TÉCNICA 1 DA AN T IN É R CI A E V OL UTI V A (ANTIDESVIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A técnica da antinércia evolutiva é a estratégia de ruptura com a negligência ao autoprogresso consciencial, mediante o estabelecimento de rotina para mobilização holossomática, notadamente da conexão energossoma-mentalsoma, aplicável pela conscin, homem ou mulher. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, techknikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Apareceu no Século XIX. O prefixo anti deriva do idioma Grego, anti, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O termo inércia procede também do idioma Latim, inertia, “falta de aptidão; incapacidade; ignorância; prostração; imobilismo; inação; pusilanimidade; descuido; negligência”. Apareceu no Século XVII. O termo evolutivo deriva do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873. Sinonimologia: 1. Técnica do dinamismo evolutivo. 2. Técnica da antirresistência evolutiva. 3. Técnica da antiestagnação evolutiva. Neologia. As 4 expressões compostas técnica da antinércia evolutiva, técnica da antinércia evolutiva inicial, técnica da antinércia evolutiva mediana e técnica da antinércia evolutiva avançada são neologismos técnicos da Antidesviologia. Antonimologia: 1. Torpor evolutivo. 2. Inação evolutiva. 3. Postura letárgica. Estrangeirismologia: o adiamento da retomada de tarefas sine die; a vontade inquebrantável como condição sine qua non para a saída da apatia evolutiva; o fato de a antinércia só ocorrer sponte sua; o efeito cliquet da aplicação da técnica da antinércia evolutiva diuturnamente; o status quo embolorado; a open mind com a adoção de pequenos hábitos sadios; o upgrade holossomático. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorresponsabilidade proexológica. Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ações geram resultados. Água parada apodrece. Assuma a autoproéxis. Inação sustenta autocorrupção. O ócio mata. Coloquiologia. Eis 6 expressões populares para a antinércia evolutiva: a decisão de não empurrar com a barriga a consecução da proéxis; a ação de levantar a poeira; a técnica divisora de águas; o ato de tomar as rédeas da autoproéxis; a vontade de ferro evolutiva; a intenção de acertar o passo proexológico. Proverbiologia. Eis 4 ditados populares referentes ao assunto: – Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. A vontade move montanhas. De grão em grão a galinha enche o papo. Devagar e sempre. Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Alimento. O melhor devorador que existe é o de livros. A leitura deve ser, antes de tudo, alimento para o mentalsoma”. 2. “Autodomínio. Se você deseja adquirir algo que sirva para tudo, adquira o domínio energético e dedique-se à interassistencialidade fraterna”. 3. “Decisão. Em toda decisão, o decisivo é a aplicação”. 4. “Estagnação. Sempre é inteligente não ficar parado, em tese, com nada, não cristalizar nada, não provocar a narcose ou a inércia em nada, pois a vida é movimento estuante. Esteja atento: todo objeto inerte pode representar atraso. O mesmo princípio vale para as consciências”. 5. “Movimento. Nada existe parado no Cosmos, nenhum átomo ou astro. No mínimo, ocorre a rotação”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da antinércia evolutiva; o holopensene pessoal do autocomprometimento proexológico; o holopensene pessoal da profilaxia dos desvios existenciais; o holopensene pessoal da autodeterminação evolutiva; a reciclagem do holopensene pessoal derrotista; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes mantenedores de rotinas úteis e cosmoéticas; a prioropensenidade; o holopensene criado na retomada de tarefas evolutivas; o autoortabsolutismo pensênico em prol da realização proexológica; o melhoramento diário dos autopensenes; o burilamento da autopensenidade; a ingenuidade frente à força de determinados holopensenes patológicos; a assunção dos trafores alavancando a faxina pensênica intraconsciencial. Fatologia: a antinércia evolutiva; a postura científica aplicada às práticas antidesviológicas; o horário marcado consigo mesmo; o valor das rotinas úteis ocasionando bom uso de energias conscienciais (ECs); as horas do dia dedicadas à evolução; a antibanalização das pequenas ações diárias; a postura de firmeza frente aos