Vínculo Terapêutico

O vínculo terapêutico é o ato ou efeito de a consciência, intra ou extrafísica mais sadia, conectar-se ou ligar-se a conscins, ou consciexes, enfermas com finalidade de proporcionar-lhes alívio, tratamento, remissão de desequilíbrios holossomáticos, caracterizando a condição geradora de relação interconsciencial de assistência terapêutica uni ou bidirecional.

Você, leitor ou leitora, consegue produzir bom vínculo terapêutico sendo assistente ou assistido(a)? Qual(is) aspecto(s) da personalidade precisa melhorar para instalar e / ou qualificar os vínculos?

      VÍNCULO TERAPÊUTICO
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O vínculo terapêutico é o ato ou efeito de a consciência, intra ou extrafísica mais sadia, conectar-se ou ligar-se a conscins, ou consciexes, enfermas com finalidade de proporcionar-lhes alívio, tratamento, remissão de desequilíbrios holossomáticos, caracterizando a condição geradora de relação interconsciencial de assistência terapêutica uni ou bidirecional.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo vínculo deriva do idioma Latim, vinculum, “liame; ligame; laço;
atilho; tudo o que serve para atar; relações de amizade; laços de parentesco”. Apareceu no Século XVII. O vocábulo terapêutico procede do idioma Grego, therapeutikós, “relativo ao cuidado e tratamento de doenças”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Aliança terapêutica. 2. Liga terapêutica. 3. Liame terapêutico. 4. Relação terapêutica. 5. Assim medicinal. 6. Vínculo esclarecedor. 7. Vínculo assistencial.
          Neologia. As duas expressões compostas minivínculo terapêutico e maxivínculo terapêutico são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. União interassediante. 2. Conexão patológica. 3. Atilho assediante.
          Estrangeirismologia: o therapeutic group; o therapeutic link; o therapeutic rapport; o therapeutic empowerment; o magic bullet approach; a reciprocal relationship; o equipo terapéutico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao vínculo promotor da interassistencialidade.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal empático; o holopensene pessoal da convivialidade; a liga holopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene pessoal da interassistencialidade; a autopensenidade terapêutica predispondo ligação a distância com o paciente.
          Fatologia: o vínculo terapêutico; o fato de a vinculação médico-assistido ser extensiva a outras consciências; o vínculo consciencial promotor de vínculo terapêutico; o vínculo da condição de pré-mãe; a qualificação da intenção norteadora no processo curativo; a autopercepção do assistente como minipeça interassistencial; o dia a dia das relações interconscienciais facilitadoras de instalação da empatia curativa; as tarefas médicas diuturnas; o aperitivo da consulta; a valorização multifatorial da relação saúde-doença; o antelóquio da consulta médica realizado pelo agente comunitário de saúde; o acolhimento elucidativo da recepção nosocomial; a escuta qualificada da enfermagem cuidadora; o pré-perdão assistencial realizado antes do acolhimento; o posicionamento social como viés para instalação de ligação interconsciencial; o modelo contratualista na relação médico-paciente; o intercâmbio facilitador da cogestão terapêutica; a construção da conexão assistente-assistido com vistas à desvinculação lúcida através da reeducação e do autocuidado; o empoderamento conquistado do assistido na versão de Paulo Freire (1921–1997); a minimização da relação assimétrica médico-paciente; a relação médico-paciente bem sucedida como balão de ensaio da tares futura; o “não” oportuno na condição de Impactoterapia esclarecedora e despertadora do autocuidado e do autoconhecimento; a anamnese minudente facilitadora; a manutenção do liame medicinal para continuidade do tratamento; a interferência do guia amaurótico na consulta; o amparo de função; a conexão amparador-amparando na antessala da consulta; a intencionalidade transparente e cosmoética diante do assistido; o liame medicinal construído a 3, ou a 4; os insights facilitadores dos diagnósticos; a importante tarefa coadjutora da dupla evolutiva interassistencial; o enlace pontual entre assistente–grupo de assistidos; o antagonismo diante do assistido; o terapeuta com asco do assistido; o terapeuta pusilânime; o acesso ao nódulo holomnemônico; a oportunidade interassistencial de reconciliação através da assistência lúcida e qualificada; a falta de vinculação nas relações assistente-assistido; a comunicabilidade facilitadora; o ato terapêutico na ausência de vínculo terapêutico; a