a habilidade de solucionar as questões dos assistidos; a Aleia dos Gênios no caminho da lógica do CEAEC; as tertúlias conscienciológicas na ampliação cosmovisiológica dos interassistentes; o aproveitamento das oportunidades de ajudar; a responsabilidade interassistencial; o perfil assistencial conquistado na vida atual; a vocação interassistencial específica; a ampliação do público alvo interassistencial; a identidade interassistencial; as pontoações interassistenciais; o interassistenciograma; o tenepessograma; o Balanço Interassistencial Conscienciocentrológico (BIC); as unidades de medida da interassistência pessoal e grupal; as 19 Instituições Conscienciocêntricas (ICs) especializadas em atendimentos específicos do grupo evolutivo (Ano-base: 2012); o megafoco interassistencial.
          Parafatologia: a parafatuística interassistencial; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal favorecendo a comunicação com amparadores e assistidos; a paralógica interassistencial incorporada nas atitudes; a anticonflitividade mais permanente; o autodesassédio; o heterodesassédio; o olhar pela paraótica do assistido; a doação de energias; a capacidade de instalar campos interassistenciais; o campo terapêutico; o campo ectoplásmico; o campo mentalsomático; o campo psicossomático; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a manutenção do perfil multiexistencial interassistencial; a inversão interassistencial; a criação de paratécnicas assistenciais; a autocompetência parapsíquica interassistencial; o parapsiquismo interassistencial; a enfermagem parapsíquica; o encapsulamento profilático; a meta da autodesassedialidade; a interlocução direta com o amparador de função; o pensar e agir ao modo de consciex; a captação de ideias originais; a identificação das ações interassistenciais em retrovidas; a autoconvicção da participação no Curso Intermissivo (CI) chancelando o perfil interassistencial conquistado em vidas passadas; o Curso Intermissivo formador de interassistentes cosmoéticos; a parapreceptoria na Escala Evolutiva das Consciências; a tara parapsíquica; a criação da identidade extra interassistencial; a potencialização das sincronicidades na atuação de interassistência específica; o extrapolacionismo parapsíquico potencializado pelo materpensene interassistencial; a capacidade paraperceptiva de compreender os mecanismos da interassistência; o périplo evolutivo; a necessidade desafiadora da inteligência interassistencial na tarefa da reurbanização planetária; o autorrevezamento interassistencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo megatrafores-interassistencialidade; o sinergismo competências interassistenciais–competências parapsíquicas; o sinergismo da interassistência da dupla evolutiva; o sinergismo da força presencial aglutinadora; o sinergismo núcleo de inteligência individual–núcleo de inteligência grupal.
          Principiologia: o princípio da interassistencialidade fraterna; o princípio pessoal da assunção dos valores da interassistencialidade; o princípio de o menos doente assistir ao mais doente; o princípio inteligente interassistencial de colocar a escola na frente do hospital; o princípio da empatia evolutiva; o princípio de a maxifraternidade estar acima de tudo; o princípio da interdependência evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) e o código grupal de Cosmoética (CGC) aplicados à qualificação da interassistencialidade.
          Teoriologia: a teoria da Maxifraternologia.
          Tecnologia: a inteligência paratécnica; as técnicas de auto e heterodesassédio; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica dos 100 procedimentos; a técnica de interassistir enfatizando a saúde e os trafores dos assistidos; a técnica da Impactoterapia; a técnica da acareação cosmoética; a técnica de exteriorizar energias antes, durante e depois dos encontros conscienciais; a técnica da prescrição verbetográfica.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico vincando a inteligência interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da sinalética energética; o laboratório conscienciológico da Despertologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colegio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito da inteligência interassistencial na potencialização dos megaatributos conscienciais; o efeito da inteligência interassistencial teática na autodesassedialidade; o efeito dos megaatributos na qualificação da interassistência; os efeitos das rotinas úteis com as bioenergias na amparabilidade; o efeito das fitoenergias nas práticas interassistenciais.
