Técnica do Histrionismo Parapedagógico

A técnica do histrionismo parapedagógico é a abordagem interlocutória cosmoética impactoterápica, enfática e recinológica, utilizada pela conscin intermissivista autolúcida, homem ou mulher, com a dosagem sadia de veemência teática qualificando o exercício paradidático da tarefa assistencial do esclarecimento (tares).

Você, leitor ou leitora, docente de Conscienciologia, já aplicou técnicas paradidáticas histriônicas visando qualificar a tares parapedagógica pessoal? Com quais resultados?

      TÉCNICA         DO      HISTRIONISMO PARAPEDAGÓGICO
                              (AUTOPARADIDATICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A técnica do histrionismo parapedagógico é a abordagem interlocutória cosmoética impactoterápica, enfática e recinológica, utilizada pela conscin intermissivista autolúcida, homem ou mulher, com a dosagem sadia de veemência teática qualificando o exercício paradidático da tarefa assistencial do esclarecimento (tares).
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, techknikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O termo histrião deriva do idioma Latim, histrio, “histrião; ator de mimos; comediante; pantomimo; dançarino; farsista”. Apareceu no Século XVI. O sufixo ismo provém do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. O elemento de composição para procede também do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. A palavra pedagógico deriva do mesmo idioma Grego, paidagogikós, “pedagógico”, constituído pelos elementos de composição pais, paidós, “filho; filha; criança”, e agogôs, “que guia, conduz”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Técnica do humor parapedagógico. 2. Técnica da teatralidade paradidática. 3. Técnica do alarido paradocente. 4. Técnica da comicidade parapedagógica. 5. Técnica da extroversão pareducativa. 6. Técnica do exagero parapedagógico.
          Neologia. As 3 expressões compostas técnica do histrionismo parapedagógico, técnica elementar do histrionismo parapedagógico e técnica avançada do histrionismo parapedagógico são neologismos técnicos da Autoparadidaticologia.
          Antonimologia: 1. Técnica pedagógica intrafisicalista. 2. Pedagogia tradicional. 3. Aula magistral. 4. Magistério clássico. 5. Ensino básico. 6. Instrução fundamental. 7. Educação tradicional.
          Estrangeirismologia: a docência sans souci desssacralizando temas sociais tabou; o staginess técnico parapedagógico, intencional e performático; a postura de faire la comédie, se preciso, visando o esclarecimento; o backstage multidimensional prioritário na docência conscienciológica; a gesticulação survoltée proposital do agente retrocognitor autolúcido; a gaffe aparente, priorizando o atendimento à paraplateia; a parapedagogia horizontal dispensando o anacrônico magister dixit; a mise-en-scène desrepressora do docente veterano; a composição autolúcida do personagem integrando a dramatis personae; a necessidade de continuação do show da vida, malgré tout; o abuso midiático divulgando fake news; o know how competente nos objetivos interassistenciais; o happening paradidático no palco multidimensional; o uso inteligente do menfoutisme cosmoético face aos idiotismos culturais.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autabertismo tarístico neopensênico.
          Megapensenologia. Eis 10 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – O riso descontrai. O sorriso alivia. O drama ensina. Graça: interassistência natural. Vida: eterna tragicomédia. Reeducação exige humor. Ensino é exemplo. Aprendizagem requer empatia. Carisma: histrionismo espontâneo. Experiências dispensam crenças.
          Coloquiologia: o realismo da expressão popular falou a verdade, perdeu a amizade.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, em ordem alfabética, relativas ao tema:
          1. “Camuflagem. As consciências mais lúcidas precisam mascarar a sua realidade consciencial, mas, às vezes, precisam escancarar determinadas condições para mudar o conceito de alguém em relação a si. Há outros momentos nos quais vamos nos colocar bem por baixo ou empregar os recursos dos histrionismos, tanto físicos quanto intelectivos, objetivando a vivência da tarefa do esclarecimento (tares)”.
          2. “Para-histrionismo. O para-histrionismo paradidático é o que pode ser extraído de melhor da Teatrologia”.
          3. “Presença. A força presencial envolve o histrionismo, a interpretação e o protagonismo e se amplia com a vivência do autoparapsiquismo e da interassistencialidade, a começar pela tenepes”.
          Filosofia: a Holofilosofia.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal tarístico histriônico; o holopensene cosmoético dissuasor da dramatização; o automaterpensene intermissivo paradidático; a fôrma holopensênica parapedagógica; a autopensenidade paradireitológica; a autopensenização auto, hetero e interassistencial; a autopensenidade mentalsomática; os zimopensenes; a zimopensenidade; o pararrefazimento das rotas sinápticas anacrônicas do pensene-padrão; a autopensenização auto e heterodesassediante; a Higiene Autopensênica; a pensenosfera cosmovisiológica da conscin desperta.
