Autesforço Mentalsomático

O autesforço mentalsomático é a intensificação do trabalho com o paracorpo do discernimento, embasado em conjunto aperfeiçoável de procedimentos, práticas, hábitos, técnicas e posturas de higidez e homeostase, visando o aumento da produtividade intelectual tarística da conscin interessada, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, tem envidado esforços mentaissomáticos permanentes? Quais os efeitos percebidos na própria evolução?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                             AUTESFORÇO MENTALSOMÁTICO
                                       (MENTALSOMATOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O autesforço mentalsomático é a intensificação do trabalho com o paracorpo do discernimento, embasado em conjunto aperfeiçoável de procedimentos, práticas, hábitos, técnicas e posturas de higidez e homeostase, visando o aumento da produtividade intelectual tarística da conscin interessada, homem ou mulher.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo força deriva do idioma Latim, fortia, de fortis, “forte; robusto; vigoroso; corpulento; grande; poderoso; ativo; corajoso; virtuoso; formoso”. Os termos força e esforço surgiram no Século XIII. A palavra mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e esta de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Apareceu no Século XV. O vocábulo somático provém do idioma Francês, somatique, e este do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Surgiu no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Autempenho mentalsomático. 2. Autafinco mentalsomático. 3. Autodedicação ao trabalho mentalsomático. 4. Autempenho do paracorpo do discernimento.
             Neologia. As 3 expressões compostas autesforço mentalsomático, autesforço mentalsomático básico e autesforço mentalsomático avançado são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
             Antonimologia: 1. Acrasia mentalsomática. 2. Esmorecimento mentalsomático. 3. Procrastinação do trabalho intelectivo. 4. Inércia mentalsomática. 5. Negligência paracerebral.
             Estrangeirismologia: o breakthrough mentalsomático; o upgrade paracerebral contínuo; a evitação da gaspillage du temps em rotinas improdutivas; o ato de ouvrir le cerveau; a autodisposição para o hard work mentalsomático; o mentalsoma musclé.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao desenvolvimento mentalsomático.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Autesforços. Os autesforços acarretam autotriunfos ou autopunições, mera questão de escolha inteligente ou ignorante, segundo a Paramatematicologia da Lei de Causa e Efeito”.
             2. “Mentalsomaticidade. O enriquecimento mentalsomático ocorre com o aumento dos trabalhos intelectuais. A consequência, com o tempo, é a aquisição da cosmovisão”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal mentalsomático; os frutos pensênicos do trabalho mentalsomático; a pensenosfera ampliada; os autopensenes; a autopensenidade disciplinada; a autopensenidade eficaz assistencialmente; os ortopensenes, a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; os autografopensenes; a autografopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os circumpensenes; a circumpensenidade; a criatividade autopensênica; a liberdade pensênica enquanto meta pessoal; a elaboração pensênica desreprimida; o escancaramento mentalsomático proporcionado pela autodesinibição pensênica; a mudança de bloco pensênico desassediadora; a holopensenização homeostática alcançada por meio do autempenho; o sobrepairamento pensênico; a autopensenização sofisticada no labor da auto e heteropesquisa assistencial; a retilinearidade autopensênica; a pensenidade da Consciex Livre (CL). 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: o autesforço mentalsomático; o autaprimoramento dos recursos mentaissomáticos; a qualificação dos autesforços; o interesse pela expansão da autocognição; a autossuperação da douta ignorância; o autenfrentamento cognitivo; a busca do respeito aos próprios limites cerebrais e paracerebrais; a autossuperação da vida intrafísica atribulada; a noção realista dos próprios limites intelectivos; o refinamento do autocontrole egoico no acúmulo de conhecimento; o autocomedimento cosmoético diante das potencialidades da ampliação do saber; o reconhecimento dos benefícios do trabalho em grupo para avanço mentalsomático geral; a inteligência evolutiva (IE) aplicada nos trabalhos diários; o trabalho de autodesassédio continuado; o autempenho na higidez dos veículos de manifestação da consciência; a priorização da serenidade necessária à mentalsomaticidade; a autodisponibilidade para seguir em frente na autevolução; o almejo do próximo patamar de autodesenvolvimento parapsíquico; a autodeterminação para superar os lapsos do avanço mentalsomático pessoal; o autofortalecimento intelectivo da assistencialidade; a tridotação consciencial; o autempenho no exercício da aprendizagem permanente; a revitalização do autodiscernimento; a diligência no uso dos autotrafores mentais na superação de trafares e conquista de trafais; o destemor diante do acúmulo de informações; o ânimo renovado em organizar informações para autocompreensão; a ênfase na revisão periódica da autocompreensão da realidade; a renovação tranquila e permanente das autoconvicções; a desconstrução ininterrupta das verdades pessoais; a busca constante de neoverpons; a autossuperação do paradigma científico convencional; a automaxidissidência científica; a autodesassedialidade quanto à heterocrítica; o