          Neossinapsologia: as neossinapses interassistenciais reciclando o modo de viver do intermissivista.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
          Enumerologia: a criatividade interassistencial; a parapercepção interassistencial; a intelectualidade interassistencial; a autocognição interassistencial; o autodiscernimento interassistencial; a autopensenização interassistencial; a existência interassistencial.
          Binomiologia: o binômio saberes comunicativos–saberes interassistenciais; o binômio alfabetização parapsíquica–alfabetização interassistencial; o binômio autocognição-responsabilidade; o binômio autodisposição interassistencial–automotivação na interassistencialidade; o binômio Hermenêutica-Heurística; o binômio profilaxia-terapêutica; o binômio recebimento-retribuição.
          Interaciologia: a interação assistente-assistido; a interação forma-conteúdo; a interação profissão interassistencial–voluntariado conscienciológico.
          Crescendologia: o crescendo consciência não assistencial–consciência assistencial altruísta esclarecedora policármica; o crescendo profissional consultório médico–quarto da tenepes–base extrafísica da ofiex.
          Trinomiologia: o trinômio respeito-benevolência-Cosmoética; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio comunicabilidade-parapsiquismo-intelectualidade; o trinômio resgate-impactoterapia-desassédio; o trinômio perdão-gratidão-doação.
          Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento–orientação–encaminhamento–follow up; o polinômio da assistência extrafísica cosmoética paraolhar-parobservar-paradeduzir-parainterpretar.
          Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / avestruzismo consciencial; o antagonismo perfil assistencial doador / perfil pessoal receptor; o antagonismo interassistência anônima / autopromoção interassistencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de certos gênios eletronóticos do passado terem prestado grandiosa assistência à Humanidade, sem, no entanto, terem a intenção consciente de assistir.
          Politicologia: a assistenciocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do ressarcimento cosmoético; a lei do holocarma; as leis da evolução consciencial; a lei do maior esforço na interassistência.
          Filiologia: a conscienciofilia; a interassistenciofilia.
          Sindromologia: o combate à síndrome da acomodação consciencial; a evitação da síndrome de Poliana; a evitação da síndrome de Messias.
          Holotecologia: a assistencioteca; a cognoteca; a convivioteca; a sociologicoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Terapeuticologia; a Tenepessologia; a Despertologia; a Comunicologia; a Mentalsomatologia; a Paratecnologia; a Policarmologia; a Proexologia; a Serenologia; a Conviviologia; a Taristicologia; a Gesconologia; a Reeducaciologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; o arrimo interconsciencial assistencial; a conscin porta-assistidos; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser inteligente interassistencial; a conscin remédio; a conscin enciclopedista; a pessoa solícita; a pessoa aglutinadora; a semiconsciex; a conscin tenepessável.
          Masculinologia: o cuidador; o acoplamentista; o amparador de função; o tenepessista; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o verbetógrafo; o especialista da Conscienciologia; o preceptor; o parapreceptor; o autor de megagescon; o taconista, religioso brasileiro Chico Xavier (Francisco Cândido Xavier, 1910–2002); o filósofo e professor grego Apolônio de Tiana (04–97 e.c.); o nobelista da paz, advogado sul-africano Nelson Mandela (1918–); o pacificista, professor de Filosofia brasileiro Sérgio Vieira de Mello (1948–2003); o cientista benfeitor, químico francês Louis Pasteur (1822–1895); o revisor; o tradutor; o escriba; o voluntário; o duplista; o assistenciólogo; o conviviólogo; o cosmoeticólogo; o reeducador; o docente conscienciológico; o agente retrocognitor; o inversor existencial; o reciclante existencial; o projetor consciente; o epicon lúcido; o teleguiado autocrítico; o ofiexista; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a cuidadora; a acoplamentista; a amparadora de função; a tenepessista; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a verbetógrafa; a especialista da Conscienciologia; a preceptora; a parapreceptora; a autora de megagescon; a taconista, médica pediatra brasileira Zilda Arns Neumann (1934–2010); a médica e pedagoga italiana Maria Montessori (1870–1952); a nobelista da paz e ambientalista queniana Wangari Maathai (1940–2011); a pacifista e política birmanesa Aung San Suu Kyi (1945–); a cientista benfeitora, zoóloga, bióloga e escritora americana Rachel Carson (1907–1964); a revisora; a tradutora; a escriba; a voluntária; a duplista; a assistencióloga; a convivióloga; a cosmoeticóloga; a reeducadora; a docente conscienciológica; a agente retrocognitora; a inversora existencial; a reciclante existencial; a projetora consciente; a epicon lúcida; a teleguiada autocrítica; a ofiexista; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens coadjutor; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: inteligência interassistencial primária = a capacidade de utilizar os trafores somáticos e psicossomáticos na prática da tacon intrafísica egocármica; inteligência interassistencial média = a capacidade de utilizar os trafores intelectuais na prática da tares retributiva grupocármica; inteligência interassistencial avançada = a capacidade de aplicar os automegaatributos na prática da tares distributiva policármica.
