A técnica do perdão é o conjunto de métodos e procedimentos aplicados pela conscin, homem ou mulher, com o propósito de substituir o ressentimento, ódio, mágoa, julgamentos e comportamentos reativos adversos contra outras consciências, inclusive pré-humanos, pela condição otimizada, sem reservas, de interassistencialidade, compreensão e amor universal.
Você, leitor ou leitora, já enfrentou situações de aparente injustiça, desencadeadora de mágoas e frustrações? Admite utilizar, em tais ocasiões, a técnica do perdão?
TÉCNICA DO PERDÃO (PARADIREITOLOGIA) I. Conformática Definologia. A técnica do perdão é o conjunto de métodos e procedimentos aplicados pela conscin, homem ou mulher, com o propósito de substituir o ressentimento, ódio, mágoa, julgamentos e comportamentos reativos adversos contra outras consciências, inclusive pré-humanos, pela condição otimizada, sem reservas, de interassistencialidade, compreensão e amor universal. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O termo perdão procede do idioma Latim Medieval, perdonet, “que perdoe”, derivado do verbo perdonare, “perdoar”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Procedimento pró-perdão. 2. Técnica do indulto. 3. Método do perdão. Neologia. As 3 expressões compostas, técnica do perdão, técnica do perdão consoladora e técnica do perdão tarística são neologismos técnicos da Paradireitologia. Antonimologia: 1. Imperdoamento das ofensas. 2. Reafirmação do erro alheio. 3. Acumpliciamento anticosmoético. Estrangeirismologia: o strong profile evolutivo; a resiliência frente ao wanting ‘yes’ and getting ‘no’; o turning point libertador da interprisão grupocármica; a superação do gap de injustiça. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à inteligência evolutiva (IE) aplicada à Megafraternologia. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: Perdão: megacerto evolutivo. Perdão: generosidade aplicada. Citaciologia: Entre o estímulo e a resposta encontra-se a liberdade de escolha do ser humano (Viktor Frankl, 19051997). Proverbiologia. Eis 7 provérbios populares capazes de explicitar o tema: − Perdoai tudo a todos e a vós nada. Perdoa o ofensor e sairás vencedor. Cada qual com o seu perdão. A generosidade perdoa, a imprudência esquece. Não se deve chorar sobre o leite derramado. Se do céu caem limões, aprenda a fazer limonada. Quer ser feliz por 1 instante? Vingue-se. Quer ser feliz para sempre? Perdoa. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do heteroperdão; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; o holopensene da convivência sadia; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; o holopensene da megafraternidade; o holopensene da reconciliação; o holopensene do Paradireito; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a orientação do pen nas manifestações pensênicas. Fatologia: a capacidade de autopacificação frente às frustrações; o perdão na condição de elemento sine qua non para a autolibertação; o ato de perdoar favorecendo o prosseguimento da jornada evolutiva; a reeducação das emoções destrutivas; a desintoxicação emocional pela eliminação da mágoa; a evitação das animosidades, litígios, rixas, rivalidades, intolerâncias; os queloides afetivos, alimentando emoções destrutivas; os ressentimentos; as amarguras; as reivindicações egoicas; a afetação da saúde psicológica e física pela ruminação mental patológica; a desafeição enquanto raiz de muitos males físicos; a negação da autonomia pessoal; o hábito de justificar a própria infelicidade no comportamento alheio; as desculpas esfarrapadas mantenedoras da autocorrupção; a desafeição interpessoal gerando paralisia evolutiva; a falta de identidade cosmoética; a relação direta entre os problemas emocionais e as enfermidades crônicas; o estresse psíquico prolongado pelas mágoas e ressentimentos; as iniciativas em prol da autevolução, ao invés de culpar as demais consciências; a superação do ciúme, revolta e inveja; a desistência de criar expectativas pela mudança alheia; a autonomia evolutiva; a decisão íntima de mudar a si próprio; a identificação e entendimento acerca do porquê da desafeição; o não acumpliciamento anticosmoético; o cuidado em não retornar à condição de vitimização nas relações abusivas; a convivência com as pessoas difíceis como oportunidade de aprendizado; a necessidade da compreensão alheia nos períodos de turbulência e surtos de imaturidade; os desabafos e explicações entre