autocontrole da distorção cognitiva; a autorrevisão mentalsomática dinamizada; a testagem da autoconfiança mentalsomática; a aplicação da autocapacidade máxima no entendimento das pararrealidades; o autoimpulsionamento do caminhar evolutivo; a labuta na reconstrução periódica da automundividência; a ruptura frontal da crença na verdade estática; o desenvolvimento da acuidade mentalsomática para além do autopadrão de discernimento diário; o taquipsiquismo; a taquirritmia megagescônica; a tonificação da autaprendizagem pela abertura proposital de múltiplos canais de assistência; a filigrana tarística; o trabalho árduo no desenvolvimento de atributos mentaissomáticos; a polimatia; a cosmovisão; a mundividência evolutiva; o empenho nos acréscimos produtivos à Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o epicentrismo consciencial mentalsomático; a desperticidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as energias mentaissomáticas; a seletividade no emprego das energias pessoais; o coronochacra ativado; o irrompimento do paracérebro; o desenvolvimento do parapsiquismo mentalsomático; a atenção dividida; a holomemória recuperada; a autolucidez robustecida pelo esforço pessoal; a extrafisicalidade analisada por meio da autocompreensão; as parapercepções analisadas; as autoprojeções sintetizadas; o autoparadiscernimento desenvolto rumo ao neopatamar mentalsomático; o suprassumo da autoconsciência multidimensional e multiexistencial; o amparo extrafísico de função mentalsomática; os paradiálogos entre conscin pré-serenona e consciexes intelectuais evoluídas; a biparacerebralidade; o paramicrochip; as paracaptações corroboradoras do autoconhecimento; as projeções lúcidas (PLs) promotoras de entendimento da pararrealidade; a sinalética energética e parapsíquica pessoal mapeada; as extrapolações parapsíquicas autestimuladas em processos de reciclagens autoprovocados; o paraconceptáculo; o paranicho; a parencubadora; o paraútero de verpons; o paraviveiro de gescons; a cosmanálise; a pangrafia; a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo produção mentalsomática–saúde holossomática; o sinergismo autocognição-autoparapercepção; o sinergismo inteligência-semperaprendência; o sinergismo controle psíquico–produtividade mentalsomática; o sinergismo conhecimento-experiência; o sinergismo leitura-escrita; o sinergismo neoverpon-gescon; o sinergismo cérebro-paracérebro.
          Principiologia: o princípio da exaustividade nas autopesquisas; o princípio do maior esforço na assistência qualificada; o princípio da descrença (PD); o princípio do autodidatismo mentalsomático; o princípio da verpon; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da perseverança autopesquisística. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              3
             Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) na autogestão de conhecimento; o código de valores pessoais aperfeiçoado pelo autesforço mentalsomático.
             Teoriologia: a teática da autexperimentação mentalsomática; a teática da autocognição aplicada à busca de soluções; a teática da escrita mentalsomática; a teática da auto-higienização pensênica.
             Tecnologia: a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica da autopesquisa; a técnica da tenepes; as técnicas de escrita conscienciológica; as técnicas de qualificação grafopensênica; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da madrugada.
             Voluntariologia: o empenho no voluntariado conscienciológico tarístico potencializando o desempenho mentalsomático.
             Laboratoriologia: o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores-Autores da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
             Efeitologia: o efeito desassediador do autesforço mentalsomático; o efeito produmétrico do autodesbloqueio mentalsomático; o efeito assistencial do abertismo pensênico; o efeito da higidez pensênica; o efeito do bom aproveitamento dos aportes proexológicos mentaissomáticos; o efeito da utilização máxima do autotrafor da escrita; o efeito da pluralidade de enfoques do autorraciocínio cognitivo.
             Neossinapsologia: as neossinapses ampliadas no aprimoramento dos autoconstructos mentaissomáticos; o sistema neossináptico constantemente estimulado pelos autesforços mnemônicos multidimensionais.
             Ciclologia: o ciclo autossuperação da arrogância do saber–ampliação da inteligência evolutiva; o ciclo ler-compreender; o ciclo adquirir–aplicar conhecimento; o ciclo paciência-resistência-persistência.
             Enumerologia: a pensenidade parapsíquica; a pensenidade indireta; a pensenidade colateral; a pensenidade tangencial; a pensenidade em rede; a pensenidade filigranada; a pensenidade supratemporal.
             Binomiologia: o binômio trabalho-lazer; o binômio contributivo para mim–para todos; o binômio neutro saber-poder; o autajuste fino no caminho do meio do binômio produzir–doar conhecimento; o aprofundamento intraconsciencial gerador do binômio autoconhecimento-heteresclarecimento; o binômio verbo-ação; o binômio coesão–clareza pensênica; o binômio descoincidência–transe consciencial criativo.
             Interaciologia: a interação escrita-exposição; a interação reflexão–produção mentalsomática; a interação autorreciclagem–revisão escrita; a interação teoria-prática; a interação voluntariado-escrita; o autorrefinamento na gestão da interação mentalsomaticidade–senso comum; a interação autesforço mentalsomático–cumprimento da proéxis; a interação racionalidade cosmoética–fluxo do Cosmos.
