Verbetologia Terapêutica

A Verbetologia Terapêutica é a ciência relativa às pesquisas e estudos aprofundados dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia visando analisar, avaliar, corrigir e reverter para melhor a própria realidade consciencial.

Você, leitor ou leitora, utiliza a Enciclopédia da Conscienciologia enquanto recurso autopesquisístico visando a terapêutica das autopatologias? Quais os resultados evolutivos daí advindos?

      VERBETOLOGIA TERAPÊUTICA
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Verbetologia Terapêutica é a ciência relativa às pesquisas e estudos aprofundados dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia visando analisar, avaliar, corrigir e reverter para melhor a própria realidade consciencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo verbo vem do idioma Latim, verbum, “palavra; vocábulo; termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. O termo verbete apareceu em 1881. A palavra terapêutico procede do idioma Grego, therapeutikós, “que se refere ao cuidado e tratamento de doenças”, e este de therapeúo, “curar; tratar; cuidar”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Verbetologia Autocurativa. 2. Verbetologia Reciclogênica. 3. Verbetologia Reeducativa.
          Neologia. As 3 expressões compostas Verbetologia Terapêutica, Verbetologia Terapêutica incipiente e Verbetologia Terapêutica consolidada são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 1. Verbetologia Profilática. 2. Lexicologia Autorreeducativa.
          Estrangeirismologia: a self-investigation por meio da Verbetologia Terapêutica; o enchaînement thématique interverbetes; o checkup autevolutivo; os findings da autopesquisa; as keywords para as autorrecins; a aquisição do know-how autopesquisístico; a ampliação do background cognitivo; o download paracognitivo do Curso Intermissivo (IC) nas leituras verbetológicas; o Verbetarium; o Autopesquisarium; o Autocognitarium; o Neopensenarium; o Tertuliarium; o Mentalsomarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Autopesquisologia.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Catataus. A conscin somente alcança algum nível consistente de autocognição evolutiva quando enfrenta com paciência, atenção e incansáveis anotações os tratados, os léxicos, as enciclopédias e os catataus da sabedoria grafada”.
          2. “Conscienciologia. Quanto mais atualizada em relação às estruturas do corpus da Enciclopédia da Conscienciologia, mais a conscin estará consciente quanto ao Curso Intermissivo. Tal fato constitui verdadeira superdotação intrafísica teática”.
          3. “Enciclopédia. A Enciclopédia da Conscienciologia é a melhor autoconfrontação para quem a compreende”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Terapeuticologia; o holopensene pessoal da autocognição cosmovisiológica sadia; o holopensene pessoal da Autopesquisologia; o holopensene pró-expansão mentalsomática; o holopensene favorecedor da retilinearidade pensênica; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os autopesquisopensenes; a autopesquisopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o abertismo autopensênico; a amplitude autopensênica; a conexão com o holopensene enciclopédico; o autempenho pelo carregamento da autopensenização no pen; o antibagulhismo pensênico.
          Fatologia: a autopesquisa enquanto base do processo de autocura; a auto e heteroprescrição de temas de verbetes para estudo; a autoconscienciometria verbetológica auxiliando na auta2                                                        Enciclopédia da Conscienciologia namnese e autodiagnósticos; a busca pela Cosmovisiologia Enciclopédica nas autoinvestigações; o estudo verbetológico das causas dos problemas pessoais; a habilidade de autorremissão organizada e alicerçada na paracientificidade; o impacto positivo da logicidade autoprescritiva na saúde holossomática; a seleção dos temas de verbetes fundamentais à própria evolução; o autodidatismo verbetológico visando a promoção de autorreciclagens e recuperação de megacons; o uso dos verbetes conscienciológicos para desenvolver soluções originais de autenfrentamento; o nível de compreensibilidade do conteúdo enciclopédico; o aprofundamento na compreensão do verbete ao assistir à defesa na tertúlia; a aprendizagem dos mecanismos de homeostase consciencial; a propriedade reciclogênica dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; a capacidade de os verbetes incitarem a autocuroterapia; a diminuição das irracionalidades pessoais a partir da assimilação teática de conteúdos verbetológicos autodesassediantes; o autodesenvolvimento intelectual aplicado à aceleração evolutiva; o autempenho pela supremacia mentalsomática; o autodesassédio mentalsomático permitindo a ampliação da autoconsciencialidade; a Autocogniciologia Evolutiva enquanto primoprioridade do intermissivista; a autorresponsabilidade pela utilização eficaz do megaaporte neoenciclopédico (Enciclopediologia).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o mecanismo interassistencial multidimensional paraterapêutico; o gerenciamento técnico da autopararreabilitação; as inspirações extrafísicas prescritivas da leitura de determinados temas de verbetes; os insights extrafísicos a partir do estudo verbetológico; a atividade intelectual facilitando a conexão com os amparadores extrafísicos; a paraconexão com o Curso Intermissivo (CI) pelo enciclopedismo; o rapport com a paraprocedência intermissivista pela Verbetologia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo compreensão da Conscienciologia–potencialização da autevolução; o sinergismo assimilação da teoria–autovivência da prática; o sinergismo de esforços pesquisísticos frente às megaincógnitas da evolução consciencial; o sinergismo Conscienciometrologia-Verbetologia; o sinergismo ordem verbetográfica–organização mental; o sinergismo autopesquisa incessante–autenfrentamento progressivo; o sinergismo diagnóstico-terapêutica.
