A mediação paradireitológica é a atividade interassistencial autocompositiva para gestão de interesses e conflitos entre consciências, intra e extrafísicas, a partir da autonomia e da assunção de responsabilidade dos envolvidos, mediante a aplicação de técnicas e paratécnicas paradiplomáticas, fundamentadas no Paradireito, na conduta cosmoética e na megafraternidade.
Você, leitor ou leitora, é consciente quanto à urgência de se promover a transição da cultura de guerra íntima para a cultura da paz multidimensional? Já pensou na possibilidade da utilização recursiva da mediação paradireitológica?
MEDIAÇÃO PARADIREITOLÓGICA (PARADIREITOLOGIA) I. Conformática Definologia. A mediação paradireitológica é a atividade interassistencial autocompositiva para gestão de interesses e conflitos entre consciências, intra e extrafísicas, a partir da autonomia e da assunção de responsabilidade dos envolvidos, mediante a aplicação de técnicas e paratécnicas paradiplomáticas, fundamentadas no Paradireito, na conduta cosmoética e na megafraternidade. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo mediação vem do idioma Francês, médiation, derivado do idioma Latim, mediatio, “intercessão; intermédio; interposição; intervenção; mediação”. Surgiu no Século XIX. O primeiro elemento de composição para deriva do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O termo direito procede do idioma Latim, directus, “reto; que segue em linha reta; que segue regras ou ordens preestabelecidas; que segue trajetória ou procedimento predeterminado; que conduz segundo específico preceito ou conforme determinado modo de ordenação”. Apareceu em 1277. O segundo elemento da composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Mediação paradiplomática. 2. Mediação alicerçada no Direito Cósmico. 3. Mediação por meio do Direito Multidimensional. 4. Mediação megafraternológica. Neologia. As 4 expressões compostas mediação paradireitológica, mediação paradireitológica egocármica, mediação paradireitológica grupocármica e mediação paradireitológica policármica são neologismo técnicos da Paradireitologia. Antonimologia: 1. Mediação intrafísica de conflitos. 2. Proposta de entendimento entre conscins. 3. Intermediação intrafisicalista. 4. Negociação entre conscins. 5. Conciliação de interesses intrafísicos. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, principalmente do autodiscernimento quanto à mediação multidimensional. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal multidimensional; o holopensene da megafraternidade; o holopensene do melhor para todos; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o holopensene da pax aeterna; o holopensene do principium cointidentia opositorium; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene maxifraterno. Fatologia: a eliminação dos assédios interconscienciais e intergrupais; a mediação pacificadora; a recomposição pacífica das interrelações; a sustentação da liberdade de opiniões; o desenvolvimento da justiça social; a resolução de problemas por meio do diálogo, da negociação e da reconciliação com repercussão multidimensional; a comunicação não violenta; os processos circulares; os círculos de construção de paz; os círculos restaurativos; a quebra dos relacionamentos autoritários de subjugação e controle; o fim da violência sutil impactando os relacionamentos e laços sociais; a promoção de responsabilidade confiável e respeitosa tornando as relações estáveis e seguras; a instalação de espaço seguro para discutir problemas difíceis; a implantação prática da igualdade de valores e dignidade das consciências; o direito de voz; a phronesis de cada indivíduo, considerada, reconhecida, ouvida e respeitada; a construção e reconstrução dos relacionamentos; a paciência e modéstia no instante de ouvir; a escuta atenta e profunda; a disposição para lidar com a incerteza; a necessidade de auto e heterorreparação; a habilidade para compartilhar responsabilidades; a autopreparação do mediador; a identificação de assuntos, intenções, metas e interesses a serem contemplados; a capacidade de dialogar com consciência e competência emocional; a restauração das violações e das relações interpessoais; a reparação dos danos causados; a anticonflitividade pró-evolutiva; a construção da convivência pacífica. Parafatologia: a mediação paradireitológica; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a exteriorização de energias em prol dos conflitantes; a Higiene Consciencial; a prevenção de conflitos multidimensionais e multimilenares; o respeito ao direito das consciências em qualquer dimensão existencial; o desassédio das consciexes intrusivas nas decisões das conscins; a tenepes auxiliando na paramediação; a paraprofilaxia das guerras mentais; os esclarecimentos e negociações multidimensionais; as reurbanizações intra e extrafísicas; o paradever de assistir aos compassageiros evolutivos; o reconhecimento dos paradeveres assumidos no Curso Intermissivo (CI); o paradever de compreender e apreciar as consciências; o paradever de dedicar-se à melhoria das interrelações entre as conscins; o paradever de mediar acordos nas instâncias intra e extrafísicas; o exercício da Paradiplomacia Integradora na interassistência mediatória; a Parajustiça. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo percepção de si mesmo–percepção do outro; o sinergismo métodos alternativos de solução de conflitos–métodos paradireitológicos de solução de conflitos; o sinergismo escuta ativa–comunicação produtiva–diálogo desassediante; o sinergismo orientação do diálogo–compreensão das narrativas–reenquadramento da situação; o sinergismo aproximação dos interesses comuns–acomodação dos interesses divergentes; o sinergismo transformação do paradigma adversarial–pacificação Universal. Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da empatia evolutiva; o princípio da Paradiplomacia; o princípio da retilinearidade pensênica; o princípio de pensar antes de falar; o princípio da reflexão antes da ação. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria dos assédios interconscienciais; a teoria da viragem do megassediador; as teorias do Paradireito; a teoria da reurbex; a teoria da Transmigraciologia; a teoria da indissociabilidade dos componentes do pensene; a teoria da higidez pensênica. Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da madrugada; a técnica da mobilização básica das energias; as técnicas de mediação paradireitológica; a técnica tenepessística dos contatos diários. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Pacificarium; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Policarmologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Serenologia. Efeitologia: o efeito do temperamento bélico; o efeito da ambição descontrolada; o efeito multissecular do conflito; o efeito da lição de fraternidade; o efeito da pacificação íntima; o efeito da indissociabilidade grupocármica. Ciclologia: o ciclo evolutivo; o ciclo interprisional; o ciclo grupocármico; o ciclo persecutório. Binomiologia: o binômio cultivar a paz–educar para a convivência. Crescendologia: o crescendo autonomia das vontades–protagonismo dos mediandos. Politicologia: a lucidocracia; a conscienciocracia; a discernimentocracia; a argumentocracia; a interassistenciocracia; a conviviocracia; a paradireitocracia. Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da inexauribilidade consciencial; a lei da inevitabilidade ressomática; a lei de ação e reação; a lei de atração dos afins; a lei da interprisão grupocármica; as leis da Cosmoética; as leis da evolução consciencial. Holotecologia: a argumentoteca; a mentalsomatoteca; a psicossomatoteca; a somatoteca; a energeticoteca; a diplomacioteca; a conflitoteca; a comunicoteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a paradireitoteca; a pensenoteca; a teaticoteca; a interassistencioteca; a evolucioteca; a harmonioteca. Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Paradiplomaciologia; a Harmoniologia; a Megafraternologia; a Pararreurbanologia; a Interassistenciologia; a Comunicologia; a Conviviologia; a Conscienciometrologia; a Despertologia; a Cosmoeticologia; a Holocarmologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin tarística. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o proexólogo; o reeducador; o parapedagogo; o epicon lúcido; o exemplarista; o pacificador; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o voluntário; o terapeuta; o advogado; o conciliador; o mediador; o paradiplomata; o articulador; o verbetógrafo; o homem de ação; o tocador de obra; o diplomata; o conciliador; o mediador paradireitólogo. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a proexóloga; a reeducadora; a parapedagoga; a epicon lúcida; a exemplarista; a pacificadora; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a voluntáriao; a terapeuta; a advogada; a conciliadora; a mediadora; a paradiplomata; a articuladora; a verbetógrafa; a mulher de ação; a tocadora de obra; a diplomata; a conciliadora; a mediadora paradireitóloga. Hominologia: o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens paradiplomaticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens intermediator; o Homo sapiens pacificator; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: mediação paradireitológica egocármica = aquela resultando em saldo positivo na conta holocármica individual; mediação paradireitológica grupocármica = aquela resultando em saldo positivo na conta holocármica grupal; mediação paradireitológica policármica = aquela resultando em saldo positivo na conta holocármica coletiva. Culturologia: a cultura de paz interdimensional; a cultura parapsíquica aplicada à Paradireitologia; o respeito a diversidade cultural; a cultura do ganha-ganha multidimensional; a cultura de não violência; a cultura interassistencial; a cultura da Intraconscienciologia; a cultura das concessões cosmoéticas grupais para a realização de trabalhos evolutivos conjuntos. Posturas. Eis, em ordem alfabética, 9 exemplos de variáveis e respectivas condutas facilitadas pelo mediador paradireitólogo com o propósito de contribuir para o reconhecimento dos direitos conscienciais dos envolvidos: 1. Compreensão. Contribuir para o esclarecimento da relação Paradireito-Paradever. 