          Culturologia: a cultura da Evoluciologia.
          Ingresso. Pela Intermissiologia, a partir da paralógica evolutiva, o ingresso no Curso Intermissivo está vinculado às práticas da inteligência interassistencial promovidas pelo intermissivista em vidas pregressas.
          Etiologia. Tudo indica a inteligência interassistencial nascer a partir da Cosmoética esboçante, sendo esse traço impulsionador da mudança para melhor da intenção básica ou do materpensene da consciência em evolução.
          Biografologia. Pela Evoluciologia, a consciência experimenta sucessivas reciclagens existenciais, durante as vidas intrafísicas, enquanto manifesta mudanças de interesses e de intenções. Eis 2 exemplos da trajetória assistencial, citados em ordem alfabética:
          1. Acolhimento. A conscin de perfil large, conquistado em retrovidas, quando alcança patamar evolutivo mais maduro, apresenta-se muito mais acolhedora, do ponto de vista interassistencial, se comparada com a conscin miserê.
          2. Dadivosidade. A mudança de ego para o perfil interassistencial inicia pela generosidade intrafísica, com bases na tacon, ou em doação de cunho financeiro ou material, até expandir para a doação de cunho tarístico e evolutivo.
          Exemplarismo. As ações interassistenciais da consciência qualificam o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal. Eis 5 casos de personalidades exemplaristas da inteligência interassistencial primária e as respectivas pontoações, listados alfabeticamente:
          1. Jaume Sanllorente (1976–): o jornalista espanhol, após viagem à Índia, tomou consciência da situação calamitosa das crianças indianas e decidiu criar a ONG Sorrisos de Bombaim, em homenagem às crianças do local. Pontoações interassistenciais: escrita e publicação de livro autobiográfico; criação de 1 orfanato; duas escolas e mais de duas mil crianças beneficiadas pelos projetos em ação (Ano-base: 2009).
          2. John Wood (1964–): o economista estadunidense saiu da Microsoft para tornar-se empreendor social. Em 2000, fundou a Room to Read, ONG com a missão de ajudar crianças carentes a ler e escrever. Pontoações interassistenciais: publicação de 6 livros, sendo 1 autobiográfico; 12.522 bibliotecas com 10 milhões de livros; 1.450 escolas; 6 milhões de crianças beneficiadas (Ano-base: 2007).
          3. Maria da Graça Meneghel (Xuxa, 1963–): a apresentadora e modelo brasileira criou, em 1989, a Fundação Xuxa Meneghel. Foi inspirada a partir de visita à moradora da Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro, onde, em lugar modesto, abrigava mais de 80 crianças. Pontoações interassistenciais: hoje a fundação conta com parceiros mantenedores e especialistas em assistência infantil e proporciona ajuda a mais de mil crianças todos os dias (Ano-base: 2011).
          4. Nick Vujicic (1982–): formado em Planejamento Financeiro, o empresário, escritor e palestrante motivacional internacionalmente conhecido, divulgou mensagem central: “O objetivo mais importante para qualquer pessoa é encontrar o propósito de vida”. Nick nasceu com focomelia ou má formação congênita, sem braços e sem pernas. Pontoações interassistenciais: escrita e publicação de livro autobiográfico e palestra motivacional para mais de 3 milhões de pessoas, em 25 países (Ano-base: 2011).