          Principiologia: o princípio pesquisístico “quem procura acha”; o princípio científico da explicitação pesquisística; o princípio analítico-sintético; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio do primado da autocura; o princípio da autorreeducação evolutiva; o princípio da responsabilidade advinda do conhecimento.
          Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) na autocura.
          Teoriologia: as teorias evolutivas conscienciológicas; a teoria da neoverpon autodesassediadora; a teoria da evolução pessoal a partir dos autesforços; a teoria da Autoconsciencioterapia; a teoria do autoconhecimento evolutivo; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria e a prática do autodidatismo permanente.
          Tecnologia: as técnicas de desassédio mentalsomático; as técnicas autoconscienciométricas; as técnicas autoconsciencioterápicas; as técnicas de ampliação da cosmovisão nas abordagens multifacetadas; a técnica da autopensenização polifásica; a técnica da evitação dos falsos conceitos; as técnicas de pesquisa na Enciclopédia da Conscienciologia; a técnica da personalização da Enciclopédia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Verbetologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito cosmovisiológico da Cogniciologia Verbetológica; o efeito mnemossomático da Enciclopédia da Conscienciologia nos ex-alunos dos Cursos Intermissivos; o efeito desassediador da compreensão do processo de desenvolvimento evolutivo; os efeitos homeostáticos da substituição dos achismos pelas autopesquisas fundamentadas teaticamente; os efeitos recicladores das crises de crescimento exitosas; o efeito da reverificabilidade sobre as autocertezas equivocadas; o efeito do verbetorado pessoal nas autorrecins.
          Neossinapsologia: as neossinapses hauridas pelo contato regular com a Enciclopédia da Conscienciologia; o desenvolvimento de neossinapses autoconsciencioterápicas; as neossinapses desconstrutoras das autoconvicções anacrônicas; o resgate de parassinapses intermissivas.
          Ciclologia: o ciclo pesquisístico pergunta-resposta; o ciclo problema-solução; o ciclo medição-avaliação-diagnóstico-intervenção; o ciclo imersão autopesquisística–reciclagem intraconsciencial; o ciclo análise exaustiva–sistematização lógica–síntese refletida.
          Enumerologia: a responsabilidade pela autevolução; o autodidatismo verbetológico; a alfabetização neoverponológica; a aceleração autopesquisística; a impactoterapia autorrealizada; a ampliação autocognitiva; a autocura encaminhada. A redução da autoignorância; o ajuste da autopercepção; o esclarecimento autorreflexivo; a prática autoconscienciométrica; a elucidação do autodiagnóstico; a autodesassedialidade mentalsomática; a intelectualidade autodesrepressora.
          Binomiologia: o binômio enciclopedismo-pancognição; o binômio banco de dados pessoais–banco de verbetes; o binômio estímulo neoideativo–resposta reciclogênica; o binômio cosmovisiológico extensão-profundidade cognitiva; o binômio indício-evidência; o binômio autocrítica eficaz–autoconhecimento fidedigno; o binômio autopercepção lúcida–autoimagem real.
          Interaciologia: a interação Verbetologia-Desassediologia; a interação aprofundamento das ponderações–diminuição de irracionalidades; a interação autoconscienciometria-autodesassedialidade; a interação autexame-autenfrentamento; a interação acumulabilidade cognitiva–repertório de soluções evolutivas; a interação autopesquisa qualificada constante–reciclagens intraconscienciais infindáveis; a interação aquisição de neoconstructos–aprendizagem de ortocondutas.
          Crescendologia: o crescendo indício-investigação-descoberta; o crescendo acumulação informacional–expansão mentalsomática; o crescendo crise de crescimento–ultrapassagem do gargalo–mudança de patamar–novos desafios; o crescendo na sedimentação teática de conteúdos conscienciológicos.