os envolvidos para descarregar as energias emocionais de desentendimento; o ato de colocar a meta evolutiva como parâmetro maior em todo o contexto de dificuldade do dia a dia; a ampliação da visão de conjunto; a correção do excesso de valor dado a mesquinharias; o ato de abrir mão; a correção dos erros; a evitação da Regressiologia pela escravização aos erros alheios; a otimização das vidas futuras; a autocrítica como profilaxia das autocorrupções; a evitação da condenação mental e julgamentos das atitudes alheias, compartilhados com os desafetos; o ganho evolutivo pelo desfazimento dos nós afetivos proporcionado pelo perdão sincero; o salto para a libertação grupocármica; a postura consciencial lúcida quanto aos desígnios do Cosmos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a vulnerabilidade às intrusões emocionais e energéticas de outras consciências pela ausência de perdão; a prática diária da tenepes; o perdão antecipado universal rumo ao ofiexismo; a conexão com o amparador extrafísico da consciência a ser perdoada; a assistência direta dos amparadores extrafísicos às consciências sinceramente motivadas para o perdão; o desassédio multidimensional pela projecioterapia. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo evolutivo das reconciliações grupocármicas. Principiologia: o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da megafraternidade; o princípio da evolutividade grupal; o princípio de cada qual responder evolutivamente pelos próprios atos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do megafoco mentalsomático. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); a revogação do código de Hamurabi. Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em grupo; o atilamento quanto aos comprometimentos da teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da interdependência evolutiva. Tecnologia: a técnica do perdão; a técnica do heteroperdoamento universal; a técnica do pré-perdão assistencial; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da vivência do binômio admiração-discordância; a técnica da omnissuper; a técnica da visão de amparador; a técnica da madrugada; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da visualização parapsíquica; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do derradeiro dia de vida intrafísica; a Paratecnologia da reconciliação. Voluntariologia: o voluntariado tarístico nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico Pacificarium; o labcon pessoal. Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Efeitologia: o efeito benéfico da libertação das mágoas no holossoma; o efeito da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma; os efeitos dos sentimentos elevados sobre as emoções instintivas; o efeito halo do heteroperdão; o efeito libertador da dissolução dos nós das interprisões grupocármicas; o efeito halo da conduta exemplarista cosmoética; o salto evolutivo na condição de efeito do autoimperdoamento; a conquista da autoridade moral pelo efeito do heteroperdão libertário. Neossinapsologia: as neossinapses oriundas do entendimento e do perdão; as neossinapses decorrentes da opção pela megafraternidade. Ciclologia: o ciclo grupocármico inevitável encontros-desencontros-reencontros; a quebra do ciclo vicioso de interprisão grupocármica vítima-algoz; o ciclo ofensa-mágoa-compreensão-perdão; o ciclo adversidade-perdão-superação-exemplarismo-interassistência. Enumerologia: o perdão não é aceitar a injustiça; o perdão não é condescendência; o perdão não é esquecimento do fato ocorrido; o perdão não é desculpar o mau comportamento; o perdão não é ignorar os sentimentos; o perdão não é mascarar o sofrimento; o perdão não é passividade em relação abusiva. O perdão é aprendizado; o perdão é autocura; o perdão é decisão; o perdão é escolha; o perdão é habilidade; o perdão é oportunidade evolutiva; o perdão é técnica para viver melhor. Binomiologia: o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio hostilidade retrógradaconciliação evoluída; o binômio perdão-renúncia; o binômio paradireito-paradever. Interaciologia: a interação entre os integrantes do grupo evolutivo; a interação entre os parceiros da dupla evolutiva (DE); a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação perdão-libertação. Crescendologia: o crescendo gerado pelo alargamento da cosmovisão pessoal; o crescendo da aquisição do senso de megafraternidade; o crescendo