prioridade às necessidades do assistido e não ao exíguo tempo imposto da consulta; o assistido no papel de assistente; o processo medicinal de mão dupla; a omissuper; a oportunidade taconística; a oportunidade tarística; a Psicoterapia; a Consciencioterapia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal do assistente; a assim; a desassim; o domínio bioenergético holossomático; o vínculo paraterapêutico; os encontros extrafísicos com consciências assistidas pré e pós-consulta; o encontro extrafísico com familiares dessomados do assistido; as conversas extrafísicas prévias retrocognitivas e esclarecedoras com o assistido, facilitadoras do vínculo terapêutico; a sinalética energética e parapsíquica pessoal do assistido; a percepção parapsíquica da atuação do amparador de função; os paravínculos; a percepção parapsíquica da presença dos amparadores ou guias amauróticos dos assistidos; o burnout do assistente interferindo na promoção das desassins; a evitação das sequelas pós-assimilação nosológica; o encapsulamento parassanitario na tarefa nosocomial; o relato do assistido da percepção do campo terapêutico formado; os diversos campos energéticos formados na relação entre consciex(es) e / ou conscin(s) assistentes e / ou assistidas; a iscagem lúcida; a prática diária da tenepes do médico-assistente; o acompanhamento do resultado medicinal do elo bioenergético.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo integralidade do cuidado–equidade na saúde; o sinergismo espaços coletivos–exercício da cogestão–autonomia dos sujeitos; o sinergismo vínculo terapêutico–gestão participativa do cuidado; o sinergismo entre as empatias cognitivo-emocional-parapsíquica na geração do nexo terapêutico; o sinergismo autodisponibilidade assistencial–oportunidade evolutiva; o sinergismo catalítico amparador de função–amparador do assistido; o sinergismo campo terapêutico–setting terapêutico.
          Principiologia: o princípio do menos doente assistir o mais doente; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da convivialidade; o princípio da evolução consciencial; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da interassistencialidade evolutiva; o princípio da megafraternidade.
          Codigologia: o parapsiquismo lúcido expandindo a aplicação do código de Ética Médica; o código pessoal de Cosmoética (CPC) transpondo os limites dos códigos de classes.
          Teoriologia: a teoria do vínculo profissional; a teoria da atração universal; a teoria da sincronicidade; a teoria da evolução compulsória; a teoria dos limites interassistenciais; a teoria da reurbex; a teoria da dinâmica evolutiva através da interassistencialidade.
          Tecnologia: as tecnologias do cuidado leve e leve-dura facilitando o vínculo terapêutico; a técnica de holding na consulta médica; as técnicas consciencioterápicas.
          Voluntariologia: o fomento do voluntariado na Socin enquanto ferramenta terapêutica; o papel social e parassocial da voluntária ou voluntário conscienciológico ativo na Socin; a laborterapia do voluntariado assistencial; o voluntariado da interassistencialidade tacon-tares; o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); os voluntários das áreas de saúde da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da sinalética energética parapsíquica; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da tenepes.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Policarmologia.
          Efeitologia: o efeito da escuta qualificada na resiliência do assistido; o efeito do acolhimento no processo terapêutico; o efeito da falta de desassins no holossoma do assistente; o efeito da oportuna educação esclarecedora no autocuidado; o efeito do vínculo cosmoético bem constituído oportunizar a tares; o efeito do vínculo terapêutico extensivo aos pares do assistido; os efeitos evolutivos do vínculo lúcido entre assistente-assistido.
          Neossinapsologia: a aquisição de parassinapses interassistenciais megafraternas.
          Ciclologia: o ciclo assim-desassim; o ciclo medicinal vínculo terapêutico–aderência esclarecida–eficácia terapêutica–resultado homeostático; o ciclo vínculo terapêutico–desvencilhamento terapêutico; o ciclo acolher-escutar-vincular-assimilar-desassimilar.
          Enumerologia: o vínculo pontual-terapêutico na emergência; o vínculo energético-terapêutico no centro cirúrgico; o vínculo transitório-terapêutico na UTI; o vínculo acolhedor-terapêutico no consultório; o vínculo educacional-terapêutico na docência conscienciológica; o vínculo curativo-terapêutico na Consciencioterapia; o vínculo tarístico-terapêutico na tenepes.
