Sinergismo Conscienciometrologia-Verbetologia

O sinergismo Conscienciometrologia-Verbetologia é o conjunto de efeitos positivos e acrescentativos decorrentes da aplicação associada, entrosada e complementar da pesquisa conscienciométrica desenvolvida a partir dos estudos, técnicas e teorias propostas nos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.

Você, leitor ou leitora, já aplicou a autavaliação conscienciométrica utilizando os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia? Quais os resultados alcançados até o momento?

      SINERGISMO            CONSCIENCIOMETROLOGIA-VERBETOLOGIA
                                     (PESQUISOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O sinergismo Conscienciometrologia-Verbetologia é o conjunto de efeitos positivos e acrescentativos decorrentes da aplicação associada, entrosada e complementar da pesquisa conscienciométrica desenvolvida a partir dos estudos, técnicas e teorias propostas nos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. A palavra sinergismo vem do idioma Francês, synergisme, de synergie, “ação coordenada de vários órgãos”, e este do idioma Grego, synergía, “cooperação; ajuda”. Surgiu no Século XX. O termo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O primeiro elemento de composição metria provém igualmente do idioma Latim, metrum, “medida de 1 verso”, e este do idioma Grego, métron, “unidade de medida; o que mede; instrumento para medir”. O segundo elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Surgiu em 1899. O vocábulo verbo vem do idioma Latim, verbum, “palavra; vocábulo; termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. O vocábulo verbete apareceu em 1881.
         Sinonimologia: 1. Complementariedade Conscienciometrologia-Verbetologia. 2. Intercooperação Conscienciometrologia-Verbetologia. 3. Entrosamento Conscienciometrologia-Verbetologia.
         Neologia. As 3 expressões compostas sinergismo Conscienciometrologia-Verbetologia, sinergismo aquisitivo Conscienciometrologia-Verbetologia e sinergismo distributivo Conscienciometrologia-Verbetologia são neologismos técnicos da Pesquisologia.
         Antonimologia: 1. Conscienciometrologia. 2. Verbetologia. 3. Sinergismo Consciencioterapia-Conscienciometrologia. 4. Sinergismo Consciencioterapia-Verbetologia.
         Estrangeirismologia: a open mind; a sopesabilidade do próprio background evolutivo a partir da Verbetologia; a self-investigation por meio da Verbetologia Conscienciométrica; as keywords para as recins; a aquisição do know-how autopesquisístico; o upgrade consciencial em decorrência da autopesquisa; a ajuda do laptop pessoal; o Autopesquisarium.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autopesquisologia Evolutiva.
         Ortopensatologia: – “Tudologia. Todo partido é coisa partida, precisamos é da Tudologia. Pensar com minivisão não resolve. Estou tentando fazer isso através da Conscienciometrologia, a pessoa vai se localizar onde está, dentro do seu mapa consciencial, de onde e como precisa seguir na dinâmica evolutiva, empregando a cosmovisão”.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Autopesquisologia; o holopensene pessoal da Conscienciometrologia; o holopensene pessoal da Verbetologia; o holopensene pessoal da Mentalsomatologia; o holopensene cosmovisiológico; os cognopensenes; a cognopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os terapeuticopensenes; a terapeuticopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a melhoria da elaboração autopensênica; a qualificação da autopensenização; a retilinariedade autopensênica; o holopensene terapêutico do texto tarístico; a conexão com o holopensene enciclopédico.