          Trinomiologia: o trinômio autodiagnóstico-autoterapêutica-autorremissão; o trinômio Reeducaciologia-Terapêutica-Profilaxia; o trinômio tratados técnicos–dicionários–enciclopédias; o trinômio neoverpons-neoperspectivas-neoteorias; o trinômio leitura–estudo–trabalho mentalsomático capaz de defender a conscin de assédios ou intrusões pensênicas perniciosas.
          Polinomiologia: o polinômio dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico; o polinômio autopesquisa-autopercepção-autocompreensão-autoconsciência; a eficácia pesquisística advinda do polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o polinômio revisionismo consciencial–aprofundamento autopesquisístico–incremento autocognitivo–autaprimoramento interassistencial.
          Antagonismologia: o antagonismo buscador da evolução / acomodado à ignorância; o antagonismo protagonista autevolutivo / refém de assediador; o antagonismo avidez intelectual / preguiça mental; o antagonismo autassistência / autovitimização; o antagonismo evolução autoconsciente / robéxis; o antagonismo autenfrentamento intelectivo / postergação antievolutiva; o antagonismo superficialidade técnica / aprofundamento teático.
          Paradoxologia: o paradoxo da subjetividade tornada objetiva; o paradoxo enciclopédico compactação informacional–distensão ideativa; o paradoxo pesquisístico das minúcias explicitando a complexidade evolutiva.
          Politicologia: a autopesquisocracia; a intelectocracia; a cognocracia; a terapeuticocracia; a lucidocracia; a homeostaticocracia; a conscienciocracia; a discernimentocracia; a cosmovisiocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectual aplicada na obtenção da autocura.
          Filiologia: a terapeuticofilia; a enciclopediofilia; a autocogniciofilia; a recinofilia; a verponofilia; a mentalsomatofilia; a autolucidofilia; a metodofilia; a cosmovisiofilia; a evoluciofilia.
  4                                                        Enciclopédia da Conscienciologia
          Fobiologia: a reciclagem da autopesquisofobia; a autocura da autocriticofobia; a superação da tecnofobia; a supressão da autoconscienciometrofobia; a ultrapassagem da recinofobia.
          Sindromologia: o autenfrentamento das síndromes regressivas atravancadoras da autevolução; a superação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a terapêutica da síndrome da dispersão consciencial; o sobrepujamento da síndrome da apriorismose; a evitação da síndrome da preguiça mental; a eliminação da síndrome do avestruzismo; a remissão da síndrome da distorção da realidade; a extinção da síndrome da autovitimização; a ultrapassagem da síndrome da mediocrização consciencial.
          Maniologia: a supressão gradual da apriorismomania; a mania da autanálise superficial, sem autocura.
          Mitologia: o descarte do mito da evolução espontânea, natural, sem autesforço; a mitoclastia inerente à autocognição; o mito de o estudo das patologias pessoais, por si só, promover a remissão.
          Holotecologia: a encicloteca; a terapeuticoteca; a autopesquisoteca; a encicloteca; a paracognoteca; a mentalsomatoteca; a lexicoteca; a cosmoteca.
          Interdisciplinologia: a Verbetologia Terapêutica; a Mentalsomatologia; a Autopesquisologia; a Enciclopediologia; a Autocogniciologia; a Conscienciometrologia; a Autoconsciencioterapeuticologia; a Recexologia; a Autodesassediologia; a Autexperimentologia; a Verponologia; a Metodologia; a Autodidaticologia; a Intermissiologia; a Cosmovisiologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens autoconscientiotherapicus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens encyclopaedologus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens verponologus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Verbetologia Terapêutica incipiente = a aplicada ao próprio esclarecimento visando a autoinvestigação e autodiagnóstico; Verbetologia Terapêutica consolidada = a aplicada à autopesquisa contínua visando as autorrecins planejadas a partir dos autenfrentamentos e autossuperações.
          Culturologia: a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Mentalsomatologia; a cultura da Enciclopediologia Conscienciológica; a cultura da intermissibilidade lúcida; a cultura da holomaturidade consciencial; a cultura do autaperfeiçoamento contínuo; a cultura da Cosmovisiologia Evolutiva.
