Indicador Mentalsomático

O indicador mentalsomático é o dado, informação, fato ou parafato utilizado para o exame, verificação ou constatação do nível de manifestação cosmoética e lúcida dos atributos do paracorpo do discernimento pela consciência, intra ou extrafísica.

Você, leitor ou leitora, já pesquisou os indicadores mentaissomáticos pessoais e alheios? Qual a aplicação evolutiva dos achados pesquisísticos?

      INDICADOR MENTALSOMÁTICO
                                (MENTALSOMATOLOGIA)


                                        I. Conformática

         Definologia. O indicador mentalsomático é o dado, informação, fato ou parafato utilizado para o exame, verificação ou constatação do nível de manifestação cosmoética e lúcida dos atributos do paracorpo do discernimento pela consciência, intra ou extrafísica.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O vocábulo indicador vem provavelmente do idioma Latim Tardio, indicator, “indicador; descobridor; sinalizador”. Surgiu no Século XVIII. O termo mental deriva igualmente do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, “mente; atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Apareceu no Século XV. A palavra somático procede do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Surgiu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Indicativo mentalsomático. 2. Sinalizador do nível de mentalsomaticidade. 3. Índice de mentalsomaticidade. 4. Indicador polimático.
         Neologia. As 3 expressões compostas indicador mentalsomático, indicador mentalsomático elementar e indicador mentalsomático avançado são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
         Antonimologia: 1. Indicador do nível de anorexia intelectual. 2. Indício de preguiça mental. 3. Índice de insipiência. 4. Ausência de indicador mentalsomático. 5. Prova do nível de mentalsomaticidade.
         Estrangeirismologia: o background cognitivo, intermissivo e multiexistencial exemplificado; o nível da performance mentalsomática; o breakthrough mentalsomático manifesto; os indícios do paramicrochip da conscin portadora de macrossoma intelectual; o acid test da automentalsomatidade; o Mentalsomarium; o Verponarium; o Autoconfrontarium.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade no uso dos atributos mentaissomáticos.
         Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Pensata: unidade mentalsomática.


