Binômio Autodesassedialidade-Mentalsomaticidade

O binômio autodesassedialidade-mentalsomaticidade é a explicitação da estreita conexão existente entre a capacidade pessoal de eliminação de autassédios e o autodesempenho intelectual continuado em estudos e ponderações lógicas, a fim de compreender as realidades evolutivas e efetivar neopadrão pensênico sadio.

Qual experiência você, leitor ou leitora, possui no binômio autodesassedialidade-mentalsomaticidade? Há resultados exitosos?

      BINÔMIO         AU T O D E SAS S E DI AL ID AD E -M EN T ALS OM AT IC ID AD E
                               (AUTODESASSEDIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O binômio autodesassedialidade-mentalsomaticidade é a explicitação da estreita conexão existente entre a capacidade pessoal de eliminação de autassédios e o autodesempenho intelectual continuado em estudos e ponderações lógicas, a fim de compreender as realidades evolutivas e efetivar neopadrão pensênico sadio.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; em nome de; da parte de; relativo a alguma pessoa; palavra; expressão; termo”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo des provém do idioma Latim, dis ou de ex, “oposição; negação; falta”. O vocábulo assédio, de origem controvertida, vem provavelmente do idioma Italiano, assedio, derivado do idioma Latim, absedio ou obsedium, “sítio; cerco; assédio”, derivado de sidere, “estar sentado”. Apareceu, no idioma Italiano, no Século XIII. Surgiu, no idioma Português, no Século XVI. A palavra mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; pensamento; inteligência”. Apareceu no Século XV. A palavra somática deriva do mesmo idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo mental; corporal”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Binômio qualidade do autodesassédio–qualidade da exercitação intelectual. 2. Binômio defensividade intraconsciencial–intelectualidade cosmoética. 3. Binômio autoimunidade pensênica–autointelecção evolutiva.
          Neologia. As 3 expressões compostas binômio autodesassedialidade-mentalsomaticidade, binômio autodesassedialidade–mentalsomaticidade primário e binômio autodesassedialidade–mentalsomaticidade avançado são neologismos técnicos da Autodesassediologia.
          Antonimologia: 1. Binômio autassedialidade–intelectualidade perturbada. 2. Binômio autovitimização–autointelecção anticosmoética. 3. Binômio intrusão patopensênica–comoção.
          Estrangeirismologia: o tour de force intelectual autodesassediante.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscenimento quanto à autodesperticidade.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da intelectualidade sadia; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o materpensene intelectual sustentado pelo autodidatismo permanente; a fôrma holopensênica autodesassediadora gerada no local de labor mentalsomático cotidiano; o escritório pessoal ativo retroalimentando o holopensene antiemotivo; o hábito da ponderação lógica imunizando quanto às pressões patopensênicas; o costume da autopensenização racional tornando destoantes, identificáveis e rechaçáveis as patointerferências pensênicas; a primazia do pen na autopensenização evidenciando a entrada de xenopensenes de desvalorização e desistência durante a produção de obra assistencial; a contrargumentação sadia refutando os pensenes autassediadores; a intelectualidade evolutivamente proficiente criando holopensene pessoal pró-lucidez.
          Fatologia: a experimentação da estudiosidade demonstrando o valor da vitalidade intelectiva no autodesassédio; a exercitação dos atributos mentais proporcionado a flexibilidade ideativa autodesassediante; a apreensão de conhecimentos alargando a panorâmica situacional autodesassediadora; a implantação de rotina intelectual explicitando o preparo holossomático requerido ao suporte à jornada produtiva; a autobagagem de ortoexperiências fundamentando estratégias para o alcance e consolidação da autodesperticidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a predisposição à equilibração holossomática ao contato com campo energético mentalsomático; a dessintonização a consciexes de padrões assediadores; o favorecimento à sintonização com consciexes de padrões harmônicos; a ampliação da hiperacuidade pela presença das paracompanhias mais lúcidas; a tendência à captação extrafísica de achegas autesclarecedoras de consciexes amparadoras; a expansão da compreensibilidade sobre as verdades multidimensionais desfazendo convicções autassediantes; a evidenciação das energias sadias enquanto esteio do pensar cosmoético; a expansão mentalsomática favorecendo à recuperação de cons; o sobrepairamento analítico dos autassédios tornando-os mínimos perante a grandeza de neoideias evolutivas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autodisposição física–autodisposição energética–autodisposição intelectual; o sinergismo exercícios físicos–exercícios energéticos–exercícios intelectuais; o sinergismo patológico autassédio–bloqueio energético encefálico; o sinergismo homeostático autodesassédio–bloqueio zero.
          Principiologia: o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio do primado evolutivo da mentalsomaticidade; o princípio da descrença (PD); o princípio de contra fatos e parafatos não haver argumentos nem parargumentos; o princípio da verpon; o princípio do autassédio predispor e potencializar o heterassédio; o princípio da autonomia da vontade.
          Codigologia: a opção pelo desassédio inserida no código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a relevância do 1% de teoria para os 99% de prática.