egoísmo-altruísmo; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo vontade-determinação-superação; o crescendo vitimização-recomposição-libertação; o crescendo tenepes-ofiex-desperticidade. Trinomiologia: o trinômio perdão-pacificação-libertação; o trinômio mágoa-perdão compreensão; o trinômio perdão-libertação-assistência; o trinômio proatividade-autodiscernimento-autodesperticidade;o trinômio conflitos grupais–heteroperdão–Estado Mundial. Polinomiologia: o polinômio autoculpa-justificativa-transferência-autoimperdoamento-reciclagem. Antagonismologia: o antagonismo egocentrismo / interassistencialidade; o antagonismo reivindicar / conceder; o antagonismo satisfação malévola / satisfação benévola; o antagonismo perdão / vingança; o antagonismo reatividade / proatividade; o antagonismo egocentrismo / megafraternidade; o antagonismo convivência acusatória / convivência conciliatória; o antagonismo autovitimização / vitimização não cavada. Paradoxologia: o paradoxo de o ato de perdoar ser mais libertário para a consciência perdoadora. Politicologia: a lucidocracia; a evoluciocracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a autopesquisocracia; a discernimentocracia. Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço evolutivo; a lei da interassistencialidade; a lei da interdependência consciencial; as paraleis. Filiologia: a conviviofilia; a voliciofilia; a intencionofilia; a conscienciofilia; a neofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia; a serenofilia; a cosmoeticofilia; a pacifismofilia. Fobiologia: a recexofobia; a metatesiofobia; a voliciofobia; a eleuterofobia. Sindromologia: a síndrome da expectativa frustrada; a síndrome da autovitimização. Maniologia: a mania de encontrar bode expiatório para os próprios erros. Mitologia: o mito de o perdão ser ato divino. Holotecologia: a mentalsomatoteca; a evolucioteca; a interassistencioteca; a convivioteca; a duploteca; a despertoteca; a determinoteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Conviviologia; a Duplologia; a Grupocarmologia; a Evoluciologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Despertologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Serenismologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin evolutivamente madura; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o perdoador; o perdoado. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a perdoadora; a perdoada. Hominologia: o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens desassediator; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens pacificus. V. Argumentologia Exemplologia: técnica do perdão consoladora = o processo de perdoar, desculpando o mal praticado por outrem, colocando panos quentes, com o propósito de aliviar sentimento de culpa e arrependimento; técnica do perdão tarística = o processo de sobrepairar o desagravo praticado por outrem, proporcionando a heterorreflexão quanto às consequências evolutivas do comportamento nosográfico. Culturologia: a cultura da não perpetuação do erro; a cultura da megafraternidade. Cronologia. A técnica do perdão demanda tempo, esforço e determinação. O perdão não acontece por acaso ao modo de passe de mágica. Taxologia. Sob a ótica da Perdonologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 fatores dificultadores da prática do perdão: 01. Autovitimização. Culpar os outros pela própria infelicidade, transferindo-lhes o poder sobre os fatos da vida. Manipulação, poder e controle sobre os outros, fazendo se sentirem culpados. O fato de assumir postura de vítima sustentada. 02. Dependência. Manter a conflituosidade de maneira a perpetuar o relacionamento doentio dependente. 03. Hipercriticismo. Manter indignação e raiva pelos erros alheios na justificativa de lutar por mudanças políticas e sociais. 04. Individualismo. Valorização dos interesses pessoais, da competitividade e da litigiosidade. O fato de assumir postura de superioridade orgulhosa. 05. Injustiça. Quanto maior o senso de injustiça, mais difícil o exercício do perdão. Frustração pelo não cumprimento de regras, muitas vezes, não realizáveis. 06. Intimidade. Quanto maior o grau de intimidade com o ofensor, maior tendência a dificuldade em perdoar. O fato de frustrar as próprias expectativas afetivas. 07. Narcisismo. Nutrir expectativa de tratamento especial por parte dos outros, levando a ofensa a ser encarada com intensidade maior. O fato de tomar as ofensas alheias em termos pessoais. 