          5. Rodrigo Baggio (1971–): o empresário e professor de informática, brasileiro, fundou, em 1995, o CDI – Comitê para a Democratização da Informática, a primeira ONG de inclusão digital. Foi inspirado a partir de sonho (estado alterado da consciência), no qual relata ter visto milhares de crianças pobres com acesso a computadores. Pontoações interassistenciais: 6 livros didáticos publicados; 370 CDIs Comunidades; 805 educadores; 6.521 computadores em uso e 49.442 alunos (Ano-base: 2011).
          Atributos interassistenciais. Eis, listados em ordem alfabética, 36 atributos interassistenciais e exemplos de atitudes desenvolvedoras da inteligência interassistencial:
          01. Altruísmo: o ato de doar a si mesmo, com afeição sincera, aos outros.
          02. Autabnegação cosmoética: o ato de promover o egocídio cosmoético.
          03. Autenticidade: o ato de mostrar-se transparente quanto à intencionalidade.
          04. Autocientificidade: o ato de promover a exaustividade nas autopesquisas e heteropesquisas.
          05. Autoconfiança: o ato de confiar em si mesmo na atuação interassistencial.
          06. Autodefensibilidade: o ato de promover o encapsulamento energético em si e nos assistidos.
          07. Autodeterminação evolutiva: o ato cosmoético de galgar novos patamares na escala evolutiva, a fim de qualificar a interassistência.
          08. Autodisponibilidade: o ato de criar agenda pessoal organizada e flexível, a fim de atender a extrapauta interassistencial.
          09. Autoimperdoabilidade: o ato de retificar de modo imediato o erro cometido.
          10. Automotivação: o ato de praticar a assistência sem retorno.
          11. Autoparapsiquismo avançado: o ato de promover a megaeuforização.
          12. Benignidade: o ato de promover o heteroperdão antecipado.
          13. Bom humor: o ato de saber desdramatizar as situações trágicas.
          14. Carisma: o ato de cativar as pessoas.
          15. Coerência: o ato de praticar o profissionalismo cosmoético em todas as áreas da vida.
          16. Comunicabilidade: o ato de praticar a tares.
          17. Consciencialidade assistencial: o ato de pensenizar de modo inegoico.
          18. Conscienciocentralidade: o ato de praticar o voluntariado lúcido.
          19. Convivialidade sadia: o ato de conviver de modo cosmoético com todos os seres.
          20. Desapego: o ato de saber abrir mão do assistido quando necessário.
          21. Disciplina: o ato de planejar-realizar-avaliar-qualificar de modo contínuo.
          22. Empatia: o ato de decodificar as necessidades evolutivas dos assistidos.
          23. Força presencial: o ato de manter materpensene atrator de assistidos.
          24. Generosidade: o ato de compartilhar as autovivências evolutivas.
          25. Hiperacuidade parapsíquica: o ato de automapear a sinalética energética.
          26. Imparcialidade: o ato de promover a refutação técnica.
          27. Liderança: o ato de formar novos líderes.
          28. Magnanimidade: o ato de promover o perdão completo.
          29. Mediação: o ato de intervir de modo cosmoético na resolução dos conflitos interconscienciais.
          30. Maxifraternismo: o ato de pesquisar de modo exaustivo as teorias da Maxifraternologia, a fim de compreender e promover o amor policármico na prática.
          31. Pacificação íntima: o ato de promover a concórdia.
          32. Parapsiquismo mentalsomático: o ato de escrever e publicar verbetes, artigos, gescons até alcançar a megagescon verponológica.
          33. Respeitabilidade: o ato de respeitar o nível evolutivo das consciências.
          34. Responsabilidade: o ato de praticar diariamente a tenepes para o resto da vida.
          35. Soltura holochacral: o ato de promover a descoincidência holossomática, a fim de potencializar a doação energética.
          36. Verbação: o ato de falar, quando oportuno, somente depois de realizado.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com inteligência interassistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
          03. Amparabilidade: Amparologia; Homeostático.
          04. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Autoparapsiquismo avançado: Autoparapercepciologia; Homeostático.
          06. Benignidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          07. Categoria da minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          08. Evolução tacon-tares: Interassistenciologia; Homeostático.