2. Diálogo. Conversar com os interessados na questão, considerando a participação das consciexes evocadas. 3. Empatia. Facilitar o entendimento e a percepção do ponto de vista alheio. 4. Equalização. Respeitar a liberdade decisória das consciências. 5. Esclarecimento. Proporcionar a compreensão de os problemas e interesses, na maioria das vezes, serem multisseculares. 6. Escuta. Oportunizar a manifestação das partes, ouvindo com atenção os pontos de vista e interesses individuais. 7. Expansão. Reconhecer as interferências extrafísicas no contexto conflitivo, ampliando a abordagem. 8. Reflexão. Permitir outro ângulo de análise pelas partes. 9. Restauração. Restabelecer a comunicação para reaproximar e reequilibrar as relações. Taxologia. Conforme a Paratecnologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 21 técnicas utilizadas na mediação paradireitológica: 01. Técnica da acalmia mental. É a ação de o mediador paradireitólogo promover equilíbrio reflexivo, no ambiente e nos mediandos, para a obtenção da linearidade pensênica, sem emocionalismos. 02. Técnica da ausculta pensênica. É a ação de o mediador paradireitólogo buscar perceber pensamentos, sentimentos e energias (pensenes) dos mediandos e respectivas companhias extrafísicas, reconhecendo interesses e reivindicações subjacentes. 03. Técnica da circularidade. É a ação de o mediador paradireitólogo empregar várias abordagens do mesmo assunto a fim de explicitá-la melhor. 04. Técnica da comunicação assertiva. É a ação de o mediador paradireitólogo empregar os trafores pessoais nas orientações às partes, de modo autêntico, destemido e sem subterfúgios ou máscaras. 05. Técnica da concessão cosmoética. É a ação de o mediador paradireitólogo disponibilizar, em termos assistenciais e evolutivos, os próprios conhecimentos, energias e fraternismo em favor das consciências intra e extrafísicas presentes na mediação. 06. Técnica da desassedialidade direta. É a ação de o mediador paradireitólogo neutralizar as intrusões pensênicas, por meio da aplicação de procedimentos desassediadores. 07. Técnica da empatia interassistencial. É a ação de o mediador paradireitólogo captar e compreender a heteropensenidade dos mediandos, de modo isento e sem julgamentos, objetivando prover auxílio adequado, oportuno e cosmoético. 08. Técnica da empatia receptiva. É a ação de o mediador paradireitólogo receber e atender com gentileza, simpatia, polidez, amabilidade e bom tom as demandas conscienciais das partes, vivenciando a teática do trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento. 09. Técnica da pergunta desassediadora. É a ação de o mediador paradireitólogo questionar os mediandos para esclarecimento das questões trazidas, com o objetivo de melhor compreender sentimentos, interesses e questões envolvidas no conflito. 10. Técnica da pluriprospectividade. É a ação de o mediador paradireitólogo mostrar cenário cosmoético em relação ao contexto, por meio de conjunto de observações feitas a respeito dos fatos, parafatos, fenômenos, parafenômenos, realidades e pararrealidades. 11. Técnica da renúncia cosmoética. É a ação de o mediador paradireitólogo auxiliar as partes na revisão de supostos direitos e reivindicações pessoais, muitas vezes de caráter egoico e interprisional objetivando reconciliações. 12. Técnica da tares expositiva. É a ação de o mediador paradireitólogo esclarecer de maneira explicativa, racional e franca, sem convencimentos, objetivando a reeducação evolutiva das partes. 13. Técnica do abertismo consciencial. É a ação de o mediador paradireitólogo fazer a omissão superavitária dos valores e princípios pessoais, exercendo intencionalmente postura cosmoética quanto à decisão das partes, na condição de abertismo pensênico. 14. Técnica do destemor cosmoético. É a ação de o mediador paradireitólogo aplicar o autodiscernimento moral máximo no momento de posicionar-se e agir diante de situações críticas e desafios postos pelos fatos e parafatos, priorizando a interassistencialidade, sem sucumbir às influências das emoções e aos mecanismos de defesa do ego (MDEs). 15. Técnica do heteroperdão. É a ação de o mediador paradireitólogo esclarecer quanto à importância do perdão para o alcance dos objetivos, do restabelecimento da harmonia e interconvivência sadia entre as partes. 16. Técnica do mimo energético. É a ação de o mediador paradireitólogo ofertar aos mediandos, de modo simpático, chá, café, bolachas ou lenço de papel em momento crítico, aliviando a pressão holopensênica do ambiente, quando carregada de emocionalismos, objetivando socorrer assistencialmente as consciências envolvidas no conflito. 