          Tecnologia: a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica do aquecimento neuronal; a técnica de imersão em leitura útil; a técnica de imersão na escrita de obra útil; a técnica do detalhismo e da exaustividade; a técnica da infopesquisa conscienciográfica; a técnica do turno intelectual; a técnica do trabalho antelucano.
          Voluntariologia: o autorado voluntário e amparado da tares.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo e Holoteca).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Desassediologia.
          Efeitologia: os efeitos salutares do reconhecimento e corte de convicções autassediantes; os efeitos das reperspectivações cognitivas das experiências no autodesassédio; os efeitos da elaboração intelectiva cosmoética no bom humor autodesassediante; os efeitos do autodesassédio no bem-estar intelectivo; os efeitos cosmovisiológicos do mergulho técnico rotineiro em jornais, revistas, livros, aulas, palestras, documentários, filmes e entrevistas; os efeitos da heterocriticofilia intelectual no autodesassédio mentalsomático; os efeitos do autodesassédio mentalsomático na autossuficiência intelectual.
          Neossinapsologia: as autorreflexões para a formação de neossinapses evolutivas.
          Ciclologia: os argumentos desassediadores no ciclo de debates cosmoéticos; o ciclo cotidiano introspecção profunda–interlocução sadia; o ciclo assim-desassim.
          Binomiologia: o binômio autodesassedialidade-mentalsomaticidade; o binômio autodesassedialidade-energossomaticidade; o binômio autodesassédio-heterodesassédio.
          Interaciologia: a interação estafa intelectual–autassédio; a interação intoxicação energética–ideação autassediante; a interação preguiça mental–abordagem superficial; a interação saturação temática–insights autesclarecedores.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo subcerebralidade-mentalsomaticidade; o crescendo evolutivo de aprimoramento dos atributos mentais; o crescendo evolutivo de apreensão cognitiva sobre o Cosmos; o crescendo cosmovisiológico de entendimento da dinâmica evolutiva.
          Trinomiologia: o trinômio desassediador leitura útil–reflexão cosmoética–escrita tarística; o trinômio desassediador ortocognição–ortointelecção–amparabilidade extrafísica; o trinômio desassediador ortointenção–ortoenergização–ortopráxis assistencial; o trinômio autoconceito baixo–autestima baixa–autassedialidade alta.
          Polinomiologia: os autassédios favorecendo o polinômio distorções perceptivas–distorções parapsíquicas–distorções cognitivas–distorções mnemônicas; os autodesassédios favorecidos pelo polinômio dieta balanceada–ginástica moderada–sono repousante–respiração correta–estado vibracional; a autodesperticidade conquistada por meio do polinômio autocrítica-autoincorrupção-autodesassédio-autocosmoética.
          Antagonismologia: o antagonismo bem-estar evolutivo / malestar íntimo.
          Paradoxologia: o paradoxo desassediador.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a cognofilia; a intelectofilia; a bibliofilia; a tertuliofilia; a assistenciofilia; a amparofilia.
          Mitologia: o cabedal cognitivo cosmoético desconstruindo quaisquer mitificações.
          Holotecologia: a biblioteca; a lexicoteca; a encicloteca; a hemeroteca; a despertoteca; a psicossomatoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodesassediologia; a Autodespertologia; a Mentalsomatologia; a Energossomatologia; a Antivitimologia; a Autocriticologia; a Autodiscernimentologia; a Voliciologia; a Recinologia; a Gesconologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens desobsessus; o Homo sapiens desassediator; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio autodesassedialidade–mentalsomaticidade primário = a imersão em leitura útil apaziguando emoções e permitindo a clareza de raciocínio; binômio autodesassedialidade–mentalsomaticidade avançado = a prolificidade intelectual continuada sustentando e sendo sustentada pela autodesperticidade.
          Culturologia: a cultura útil; a cultura da intelectualidade cosmoética; a cultura da produtividade intelectual interassistencial; a cultura do autorado tarístico.
          Base. Nas análises da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 aquisições conscienciais advindas de progressos no uso dos atributos conscienciais com a dedicação à intelectualidade cosmoética, sendo base de sustentação aos autodesassédios:
          01. Acervo cognitivo vasto. O panorama elucidativo quanto às realidades existenciais.
          02. Ajuizamento cosmoético. A salvaguarda do melhor para todos nas deliberações.
          03. Associação ideativa procedente. A apreensão expandida na junção de evidências.
          04. Atenção dividida. O reconhecimento simultâneo de estímulos intra e extrafísicos.
          05. Autocrítica afiada. A constatação sincera das próprias imaturidades.
          06. Concentração mental. O foco consciencial dirigido pela vontade ao prioritário.
          07. Discernimento evolutivo. A distinção de modo eficaz para gerenciar a vida íntima.
          08. Hiperacuidade multidimensional. A detecção de paraintrusões sadias ou doentias.
          09. Imaginação regrada. O encontro de soluções criativas realizáveis.
          10. Memória atilada. A recordação fidedigna das vivências.
          Autodesassédio. Nas pesquisas da Autodesassediologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 12 condições autassediantes passíveis de serem dirimidas por meio de trabalho intelectual cosmoético:
          01. Autovitimização. A análise depurada de observações e leituras dimensionando realisticamente as problemáticas pessoais perante os percalços da Humanidade e Para-Humanidade.