          Utilidade. A partir da Autoconsciencioterapia, eis, em ordem alfabética, 5 benefícios da aplicação do autesclarecimento terapêutico propiciado pela Verbetologia:
          1. Antidogmatismo: oxigenação sadia das autoconvicções; desconstrução de ideias anacrônicas.
          2. Antignorantismo: redução da ignorância quanto a si próprio; aferição do nível de autocognição conscienciológica acumulada; expansão dos dicionários cerebrais a partir dos neologismos, neovocábulos e resgates de expressões; ampliação da visão de conjunto interdisciplinar das realidades e pararrealidades.
          3. Antifuga: choque impactoterapêutico das verpons; reperspectivação avançada dos problemas evolutivos pessoais.
          4. Antimarasmo: autorremissão paraterapêutica pela escrita contínua de verbetes.
          5. Antirrestringimento: otimização da recuperação de cons magnos; aquilatamento da autoconsciencialidade pela imersão enciclopediológica.
          Variáveis. Atinente à Enciclopediologia, eis, em ordem alfabética, 6 especialidades conscienciológicas e respectivas variáveis de pesquisa referentes ao universo da Verbetologia Terapêutica:
          1. Autoconscienciometrologia: as variáveis autoconscienciométricas presentes nos verbetes conscienciológicos; o amplo leque de opções de verbetes técnicos para se autavaliar.
          2. Autocosmovisiologia: as variadas maneiras de observar o mesmo tema; os pontos de vista multifacetados; a abrangência dos diferentes vieses para cada assunto; o estudo dos verbetes-chave.
          3. Interdisciplinologia: as interrelações das especialidades da Conscienciologia.
          4. Lexicologia: as expressões metafóricas facilitadoras da compreensão do conteúdo.
          5. Neologia: a neologística reformuladora da realidade; os verbetes-fontes de referência conceitual conscienciológica.
          6. Terapeuticologia: o fato de para cada patologia existir grupo de verbetes antídotos.
          Procedimentos. Mediante a Tecnologia, eis, em ordem alfabética, 4 procedimentos técnicos visando a utilização produtiva dos recursos terapêuticos disponíveis nos verbetes conscienciológicos:
          1. Adaptação: o maceteamento das listagens enumerativas enciclopédicas às próprias necessidades autopesquisísticas; a classificação do verbete de acordo com a pesquisa pessoal.
          2. Análise: a dissecção dos verbetes em conjunto sobre o mesmo tema; a compilação dos estudos já realizados sobre temáticas similares.
          3. Instrumentação: o uso de recursos físicos e eletrônicos disponíveis para as autopesquisas enciclopediológicas.
          4. Seleção: a personalização da megagescon grupal de acordo com as próprias necessidades pesquisísticas; a elaboração do próprio rol de verbetes para subsidiar as autopesquisas; o critério na seleção dos verbetes mais afins à terapêutica necessária; o conjunto de verbetes convergentes.
  6                                                                   Enciclopédia da Conscienciologia


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Verbetologia Terapêutica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Ampliação do acervo de autocognição: Autocogniciologia; Homeostático.
            02. Autoconsciencioterapia verbetográfica: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
            03. Autodidatismo verbetológico: Autocogniciologia; Homeostático.
            04. Autoimersão verbetológica: Autodeterminologia; Neutro.
            05. Efeito do verbetorado: Verbetologia; Homeostático.
            06. Enciclopensenidade: Neoenciclopediologia; Neutro.
            07. Inteligência autoconsciencioterápica: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
            08. Leitura terapêutica: Mentalsomatologia; Homeostático.
            09. Lexicoterapia: Autocogniciologia; Homeostático.
            10. Palavra terapêutica: Interassistenciologia; Homeostático.
            11. Personalização da Enciclopédia: Autopesquisologia; Homeostático.
            12. Receituário de verbetes: Taristicologia; Neutro.
            13. Sinergismo Conscienciometrologia-Verbetologia: Pesquisologia; Homeostático.
            14. Verbetografia ortopensenogênica: Holopensenologia; Homeostático.
            15. Verbetograma: Autoconscienciogramologia; Neutro.
    A APLICAÇÃO TEÁTICA DAS PROPOSTAS EDUCATIVAS
      DISPONIBILIZADAS PELA ENCICLOPÉDIA DA CONSCIENCIOLOGIA POSSIBILITA A AUTORREMISSÃO EFICAZ
       A PARTIR DA AUTOPESQUISOLOGIA CONSOLIDADA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza a Enciclopédia da Conscienciologia enquanto recurso autopesquisístico visando a terapêutica das autopatologias? Quais os resultados evolutivos daí advindos?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 611, 612, 661, 673, 997, 1.442, 1.443 e 1.465.
            2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas le xicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 322, 411 e 584.
                                                                                                                 T. L. F.