          Fatologia: a interconexão produtiva da Conscienciometrologia Verbetológica; as associações complexas da Verbetologia Conscienciométrica; a Verbetologia enquanto ferramenta de análise conscienciométrica; a busca da Cosmovisiologia Enciclopédica nas autoinvestigações; o fomento da cosmovisão verponológica pessoal; a utilização produtiva dos recursos disponíveis nos verbetes conscienciológicos; o amplo leque de opções de verbetes técnicos para se autavaliar; o critério na seleção dos verbetes mais afins à análise conscienciométrica; a autavaliação por meio dos testes, escalas e técnicas da Enciclopédia da Conscienciologia; a personalização da megagescon grupal de acordo com as próprias necessidades pesquisísticas; a auto e heteroprescrição de temas de verbetes para estudo; o maceteamento das listagens enumerativas enciclopédicas visando a Autoconscienciometrologia; o aprofundamento conteudístico dos verbetes classificados por especialidade; a classificação do verbete de acordo com a pesquisa pessoal; a análise dos verbetes em conjunto sobre o mesmo assunto; o estudo dos verbetes-chave da Enciclopédia da Conscienciologia; a Verbetologia Conscienciométrica ampliando o nível de compreensibilidade do conteúdo enciclopédico; as interrelações das especialidades da Conscienciologia; as singularidades verbetológicas em análise; o interesse pela compreensão conceitual mais ampla do verbete; a interassistência verbetológica desassediadora; a repercussão reeducativa do verbete; as abordagens multifacetadas; a ampliação da visão de conjunto interdisciplinar das realidades e pararrealidades; o autodidatismo enciclopédico; as ferramentas propulsoras da racionalidade; o implemento da autocriticidade investigativa; os critérios e os parâmetros de métrica consciencial; os aspectos conscienciais mensuráveis; as mostras do funcionamento intraconsciencial; a condição de terapeuta de si mesmo; o autodiagnóstico sincero; as reflexões organizadoras do conhecimento pessoal evolutivo; a atividade mentalsomática desassediadora; a desconstrução das ideias anacrônicas; a redução da ignorância quanto a si próprio; a otimização da recuperação de cons magnos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o mecanismo interassistencial multidimensional paraterapêutico; a Verbetologia Conscienciométrica enquanto porta para a intervenção extrafísica dos amparadores; as inspirações assistidas pelo amparo extrafísico em função da necessidade das autorreciclagens; as achegas extrafísicas indicando temas a serem pesquisados na Enciclopédia da Conscienciologia; os insights extrafísicos a partir da leitura esclarecedora; a parapreceptoria auxiliando na compreensão do conteúdo tarístico; o entrosamento paracerebral ascendente possibilitando aprofundamentos autopesquisísticos; a Autocogniciologia Evolutiva enquanto primoprioridade intermissiva; a paraconexão com o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Conscienciometrologia-Verbetologia; o sinergismo autorreflexão-autocrítica-autocognição; o sinergismo diagnóstico-terapêutica; o sinergismo autopesquisa incessante–autenfrentamento progressivo; o sinergismo das associações de neoideias tarísticas; o sinergismo neoachados-cosmovisão; o sinergismo dos dicionários cerebrais analítico-sinonímico-poliglótico.
          Principiologia: o princípio da responsabilidade do conhecimento; o princípio pesquisístico de quem procura acha; o princípio dos fatos e parafatos orientarem as pesquisas; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da cobaiagem consciencial recíproca; o princípio analítico-sintético; o princípio do megafoco mentalsomático.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) periodicamente aperfeiçoado.
          Teoriologia: a teoria da medida consciencial; a teoria da avaliação da consciência; a teoria do espelhamento interconsciencial; a teoria da verpon recicladora; a teoria e prática do autodidatismo contínuo; a teoria da evolução através dos autesforços; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons).
          Tecnologia: as técnicas conscienciométricas; as técnicas verbetológicas; as técnicas autoconsciencioterápicas; a técnica da conscin-cobaia; as técnicas de ampliação da cosmovisão nas abordagens multifacetadas; a técnica do detalhismo na dissecção pormenorizada; a técnica da exaustividade na perquirição máxima megafocada.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível dos Verbetólogos; o Colégio Invisível dos Cosmanalistas; o Colégio Invisível da Interassistenciologia.
