Fôlego Mentalsomático

O fôlego mentalsomático é a capacidade de a conscin lúcida, homem ou mulher, sustentar a rotina intelectual sadia, aquisitiva, pesquisística, criativa, produtiva, distributiva, diária, com a fixação da autopensenidade no pen, sem recair em distrações mentais, envolvimentos emocionais, fugas imaginativas, escapismos sociais ou desviacionismos de qualquer outra natureza.

Você, leitor ou leitora, reconhece o valor e o nível do fôlego mentalsomático pessoal? Quais medidas práticas, técnicas ou procedimentos vem aplicando para expandir a capacidade pessoal de sustentar a rotina intelectual sadia, aquisitiva, pesquisística, criativa, produtiva, distributiva, diária?

      FÔLEGO MENTALSOMÁTICO
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O fôlego mentalsomático é a capacidade de a conscin lúcida, homem ou mulher, sustentar a rotina intelectual sadia, aquisitiva, pesquisística, criativa, produtiva, distributiva, diária, com a fixação da autopensenidade no pen, sem recair em distrações mentais, envolvimentos emocionais, fugas imaginativas, escapismos sociais ou desviacionismos de qualquer outra natureza.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo fôlego vem do idioma Latim follicare, “respirar como fole”, e este de follis, “fole”. Surgiu no Século XIII. O termo mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Apareceu no Século XV. A palavra somática provém do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Surgiu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Estofo mentalsomático. 2. Fôlego paracerebral. 3. Fôlego intelectual. 4. Potência da autointelectualidade.
         Neologia. As 3 expressões compostas fôlego mentalsomático, fôlego mentalsomático eletronótico e fôlego mentalsomático conscienciológico são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
         Antonimologia: 1. Fôlego psicossomático. 2. Fôlego baratrosférico. 3. Potencial energossomático. 4. Impotência mentalsomática. 5. Sedentarismo intelectual.
         Estrangeirismologia: o Verponarium; o strong profile intelectual; o mens sana in corpore sano; as multipesquisas urbi et orbi; o nulla dies sine linea; o festina lente aplicado à produtividade intelectual; o breakthrough mentalsomático; o background cognitivo, intermissivo e multiexistencial; o feedback neural; os implantes dos microchips cerebrais; o paramicrochip da conscin portadora de macrossoma intelectual.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à expansão da automentalsomaticidade teática interassistencial.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Voliciolina: combustível mentalsomático. Rompamos autolimites intelectuais.
         Ortopensatologia: – “Fôlego. Quem não suporta a fixação do raciocínio por muito tempo, ainda vive com fôlego baratrosférico”.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Mentalsomatologia; o holopensene da residência proexogênica; o holopensene da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; a retilinearidade autopensênica; a capacidade de manter a autopensenização focada nas ideias homeostáticas; o aproveitamento da fôrma holopensênica mentalsomática de certos ambientes intra e extrafísicos, a exemplo do Holociclo.
         Fatologia: o fôlego mentalsomático; o fôlego de autoimersão mentalsomática; a sede de saber; a curiosidade intelectual; a raciocinação; a estudiosidade; o interesse pesquisístico abrangente; o ritmo diário da produtividade gesconográfica; a gestão da vida dedicada à intelectualidade interassistencial; os hábitos e rotinas prioritárias na vida diuturna da conscin intermissivista; a calibragem do equipamento cerebral; o valor da dieta alimentar no rendimento cerebral; o atendimento à carga natural de sono; a menopausa lúcida favorecendo o uso do mentalsoma; a evitação da ingestão intelectual tóxica; a administração da extrapauta para não cair nos desviacionismos; as leituras especializadas continuadas; a ortomotivação mentalsomática; a verpon motivadora do momento evolutivo; as metas e desafios gesconográficos; a participação frequente em workshops, cursos, congressos e eventos científicos; o público, em geral, menor, das atividades mentaissomáticas mais densas da CCCI; a evitação da estafa intelectual; a parada técnica para resfolegar o mentalsoma; as férias quando necessárias; o corte dos estímulos ambientais, musicais, filmográficos e sociais (presenciais e virtuais) excessivos; a mudança técnica entre os blocos de atividades mentaissomáticas; o ajuste personalíssimo dos tempos do turno mentalsomático (horário nobre); o aproveitamento do pico máximo da inteligência; a potencialização do trabalho cerebral no turno antelucano; os preparativos existenciais, intra e extrafísicos para a vivência do corredor heurístico; o convívio holofilosófico; o reforço mútuo do fôlego intelectual entre as companhias evolutivas produtivas; o heterexemplo catalisador do autesforço intelectivo; a liderança intelectual; a saturação intelectiva; o estado de fluxo de criação ideativa; a potência mentalsomática inspiradora da amizade raríssima; o superfôlego mentalsomático do líder intelectual (mastermind) criador de neoescola de pensamento libertário; o ginomacrossoma intelectual; o andromacrossoma intelectual; a gescon de largo fôlego; a publicação da megagescon; a autoproéxis de bases mentaissomáticas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal relacionada ao amparador de função gesconográfica; o desbloqueio energético cortical; o parapsiquismo intelectual; o autodesassédio mentalsomático; o epicentrismo de campo energético de desassédio mentalsomático; o percentual de paracerebralidade vivenciada dia a dia; o nivelamento a maior da autocognição devido ao amparo extrafísico; as retrovidas na condição de conscin intelectual; os extrapolacionismos parapsíquicos mentaissomáticos; a suportabilidade da atmosfera homeostática das comunexes evoluídas; a colheita intermissiva; o exercício mentalsomático favorecendo o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo exercícios físicos–exercícios intelectuais; o sinergismo aprofundamento do conhecimento–expansão da autocognição; o sinergismo autoinvestimento parapsíquico–autoinvestimento intelectual; o sinergismo voliciolina-gesconogenia; o sinergismo criativo imaginação-racionalidade; o sinergismo intelectual amparador-amparando.