          Fatologia: a exatidão no uso das palavras; os tons histriônicos iconoclastas intencionais quebrando formalismos dispensáveis; a inconfundível Histrionologia conscienciológica tarística; a doutrinação lacrimosa antipedagógica e anticosmoética; a atenção ao risco antipódico entre histrionismo e deboche; o tom, o timbre e a modulação da voz compondo a força presencial da conscin comunicadora tarística histriônica; a necessidade tarística de dar espetáculo, proposital, quando se trata de desassédio interconsciencial; o vexame aparente por boas causas; a quebra do protocolo visando o atendimento às demandas interassistenciais; a difícil conjugação da postura séria descontraída no lecionar tarístico; o bom hábito de assumir as próprias deficiências a partir de procedimentos histriônicos técnicos; as contribuições pessoais ao desenvolvimento da consciência auto e heterocrítica; o assim é se lhe parece da opinião pública no julgamento de pessoas e eventos; a identificação do cenário e figurino existenciais, por vezes enganadores; a habilidade multividas de elevar o padrão de ânimo consciencial pelo discurso otimizador; o bom humor técnico do tenepessista qualificando a prática interassistencial; a informação transmitida sem solenidade, livre de heteropersuasão; a ênfase vocabular pontual com dosagem ideal para o objetivo desassediador pretendido; os autobordões originais colorindo o discurso autodiscernimentológico; a autodescoberta da Cosmoética desfazendo ilusões; a participação parapedagógica seletiva nas plataformas multimídia ampliando a difusão da tares planetária; a voz agradável bem timbrada facilitadora da assimilação conteudística esclarecedora; as desconfianças e constrangimentos óbvios do academicismo fosco perante o brilho do autodidatismo conscienciológico libertário; o tirocínio intelectual límpido motivador; a utilização docente da autotaquirritmia, sem ansiosismo; a surpresa técnica afrouxando autodefesas maníacas; as competências autocognitivas utilizadas com precisão; o epicentrismo autexemplarista lúcido; a fomentação cosmoética de neotrafores por meio do histrionismo paradidático; as vantagens cosmoéticas de se bancar o bobo da corte, quando inevitável, em prol da assistência; a mestria natural facilitando a reeducação conscienciológica; a expertise no soerguimento consciencial; o histrionismo autolúcido facilitador do êxito na infiltração cosmoética; o veteranismo vivencial visível no automagistério polivalente e multifacético; o Debatódromo em forma de anfiteatro facilitador do fluxo de ideias; os resultados assistenciais notórios de décadas tarísticas teáticas; as verpons transmitidas pelo filtro docente histriônico autolúcido; a Autexperimentologia e a Autanaliticologia criando espontaneidade didática; a recaptura de unidades de lucidez consciencial (cons) magnas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático na condição de chave energética parapedagógica indispensável; a autossinalética energoparapsíquica revelando homeostase holossomática; a cortesia, delicadeza e finesse extrafísicas no trato assistente interconsciencial; a manutenção do alto padrão motivacional docente a partir da eutimia multidimensional; a crítica parassocial permeando a auto e heterorreeducação bem humorada; as autoprojeções conscientes extrafísicas ampliando a magnitude da tares pessoal; o cuidado natural com o bom-tom extrafísico na aplicação enfática da tares; o respeito à paraetiqueta e paraprotocolos interassistenciais docentes; a mensagem dos autoparafenômenos genuínos asseverando a autoconteudística parapedagógica transmitida; os neoaprendizados fortalecedores emulados da neoequipex técnica interassistencial; o conhecimento técnico poliglota da origem das palavras, enriquecendo as autoparacasuísticas cosmoéticas; a predominância dos chacras superiores em neoassistências avançadas; a força presencial neutralizando ações predatórias de assediadores extrafísicos interconscienciais; as retrovidas públicas multimilenares qualificando o histrionismo comunicativo parapsíquico em alto nível, sem acidentes de percurso; o veteranismo parapedagógico autodidata multividas; a auto-holomemória preservada; a vida multidimensional anticonflitiva; o paragestual técnico da veemência paradidática intencional direcionada a alvos assistenciais imperceptíveis à maioria; o teste da autocoerência no palco multidimensional; a coreografia do paracérebro prismático; a paradoação da criaturgia autocognitiva paracerebral milenar; o parapsicodrama histriônico do teatro terapêutico promovendo psicocatarses cosmoéticas; a frequência e magnitude da ministração de atividades pedagógicas em megaeventos multidimensionais.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo pacificação íntima–autoconvicções; o sinergismo imitação-mimetismo; o sinergismo Imagística-Imagética; o sinergismo patológico imaginação-exacerbação; o sinergismo sensacionalismo-factoide; o sinergismo cultura parapsíquica–autopesquisa científica; o sinergismo das paratécnicas tarísticas.