                                          II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da mentalsomaticidade evolutiva; os pesquisopensenes; a pesquisopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a propensão ao carregamento da pensenidade no pen; a autopensenização analógica; a flexibilidade pensênica; a autorganização pensênica; o foco pensênico na produtividade mentalsomática interassistencial; a matriz pensênica assentada na logicidade; a retilinearidade pensênica através do mentalsoma liberto das amarras do emocionalismo.
         Fatologia: o indicador mentalsomático; os sinais identificadores da conscin mentalsomática; os métodos e instrumentos de mensuração da mentalsomaticidade; a hermenêutica dos indícios intelectivos; os indicativos óbvios e sutis de mentalsomaticidade; os sinais de inteligência evolutiva (IE); os indicadores da autoproéxis intelectual; a tendência precoce à intelectualidade; os indícios intelectivos manifestados em cada etapa de vida; as priorizações mentaissomáticas geradoras de resultados evolutivos; o autodomínio das emoções (Psicossomatologia) e o predomínio da razão (Mentalsomatologia); a ultrapassagem dos limites da mediocridade; a análise do nível de abrangência do uso de ferramentas investigativas (indicadores polimáticos) nas abordagens multifacetadas das autopublicações; as folhas de avaliação do Conscienciograma enquanto fontes de avaliação da mentalsomaticidade das consciências; as características comuns às conscins polímatas registradas na História da Humanidade; o cotejo entre as manifestações conscienciais pré-moldadas – apriorismose, interiorose, mediocridade – e as diferenciadas perante as neoverpons conscienciológicas; a predominância de atividades intelectivas na cotidianidade diuturna; a rotina intelectualmente produtiva; as pontoações dos resultados dos trabalhos intelectivos; a análise dos bens intelectuais compartilhados; o saldo mentalsomático da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) multimilenar.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desempenho multidimensional mentalsomático da consciência; o nível de mentalsomaticidade da consciex reverberando posteriormente no nível intelectivo da conscin intermissivista lúcida; a descoincidência da paracabeça; a sincronização intermentalsomática.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo indicador qualificado–diagnóstico correto; o sinergismo competências-resultados; o sinergismo intelectualidade adolescente–longevidade produtiva; o sinergismo estudo formal–autodidatismo contínuo; o sinergismo megatrafor intelectual–proatividade conscienciográfica.
          Principiologia: o princípio científico da explicitação pesquisística; o princípio de os fatos e parafatos orientarem as pesquisas; o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio fundamental da acuidade nas priorizações; o princípio da conservação autocognitiva pluriexistencial; o princípio da cognoscibilidade relativa ao nível evolutivo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) fundamentando a expansão do autopotencial mentalsomático.
          Teoriologia: a teoria da avaliação consciencial; a teoria da medida consciencial; a teoria do paracorpo do discernimento; a teoria da tridotação consciencial; a teoria da inteligência evolutiva.
          Tecnologia: as técnicas conscienciométricas assinalando os vestígios da mentalsomaticidade consciencial; a técnica da produmetria aplicada à avaliação da mentalsomaticidade das consciências; a técnica da conscin tricerebral; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da análise heterocrítica; as técnicas conscienciológicas mentaissomáticas; a técnica da prioridade do megatraforismo.
          Voluntariologia: o voluntariado mentalsomático.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível dos Pesquisadores-Autores da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Proexistas; o Colégio Invisível da Erudiciologia; o Colégio Invisível da Parapolimatia.
          Efeitologia: o efeito diagnosticador da qualidade dos dados analisados; os efeitos homeostáticos da substituição dos achismos pelas autopesquisas fundamentadas teaticamente; os efeitos homeostáticos da conscienciografia verponística; os efeitos taquipensênicos das imersões contínuas em atividades neocognitivas; os efeitos mentaissomáticos atuais decorrentes de retroesforços cognitivos; o efeito holocármico da priorização mentalsomática tarística; o efeito da intermissão prolongada hiperlúcida e cognitivamente prolífica.
          Ciclologia: o ciclo observar-analisar-interpretar-deduzir-concluir; o ciclo contínuo de produção intelectual; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
           Binomiologia: o binômio Experimentologia-Autopesquisologia; o binômio abordagem técnica–realidade concreta; o binômio maturidade consciencial–erudição multidimensional; o binômio apreensibilidade-compreensibilidade; o binômio enciclopedismo-pancognição.
           Interaciologia: a interação genialidade-precocidade; a interação cérebro-paracérebro; a interação faculdades mentais–parapercepções multidimensionais; a interação trabalho manual–trabalho intelectual; a interação indicadores mentaissomáticos individuais–indicadores mentaissomáticos grupais.
           Crescendologia: o crescendo indício-investigação-descoberta; o crescendo indicador-evidência-prova; o crescendo evolutivo subcerebralidade-cerebralidade-paracerebralidade.
           Trinomiologia: o trinômio critérios-parâmetros-referenciais; o trinômio observações cuidadosas–análise criteriosa–conclusões fidedignas; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio autexperiência-autoproficiência-autocompetência; o trinômio megaatributo-megatrafor-materpensene.
           Antagonismologia: o antagonismo ilações descompromissadas / hipóteses bem fundamentadas; o antagonismo rotina improdutiva / rotina intelectual; o antagonismo sedentarismo mental / proatividade mental; o antagonismo eunuquismo intelectual / vigor intelectual; o antagonismo taquipsiquismo / bradipsiquismo; o antagonismo exasperação irracional / racionalidade; o antagonismo tolo / sábio.
           Paradoxologia: o paradoxo da subjetividade tornada objetiva.
           Politicologia: a mentalsomatocracia; a autopesquisocracia; a cognocracia; a teaticocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço intelectivo.
           Filiologia: a mentalsomatofilia; a pesquisofilia; a analiticofilia; a cognofilia; a raciocinofilia; a leiturofilia; a enciclopediofilia; a lexicofilia; a neofilia; a verponofilia.
           Fobiologia: a ausência de paracogniciofobia.
           Sindromologia: o enfrentamento constante da síndrome da mediocridade; a atenção à síndrome da arrogância; a ausência da síndrome da preguiça mental; a profilaxia da síndrome da fissura autocognitiva; a evitação da síndrome da parerudição desperdiçada.
           Holotecologia: a mentalsomatoteca; a intelectoteca; a pesquisoteca; a conscienciometroteca; a diagnosticoteca; a mensuroteca; a analiticoteca; a evolucioteca.
           Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Autopesquisologia; a Paradiagnosticologia; a Criteriologia; a Inventariologia; a Cogniciologia; a Multiculturologia; a Polimatia; a Intermissiologia; a Paracerebrologia; a Fatuística; a Proexologia; a Evoluciologia.