             Crescendologia: o crescendo meta intelectual–meta mentalsomática; o crescendo monoglotismo-poliglotismo; o crescendo pré-verpon–eclosão da neoverpon–irrupção do neoconstructo; o crescendo autoria individual–coautoria de livro conscienciológico; o crescendo Ciência Convencional–Conscienciologia; o crescendo docência pedagógica–docência parapedagógica; o crescendo achados pesquisísticos–ferramentas consciencioterápicas; o crescendo projetabilidade-epicentrismo-desperticidade; o crescendo tenepes-ofiex.
             Trinomiologia: o trinômio experiência-aprendizagem-compartilhamento; o trinômio evolutivo cultura-erudição-cientificidade; o trinômio do autoconhecimento presente-passado-futuro; o trinômio paracaptação-comunicação-esclarecimento; o trinômio megaparafenômeno-discrição-autodiscernimento. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Polinomiologia: a indissociabilidade dos esforços do polinômio autopesquisa-interassistência-mnemônica-conscienciografia-mentalsomática; o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio empatia-vontade-agenda-foco; o polinômio cosmoético autexposição–troca de experiências–heterexemplo–liderança intelectiva natural.
          Antagonismologia: o antagonismo enfraquecimento pessoal / autesforço mentalsomático; o antagonismo procrastinação evolutiva / coragem autossuperativa; o antagonismo rotina improdutiva / rotina intelectual; o antagonismo pensamento mítico / flexibilidade pensênica; o antagonismo avanço pensênico / regressão pensênica; o antagonismo estimulação evolutiva / estagnação evolutiva; o antagonismo antipriorização mental / foco mentalsomático.
          Paradoxologia: o paradoxo de a modéstia intelectual poder potencializar a expansão mentalsomática.
          Politicologia: a mentalsomatocracia; a cognocracia; a proexocracia; a cosmocracia; a meritocracia evolutiva; a lucidocracia; a interassistenciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço mentalsomático.
          Filiologia: a pensenofilia; a voliciofilia; a cognofilia; a mentalsomatofilia; a neofilia; a holomemoriofilia; a priorofilia.
          Fobiologia: a mentalsomatofobia; a autopesquisofobia; a intelectofobia; a disciplinofobia; a neofobia; a pensenofobia; a autocriticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da mediocridade consciencial sabotando os autesforços mentaissomáticos.
          Maniologia: a mania da procrastinação do trabalho mentalsomático.
          Mitologia: o mito das certezas dogmáticas; o mito da verdade absoluta; a desmitificação.
          Holotecologia: a biblioteca; a encicloteca; a lexicoteca; a imagisticoteca; a hemeroteca; a analiticoteca; a mentalsomatoteca; a heuristicoteca; a neologisticoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Autodiscernimentologia; a Recexologia; a Autopesquisologia; a Experimentologia; a Verponologia; a Cerebrologia; a Intermissiologia; a Proexologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin semperaprendente; a Conscientia Libera.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autocognitor; o Homo En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                      5 sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens pancognitor; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens serenissimus.


                                                   V. Argumentologia

             Exemplologia: autesforço mentalsomático básico = o investimento no preenchimento de trafais visando a produção gesconográfica autoproéxica; autesforço mentalsomático avançado
= a produção conscienciológica ininterrupta do intermissivista no âmbito da maxiproéxis.
             Culturologia: a cultura do maior esforço evolutivo; a cultura da intelectualidade cosmoética; a cultura da erudição interassistencial; a cultura da priorização proexológica; a cultura da catálise paracerebral; a cultura da saturação intelectiva; a cultura da liderança intelectiva natural; a cultura da polivalência gesconográfica.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autesforço mentalsomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
             02. Autoconfiança intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
             03. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
             04. Biparacerebralidade: Paracerebrologia; Homeostático.
             05. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
             06. Fôlego mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
             07. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
             08. Paracérebro receptivo: Paracerebrologia; Homeostático.
             09. Pico máximo da inteligência: Mentalsomatologia; Homeostático.
             10. Princípio organizador dos saberes: Mentalsomatologia; Neutro.
             11. Saldo gesconográfico: Autogesconologia; Neutro.
             12. Saturação Intelectiva: Mentalsomatologia; Homeostático.
             13. Trafor da escrita: Traforologia; Homeostático.
             14. Turno intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
             15. Voliciolina: Voliciologia; Neutro.
   O AUTESFORÇO MENTALSOMÁTICO PERMANENTE PROMOVE CATÁLISE DO ESSENCIAL, EFICAZ E PRIORITÁRIO
     NA MANIFESTAÇÃO INTRAFÍSICA DAS CONSCIÊNCIAS,
 RUMO À AUTOCOSMOVISÃO ASSISTENCIAL COSMOÉTICA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem envidado esforços mentaissomáticos permanentes? Quais os efeitos percebidos na própria evolução?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação Integral da Consciência; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia (IIP); Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 114 e 115. 6                                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 158 e 1.005 a 1.008.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 120, 222, 1.030 e 1.033 a 1.035.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 155 e 1.075.
                                                                                                                          L. J.