          Principiologia: o princípio da pararrepresentatividade; o princípio da empatia; o princípio da estabilidade de humor; o princípio autocrítico de o microfone e o papel aceitarem qualquer coisa; o princípio da descrença (PD); o princípio da autenticidade cosmoética; o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
          Codigologia: o código de ética da propaganda; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código da sinceridade multidimensional; os códigos culturais patológicos; o respeito aos códigos de conduta; o CPC pautando os limites interassistenciais.
          Teoriologia: a teoria dos Cursos Intermissivos (CIs); a teoria dos agentes retrocognitores; a teoria da Holomnemonicologia; a teoria da Parageneticologia; a teoria da Pré-Intermissiologia; a teoria da Autorrevezamentologia; a teoria da Tenepessologia.
          Tecnologia: a técnica do histrionismo parapedagógico; a banana technique; a técnica da irreverência tarística; a técnica do neologismo paraterapêutico; a técnica da veemência paradidática; o aproveitamento da mnemotécnica autoparapsíquica; a técnica da frase enfática; a técnica da infiltração cosmoética; a técnica do autodidatismo polimático.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Conviviologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível dos Reeducadores Conscienciais; o Colégio Invisível da Descrenciologia; o Colégio Invisível dos Pensenologistas; o Colégio Invisível de Epicons.
          Efeitologia: o efeito trompe-l’oeil intrafísico; o efeito ilusório da realidade; o efeito despertador da pararrealidade; o efeito imediato da recéxis; o efeito mediato da recin; o efeito enganador das aparências; o efeito duradouro da desperticidade.
          Neossinapsologia: as neossinapses desrepressoras; as neossinapses reparadoras; as neossinapses enganosas; as neossinapses ilusórias; as neossinapses superficiais; as neossinapses autoverponísticas; as neossinapses autoparapsíquicas; a rede neossináptica aberta, conectada e disponível aos amparadores.
          Ciclologia: o ciclo da aprendizagem; o ciclo da reaprendizagem; o ciclo da paraprendizagem; o ciclo da desaprendizagem; o ciclo do engano; o ciclo do desengano; o ciclo do autorrealismo evolutivo.
          Enumerologia: o histrionismo clerical; o histrionismo militar; o histrionismo aliciador; o histrionismo taconístico; o histrionismo mediúnico; o histrionismo libertador; o histrionismo tarístico.
          Binomiologia: o binômio arremedo-caricatura; o binômio paródia-jocosidade; o binômio irreverência-deboche; o binômio ribalta-protagonismo; o binômio holofote-spot; o binômio camarim-cena; o binômio crítica-respeito; o binômio média conscienciométrica grupal–tares impactoterápica.
          Interaciologia: a interação descontração-seriedade; a interação espontaneidade-responsabilidade; a interação figura-fundo; a interação leveza-reflexão; a interação veemência-calma; a interação alegria-profundidade; a interação taquipsiquismo–tranquilidade íntima.
          Crescendologia: o crescendo patológico gestual-maneirismo; o crescendo fato-parafato; o crescendo cérebro-paracérebro; o crescendo minitares-maxitares-megatares; o crescendo simpatia–força presencial; o crescendo antidoutrinação–antilavagem cerebral; o crescendo evolutivo liderança compulsória–liderança meritória.
          Trinomiologia: o trinômio luz-câmera-ação; o trinômio iniciativa-executiva-acabativa; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio emissão-transmissão-recepção; o trinômio pensamento-escrita-fala; o trinômio pensar-falar-escrever; o trinômio começo-meio-fim.
          Polinomiologia: o polinômio apatia-antipatia-simpatia-empatia; o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação-policarmalidade; o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-poliglótico-analógico; o polinômio educação-elegância-delicadeza-refinamento; o polinômio vocal modulação-timbragem-colocação-emissão; o polinômio estudar-aprender-saber-lecionar; o polinômio postura-olhar-voz-gesto.
