A autorreeducabilidade universalista é a propriedade, capacidade, qualidade ou condição de a conscin, homem ou mulher, promover autorreciclagens intraconscienciais evolutivas, continuada e multidimensionalmente, em consonância com os princípios do Universalismo teático frente à vivência das realidades e pararrealidades do Cosmos.
Você, leitor ou leitora, prioriza a qualificação universalista da autorreeducação? Amplia sistematicamente o autodiscernimento quanto ao senso universalista no contexto evolutivo?
AUTORREEDUCABILIDADE UNIVERSALISTA (AUTORREEDUCACIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autorreeducabilidade universalista é a propriedade, capacidade, qualidade ou condição de a conscin, homem ou mulher, promover autorreciclagens intraconscienciais evolutivas, continuada e multidimensionalmente, em consonância com os princípios do Universalismo teático frente à vivência das realidades e pararrealidades do Cosmos. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo re provém do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O termo educação deriva também do idioma Latim, educatio, “ação de criar, de nutrir; cultura; cultivo”, de educare, “criar (alguma criança); amamentar; cuidar; educar; instruir; ensinar”. Apareceu no Século XVII. A palavra reeducação surgiu no Século XX. O vocábulo universal provém do mesmo idioma Latim, universalis, “geral; universal”. Apareceu em 1310. O vocábulo universalismo surgiu em 1874. Sinonimologia: 1. Autorreeducabilidade cosmovisiológica. 2. Autorreeducabilidade integral. 3. Autorreeducabilidade libertária. Neologia. As 3 expressões compostas autorreeducabilidade universalista, miniautorreeducabilidade universalista e maxiautorreeducabilidade universalista são expressões técnicas da Autorreeducaciologia. Antonimologia: 1. Autorreeducabilidade facciosa. 2. Autoreeducabilidade dogmática. 3. Autorreeducabilidade neofóbica. 4. Autodeseducação. Estrangeirismologia: a ausência de know-how evolutivo; a open mind; o up-to-date evolutivo; a necessária self-investigation; o moto continuum autopesquisístico; o carpe diem autevolutivo; a glasnost autaplicada; a autovivência da embromation; o checkup autopensênico. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente da autopercuciência quanto a Universalismologia. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autorreeducabilidade: autocomprometimento cosmoético. O universalismo liberta. Consciência universalista exemplifica. Autorreeducabilidade é inexorável. Citaciologia. Eis 3 citações pertinentes ao tema: – Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo (Edward Gibbon, 1737–1794). O problema essencial da educação é dar o exemplo (Anne Robert Turgot, 1727–1781). A escola da experiência é a mais educativa (Jean Moliére, 1622–1673). Proverbiologia. Conforme antigo provérbio chinês: – Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Educação. Educar-se é evoluir”. 2. “Qualificação. A qualificação de qualquer realidade começa pela autopensenidade”. 3. “Universalismo. A pessoa renasce em famílias de diferentes etnias, em vidas humanas sucessivas, a fim de caminhar abertamente para a vivência do universalismo”. Filosofia: a aquisição do senso universalista; o Megafraternismo; a Cosmoética. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do Universalismo Teático; o holopensene pessoal de autopesquisa; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; a autorretilinearidade pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autovigilância pensênica; os benignopensenes; a benignopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade. Fatologia: a autorreeducabilidade universalista; a aplicação contínua da inteligência evolutiva (IE); a autorreeducabilidade intercultural; a condição de universalidade da consciência; o atacadismo evolutivo; a admissão da universalidade dos mundos habitados; a autopacificação na conquista do universalismo; a interação sadia e interassistencial com a Natureza; a fito e a zooconvivialidade sadia; o planeta Terra enquanto local intrafísico evolutivo de única família multiespécie; a autossuperação do especismo; a imprescindibilidade da empatia na compreensão e vivência do universalismo prático; o altruísmo enquanto ferramenta universalista; o megautoencantoamento cosmoético; a autopercepção analítica acurada; a meganálise das autointerações mesológicas; a crise mentalsomática de crescimento; a autoconscientização da interdependência entre todas as consciências; o discernimento quanto às consequências das ações cotidianas; a identificação, superação