          Efeitologia: o efeito da Verbetologia na ampliação da autoconsciencialidade; os efeitos mentaissomáticos da Autoconscienciometrologia verbetológica; o efeito mnemossomático da Enciclopédia da Conscienciologia nos ex-alunos dos Cursos Intermissivos (CI); o efeito das ideias evolutivas nas reciclagens conscienciais; os efeitos sadios das deslavagens paracerebrais multímodas; os efeitos homeostáticos da substituição dos achismos pelas autopesquisas fundamentadas teaticamente; o efeito propulsor da autevolução.
          Neossinapsologia: a abertura às neocognições gerando neossinapses; as neossinapses promovidas pela organização e associação de ideias no exercício da Verbetologia Conscienciométrica; as neossinapses hauridas pelo contato regular com a Enciclopédia da Conscienciologia; as neossinapses sobre si próprio.
          Ciclologia: o ciclo autoconscienciométrico avaliação-diagnóstico-reciclagem-reavaliação enquanto instrumento organizador pesquisístico do microuniverso consciencial; o ciclo medição-avaliação-intervenção.
          Binomiologia: o binômio Experimentologia-Autopesquisologia; o binômio verbete-autopesquisa; o binômio leitura-análise; o binômio esclarecimento–desassédio mentalsomático; o binômio autocrítica eficaz–autoconhecimento fidedigno.
          Interaciologia: a interação palavra-listagem; a interação teorização-experimentação; a interação autocognição-autolucidez-autevolução; a interação acumulabilidade cognitiva–repertório de soluções evolutivas; a interação autopesquisa qualificada constante–reciclagens intraconscienciais infindáveis.
          Crescendologia: o crescendo dúvida–esclarecimento racional; o crescendo leitura lexicográfica–leitura enciclopédica; o crescendo autocognição-autevolução; o crescendo autoinvestimento-autoqualificação.
          Trinomiologia: o trinômio pesquisa dirigida–leitura selecionada–reflexão temática; o trinômio autorganização-autorreflexão-autoneuroléxico; o trinômio autoquestionamento-autocriticidade-reciclofilia; o trinômio autassistencialidade–autodesassedialidade–autesclarecimento tarístico; o trinômio autodiagnóstico-autoterapêutica-autorremissão.
          Polinomiologia: o polinômio avaliativo obtenção-organização-análise-interpretação dos dados conscienciométricos; o polinômio diagnóstico medição-categorização-comparação-ponderação-determinação; o polinômio autocrítica-autopesquisa-autocognição-autorrealismo; o polinômio neopensenes-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo pesquisofilia / pesquisofobia; o antagonismo buscador da evolução / acomodado à ignorância; o antagonismo verdade absoluta (dogma) / verdade relativa (recin); o antagonismo mentalsomaticidade / subcerebralidade; o antagonismo avidez intelectual / preguiça mental; o antagonismo superficialidade técnica / aprofundamento teático; o antagonismo autopesquisador teórico / autopesquisador teático.
          Paradoxologia: o paradoxo de o heteroconhecimento auxiliar no autoconhecimento; o paradoxo da subjetividade tornada objetiva.
          Politicologia: a intelectocracia; a cognocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço autopesquisístico.
          Filiologia: a autopesquisofilia; a autocogniciofilia; a recinofilia; a enciclopediofilia analítica; a verponofilia; a lexicofilia; a leiturofilia; a autocriticofilia; a tecnofilia; a metodofilia.
          Fobiologia: a ultrapassagem da autopesquisofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome da dispersão consciencial; a eliminação da síndrome da preguiça mental; a ultrapassagem da síndrome da subestimação; a prevenção da síndrome da mediocrização.
          Mitologia: a queda dos mitos pessoais mediante o aprofundamento nas autopesquisas.
          Holotecologia: a autopesquisoteca; a conscienciometroteca; a encicloteca; a lexicoteca; a enumeroteca; a tecnoteca; a analiticoteca; a criterioteca.