08. Pusilanimidade. Incapacidade de autorresponsabilização pelo comando da própria vida. O fato de temer o autenfrentamento e ter atitudes pusilânimes. 09. Reatividade. Miopia emocional com estilo de vida egoísta e autocentrado, cujos atos da consciência são afetados e controlados pelo comportamento dos outros. 10. Transferência. A circunstância de o ofensor não assumir a responsabilidade pelos fatos praticados, transferindo a culpa dos próprios erros para o ofendido. Procedimentologia. Eis, na ordem funcional, 11 etapas procedimentais facilitando a consecução do perdão: 01. Decisão. A vontade de perdoar, quer o perdão seja pedido ou não. O ato do perdão é unilateral e independe da decisão de ambas as consciências envolvidas. 02. Motivação. A necessidade evolutiva de desatar laços de interprisão para ascender evolutivamente. Não há o fechamento da conta da interprisão grupocármica sem o perdão. 03. Reconhecimento. Admitir, reconhecer e aceitar a condição inicial de sentir-se magoado, ferido, com raiva ou outros sentimentos negativos a respeito de determinado fato ou pessoa. 04. Partilha. Dividir a experiência com outras pessoas da própria confiança e, se possível, com o ofensor, descrevendo os próprios sentimentos. Os malentendidos podem existir por falta de diálogo adequado. 05. Identificação. Buscar identificar, por trás dos sentimentos negativos, o trafar ou trafal envolvido, por exemplo: orgulho, soberba, carência, baixa autestima ou respeito. Quanto mais a consciência se autocompreende, mais perdoa. 06. Interpretação. Perceber e interpretar o motivo do sofrimento e quais expectativas (legítimas ou não) foram contrariadas ou não atendidas. 07. Autorresponsabilização. Responsabilizar-se pelo próprio bem-estar e felicidade. Não é racional ficar escravizado aos erros alheios. Deve-se perdoar sempre quem engana, pois quem engana é quem se engana. 08. Renúncia cosmoética. Abrir mão do passado e das expectativas ilusórias. Renunciar ao ressentimento. 09. Inteligência. Fazer do problema oportunidade e ter visão prospectiva. 10. Compreensão. Compreender o nível evolutivo, contexto e limitações do outro. Condenar o erro, não a pessoa. 11. Gratidão. Ser grato(a) ao ofensor pela possibilidade de autenfrentamento e reciclagem. Nem toda perda é prejuízo. A perda das ilusões é enriquecimento consciencial. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica do perdão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Antivitimologia: Holomaturologia; Homeostático. 02. Autodomínio emocional despertológico: Psicossomatologia; Homeostático. 03. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro. 04. Crescendo perdão-libertação: Conviviologia; Homeostático. 05. Interprisão grupocármica: Interprisiologia; Nosográfico. 06. Mágoa: Autassediologia; Nosográfico. 07. Mediação de conflitos: Paradireitologia; Homeostático. 08. Orgulho: Psicossomatologia; Nosográfico. 09. Paradoxo patológico da vingança: Assediologia; Nosográfico. 10. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Princípio da equanimidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Princípio da restauração evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 13. Raiva: Parapatologia; Nosográfico. 14. Técnica da visualização parapsíquica: Parafenomenologia; Neutro. 15. Vítima fraterna: Pacifismologia; Homeostático. O PERDÃO É ATO DA VONTADE, OPÇÃO COSMOÉTICA E LIBERTÁRIA DAS INTERPRISÕES GRUPOCÁRMICAS. REPRESENTA HABILIDADE CONQUISTADA COM ESFORÇO PESSOAL. TODA PESSOA PODE APRENDER A PERDOAR. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já enfrentou situações de aparente injustiça, desencadeadora de mágoas e frustrações? Admite utilizar, em tais ocasiões, a técnica do perdão? Bibliografia Específica: 01. Aldrovandi, Elaine; A Difícil Arte de Perdoar; rev. Rubens Toledo; 192 p.; 17 caps.; 38 citações; 1 E-mail; 1 website;1 microbiografia; alf.; 21 x 15 cm; br.; EME; Capivari, SP; 2016; páginas 16 a 186. 02. Arendt, Hannah; A Condição Humana (The Human Condition); trad. Roberto Raposo; 352 p.; 7 caps.; 1 E-mail; 1 website; alf.; 21 x 14 cm; br.; 10ª Ed.; 8a reimp.; Forense Universitária; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 248 a 255. 