          Principiologia: o princípio do equilíbrio holossomático; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da perseverança pesquisística; o princípio da prioridade compulsória (PPC) aplicado à autoprodutividade mentalsomática; o princípio da expansão cognitiva, cosmovisiológica e infinita; a vivência do princípio da convivialidade sadia com quem se tem divergência ideativa.
          Codigologia: a holocognição enquanto item do código de valores pessoais; a autoqualificação metalsomática inclusa no código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado; o código pessoal de Cosmoética fundamentando a expansão do autopotencial mentalsomático.
          Teoriologia: a teoria e a prática do autodidatismo ininterrupto; a passagem inquestionável do 1% da teoria para os 99% da vivência intelectual.
          Tecnologia: a técnica da concentração mental; a técnica do aquecimento neuronal; a técnica do aperitivo intelectual; a técnica da nutrição informacional; a técnica do uróboro introspectivo; as grafotécnicas; as técnicas de desenvolvimento da curiosidade científica; as técnicas da Enciclopédia da Conscienciologia; as técnicas de ampliação do dicionário cerebral analógico poliglótico pessoal.
          Voluntariologia: o voluntariado nos departamentos paracientíficos das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado nas equipes debatedoras das ICs; o voluntariado na produção dos periódicos conscienciológicos; o voluntariado nas equipes técnicas do Holociclo; o voluntariado na Associação Internacional EDITARES; o voluntariado na Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); o voluntariado na União Internacional dos Escritores da Conscienciologia (UNIESCON).
          Laboratoriologia: o trio de laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Holociclo, Holoteca e Tertuliarium); o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cogniciologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Editores da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Autores Conscienciológicos; o Colégio Invisível da Erudiciologia; o Colégio Invisível da Parapolimatia; o Colégio Invisível dos Seres Despertos.
          Efeitologia: os efeitos da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma; os efeitos colaterais do uso indiscriminado dos nootrópicos ou drogas da cognição (pílulas da inteligência); o efeito halo da orientação do ponteiro consciencial no mentalsoma; o efeito voliciolínico das descobertas verponológicas.
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas através dos debates; as neossinapses resultantes do autoinvestimento mentalsomático; a recaptura das paraneossinapses intermissivas.
          Ciclologia: o ciclo de criatividade; o ciclo das neoverpons; o ciclo cosmoético aprender-ensinar; o ciclo ininterrupto pesquisa-leitura-reflexão-escrita.
          Enumerologia: o fôlego ideativo; o fôlego pesquisístico; o fôlego debatológico; o fôlego leiturológico; o fôlego heurístico; o fôlego conscienciográfico; o fôlego neoverponológico.
          Binomiologia: o binômio detalhismo-exaustividade enquanto medida do fôlego intelectual pessoal; o binômio apreensibilidade-compreensibilidade; o binômio mentalsomaticidade-autodesassedialidade; o binômio autorganização ideativa–autoprodutividade intelectual; o binômio exercício mentalsomático–fôlego neuronal.
          Crescendologia: o crescendo do fôlego intelectual com os exercícios neuronais; o crescendo da produtividade gesconográfica; o crescendo leitor-pesquisador-autor; o crescendo inversor intelectual–geronte polímata; o crescendo cerebralidade-paracerebralidade.
          Trinomiologia: a vivência do trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio concentração mental–atenção fixada–autolucidez; o trinômio cultura-erudição-polimatia.
          Polinomiologia: o polinômio revisão-correção-acréscimo-aprofundamento; o polinômio conferência-ensaio-curso-tratado; o polinômio gesconográfico verbete–artigo–livro–obra-prima; o polinômio conscienciólogo-pesquisador-docente-escritor; a harmonização do polinômio parafisiológico soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio autopotencializador dieta balanceada–exercícios moderados–sono reparador–respiração correta–EV profilático–ortopensenização.