          Binomiologia: o binômio acolher-vincular; o binômio cuidador-enfermo; o binômio admiração-discordância; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica.
          Interaciologia: a interação saúde somática–saúde consciencial; a interação energosfera pessoal do assistente–energosfera pessoal do assistido; a interação consciencioterapeuta-evoluciente.
          Crescendologia: o crescendo acolhimento pré-consulta–consulta–pós-consulta; o crescendo vínculo terapêutico–vínculo paraterapêutico; o crescendo miniproéxis-maxiproéxis; o crescendo iscagem inconsciente–iscagem amadora–iscagem lúcida; o crescendo clínica ampliada–paraclínica ampliada.
          Trinomiologia: o trinômio assimilação energética–assimilação cognitiva–assimilação retrocognitiva.
          Polinomiologia: o polinômio liga terapêutica–expansão energética–campo parassanitário–amparo de função.
          Antagonismologia: o antagonismo profissão terapêutica / atitude antiterapêutica; o antagonismo inspiração benigna / inspiração baratrosférica.
          Paradoxologia: o paradoxo do profissional assistente sem aptidão para realizar vínculo com o assistido.
          Politicologia: as políticas públicas de humanização do atendimento; a legítima e lúcida participação popular nas decisões políticas; os conselhos locais de saúde; o Conselho Municipal de Saúde; a lucidocracia; a assistenciocracia; a democracia pura.
          Legislogia: a lei da assistência bioenergética; a lei básica da megafraternidade interassistencial; a lei da grupocarmalidade.
          Filiologia: a conviviofilia; a comunicofilia; a fraternofilia; a ortopensenofilia; a reeducaciofilia; a interassistenciofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: as fobias interferidoras na produção de elos interconscienciais medicinais; a xenofobia; a pauperofobia; a antropofobia; a conviviofobia; a nosofobia; a sociofobia; a parapsicofobia.
          Sindromologia: a síndrome de Münchhausen por procuração; a síndrome do paciente permanente (hipocondria); a síndrome do salto alto; a síndrome do desperdício de oportunidades; a síndrome da mediocrização; a síndrome da robotização existencial; a síndrome do ph.deus.
          Maniologia: a nosomania.
          Mitologia: o mito da onipotência e / ou onisciência médica; o mito da impessoalidade médica no atendimento; a queda do mito da superioridade do assistente.
          Holotecologia: a assistencioteca; a parapsicoteca; a nosoteca; a convivioteca; a evolucioteca; a consciencioteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Vinculologia; a Paravinculologia; a Cuidadologia; a Consciencioterapia; a Comunicologia; a Autoparapercepciologia; a Autodiscernimentologia; a Conviviologia; a Proexologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a pessoa assistente; a pessoa assistível; o grupo de pacientes; as equipes multidisciplinares de Medicina; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário da assistência social; o tocador de obra; o homem de ação; o profissional de saúde; o médico; o enfermeiro; o fisioterapeuta; o psicólogo; o nutricionista; o assistente social; o agente comunitário de saúde; o recepcionista; o cuidador; o guardião do paciente; o paciente; o pedagogo; o parapedagogo; o despossuído; o integrante das equipes de saúde da família.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária da assistência social; a tocadora de obra; a mulher de ação; a profissional de saúde; a médica; a enfermeira; a fisioterapeuta; a psicóloga; a nutricionista; a assistente social; a agente comunitária de saúde; a recepcionista; a cuidadora; a guardiã do paciente; a paciente; a pedagoga; a parapedagoga; a despossuída; a integrante das equipes de saúde da família.
          Hominologia: o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens curator; o Homo sapiens energovibrator; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cotherapeuticus; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens exemplarissimus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minivínculo terapêutico = a conexão intrafísica simples médico-paciente no transcurso da consulta médica ordinária ou comum; maxivínculo terapêutico = o nexo multidimensional complexo consciencioterapeuta-evoluciente iniciado antes da consulta consciencioterápica.
          Culturologia: a cultura da interassistencialidade cosmoética.