          02. Desleixo. O desenvolvimento do detalhismo e exaustividade acarretando o esmero nas automanifestações.
          03. Desorganização. A ordenação dos pensamentos impulsionando à arrumação do entorno físico.
          04. Dispersão. O disciplinamento da atenção beneficiando a conservação do foco evolutivo no dia a dia.
          05. Dogmática. A descoberta dos avanços e renovações históricas do conhecimento humano comprovando a relatividade das verdades em função de ignorâncias e inexperiências.
          06. Emocionalismo. A prática da ponderação racional habilitando à eliminação da visão emocional deturpadora das realidades.
          07. Heterocriticofobia. A segurança na capacidade de apreender, interpretar, raciocinar e tecer conclusões satisfatórias encorajando o abertismo às críticas.
          08. Hipomnésia. O aperfeiçoamento dos atributos conscienciais convergindo para a melhoria da retenção mnemônica.
          09. Ignorância ignorada. A verificação do manancial de informações e conhecimentos disponíveis corroborando a tranquilidade na admissão das lacunas autocognitivas.
          10. Inconsequência. O enriquecimento da fatuística e casuística, intra e extrafísica, fundamentando as elucubrações sobre as repercussões dos atos pessoais.
          11. Irracionalidade. A exercitação do pensamento pautado em fatos e parafatos capacitando à identificação imediata de ilogicidades e fantasias nascentes nas autoconcepções.
          12. Ruminação. O hábito da análise temática sob múltiplas perspectivas eliminando tendências ao pensamento monocórdio.
          Imersão. A imersão em atividade intelectual sadia permite a alteração do padrão usual de pensamentos da conscin, favorecendo o afastamento de consciexes assediadoras afins ao padrão antigo. Tal desconexão é consolidada com a dissolução de autassédios por meio dos autesclarecimentos advindos dos estudos e ponderações.
          Contraponto. Entretanto, devido ao levantamento de poeira inicial, pode ocorrer o aumento da pressão assediadora de consciexes interessadas em desviar a conscin do objetivo. Em contraponto, surgem indicações de amparo extrafísico entrevistos diretamente, nas parabordagens lúcidas, e indiretamente, no surgimento de auxílios inusitados provenientes de conscins dispostas. Portanto, ao invés de superestimar as dificuldades, cabe valorizar o parainvestimento e persistir no intento autodesassediador.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio autodesassedialidade-mentalsomaticidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
            02. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
            03. Autoconfiança intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
            04. Autoindulgência intelectual: Mentalsomatologia; Nosográfico.
            05. Binômio autodesassedialidade-energossomaticidade: Autodesassediologia; Homeostático.
            06. Contraponto heterassediador: Parapatologia; Nosográfico.
            07. Desassediologia: Consciencioterapia; Homeostático.
            08. Estafa intelectual: Experimentologia; Nosográfico.
            09. Estudiosidade: Autodiscernimentologia; Neutro.
            10. Holopensene desassediado: Holopensenologia; Homeostático.
            11. Infopesquisa conscienciográfica: Cosmovisiologia; Neutro.
            12. Maternagem ideativa: Mentalsomatologia; Neutro.
            13. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
            14. Ritmo mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            15. Saúde intelectual: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
   ORTOINTELECÇÃO PROLÍFICA PROMOVE A GRADATIVA
  DESCONSTRUÇÃO DAS MONOVISÕES EXISTENCIAIS NAS
  QUAIS SE ENRAIZAM AS POSTURAS AUTO E HETERASSEDIADORAS, CONDUZINDO À COSMOVISÃO EVOLUTIVA.
            Questionologia. Qual experiência você, leitor ou leitora, possui no binômio autodesassedialidade-mentalsomaticidade? Há resultados exitosos?
            Bibliografia Específica:
            1. Mello, Alexandre; Lexicoterapia: Autodesassédio Mentalsomático; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 7; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 14 enus.; 2 notas; 12 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2003; páginas 14 a 23.
            2. Sertillanges, A.-D.; A Vida Intelectual: Seu Espírito, suas Condições, seus Métodos (La Vie Intellectuelle: son Esprit, ses Conditions, ses Méthodes); trad. Lilia Ledon da Silva; revisões Jessé de Almeida Primo; & Liliana Cruz; 200 p.; 9 caps.; 1 microbiografia; 25 x 18 cm; br.; É Realizações; São Paulo, SP; 2010; páginas 21 a 30, 47 a 66 e 157 a 198.
            3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 413 a 418, 950 a 954 e 991 a 1.011.
            4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 130 a 141, 372 a 387, 462 a 483 e 626.
                                                                                                                        A. L.