e profilaxia dos preconceitos e imaturidades pessoais; o abertismo no acolhimento às neoideias; a autocosmovisão favorecedora das recins necessárias; a percuciência na abordagem multifacetária dos fatos; o detalhismo imprescindível à qualificação das autanálises; o sectarismo dominante exigindo recins terapêuticas; o universalismo comunicativo através da multimídia; a superação da autescravização ao subcérebro abdominal; a conquista diária da condição de cidadania cósmica através da autorreeducação; o universalismo enquanto passaporte para os multiuniversos; as ressomas em regiões geográficas diferenciadas visando a reciclagem das apriorismoses; a alienação elitista; os auto e heterestigmas anticosmoéticos; a concepção anticosmoética de castas; o narcisismo de grupo; o afeto meritocrático; o autismo étnico; o acolhimento assistencial indiscriminado; a discriminação entre tolerância e aceitação do diferente e das diferenças; a multiculturalidade profilática às neorressomas; a erradicação do neocolonialismo civilizatório e religioso; a autossuperação das barreiras afetivas e idiomáticas favorecendo o entrosamento com novas culturas; o poliglotismo enquanto universalismo pragmático; a autodileção paragenética de ideias universalistas vivenciadas há séculos; a sensação de omnipertencimento do Universalismo Teático; a ampliação do dicionário cerebral analógico enquanto ferramenta para aquisição do senso universalista; o sobrepairamento desconstrutor de barreiras sociais, políticas e religiosas na prática da interassistencialidade; a autossuperação dos pontos cegos nas autopercepções da realidade única; a convivialidade cosmoética e policármica; a autotransafetividade. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a lucidez das parapercepções; a paraaculturação profilática e terapêutica; os paraprendizados levando à maior compreensão do universalismo; o abertismo vivido proporcionando o acesso à Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); as projeções conscientes vivenciando as excursões extraplanetárias parapedagógicas; a consciência universalista favorecendo a proximidade do amparo extrafísico; as pararressocializações; o universalismo presente no comitê de recepção pós-dessoma; as reurbanizações extrafísicas exemplificando o universalismo policármico prático. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autanálise-vontade na promoção contínua de recins; o sinergismo abertismo-cosmovisão-poliglotismo; o sinergismo altruísmo-interassistencialidade-cosmovisão; o sinergismo inteligência evolutiva–atacadismo–mundividência. Principiologia: o princípio da descrença (PD) enquanto elemento fundamental à autorreeducabilidade; o princípio da auteducação evolutiva infinita; a aplicação do princípio da equanimidade; o princípio da autoconvivência sadia e produtiva; a autorreeducação fundamentada nos princípios do Paradireito; o princípio cosmoético de buscar o melhor para todos; o princípio da autevolução requerendo autorrenovações constantes. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) construído, aplicado e aperfeiçoado sistematicamente; o código de exemplarismo pessoal (CEP); o código do bem viver multidimensional aperfeiçoando o comportamento social e parassocial. Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva aplicada à Autoconsciencioterapia; a teoria da evolução consciencial compulsória e conjunta; a teoria da fôrma holopensênica pessoal; a teoria da intercooperação mundial; a teoria da otimização do tempo. Tecnologia: a técnica das autorreflexões de 5 horas; a aplicação técnica do Conscienciograma; a obtenção do zelo e rigor técnico na autorreeducação; a autaplicação da técnica da Cosmoética Destrutiva na realização da autorreciclagem ideativa; a técnica da agenda da autopensenização; a técnica da aferição da autocosmoética; a técnica da aquisição do senso de universalismo. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometria; o laboratório conscienciológico da Autoconsciencioterapia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o labcon pessoal. Colegiologia: o Colégio Invisível da Autorreeducaciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometria; o Colégio Invisível da Universalismologia; o Colégio Invisível da Cosmoconscienciologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Recinologia. Efeitologia: os efeitos da parassaturação didática quanto ao universalismo nos Cursos Intermissivos (CIs) pré-ressomaticos; os efeitos cosmovisiológicos da supersaturação intelectual; o efeito catalisador da autocrítica cosmoética; o efeito cosmovisiológico da abordagem micro-macro; o efeito evolutivo da autorreeducação permanente; o efeito acumulativo das reciclagens intraconscienciais; o efeito da pensenização cosmovisiológica continuada na soltura mentalsomática; o efeito halo da autexemplificação das recins. Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses heurísticas autevolutivas; a criação gradativa de neossinapses em decorrência das recins realizadas; a desconstrução de sinapses fossilizadas; a expansão de sinapses universalistas e maxifraternas; a geração de neossinapses derivadas das autorreflexões; a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço às neossinapses. Ciclologia: o ciclo revivalismo-recins-universalismo; o ciclo do autodidatismo teático; o ciclo do continuísmo autopesquisístico; o ciclo educação-reeducação; o ciclo erro-retratação-retificação-reciclagem-acerto; a evitação do ciclo fôrma holopensênica–mesologia–cunha mental–automimese dispensável; o ciclo homeostático autobservação-comparação-entendimento-reciclagem. Enumerologia: a autorreeducabilidade doméstica; a autorreeducabilidade racional; a autorreeducabilidade exemplarista; a autorreeducabilidade tarística; a autorreeducabilidade convivencial; a autorreeducabilidade multidimensional; a autorreeducabilidade consciencial. Binomiologia: o binômio admiração-discordância aplicado às pesquisas autorretrocognitivas; o binômio autocrítica-reciclagem no desenvolvimento da autocosmovisão e universalismo prático; o binômio autocriticidade sincera–autoincorruptibilidade; o binômio autorreeducação-neoideias; o binômio autorreflexões periódicas–recins permanentes; o binômio microcosmos-macrocosmos; o binômio universalismo intelectual–particularismo assistencial. Interaciologia: a interação microcosmo consciencial–macrocosmos multidimensional; a interação Curso Intermissivo–abertismo ideológico; a interação autexperimentação-autorreflexão-autocriticidade; a interação cosmovisão-megafoco; a interação esforço individual–rendimento evolutivo; a interação faculdades mentais–parapercepções multidimensionais; a interação fôrma holopensênica–autorrevezamento multiexistencial. Crescendologia: o crescendo paradigma pessoal anacrônico–paradigma pessoal verpônico; o crescendo compreensão intercultural–convivência fraterna–universalismo vivido; o crescendo evolutivo autopesquisa-autorreconciliação-autorreeducação; o crescendo cidadania nacional natalícia–cidadania universal vivenciada; o crescendo compreensão-autorreeducaçãouniversalização. Trinomiologia: os ganhos evolutivos do megafoco no trinômio Universalismo-Maxifraternismologia-Cosmoética; o trinômio gregarismo-individualismo-universalismo; o trinômio vontade-mundividência-autorreeducabilidade; a aplicação na autorreeducação do trinômio técnica do detalhismo–técnica da exaustividade–técnica da circularidade. Polinomiologia: o polinômio cosmovisiológico atacadismo-generalismo-poliglotismo-universalismo; o polinômio geoconvivialidade-fitoconvivialidade-zooconvivialidade-homineconvivialidade; o polinômio atenção dividida–pangrafia–cosmovisão–cosmoconsciência; o polinômio autovalores-autocosmoética-intencionalidade-autocoerência-recin. Antagonismologia: o antagonismo autorreeducação sectária / autorreeducação universalista; o antagonismo individualismo / cosmismo; o antagonismo autocrítica / autodogmatismo; o antagonismo emocionalismo do egoísmo / racionalidade do universalismo; o antagonismo especismo / universalismo; o antagonismo neofilia / intolerantismo; o antagonismo generalismo universalista / especialismo sectarista. Paradoxologia: o paradoxo de a autorreeducação ser individual e intransferível mas ocorrer na interação com consciências, pré-humanos, vegetais, ambientes e objetos; o paradoxo da autoconsciencialidade do Universalismo; o paradoxo de o acúmulo de retroexperiências fundamentar a geração de neoverpons; o paradoxo dias de erros–anos de retratação–séculos de recomposição; o paradoxo de quanto maior o livre arbítrio conquistado maior a autossubmissão voluntária ao fluxo cósmico; o paradoxo de a cosmovisão planetária patrocinar a autocosmovisão. Politicologia: a autodiscernimentocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a cognocracia; a política de compreender o direito alheio de expressar-se antievolutivamente; as políticas de globalização. Legislogia: a lei da empatia evolutiva; a lei da auteducação evolutiva permanente; a lei da evolução universal; a lei dos direitos interconscienciais; a Parajurisprudência universal permeando a Intrafisicologia. Filiologia: a