17. Técnica do polianismo terapêutico. É a ação de o mediador paradireitólogo interpretar a realidade de modo traforista, com o foco no melhor dos mediandos, envolvendo ideias, contextos e ambientes, com discernimento cosmoético. 18. Técnica do recuo cosmoético. É a ação de o mediador paradireitólogo revisitar a situação conflituosa existente, analisando o contexto de modo raciocinado objetivando refazer o caminho evolutivo das pessoas ou do grupo. 19. Técnica do resumo cosmoético. É a ação de o mediador paradireitólogo apresentar versão imparcial e neutra dos relatos apresentados pelas conscins em conflito, com o objetivo de identificar as questões, interesses e necessidades. 20. Técnica do silêncio cosmoetificador. É a ação de o mediador paradireitólogo silenciar verbal, mental e energeticamente para ponderar a fala e qualificar a escuta das partes. 21. Técnica do sobrepairamento. É a ação de o mediador paradireitólogo auxiliar as consciências envolvidas a sobrepairar acima ou além do nível primário do conflito, condição baratrosférica, regressiva, dolosa ou anticosmoética no cotidiano multidimensional. Vantagens. Segundo a Paradireitologia, eis, relacionados na ordem alfabética, 5 benefícios da mediação paradireitológica: 1. Economia. Minimiza, do ponto de vista evolutivo, os prejuízos interrelacionais multisseculares. 2. Efetividade. Estabelece soluções possíveis, atendendo aos anseios dos envolvidos. 3. Profilaxia. Evita os desgastantes processos de judicialização, responsáveis pelo acirramento de interprisões grupocármicas. 4. Restauração. Recompõe relações desgastadas multidimensionalmente, possibilitando o diálogo construtivo embasado no binômio admiração-discordância. 5. Solução. Oportuniza a solução de conflitos, evitando prorrogá-los por décadas ou milênios. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a mediação paradireitológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 02. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático. 03. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro. 04. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro. 05. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático. 06. Desbarbarização da Humanidade: Reeducaciologia; Homeostático. 07. Diálogo desassediante: Interassistenciologia; Homeostático. 08. Gestão de conflitos: Paradireitologia; Homeostático. 09. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico. 10. JURISCONS: Paradireitologia; Homeostático. 11. Mediação de conflitos: Paradireitologia; Homeostático. 12. Mediador: Conflitologia; Homeostático. 13. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático. 15. Principium coincidentia oppositorum: Anticonflitologia; Homeostático. O CICLO PERSECUTÓRIO CLARO NA INTERPRISÃO E VITIMIZAÇÃO DO CURSO GRUPOCÁRMICO É ROMPIDO PELA TEÁTICA DA MEDIAÇÃO PARADIREITOLÓGICA RUMO À RECOMPOSIÇÃO, LIBERTAÇÃO E POLICARMALIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, é consciente quanto à urgência de se promover a transição da cultura de guerra íntima para a cultura da paz multidimensional? Já pensou na possibilidade da utilização recursiva da mediação paradireitológica? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1 a 1.572. Webgrafia Específica: 1. Azevedo, André Gomma de Azevedo; et al.; Manual de Mediação Judicial; coord.: Emmanoel Campelo Pereira de Souza; et al.; revisora Carmem Menezes; PDF; 392 p.; 4 anexo; 12 caps.; 3 esquemas; 100 enus.; 90 exercícios;12 questionários; 1 epílogo; 128 notas.; 106 refs.; Brasil. Conselho Nacional de Justiça; (BCNJ); 6ª Ed.; 31 x 26 cm; br.; Brasília, DF; 2016; páginas 1 a 392; disponível em:<http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2016/07/f247f5ce60 df2774c59d6e2dddbfec54.pdf>; acesso em 12.07.17. 2. Azevedo, André Gomma de; & Bacellar, Roberto Portugal; Manual de Autocomposição Judicial; Coleção Estudos em Arbitragem, Mediação e Negociação; orgs.; André Gomma de Azevedo & Ivan Machado Barbosa; PDF; Vol. 4; 190 p.; 7 caps.; 5 enus.; 3 ilus.; 1 tab.; 2 testes; 74 notas; 77 refs.; Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Brasília, DF; 2007; disponível em:<https://direitoachadonasarjeta.fileswordpress. com/2008/11/manua-de-autocomposicaojudicial.pdf>; acesso em 12.07.17. 3. Campos, Aline de; Escalada do Conflito em Processos Colaborativos; Intexto; Revista on line; Vol. 1; N. 22; Janeiro-Junho; 2010; páginas 134 a 150; disponível em:<file:///C:/Users/IV/Downloads/11178-5185-1-PB.pdf>; acesso em: 12.07.17. 4. Fisher, Roger; Ury, William; & Patton, Bruce; Como Chegar ao Sim: A Negociação de Acordos sem Concessões; PDF; trads.Vera Ribeiro; & Ana Luiza Borges; 200p.; 3ª Ed.; Imago; Rio de Janeiro; RJ; 2005; disponível em: <http://www.uesc.br/revistas/calea/edicoes/rev4_resenha.pdf>; acesso em: 12.07.17. 5. Ghisleni, Ana Carolina; & Spengler, Fabiana Marion; Mediação de Conflitos a Partir do Direito Fraterno; pref. Doglas Cesar Lucas; PDF; 88p.; 4 enus.; 257 notas; 50 refs.; UNISC; Santa Cruz do Sul; RS; 2011; disponível em:<file:///C:/Users/IV/Downloads/266cd05467f3ca931949c874596262fb.pdf>; acesso em: 12.07.17. V. M.