                                              IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a conscin tricerebral; a conscin enciclopedista; a conscin com paramicrochip; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o líder mentalsomático interassistencial; o conscienciólogo; o intermissivista; o proexologista; o pesquisador; o erudito; o polímata; o pensador; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a líder mentalsomática interassistencial; a consciencióloga; a intermissivista; a proexologista; a pesquisadora; a erudita; a polímata; a pensadora; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetologa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens reflexivus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: indicador mentalsomático elementar = as evidências consistentes de ideias inatas, próprias do paracorpo do autodiscernimento, da conscin jovem lúcida (intelectualidade adolescente); indicador mentalsomático avançado = a dinamização técnica, máxima da intelectualidade pessoal aplicada à megagestação consciencial por parte da conscin madura lúcida (taquirritmia megagescônica).
          Culturologia: a cultura da Mentalsomatologia; a cultura da erudição interassistencial.
          Categoriologia. Sob a ótica da Pesquisologia, eis, em ordem alfabética, 15 categorias de indicadores da manifestação mentalsomática das consciências:
          01. Analiticológicos: a omniassociação ideativa; o interrelacionamento multiconceitual; a capacidade retrospectiva e prospectiva.
          02. Cogniciológicos: o autodidatismo permanente; a ampliação autocognitiva continuada.
          03. Culturológicos: a cultura geral; a apreciação e refinamento estético.
          04. Discernimentológicos: o autojuízo crítico calibrado; a sustentação do megafoco evolutivo; a postura antidispersiva em plena Era da Fartura; a imperturbabilidade pessoal ante as comoções públicas e os sensacionalismos midiáticos.
          05. Conscienciografológicos: o continuísmo conscienciográfico; a interassistência revisiológica; o nível de aprofundamento, originalidade e cosmovisão das obras pessoais publicadas; a publicação da automegagescon.
          06. Heuristicológicos: a curiosidade intelectual; a apreensão do neoconhecimento evolutivo; a usinagem neoideativa; a fecundidade verponológica.
          07. Interdimensiológicos: o desbloqueio energético cortical; o parapsiquismo intelectual; a capacidade de soltura mentalsomática ou descoincidência paracerebral (insights, intuições, achegas parapsíquicas); o irrompimento do paracérebro; o paramicrochip; a autossustentabilidade da conexão intelectiva com a paraprocedência; a vivência da expansão mentalsomática cósmica pelo megaparafenômeno da cosmoconsciência.
          08. Leiturológicos: a voragem intelectiva; as leituras especializadas continuadas; a excelência e funcionalidade da utilização lúcida de bibliografias, glossários e citações.
          09. Lexicografológicos: o dicionário cerebral analógico, sinonímico, antonímico e poliglótico; a linguagem mentalsomática; a variedade linguística; a preferência pelas palavras-síntese sesquipedais.
          10. Lucidológicos: a hiperacuidade pessoal; a mentalidade aberta; a recuperação dos cons magnos; a autoconsciencialidade.
          11. Parageneticológicos: o emprego de vários módulos de inteligência; a tridotação consciencial teática; a bagagem intelectual multiexistencial; as retrovidas na condição de conscin intelectual; o macrossoma intelectual; o nível de inteligência evolutiva manifestado.
            12. Pensenológicos: as autorreflexões cosmoéticas; o alto grau de concentração mental e introspecção; a autopensenidade criativa; a autopensenização polifásica cosmovisiológica; o taquipsiquismo; a fácil adaptação ao holopensene mentalsomático grupal das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
            13. Pesquisológicos: a antidogmática; a autocientificidade; o interesse pesquisístico abrangente; o uso de ferramentas investigativas diversificadas e complexas.
            14. Taristicológicos: o desembaraço intelectual; a desenvoltura argumentativa; a alta produtividade intelectiva; a mentalsomaticidade distributiva.
            15. Voliciológicos: a ortomotivação intelectiva continuada; o engajamento mentalsomático; o fôlego intelectual invulgar.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o indicador mentalsomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Ativismo mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            02. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
            03. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
            04. Autopesquisa indiciária: Autopesquisologia; Neutro.
            05. Balanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            06. Corpus de evidências: Autexperimentologia; Neutro.
            07. Desnudez mentalsomática: Holomaturologia; Homeostático.
            08. Fato orientador: Pesquisologia; Neutro.
            09. Fôlego mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            10. Indicador autoconscienciométrico: Autoconscienciometrologia; Neutro.
            11. Indicador evoluciométrico: Evoluciologia; Neutro.
            12. Indicador maturológico: Evoluciologia; Neutro.
            13. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
            14. Parâmetro de avaliação: Analiticologia; Neutro.
            15. Ritmo mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
      A PESQUISA DOS INDICADORES MENTAISSOMÁTICOS,
      RESULTADO DOS AUTESFORÇOS EVOLUTIVOS, TRAZ
        ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O DIAGNÓSTICO DO PERFIL E DA REALIDADE INTELECTIVA CONSCIENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pesquisou os indicadores mentaissomáticos pessoais e alheios? Qual a aplicação evolutiva dos achados pesquisísticos?
            Bibliografia Específica:
            1. Burke, Peter; O Polímata: Uma História Cultural de Leonardo da Vinci a Susan Sontag (The Polimath: A Cultural History from Leonardo da Vinci to Susan Sontag); trad. Renato Prelorentzou; 496 p.; 8 caps.; 22 fotos; 7 siglas; posf.; 1.081 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Unesp; São Paulo, SP; 2020; páginas 261 a 284.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 64, 65, 114 a 117, 144, 145, 158 a 163, 184 a 187, 198 e 199.
            3. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 62, 336, 390, 430 e 1.306.
           4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 166 e 176.
           5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 352, 360 e 516.
                                                                                                                      T. L. F.