          Interdisciplinologia: a Pesquisologia; a Autoconscienciometrologia; a Verbetologia; a Enciclopediologia; a Parapedagogiologia; a Autocogniciologia; a Autexperimentologia; a Cosmovisiologia; a Mentalsomatologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens encyclopaedologus; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: sinergismo aquisitivo Conscienciometrologia-Verbetologia = o da conscin autodidata utilizando, de modo conjugado, os recursos da Conscienciometrologia e da Verbetologia visando amplificar a autocognição; sinergismo distributivo Conscienciometrologia-Verbetologia = o da conscin pesquisadora compartilhando o resultado das autoinvestigações realizadas a partir da conjugação dos recursos da Conscienciometrologia e da Verbetologia.
          Culturologia: a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Enciclopediologia Conscienciológica; a cultura do esclarecimento racional; a cultura verponológica; a cultura da mentalsomaticidade cosmovisiológica.
          Aferição. De acordo com a Conscienciometrologia, eis, em ordem alfabética, 30 especialidades conscienciométricas, acompanhadas de títulos de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, a fim de exemplificar as possibilidades de autavaliação da consciência a partir da Verbetologia:
         01. Ansioliticometria: Ansioliticograma; Egocentrismo ansioso; Propósito ansiolítico.
         02. Autopesquisometria: Autopesquisologia; Endovisão; Autocientificidade.
         03. Coerenciometria: Coerenciologia; Gap teático; Holocoerência individual.
         04. Cogniciometria: Afinidade cognitiva; Refém da Autocognição; Domínio cognitivo.
         05. Conscienciografometria: Conscienciografologista; Produmetria conscienciográfica; Continuísmo conscienciográfico.
         06. Conscienciometrologia: Expressão conscienciométrica evolutiva; Produto conscienciométrico; Síntese do autoconscienciograma.
         07. Cosmovisiometria: Autopensenização cosmovisiológica; Cosmovisão humana; Cosmovisiólogo.
         08. Decidometria: Autodecidibilidade; Autodecisor; Decidofobia.
         09. Desassediometria: Autodesassedialidade; Bloqueio zero; Trafor desassediador.
         10. Desempenhometria: Autodesempenho coeso; Dever de casa; Produção do esclarecimento.
         11. Despertometria: Assunção da autodesperticidade; Autopesquisa despertológica; Travão da autodesperticidade.
         12. Enciclopediometria: Enciclopediologia; Autopesquisologia verbetográfica; Verbetografofilia.
         13. Energometria: Agente antiprimener; Autodiscernimento energético; Energosfera pessoal.
         14. Holobiografometria: Cacoete holobiográfico; Especialismo holobiográfico; Leitmotiv holobiográfico.
         15. Intencionometria: Intencionalidade continuada; Intencionograma; Qualidade da intenção.
         16. Interassistenciometria: Categoria da minipeça interassistencial; Nível da interassistencialidade; Perfil assistencial.