          Antagonismologia: o antagonismo especialismo hemiplégico / generalismo polímata; o antagonismo empolgação criativa / cipriene mentalsomático; o antagonismo energossomático racionalidade do coronochacra / irracionalidade do umbilicochacra.
          Paradoxologia: o paradoxo da conscin de amplo potencial intelectual com preguiça mental.
          Politicologia: a mentalsomatocracia; a lucidocracia; a cognocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectual; a lei do maior esforço aplicada às auto e heteropesquisas; a lei da interassistencialidade.
          Filiologia: a gnosiofilia; a cogniciofilia; a leiturofilia; a intelectofilia; a raciocinofilia.
          Fobiologia: a reciclagem da intelectofobia; a superação da leiturofobia.
          Sindromologia: a síndrome de burnout; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da subestimação; a síndrome da mediocrização; as síndromes demenciais; a síndrome de Alzheimer.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a intelectoteca; a raciocinoteca; a cognoteca; a criativoteca; a heuristicoteca; a Holoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Raciocinologia; a Cogniciologia; a Culturologia; a Cerebrologia; a Paratecnologia da Intelecção; a Experimentologia; a Gesconologia; a Polimatia; a Voliciologia; a Autodiscernimentologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin de cérebro vigoroso; a conscin tricerebral; o ser interassistencial; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin enciclopedista; a conscin pesquisadora independente; a personalidade criativa; a conscin com paramicrochip; a pessoa mentalsomaticamente equilibrada; o ser desperto.
          Masculinologia: o pré-serenão; o intelectual; o leitor exaustivo; o atleta mental; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o geronte lúcido; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o macrossômata; o corifeu mentalsomático; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
          Femininologia: a pré-serenona; a intelectual; a leitora exaustiva; a atleta mental; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a geronte lúcida; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a macrossômata; a corifeia; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens studiosus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens omnicognitor; o Homo sapiens lector; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autolucidus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: fôlego mentalsomático eletronótico = o da conscin pesquisadora acadêmica de temas avançados da Ciência Convencional; fôlego mentalsomático conscienciológico
= o da conscin pesquisadora independente de temas avançados da Conscienciologia.
          Culturologia: a formação cultural; a cultura da Mentalsomatologia.
          Potencialidade. Pelos princípios da Holossomatologia, há intermissivistas, mulheres e homens, detentores de equipamento intelectual de primeira linha (Cerebrologia), de macrossoma e de capacidade de elaboração pensênica avançada (Paracerebrologia).
          Importância. Tais trafores, aportes mentaissomáticos, são valiosíssimos coadjutores na obtenção do completismo proexológico, sendo também, indicadores confiáveis da natureza dos compromissos e deveres evolutivos, assumidos voluntariamente durante as vivências no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
          Incompletude. Pelos critérios da Evoluciologia, mesmo as condições de intelectual, leitor multitemático, pesquisador de ponta, erudito ou polímata, atingidas, não sem real autesforço, ainda serão conquistas parciais, relativas e insuficientes enquanto a conscin não incluir a mentalsomática distributiva nas priorizações pessoais.
          Autodiscernimento. O completismo da interassistência proexológica demanda a inteligência evolutiva (IE) de quem já reconhece a importância, para a evolução pessoal e grupal, do compartilhamento altruísta dos achados pesquisísticos e das autocognições relevantes com os compassageiros evolutivos do presente e do futuro.
          Retribuiciologia. Pela perspectiva da Mentalsomatologia, eis, na ordem alfabética, exemplos de 5 atividades a serem exercidas pela conscin lúcida, consciencióloga, de fôlego mentalsomático invulgar e afeita à grupalidade evoluída, objetivando distribuir ou retribuir o cabedal intelectual adquirido, reconhecidamente, com auxílio direto ou indireto de outras conscins ou consciexes:
          1. Debatologia. A participação em debates com argumentações racionais, construtivas e respeitosas visando contribuir na pensenização em grupo, mais cosmovisiológica e de maior expressão quando comparada à pensenização individual.
          2. Eventologia. O empreendedorismo mentalsomático aplicado à criação de workshops, cursos e eventos tarísticos visando atender a necessidade cognitiva prioritária do grupo evolutivo.
          3. Gesconologia. A organização ou participação específica nas gescons grupais elaboradas pelos pesquisadores sinérgicos.
          4. Parapedagogiologia. A docência conscienciológica itinerante, deixando a própria zona de conforto em prol do esclarecimento dos colegas do grupo evolutivo mais distanciados fisicamente.
