Xepa Mentalsomática

A xepa mentalsomática é a técnica de pesquisar nas sobras ideativas de trabalho intelectivo anterior com o objetivo de encontrar ideias não aproveitadas e com potencial para serem incluídas em novas obras e / ou inspirarem neoverpons.

Você, leitor ou leitora, já aplicou a técnica da xepa mentalsomática?

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                                     XEPA MENTALSOMÁTICA
                                               (GESCONOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A xepa mentalsomática é a técnica de pesquisar nas sobras ideativas de trabalho intelectivo anterior com o objetivo de encontrar ideias não aproveitadas e com potencial para serem incluídas em novas obras e / ou inspirarem neoverpons.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo expressivo xepa é de origem desconhecida. O termo mental deriva do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Apareceu no Século XV. A palavra somática procede do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Surgiu no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Xepa intelectual. 2. Sobra intelectiva. 3. Reaproveitamento de retroideias abandonadas.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 2 cognatos derivados do vocábulo xepa: xepeira; xepeiro.
             Neologia. As 3 expressões compostas xepa mentalsomática, xepa mentalsomática superficial e xepa mentalsomática exaustiva são neologismos técnicos da Gesconologia.
             Antonimologia: 1. Ideia principal. 2. Ideia-chave. 3. Desperdício de ideias.
             Estrangeirismologia: a busca por insights pessoais inéditos, porém inaplicados.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Inspiraciologia Tarística.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Xepeiro: garimpeiro intelectual. Garimpemos xepas verponísticas.
             Coloquiologia: a procura minuciosa pelas ideias deixadas de lado; a vista d’olhos nos rascunhos; a segunda chamada para a recolha de sacações perdidas; a rapa do tacho ideativo; o ato de beber na própria fonte; a opção de não deixar passar batida a ortoinspiração.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas relativas ao tema:
             1. “Xepa. No âmbito da Xepologia, a conscin lúcida pode empregar a neotécnica da xepa mentalsomática, pela qual obtém a cosmovisão através do balanço ou do inventário das suas sobras ou pechinchas intelectivas, em muitos casos ainda não exploradas publicamente. Com tais recursos, consegue obter neoinspirações para a amplivisão da mundividência conscienciológica.”
             2. “Xepeiro. O xepeiro intelectual, homem ou mulher, é a conscin que aplica a neotécnica da xepa mentalsomática, aprofundando a sua curiosidade pesquisística em nível cosmoético, evolutivo e prioritário.”