          Caracterologia. Eis, por exemplo na ordem alfabética, 10 comportamentos e práticas a serem desenvolvidos a fim de qualificar o vínculo terapêutico interconsciencial:
            01.    Assertividade evolutiva.
            02.    Acolhimento.
            03.    Comunicabilidade didática.
            04.    Desprendimento para tares ou tacon.
            05.    Domínio energético.
            06.    Intencionalidade qualificada.
            07.    Iscagem interconsciencial.
            08.    Parapsiquismo lúcido.
            09.    Tenepes.
            10.    Xenofilia.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o vínculo terapêutico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Agente comunitário multidimensional: Interassistenciologia; Homeostático.
            02. Assim: Energossomatologia; Neutro.
            03. Assistência do assistido: Interassistenciologia; Homeostático.
            04. Assistência realista: Interassistenciologia; Homeostático.
            05. Balão de ensaio: Experimentologia; Neutro.
            06. Cuidadologia: Interassistenciologia; Homeostático.
            07. Evolução tacon-tares: Interassistenciologia; Homeostático.
            08. Intentio recta: Intencionologia; Homeostático.
            09. Minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            10. Nível da interassistencialidade: Interassistenciologia; Neutro.
            11. Oportunidade de ajudar: Interassistenciologia; Homeostático.
            12. Paraconexão: Interassistenciologia; Neutro.
            13. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            14. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            15. Tempo assistencial: Interassistenciologia; Neutro. A INSTALAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO VÍNCULO TERAPÊUTICO É CONDIÇÃO SINE QUA NON PARA ESTABELECER
  EFICÁCIA NA RELAÇÃO INTERASSISTENCIAL, MEGAFRATERNA, NOS TRATAMENTOS DO CONSULTÓRIO À OFIEX.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, consegue produzir bom vínculo terapêutico sendo assistente ou assistido(a)? Qual(is) aspecto(s) da personalidade precisa melhorar para instalar e / ou qualificar os vínculos?
            Bibliografia Específica:
            1. Campos, Gastão Wagner de Souza; Um Método para Análise e Co-gestão de Coletivos; 238 p.; 4 caps.; 2 ilus.; glos. 20 termos; 153 refs.; 21 x 14 cm; br.; Hucitec; São Paulo, SP; 2005; páginas 142 a 156.
            2. Costa, Elisa Maria Amorim; & Carbone, Maria Herminda; Saúde da Família: Uma Abordagem Multidisciplinar; 196 p.; 15 caps.; 1 enu.; 2 fotos; 4 ilus.; 2 tabs.; 22 refs.; 25 x 17,5 cm; br.; Rubio; Rio de Janeiro, RJ; 2004; páginas 7 a 11 e 23 a 28.
            3. Merhy, Emerson Elias; Saúde: A Cartografia do Trabalho Vivo; 190 p.; 4 caps.; 15 ilus.; 141 refs.; 3 apênds.; 21 x 14 cm; br.; Hucitec; São Paulo, SP; 2005; páginas 41 a 51 e 93 a 100.
           4. Pinheiro, Roseni; & Mattos, Ruben de Araujo; Orgs.; Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado à Saúde; 178 p.; 7 caps.; 135 refs.; 23 x 16 cm; br.; IMS/UERJ-CEPESC-ABRASCO; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 83 a 86 e 113 a 126.
           5. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 192, 193 e 235 a 239.
           Webgrafia Específica:
           1. Caprara, Andrea; & Rodrigues, Josiane; A Relação Assimétrica Médico-Paciente: Repensando o Vínculo Terapêutico; Artigo; Ciência & Saúde Coletiva; Revista; Bimestral; Vol. 9; N. 1; 50 refs.; Rio de Janeiro, RJ; 2004; páginas 139 a 146; disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100014>; acesso em: 27.06.12.
           2. Carvalho, Sérgio Resende; Os Múltiplos Sentidos da Categoria “Empowerment” no Projeto de Promoção à Saúde; Artigo; Cadernos de Saúde Pública; Revista; Bimestral; Vol. 20; N. 4; 20 refs.; Rio de Janeiro, RJ; Julho-Agosto, 2004; páginas 1.088 a 1.095; disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000400024>; acesso em: 25.06.12.
           3. Forlenza Neto, Orenza; As Principais Contribuições de Winnicott à Prática Clínica; Artigo; Revista Brasileira de Psicanálise; Trimestral; Vol. 42; N. 1; 11 refs.; São Paulo, SP; Março, 2008, páginas 82 a 88; disponível em:
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0486-641X2008000100009&script=sci_arttext>; acesso em: 27.06.12.
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                                                                                                                        R. D.