         17. Intermissiometria: Intermissivista inadaptado; Nível intermissivo; Tirateima do intermissivista.
         18. Invexometria: Perfilologia Invexológica; Autexclusivismo inversivo; Invexograma.
         19. Paracronometria: Momento evolutivo; Década; Data relevante.
         20. Paraperceptometria: Autoparapercepciologia ideal; Escala das parapercepções; Parapercepciograma.
         21. Parassociometria: Paraaculturação; Paraetologia; Parassociograma.
         22. Pensenometria: Autopensenização; Bagulho autopensênico; Holopensenograma.
         23. Proexometria: Proexograma; Proexometria pré-executiva; Tempo proexogênico.
         24. Projeciometria: Inabilidade projetiva; Nível de projetabilidade; Projetor jejuno.
         25. Recexometria: Antibagulhismo energético; Predisponência à reciclagem; Retomador de tarefa.
         26. Rotinometria: Antidispersividade cotidiana; Rotina redonda; Rotina útil.
         27. Seriexometria: Autocobaia seriexológica; Autoidentificação seriexológica; Olhar seriexológico.
         28. Somatometria: Antissomática; Checkup somático; Macrossomatologia.
         29. Tenepessometria: Aporte tenepessológico; Conscin tenepessável; Cronotenepessologia.
         30. Voluntariometria: Paravoluntariado; Satisfação no voluntariado; Travão no voluntariado.
         Caracterologia. De acordo com a Verbetologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 20 elementos caracterizadores dos verbetes passíveis de serem utilizados enquanto ferramenta de autopesquisa conscienciométrica:
          01. Análise: Análise de recorrência; Análise tendenciosa; Ferramenta de análise; Taxologia das análises.
          02. Atributo: Autorganização consciencial; Atributo consciencial; Atributologia.
          03. Avaliação: Autavaliação evolutiva; Autavaliação sintética; Instância de avaliação.
          04. Balanço: Balanço mentalsomático; Balanço pré-evoluciólogo.
          05. Capacidade: Acabativa interassistencial; Autodefesa energética; Criatividade evolutiva.
          06. Consciência: Consciência poliédrica; Consciência cosmoética; Consciência atratora; Consciência retardatária.
          07. Conscin: Conscin benévola; Conscin displicente; Conscin eletronótica; Conscin tenepessável.
          08. Cotejo: Cotejo conscin-conscienciólogo; Cotejo filósofo-conscienciólogo; Cotejo Homo sapiens–consciência.
          09. Dileção: Autopesquisofilia; Grafofilia; Projeciofilia; Reciclofilia.
          10. Habilidade: Poliglotismo interassistencial; Trafor da escrita.
          11. Inteligência: Inteligência evolutiva; Inteligência interassistencial; Inteligência preventiva; Inteligência resolutiva.
          12. Inventário: Autocosmovisão inventarial; Inventário proexológico; Técnica do autoinventariograma; Inventário da tenepes.
          13. Medida: Medida conscienciológica; Medida exaustiva; Medida cognitiva tenepessológica.
          14. Perfil: Strong profile; Síntese caracterial; Perfil liderológico interassistencial.
          15. Personalidade: Personalidade complexa; Personalidade consecutiva; Personalidade singular; Personalidade emocionalmente instável.
          16. Prova: Prova Geral da Conscienciologia; Prova do orgulho; Prova da imagística; Prova pós-dessomática.
          17. Ranque: Ranque assistencial; Ranque de prioridade.
          18. Temperamento: Comando temperamental; Raiz do temperamento; Temperamento instável; Temperamento monárquico.
          19. Teste: Autoteste da evolução cronológica; Autoteste paraterapêutico; Megateste conscienciológico; Teste da vontade.
          20. Travão: Autodestravamento; Travão; Travão parapsíquico.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sinergismo Conscienciometrologia-Verbetologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro.
          02. Autopensenização cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático.
          03. Autopesquisofilia: Autopesquisologia; Homeostático.
          04. Binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          05. Conscin-cobaia: Experimentologia; Neutro.
          06. Cosmovisão verponológica: Cosmocogniciologia; Homeostático.
          07. Curiosidade pesquisística: Cosmovisiologia; Neutro.
          08. Ferramenta de análise: Autopesquisologia; Neutro.
          09. Leitura terapêutica: Mentalsomatologia; Homeostático.
          10. Medida conscienciológica: Conscienciometrologia; Neutro.
          11. Personalização da Enciclopédia: Autopesquisologia; Homeostático.
          12. Receituário de verbetes: Taristicologia; Neutro.
           13. Remissão enciclopédica: Mentalsomatologia; Homeostático.
           14. Teste conscienciológico: Experimentologia; Neutro.
           15. Verbetograma: Autoconscienciogramologia; Neutro.
        A ESTRUTURA ENCICLOPÉDICA DE PONTA AMPLIA
    A AUTOCRITICIDADE COSMOVISIOLÓGICA DO PESQUISADOR DA CONSCIENCIOLOGIA AO EXPANDIR A AUTOCOGNIÇÃO E O NÍVEL DO AUTODIDATISMO EVOLUTIVO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já aplicou a autavaliação conscienciométrica utilizando os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia? Quais os resultados alcançados até o momento?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.661.
                                                                                                                T. L. F.