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da omnipesquisa; o holopensene pessoal da curiosidade pesquisística; o holopensene pessoal da Comunicologia Tarística; o interesse pela neopensenidade; a produção de neopensenes a partir de retropensenes; o esmero nos grafopensenes permitindo a posterior recuperação satisfatória da ideia registrada; a possibilidade de a autopensenização criativa reciclar a ideia antes rejeitada.
             Fatologia: a xepa mentalsomática; a busca de neossubsídios ideativos no arquivo morto, físico ou digital; a recolha da papelada envelhecida; a valorização dos rascunhos; as neoponderações sobre a retroideia; o autodiscernimento para diferenciar a ideia com potencial tarístico daquela rebarbativa, anacrônica ou inútil; a probabilidade do encontro de perspectiva inédita em ideia esboçante pregressa. 2                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático criando atmosfera propícia ao êxito da xepa mentalsomática; a homeostase energossomática predispondo a sagacidade mental e parapsíquica para o reconhecimento de neoideias úteis; a oportunidade para neoinspirações assistidas na revisita aos antigos materiais intelectuais.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da verpon; o princípio da perseverança pesquisística; o princípio dos fatos e parafatos orientarem as pesquisas; o princípio da primazia do conteúdo sobre a forma; o princípio do crescendo infinito de autocognições quanto ao Cosmos; o princípio da amparabilidade extrafísica inerente aos empreendimentos cosmoéticos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) sensibilizando sobre a autorresponsabilidade pela efetivação das ortoinspirações.
          Tecnologia: a técnica do registro; a técnica do confor; a técnica da exaustividade; a técnica do detalhismo; a técnica do selfbrainstorming; a técnica da infopequisa conscienciográfica; a técnica de elaboração de ortopensatas.
          Voluntariologia: o voluntariado tarístico da Conscienciologia.
          Efeitologia: os efeitos heurísticos da paciência pesquisística; os efeitos da preguiça mental no desperdício de ortoinspirações.
          Neossinapsologia: a disposição operosa para a formação de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo pesquisa-achado; o ciclo análise-síntese.
          Enumerologia: a folha avulsa; a ficha pautada; o bloco de notas; a caderneta de campo; a agenda anual; o caderno de anotações; o arquivo digital.
          Binomiologia: o binômio inspiração–transpiração pesquisística.
          Interaciologia: a interação senso omnipesquisístico–autodeterminação evolutiva.
          Crescendologia: o crescendo gesconológico xepa intelectiva–ortopensata.
          Trinomiologia: o trinômio tempo-paciência-hiperacuidade.
          Antonimologia: o antagonismo cosmovisão / precipitação.
          Paradoxologia: o paradoxo de a xepa intelectual ser preciosíssima.
          Politicologia: a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao proveito máximo das ortoinspirações.
          Filiologia: a ideofilia; a neofilia; a cognofilia; a intelectofilia; a heuristicofilia; a amparofilia; a grafofilia.
          Mitologia: o mito da inspiração sem transpiração desacreditado.
          Holotecologia: as considerações a partir dos estudos de artefatos do saber da Holoteca.
          Interdisciplinologia: a Gesconologia; a Grafologia; a Autoradologia; a Pesquisologia; a Xepalogia; a Ortopensatologia; a Verponologia; a Heuristicologia; a Cosmoeticologia; a Cosmovisiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin enciclopedista; a conscin verbetógrafa.
          Masculinologia: o xepeiro intelectual; o conscienciólogo; o intelectual; o pesquisador; o heurista; o rastreador de verpons; o verponarista; o detalhista; o escritor; o ortopensatógrafo.
          Femininologia: a xepeira intelectual; a consciencióloga; a intelectual; a pesquisadora; a heurista; a rastreadora de verpons; a verponarista; a detalhista; a escritora; a ortopensatógrafa.
          Hominologia: o Homo sapiens curiosus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens studiosus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens cosmovisiologus. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  3