          09. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          10. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático.
          11. Magnanimidade: Automagnanimologia; Homeostático.
            12.   Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático.
            13.   Oportunidade de ajudar: Interassistenciologia; Homeostático.
            14.   Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            15.   Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
     A INTELIGÊNCIA INTERASSISTENCIAL É COMPETÊNCIA
  EVOLUTIVA CONQUISTADA PELA CONSCIÊNCIA FRATERNA, DE MODO GRADATIVO, A PARTIR DO CONTINUÍSMO
  DAS ATITUDES COSMOÉTICAS EM FAVOR DOS OUTROS.
            Questionologia. No teste de avaliação autoconscienciométrica, pela escala de 1 a 5, em qual nível você, leitor ou leitora, se posiciona quanto à inteligência interassistencial? Qual a eficiência das autorrealizações em favor de outras consciências?
            Bibliografia Específica:
            01. Gardner, Howard; Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas; revisora Maria Carmem S. Barbosa; XX + 340 p.; 14 caps.; 126 citações; 4 ilus.; 1 tab.; 640 notas; alf.; ono.; 25 x 17,5 cm; br.; 2ª reimp.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2002; páginas 1 a 299.
            02. Idem; Mentes que Mudam: A arte e a Ciência de Mudar as nossas Ideias e as dos outros (Changing Minds: The Art and Science of changing our own and other Peoples Minds); revisor Rogério de Castro Oliveira; trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese; 230 p.; 10 caps.; 6 enus.; 2 gráfs.; 2 ilus.; 1 tab.; 187 notas; alf.; 23 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2005; páginas 35 a 58.
            03. Leite, Hernande; Mediação: Atributo Assistencial Pró-desperticidade; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 9; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2005; página 9.
            04. Sanllorente, Jaume; Sorrisos de Bombaim: A Viagem que mudou meu Destino (Sonrisas de Bombay); revisor Otacílio Palareti; trad. Clara A. Colotto; 192 p.; 19 caps.; 1 nota; Larousse; São Paulo, SP; 2009; páginas 111 e 192.
            05. Thomaz, Marina; Binômio Tenepes-Autopesquisa: Estudo de Vivências Pessoais; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 2; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2007; página 90.
            06. Tornieri, Sandra; Convivialidade Madura Pró-desperticidade; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 10; N. 3; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2006; páginas 238 a 251.
            07. Idem; Técnica da Qualificação do Tenepessopensene Pessoal; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 13; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2009; páginas 41 a 52.
            08. Idem; Técnicas Assistenciais; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 9; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2005; páginas 38 a 52.
            09. Vieira, Waldo; Filosofia do Epicentrismo Consciencial; Jornal da Invéxis; Ano 11; N. 8; Foz do Iguaçu, PR; S. D.; páginas 4 a 7.
            10. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 236, 238 e 269.
            11. Idem; Tertúlias Conscienciológicas; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 2; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2002; páginas 39 a 42.
            12. Vujicic, Nick; Uma Vida sem Limites: Inspiração para Uma Vida absurdamente Boa (Life without Limits); revisores Camila de Castro Sanches; & Teresa Maria de M. Araújo; trad. Renato Marques de Oliveira; 264 p.; 12 caps.; 14 fotos; 23 x 16 cm; br.; Novo Contexto; Ribeirão Petro, SP; 2011; páginas 9 a 264.
            13. Wood, John; Saí da Microsoft para Mudar o Mundo (Leaving Microsoft to Change the World); revisores José Tedin Pinto; Luis Américo Costa; & Tereza da Rocha; trad. Mário Molina; 240 p.; 24 caps.; 18 fotos; 20 x 13 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2007; páginas 8 a 238.
          Webgrafia Específica:
          1. Comitê para a Democratização da Informática (CDI); História; disponível em: <http://www.cdi.org.br/page/sobre-o-cdi>; acesso em: 22.06.12.
          2. Fundação Xuxa Meneghel; A Fundação Xuxa Meneghel surgiu a partir de um Sonho; disponível em:
<http://www.fundacaoxuxameneghel.org.br/nossa-historia/>; acesso em: 22.06.12.
                                                                                                          S. T.