          Antagonismologia: o antagonismo auto-histrionismo / pertúrbio; o antagonismo ilusão / realidade; o antagonismo dinamismo / agitação; o antagonismo bom ator / canastrão; o antagonismo moldura / conteúdo; o antagonismo anedota / fato; o antagonismo informar / convencer.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin docente taquipsíquica não ser necessariamente agitada; o paradoxo de a firmeza pessoal poder conviver com a afabilidade; o paradoxo tarístico impactoterapia-autocura; o paradoxo de a conscin docente mignon poder ser usina energética macrossomática; o paradoxo de a consciência autolúcida ultrapassar obstáculos por meio de desafios; o paradoxo de a conscin se fortalecer (competências) ao assumir deficiências; o paradoxo da comunicação silenciosa na força presencial notória.
          Politicologia: a ditadura; a tirania; o paraliberalismo político; a democracia; a lucidocracia; a evoluciocracia; a conscienciocracia; a despertocracia.
          Legislogia: a lei do megaesforço parapedagógico tarístico; as leis cosmoéticas do direito ao esclarecimento evolutivo; as leis do paradigma consciencial; as leis multidimensionais; as leis paradireitológicas; as leis cosmovisiológicas.
          Filiologia: a parapedagiofilia; a liberofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a espectrofilia; a conviviofilia; a discernimentofilia.
          Fobiologia: a fobia à autexposição; a neofobia; a sociofobia; a xenofobia.
          Sindromologia: a síndrome da timidez; a síndrome da tristeza crônica (distimia); a síndrome da dispersão consciencial (SDC); a síndrome da debilidade alerta; a síndrome da autovitimização; a síndrome da mediocrização; a síndrome do egocentrismo.
          Maniologia: a mania da brincadeira assediadora baixando o padrão energético.
          Holotecologia: a midiateca; a comunicoteca; a ciencioteca; a evolucioteca; a experimentoteca; a cognoteca; a consciencioteca; a mentalsomatoteca; a Parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoparadidaticologia; a Parapedagogiologia; a Para-Histrionologia; a Histrionologia; a Taristicologia; a Empatiologia; a Tertuliologia; a Conscienciometrologia; a Autodescrenciologia; a Paradigmologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Pré-Intermissiologia; a Autorrevezamentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin agente auto e heterorretrocognitora; a conscin animadora de auditório; a isca humana autolúcida; o indivíduo tímido retranquista; a consciex transmigrada; a personalidade desmancha rodas; a conscin semperaprendente; a isca humana lúcida; a pessoa desinibida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o parapedagogo; o paradidata; o conscienciólogo autodidata; o animador consciencial; o otimista autolúcido; o agitador de ideias cosmoéticas; o intermissivista; o intermissiólogo; o pré-intermissivista; o projecioterapeuta; a consciencioterapeuta; o conscienciômetra; o evoluciente; o recinólogo; o inversor existencial; o reciclante existencial; o tenepessista; o ofiexista; o autoproexista; o maxiproexista; o completista; o pré-desperto; o reeducador; o escritor conscienciológico tarístico; o duplista; o extrovertido; o introvertido; verbetógrafo; o verbetólogo; o intelectual cosmoético; o ator espontâneo centrífugo; o projetor consciente; o homem de ação; o evoluciólogo.
          Femininologia: a parapedagoga; a paradidata; a consciencióloga autodidata; a animadora consciencial; a otimista autolúcida; a agitadora de ideias cosmoéticas; a intermissivista; a intermissióloga; a pré-intermissivista; a projecioterapeuta; a consciencioterapeuta; a conscienciômetra; a evoluciente; a recinóloga; a inversora existencial; a reciclante existencial; a tenepessista; a ofiexista; a autoproexista; a maxiproexista; a completista; a pré-desperta; a reeducadora; a escritora conscienciológica tarística; a duplista; a extrovertida; a introvertida; a verbetógrafa; a verbetóloga; a intelectual cosmoética; a atriz espontânea centrífuga; a projetora consciente; a mulher de ação; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens histrionicus; o Homo sapiens histrionologus; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens theatralis; o Homo sapiens exemplarissimus; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens animoplus; o Homo sapiens autolucidus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: técnica elementar do histrionismo parapedagógico = a abordagem interlocutória desdramatizadora da conscin agente retrocognitora teórica; técnica avançada do histrionismo parapedagógico = a abordagem interlocutória desassediadora da conscin agente retrocognitora teática.
