Balanço Mentalsomático

O balanço mentalsomático é o conjunto de operações para a autodemonstração analítica do estado ou condição intelectual, autocrítica, minuciosa e aprofundada de si mesmo, no momento evolutivo, promovida pela conscin lúcida, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, promove o levantamento autocrítico, periódico, mentalsomático, por exemplo, dos próprios dicionários cerebrais? Desde quando?

      BALANÇO MENTALSOMÁTICO
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O balanço mentalsomático é o conjunto de operações para a autodemonstração analítica do estado ou condição intelectual, autocrítica, minuciosa e aprofundada de si mesmo, no momento evolutivo, promovida pela conscin lúcida, homem ou mulher.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo balanço, na acepção comercial, vem provavelmente do idioma Italiano Antigo, balancio, “balanço; confrontação do ativo e passivo”, e este do idioma Latim Vulgar, bilancia, derivado do idioma Baixo Latim, bilanx, “balança”, composto por bi, “dois”, e lanx, “prato retangular ou circular”. Apareceu no Século XV. O vocábulo mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Surgiu no mesmo Século XV. A palavra somática provém do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 01. Inventário mentalsomático. 02. Levantamento mentalsomático. 03. Levantadura mentalsomática. 04. Autopesquisa mentalsomática. 05. Sondagem mentalsomática. 06. Investigação mentalsomática. 07. Estatística mentalsomática. 08. Autavaliação intelectual. 09. Balanço da auterudição. 10. Balanço do autorado pessoal.
          Neologia. As 3 expressões compostas balanço mentalsomático, balanço mentalsomático elementar e balanço mentalsomático avançado são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 01. Antipesquisa pessoal. 02. Balanço psicossomático. 03. Inventário psicossomático. 04. Autopesquisa psicossomática. 05. Auditoria da pancognição. 06. Balanço holocármico. 07. Balanço cosmoético. 08. Balanço da autoproéxis. 09. Balanço da sinalética parapsíquica. 10. Balanço conscienciogramático; balanço holobiográfico; recenseamento da sabedoria pessoal.
          Estrangeirismologia: o balanço da performance mentalsomática; a autoprogramação existencial com upgrade mentalsomático; a open mind; a penetralia mentis; o acid test mentalsomático; o breakthrough mentalsomático; o status mentalsomático; o Mentalsomarium; o Heuristicarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocogniciologia intelectual.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Mentalsomática; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o balanço dos autopensenes.
          Fatologia: o balanço mentalsomático; o balanço periódico dos empreendimentos mentaissomáticos; o balanço do acervo mentalsomático; o balanço dos desempenhos mentaissomáticos; o inventário do conhecimento integral, evolutivo, prioritário; o inventário cultural pessoal; a autavaliação conscienciométrica do mentalsoma pessoal; o autojuízo crítico; as autoposturas evolutivas prioritárias; o recolhimento íntimo para o inventário mentalsomático; a qualidade do nível da partilha dos bens intelectuais considerados representativos da pessoa; a avaliação do ativo intelectual recebido e da distribuição realizada por meio da proéxis pessoal; a saída pessoal do moldado – apriorismose, interiorose, mediocridade – para o diferenciado perante as neoverpons conscienciológicas; as autorreflexões magnas do balanço mentalsomático; o nível da auteducação; o nível do autodidatismo intelectual; a colheita intelectual alcançada pelos próprios esforços; as perspectivas atuais do abertismo consciencial mentalsomático; a autodidaxia mentalsomática como sendo mais importante se comparada à educação formal; a atualização do desenvolvimento da emancipação intelectual; o nível da aprendizagem pessoal por intermédio da automotivação; o diagnóstico da autodotação intelectual entre a condição do altamente dotado e do medianamente dotado; a coragem da conscin lúcida em encarar a própria realidade da lucidez mentalsomática; o Curso Balanço Existencial do CEAEC; o saldo mentalsomático da ficha evolutiva, multimilenar, pessoal (FEP); o balanço dos cons recuperados; o novo mapa intelectual, atualizado, do mentalsoma da conscin lúcida; a Inventariologia Mentalsomática.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parapsiquismo intelectual.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo intelectivo.