          5. Revisiologia. A revisão conformática, voluntária, das produções intelectuais dos integrantes do grupo evolutivo.
          Parapercepciologia. Tendo em vista a Paratecnologia da intelecção, além das práticas energéticas e parapsíquicas continuadas, é também necessário o autesforço disciplinado para expansão do fôlego intelectual distributivo, dia após dia, ano após ano, para se alcançar, primeiro os extrapolacionismos, depois a fixação rotinológica de certos experimentos parapsíquicos avançados de bases mentaissomáticas, a exemplo destes 8, dispostos na ordem alfabética:
          1. Acessologia. Acessar, conscientemente, a Central Extrafísica da Verdade (CEV).
          2. Cosmoconscienciologia. Vivenciar a expansão mentalsomática cósmica pelo megaparafenômeno da autocosmoconsciência.
          3. Descoincidenciologia. Haurir ideias originais a partir da soltura mentalsomática ou descoincidência paracerebral (insights, intuições, achegas parapsíquicas).
          4. Megagesconologia. Aplicar a dinamização técnica, máxima, da intelectualidade pessoal pela taquirritmia megagescônica.
          5. Pangrafologia. Experienciar enquanto redige a autogescon, pela pangrafia, a interação de múltiplos parafenômenos com bases interassistenciais.
          6. Projeciologia. Receber diretamente de amparador extrafísico ideia de tema pesquisístico prioritário, estando no estado projetado, lucidamente, fora do corpo físico.
          7. Retrocogniciologia. Realizar a paracaptação retrocognitiva de ocorrências prévias, recentes ou remotas, a partir da leitura atenta e detalhada de obra escrita específica.
          8. Transelogia. Vivenciar a conjunção dos transes intraconscienciais criativos (intelectual e parapsíquico) ou do biparatranse heurístico.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o fôlego mentalsomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
          02. Aporte proexológico mentalsomático: Proexologia; Homeostático.
          03. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          04. Autossuficiência intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            06.   Casa do intelecto: Mentalsomatologia; Neutro.
            07.   Ciclo autoverbetográfico: Lexicologia; Homeostático.
            08.   Corredor heurístico: Experimentologia; Homeostático.
            09.   Exercício mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            10.   Imersão pontual: Experimentologia; Neutro.
            11.   Máquina consciencial: Intrafisicologia; Neutro.
            12.   Priorização mentalsomática: Mentalsomatologia; Homeostático.
            13.   Prole mentalsomática: Cogniciologia; Homeostático.
            14.   Racionalidade paracientífica: Holomaturologia; Neutro.
            15.   Ritmo mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
   O CÉREBRO FUNCIONA QUAL MÚSCULO INTELECTUAL.
 QUANDO EXERCITADO COM AFINCO E BEM NUTRIDO FÍSICA E PENSENICAMENTE SE FORTALECE, EXPANDINDO A CAPACIDADE DO FÔLEGO MENTALSOMÁTICO PESSOAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece o valor e o nível do fôlego mentalsomático pessoal? Quais medidas práticas, técnicas ou procedimentos vem aplicando para expandir a capacidade pessoal de sustentar a rotina intelectual sadia, aquisitiva, pesquisística, criativa, produtiva, distributiva, diária?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Neologismos da Conscienciologia; org. Lourdes Pinheiro; revisores Ernani Brito; et al.; 1.072 p.; 1 blog; 21 E-mails; 4.053 enus.; 1 Facebook; 2 fotos; glos. 2.019 termos; 14.100 (termos neológicos); 1 listagem de neologismos; 1 microbiografia; 21 websites; 61 refs.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 470 e 720.
            2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 722 e 723.
            3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 220 e 230.
            Webgrafia Específica:
            1. Garattoni, Bruno; & Nogueira, Salvador; A Pílula da Inteligência; Reportagem; Super Interessante; Revista; 4 fotos; São Paulo, SP; Abril, 2011; disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/a-pilula-da-inteligencia/; acesso em: 02.07.19; 22h30.
            2. Gazeta do Povo; Redação; Chips Cerebrais que nos Tornam mais Inteligentes já são Realidade; Reportagem; Gazeta do Povo; Jornal Online; 1 foto; Curitiba, PR; Agosto, 2016; disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/econo-mia/inteligencia-artificial/chips-cerebrais-que-nos-tornam-mais-inteligentes-ja-sao-realidade-47n592tcgrou4xiyzxa041d92/; acesso em: 02.07.19; 22h40.
            3. Scheller, Fernando; LSD e Eletrochoque são ‘Armas’ para criar Exército de Mentes Supercriativas; Entrevista; Estadão; Jornal Online; 1 foto; São Paulo, SP; Julho, 2019; disponível em: https://economia.estadao.com.br-
/blogs/fernando-scheller/lsd-e-eletrochoque-sao-armas-para-criar-exercito-de-profissionais-supercriativos/; acesso em: 02.07.19; 22h50.
                                                                                                                      M. H.