          Culturologia: a cultura da transparência comunicativa; a cultura da solenidade; a cultura da dissimulação; a cultura autoparapsíquica; a cultura autodescrenciológica; a cultura da sinceridade; a cultura superficial; a cultura do bem-estar íntimo.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica do histrionismo parapedagógico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Altofalante: Comunicologia; Neutro.
            02.   Anestesia midiática: Psicossomatologia; Neutro.
            03.   Animador consciencial: Conviviologia; Homeostático.
            04.   Antidoutrinação: Parapedagogiologia; Homeostático.
            05.   Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
            06.   Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático.
            07.   Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro.
            08.   Banana technique: Comunicologia; Neutro.
            09.   Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
            10.   Histrionologia: Comunicologia; Neutro.
            11.   Paraprotocolo autevolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
            12.   Paratécnica didática: Parapedagogiologia; Homeostático.
            13.   Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
            14.   Técnica da irreverência tarística: Antidogmatologia; Homeostático.
            15.   Técnica do tríplice rapport interassistencial: Paradireitologia; Homeostático.
  QUANDO UTILIZADA COM DISCERNIMENTO AUTOLÚCIDO
 PELOS ATORES E ATRIZES INTERMISSIVISTAS, AGENTES
  RETROCOGNITORES TARÍSTICOS, A TÉCNICA DO HISTRIONISMO PARAPEDAGÓGICO PODE GERAR MEGARRECINS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, docente de Conscienciologia, já aplicou técnicas paradidáticas histriônicas visando qualificar a tares parapedagógica pessoal? Com quais resultados?
            Bibliografia Específica:
            01. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1ª Ed. Marina Thomaz; pref. 2ª edição Daniel Muniz; pref. 3ª edição Cristina Arakaki; pref. 4ª edição Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 21.
            02. Idem; Parapedagogía: Brasil y Paraguay construyendo Juntos el Planeta-Escuela; Artigo; Anais do I Congresso Internacional de Parapedagogia & IV Jornada de Educação Conscienciológica; Foz do Iguaçu, PR; 07-10.06.07; 1 cronologia; 1 E-mail; 3 enus.; 3 tabs.; 50 refs.; 5 webgrafias; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; Junho, 2007; páginas 15 a 29.
            03. Idem; Parapedagogia na Tenepes; Artigo; I Congresso Internacional de Tenepessologia & V Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; 17-20.12.12; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 4 enus.; 10 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2012; páginas 85 a 93.
            04. Idem; Parapedagogia: Um Novo Paradigma na Educação; Artigo; Proceedings of 3rd Consciential Education Meeting; Anais da Jornada de Educação Conscienciológica; Curitiba, PR; 26-29.05.05; Journal of Conscientiology; Vol. 7; N. 28-S; 1 cronologia; 1 E-mail; 4 enus.; 1 tab.; 28 refs.; Internacional Academy of Consciousness (IAC); London; May, 2005; páginas 13 a 27.
            05. Idem; Projeciologia: Cultura Parapsíquica e Autopesquisa Científica; Artigo; Anais do IV CIPRO (Congresso Internacional de Projeciologia); Evoramonte; Portugal; 15-17.08.08; Journal of Conscientiology; Vol. 11; N. 41-S; 3 enus.; 107 refs.; Internacional Academy of Consciousness (IAC); Evoramonte; Portugal; 2008; páginas 13 a 33.
            06. Idem; Síndrome do Estrangeiro: O Banzo Consciencial; pref. Waldo Vieira; revs.Ana Bomfim; et al.; 314 p.; 2 partes; 14 caps.; 55 abrevs.; 32 E-mails; 1 entrevista; 28 enus.; 5 escalas; 1 fluxograma; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 1 questionário; 30 tabs.; 20 websites; posf.; 4 musicografias; 5 pinacografias; 110 filmes; 452 refs.; 15 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; página 214.
            07. Moreno, Jacob Levy; O Teatro da Espontaneidade (The Theater of Spontaneity); revisor técnico Paulo Alberto Topal; trad. Maria Sílvia Mourão Neto; 150 p.; 5 partes; 65 seções; 1 ilus.; glos. 19 termos; 26 x 17,5 cm; br.; 2ª Ed.; Summus; São Paulo, SP; 1984; páginas 10, 20, 31, 45, 53, 56, 61, 113 e 141.
            08. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 36, 54, 71, 566, 804 e 1.405.
             09. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 393.
             10. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 321, 503 e 544.
             11. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 312, 1.226 e 1.355.
             12. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; 272 p.; 152 abrevs.; 274 estrangeirismos; glos. 300 termos; 28 x 21 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguacu, PR; 2002; página 57.
                                                                                                                    M. L. B.