autopesquisofilia; o neofilismo; a autorreciclofilia; a autorraciocinofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a autodisciplinofobia; a autognosofobia; a autorreflexofobia; a etnofobia. Sindromologia: a profilaxia quanto à síndrome da automimese fossilizadora; a síndrome da apriorismose levando ao preconceito; a síndrome da mediocrização; a síndrome da robotização existencial; a superação da síndrome de Swedenborg; a síndrome do autismo consciencial; o domínio da síndrome da despriorização evolutiva. Maniologia: a antiquomania; a apriorismomania; a etnomania; a interiorosemania; a mania da inflexibilidade; a religiomania; o combate à egomania. Mitologia: os mitos religiosos; a anulação do mito da verdade absoluta; a autescravização aos mitos milenares; a busca da exclusão dos mitos, preconceitos, convencionalismos e dogmas; a pararruptura dos mitos sectários de superioridade; a queda do mito da existência de atos sem consequências; os automitos deturpadores da autocrítica; o mito da superioridade racial; o desbitolamento intraconsciencial das mitificações sobre as realidades do Cosmos. Holotecologia: a parapsicoteca; a pedagogoteca; a pensenoteca; a conscienciometroteca; a curiosoteca; a holomnemoteca; a recexoteca. Interdisciplinologia: a Autorreeducaciologia; a Multiculturologia; a Universalismologia; a Cosmoeticologia; a Megafraternologia; a Cosmovisiologia; a Verponologia; a Holomaturologia; a Autocogniciologia; a Analiticologia; a Autevoluciologia; a Autodiscernimentologia. IV. Perfilologia Elencologia: o pré-serenão; a conscin lúcida; a conscin intermissivista; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin autodidata; a conscin autocrítica; a conscin enciclopedista; a conscin autopesquisadora; a conscin parapsíquica; a conscin cosmovisiológica. Masculinologia: o cosmícola; o projetor lúcido; o cosmovisionista; o atacadista consciencial; o autexperimentador; o autoconsciencioterapeuta; o autoimperdoador; o compassageiro evolutivo; o conviviólogo; o detalhista; o duplista; o evoluciente; o exemplarista; o homem racional; o homem tarístico; o inversor existencial, o reciclante existencial; o auteducador; o neofílico; o autobservador; o polímata; o paradireitólogo. Femininologia: a cosmícola; a projetora lúcida; a cosmovisionista; a atacadista consciencial; a autexperimentadora; a autoconsciencioterapeuta; a autoimperdoadora; a compassageira evolutiva; a convivióloga; a detalhista; a duplista; a evoluciente; a exemplarista; a mulher racional; a mulher tarística; a inversora existencial; a reciclante existencial; a auteducadora; a neofílica; a autobservadora; a polímata; a paradireitóloga. Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens educator; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens reeducator. V. Argumentologia Exemplologia: miniautorreeducabilidade universalista = a da conscin dogmática adquirindo abertismo incipiente; maxiautorreeducabilidade universalista = a da conscin monovisionária adquirindo a cosmovisão multidimensional. Culturologia: a cultura da autopesquisa multidimensional; a cultura da Conscienciologia; o interculturalismo; o multiculturalismo; a autossuperação da cultura inútil; a cultura da megafraternidade; a cultura da cosmovisão. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorreeducabilidade universalista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático. 03. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro. 04. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático. 05. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático. 06. Autexposição recicladora: Autorrecexologia; Homeostático. 07. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático. 08. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro. 09. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático. 10. Educação ambiental: Reeducaciologia; Neutro. 11. Educação despertológica: Reeducaciologia; Homeostático. 12. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático. 13. Integridade consciencial: Autevoluciologia; Homeostático. 14. Reciclogenia: Autorrecexologia; Homeostático. 15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. A QUALIFICAÇÃO CONSCIENCIAL EXIGE A PRIORIZAÇÃO LÚCIDA DA AUTORREEDUCAÇÃO SISTEMATIZADA, COSMOVISIOLÓGICA E UNIVERSALISTA, ENQUANTO PRÉ-REQUISITO FUNDAMENTAL À COSMOCONSCIENCIALIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, prioriza a qualificação universalista da autorreeducação? Amplia sistematicamente o autodiscernimento quanto ao senso universalista no contexto evolutivo? M. O. K.