         Principiologia: o princípio da descrença somente vivido plenamente a partir do paracorpo do autodiscernimento; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio evoluído de “quem aprende deve ensinar”; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da autodesassedialidade; o princípio da autodisciplina evolutiva; o princípio básico da Inventariologia; o princípio da qualificação da quantidade; o princípio fundamental da acuidade nas priorizações; o princípio da autocrítica cosmoética.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a passagem inquestionável do 1% da teoria para os 99% da vivência intelectual.
         Tecnologia: a técnica da circularidade; a técnica do bloco tridisciplinar.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do desassédio mentalsomático (Tertuliarium); o laboratório conscienciológico do Holociclo; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
         Efeitologia: o efeito halo dos autoconhecimentos generalistas.
         Neossinapsologia: as neossinapses e a recuperação dos cons magnos.
         Ciclologia: o ciclo da evolução mentalsomática; o ciclo da inventividade aguda.
         Binomiologia: o binômio autavaliação–reperspectivação intelectual; o binômio Autoconscienciometria-Autopesquisologia; o binômio cérebro-paracérebro.
         Interaciologia: a interação custo–benefício mentalsomático; a interação educação formal–autodidatismo ininterrupto; a interação justa dos recebimentos proexológicos com a própria vida intrafísica; a interação primener–balanço existencial; a interação Mentalsomatologia-Autodiscernimentologia; a interação autolucidez evolutiva–balanço mentalsomático; a interação inteligência evolutiva–autorreflexão periódica; a interação esforço individual–rendimento evolutivo.
         Crescendologia: o crescendo da intelectualidade rural para a intelectualidade urbana; o crescendo talento físico–talento intelectual.
         Trinomiologia: o trinômio aprofundamento-potencialização-acumulação; o trinômio da hiperacuidade concentração mental–atenção fixada–lucidez maior; o trinômio (trio) inventor-descobridor-inovador; o trinômio pesquisístico dissecção-detalhamento-exaustividade; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio técnica do detalhismo–técnica da exaustividade–técnica da circularidade; o trinômio analisar-classificar-avaliar; o trinômio parapesquisas-paratécnicas-parachados.
         Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade; o polinômio autopesquisas-heteropesquisas-parapesquisas-multipesquisas; o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência.
          Antagonismologia: o antagonismo obscurantismo dogmático / autoconscientização emancipadora; o antagonismo acrasia / avanço mentalsomático; o antagonismo detalhismo / perfeccionismo.
          Paradoxologia: o paradoxo técnico detalhismo–corte das insignificâncias.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a intelectofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a racionofobia; a disciplinofobia; a autocriticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da hipomnésia; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da despriorização existencial.
          Mitologia: a mitoclastia inerente à autocognição.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a cognoteca; a intelectoteca; a ciencioteca; a experimentoteca; a recexoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Autocogniciologia; a Intraconscienciologia; a Recexologia; a Holomaturologia; a Autopesquisologia; a Autocriticologia; a Autoconscienciometrologia; a Autodiscernimentologia; a Paracerebrologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o acrobata mentalsomático; o agitador de ideias; o antenado mentalsomático; o prospector de neoverpons.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a acrobata mentalsomática; a agitadora de ideias; a antenada mentalsomática; a prospectora de neoverpons.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens inventarians; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens polymatha.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: balanço mentalsomático elementar = o promovido inevitavelmente quando a conscin recebe o diploma profissional; balanço mentalsomático avançado = o promovido espontaneamente, de modo periódico, pela conscin lúcida.
          Culturologia: a cultura da Mentalsomatologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o balanço mentalsomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          04. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          05. Auditoria da pancognição: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          07. Autorreflexão de 5 horas: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          08. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          10. Inventariologia: Proexologia; Homeostático.
          11. Reciclagem prazerosa: Recexologia; Homeostático.
          12. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
  O APERFEIÇOAMENTO DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
  DA AUTAVALIAÇÃO MENTALSOMÁTICA TRAZ BENEFÍCIOS
      INCALCULÁVEIS PARA A CONSCIN LÚCIDA QUANTO
       À CONSECUÇÃO SATISFATÓRIA DA AUTOPROÉXIS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, promove o levantamento autocrítico, periódico, mentalsomático, por exemplo, dos próprios dicionários cerebrais? Desde quando?