03. Balona, Málu; Autocura Através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref da 1ª edição Marina Thomaz; revisores Alexandre Steiner; et. al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps; 20 cenografias; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 72 filmes; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 25 infográficos; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; 2 apênds.; glos. 86 termos; 324 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 98, 114, 127 a 129, 132 a 142 e 153 a 211. 04. Capelas, Heloísa; Perdão, a Revolução que faltava: O Ato de Inteligência que vai Curar a sua Vida; E-book; pref. Paulo Vieira; revisora Luciana Baraldi; 138 p.; 9 caps.; 1 E-mail; 1 microbiografia; 2 websites; br.; Gente; São Paulo, SP; 2017. 05. Carvalho, Patrícia; O Significado do Perdão para a Assistência; Artigo; Conscientia; Revista Trimestral; Vol.9; N. 4; Associação Internacional de Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2005; páginas 341 a 353. 06. Casarjian, Robin; Forgiveness: A Bold Choice for a Peaceful Heart; pref. Joan Borysenko; 246 p.; 4 partes; 13 caps.; 3 diagramas; 1 microbiografia; epíl.; 38 refs.; alf.; 21 x 13 cm; br.; Bantam Books; New York; NY; 1992; páginas 7 a 195. 07. Covey, Stephen R.; Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (The 7 Habits of Highly Effective People); int. Paulo Kretly; revisor Luiz Antonio de Albuquerque Caldas; trad. Alberto Cabral Fusaro; et al.; 444 p.; 4 partes; 7 subseções; 11 citações; 17 diagramas; 1 E-mail; 11 gráfs.; 5 ilus.; 2 microbiografias; 15 tabs.; posf.; 2 apênds.; 1 website; alf.; 23 x 15,5 cm; br.; 43ª Ed.; Best Seller ; Rio de Janeiro, RJ; 2011; páginas 46 a 49 e 86 a 116. 08. Ferrini, Paul; As 12 Etapas do Perdão: Manual Prático para Transformar o Medo em Amor (The 12 Steps of Forgiveness); trad. Denise de C. Rocha Delela; 1 Vol.; 144 p.; 5 seções; 13 subseções; 1 E-mail;2 enus.; 17 fotos; 1 microbiografia; 1 website; alf.; 21 x 14 cm; br.; Pensamento; São Paulo, SP; 2014; páginas 13 a 122. 09. Luskin, Fred; Aprenda a Perdoar e tenha um Relacionamento Feliz (Forgive por Love: The Missing Ingredient for a Healthy and Lasting Relationship); coord. Adriane Gozzo; rev. Rodrigo Fragelli; trad. Elvira Serapicos; 220 p.; 12 caps.; 4 enus.; 1 microbiografia; 1 questionário; 1website; 21 notas; alf.; 21 x 13,5 cm; br.; Ediouro; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 19 a 216. 10. Idem; O Poder do Perdão (Forgive for Good); revisores Wagner Shima; et al.; trad. Carlos Szlak; 254 p.; 3 partes; 16 caps.; 16 citações; 1 E-mail; 13 enus.; 2 questionários; 1 website; 23 notas; alf.; 23 x 16 cm; br.; 6ª Ed.; Francis; São Paulo, SP; 2002; páginas 23 a 251. 11. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial: Reconquistando a Homeostase no Microuniverso Consciencial; pref. Ruy Bueno; revisores Dayane Rosa; et al.; 1 Vol.; 392 p.; 6 seções; 46 caps.; 46 citações; 1 E-mail; 2 escalas; 12 ilus.; 16 tabs.; 17 técnicas; 1 website; glos. 1 termo; 6 filmes; 59 refs.; 19 webgrafias; 7 anexos; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 125 a 132, 247 a 254, 309 e 310. 12. Padovani, Martin H.; Curando as Emoções Feridas: Vencendo os Males da Vida (Healing Wounded Emotions); pref. John Powell; revisor H. Dalbosco; trad. Cláudia Gerpe Duarte; 150 p.; 16 caps.; 1 E-mail; 1 website; alf.; 20 x 13 cm; br.; 11ª reimp.; Paulus; São Paulo, SP; 2014; páginas 41 a 50, 57 a 61, 87 a 90 e 123 a 129. 13. Pinheiro, Lourdes; Valores Evolutivos Universais; pref. Ryon Braga; revs. Douglas Penna; et al.; 440 p.; 8 partes; 3 websites; alf.; 23 x 16 cm; br.; Epígrafe; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 341 a 343. 14. Tanuri, Vera; Perdão: Opção Cosmoética de Seguir em Frente; pref. Adriana de Lacerda Rocha; revs Kao Pei Ru; & Adriane Corrêa; 168 p.; 3 seções; 19 caps.; 1 E-mail; glos. 1 termo; 1 website; 9 filmes; 86 refs.; 1 anexo; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 23 a 31, 39 a 56 e 115 a 117. 15. Teles, Mabel; Zéfiro: A Paraidentidade Intermissiva de Waldo Vieira; revs. ErotildesLouly; et al.; 240 p.; 3 seções; 1 E-mail; 36 fotos; 1 ilus.; 3 tabs.; 1 website; glos. 1 termo; 45 refs.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz doIguaçu, PR; 2014; páginas 163 a 166. 16. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; rev. Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 140, 141, 210 e 232. 17. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 57, 612 a 621, 810 a 819, 859 e 933 a 935. 18. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revs. Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 205. 19. 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