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: xepa mentalsomática superficial = a pesquisa realizada com pressa, sem reflexão adequada sobre as sobras ideativas, arriscando-se a manter o desperdício de ideias; xepa mentalsomática exaustiva = a pesquisa realizada sem pressa, com reflexão delongada sobre as sobras ideativas, predispondo inspirações para complementá-las, ampliá-las e / ou aprofundá-las.
             Culturologia: a cultura da escrita tarística; a cultura da Heuristicologia Cosmoética.
             Cotidiano. Durante as vivências cotidianas é natural a conscin tecer considerações sobre o observado e experienciado, resultado de inspirações pessoais ou assistidas pelos amparadores.
             Registro. O hábito de ter sempre em mãos os recursos necessários para registrar as próprias considerações do dia a dia permite o posterior aprofundamento das ideias contidas em tais registros e a futura utilização das mesmas em textos tarísticos.
             Esquecimento. Do contrário, quando não há o empenho em registrá-las, a torrente de neoestímulos inerentes à rotina diária favorecem o esquecimento dessas considerações e, com isso, a provável perda irrecuperável de inspirações importantes.
             Xepa. A aplicação da técnica da xepa mentalsomática busca a recuperação de possíveis neoideias imperdíveis contidas nos registros pessoais e ainda não publicadas.
             Repescagem. Segundo a Xepalogia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 11 categorias de funções assumidas pela conscin, indutoras de autorreflexões, em cujos registros seria possível o encontro de considerações pessoais, esquecidas ou perdidas, de conteúdo neoideativo:
             01. Discente: apontamentos de participação em aulas, palestras e debates.
             02. Docente: novos argumentos e ganchos didáticos criados durante a exposição.
             03. Escritor: registros e rascunhos feitos em apoio à concepção do texto.
             04. Espectador: opiniões sobre peças, filmes, séries, reportagens e documentários.
             05. Experimentador: impressões sobre vivências e paravivências.
             06. Investigador: associações ideativas e lembranças surgidas no processo de pesquisa.
             07. Leitor: notas sobre notícias, artigos, verbetes e livros, nas margens ou outro local.
             08. Parapsíquico: interpretações sobre o conteúdo de parafenômeno vivenciado.
             09. Pensador: ideias avulsas de selfbrainstorming relativo a certa temática.
             10. Tenepessista: anotações de vivências multidimensionais na tenepes.
             11. Testemunha: juízos, silenciosos ou não, sobre casos e fatos observados.
             Ideia. Segundo a Gesconologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 5 características da ideia desconsiderada com potencial para tornar-se reaproveitável com a aplicação da técnica da xepa mentalsomática:
             1. Ideia descartada: não foi considerada encaixável no eixo temático do empreendimento tarístico em foco.
             2. Ideia esquecida: não foi organizada em local no qual pudesse ser visualizada, relembrada e utilizada.
             3. Ideia incompreendida: não foi verificado o valor da mesma devido a limitações cognitivas da conscin autora na ocasião.
             4. Ideia irrefletida: não foi dedicado o devido tempo para pesquisas e ponderações sobre a mesma, ainda em estado embrionário, a fim de desenvolvê-la e expandi-la.
             5. Ideia truncada: não foi apreendida em percentual satisfatório para o reconhecimento da importância da mesma.
             Neoideia. A conscin autora, ao dedicar tempo para a análise de ideias antes desprezadas poderá encontrar pérolas ideativas negligenciadas. Nesse segundo momento de análise, as cognições e experiências acumuladas pela conscin autora após o primeiro momento de análise podem favorecer a identificação da possível originalidade, abrangência e profundidade de tais ideias. 4                                                                       En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
             Ortopensata. A técnica da elaboração de ortopensatas favorece a disponibilização das pérolas ideativas garimpadas na xepa mentalsomática. A ideia recolhida transformada em ortopensata fica lapidada, organizada e disponível no arquivo vivo de ortopensatas pessoais, a ser revisitado com regularidade, facilitando a inserção da mesma em futura obra intelectual.
             Antidesperdício. Desse modo, as inspirações inaproveitadas anteriormente, sejam pessoais ou assistidas por consciexes amparadoras, não mais são desperdiçadas, honrando-se o investimento, direto ou indireto, dos amparadores de função, intra ou extrafísicos. Desse modo, a aplicação da técnica da xepa mentalsomática pode demonstrar o apreço pelas ortoinspirações.
             Organização. A conscin autora poupa tempo quando inclui na rotina intelectual a revisão dos registros cotidianos em busca das ideias relevantes e, ao encontrá-las, elaborá-las na forma de ortopensatas. Em caso de dúvidas sobre a relevância da ideia encontrada, a mesma pode ser armazenada em arquivo específico, físico ou digital, a fim de ser reanalisada posteriormente.


                                                    VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a xepa mentalsomática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Aplicação da neomundividência: Reeducaciologia; Homeostático.
             02. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
             03. Autocosmovisão inventarial: Paracosmovisiologia; Neutro.
             04. Curiosidade pesquisística: Cosmovisiologia; Neutro.
             05. Infopesquisa conscienciográfica: Cosmovisiologia; Neutro.
             06. Inspiração: Heuristicologia; Neutro.
             07. Limite da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
             08. Neomundividência: Cosmocogniciologia; Homeostático.
             09. Olhar conscienciográfico: Gesconologia; Neutro.
             10. Ortopensatografia: Ortopensatologia; Homeostático.
             11. Ortopensatologia: Evoluciologia; Neutro.
             12. Rol de grafotécnicas: Grafopensenologia; Neutro.
             13. Senso omnipesquisístico: Descrenciologia; Neutro.
             14. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
             15. Verponarium: Verponologia; Homeostático.
   A TÉCNICA DA XEPA MENTALSOMÁTICA GARIMPA, NOS
  APONTAMENTOS DE LABOR INTELECTUAL ENCERRADO,
 A NEOIDEIA ÚTIL ANTES DESPERCEBIDA, ABANDONADA,
    NÃO DESENVOLVIDA, INAPROVEITADA OU ESQUECIDA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já aplicou a técnica da xepa mentalsomática?
Com qual percentual de reaproveitamento de ideias?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.465 e 1.466.
             2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.729.
                                                                                                                      A. L.