novos desafios; a pseudossegurança da inércia decisória; a inércia paralisante traduzida em ações antiproéxis; a evasão das autorresponsabilidades proexológicas; a dificuldade de começar do iniciante; o ócio improdutivo; a covardia evolutiva; a robotização existencial abortando a proéxis; os desvios causados pela letargia pessoal; o fato de, quanto menos as consciências agem, menos desejam agir; a pasmaceira cotidiana; os vícios da vontade; as necessidades evolutivas negligenciadas; o excesso de protelação; a influência da mesologia no adormecimento consciencial; o desapego ao modelo de sucesso social vendido na Socin; o vínculo psicossomático com atividades ociosas e contraproducentes; a vitimização na percepção da perda de tempo; o ato de vender-se barato; os apegos desnecessários protelatórios; o ato de manter-se no sistema de vida conhecido; os hábitos patológicos crônicos; a valorização dos prazeres imediatos; o desperdício de tempo de vida; o adiamento do primeiro passo; a inteligência mal direcionada; o mais do mesmo; a autossaturação quanto à negligência ao ego intermissivo; a ressoma valorizada; o esforço na “saída do acostamento” evolutivo; o posicionamento pessoal frente às tarefas proexológicas; o dinamismo evolutivo; a autoconfiança advinda do continuísmo dos hábitos sadios; a alteração do referencial paradigmático de vida; o protagonismo frente à evolução; o desvio de rota amortecido na retomada de tarefas proéxicas; as perdas proexológicas admitidas como fato; a associação de ideias brotando no mentalsoma; a identificação da especialidade conscienciológica pessoal; o autoposicionamento frente aos compromissos inesperados no horário de aplicação da técnica da antinércia evolutiva; a motivação para novos projetos evolutivos; a ampliação cognitiva; a felicidade de estar comprometido na aplicação de estratégia evolutiva; a participação em cursos oferecidos nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) aumentando a autoconfiança proexológica; o bem-estar íntimo autoconfirmatório do retorno à rota principal proexológica; a autestima revitalizada; a afinação com a bússola consciencial de intermissivista; o planejamento das ações futuras; a manutenção da prioridade evolutiva do momento; a coragem para evoluir; o aprofundamento no paradigma consciencial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os autassédios minimizados pela estratégia antinércia; a diminuição da preguiça holossomática; o interesse dos amparadores extrafísicos a partir das neoposturas da conscin lúcida; as projeções parapedagógicas incentivando o ato de seguir adiante; as implicações multidimensionais e multiexistenciais das decisões evolutivas; a atenção às sincronicidades; os paradeveres autoimpostos no Curso Intermissivo (CI); a euforin desencadeada pelos resultados evolutivos. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo tecnicidade-antinércia; o sinergismo autorganização-produtividade; o sinergismo qualificação da rotina–ortopensenidade; o sinergismo exercícios energéticos–desintoxicação energossomática; o sinergismo estudo diário–surgimento de neoideias; o sinergismo disciplina-amparabilidade; o sinergismo entre as técnicas pessoais da retomada evolutiva. Principiologia: o princípio da autodisciplina evolutiva; o princípio de a autorganização exigir tecnicidade; o princípio dos acordos firmados consigo mesmo; o princípio de honrar o compromisso assumido no Curso Intermissivo pré-ressomático; o princípio do cumprimento das cláusulas pétreas da proéxis; o princípio de todo dia ser decisivo para a proéxis; o princípio de não desistência dos bons empreendimentos. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) incluindo ações de autorreeducação evolutiva; o CPC demarcando o compromisso diário. Teoriologia: a teoria da proéxis; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da recuperação de cons por meio do exercício diário do mentalsoma. Tecnologia: a técnica da antinércia evolutiva; a técnica da ação pelas pequenas coisas; a técnica do uso da agenda diária; a técnica do pensenograma; as técnicas energéticas; a técnica da tenepes; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da firmeza decisória; a técnica da evolução consciencial pelos autesforços. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico auxiliando no autocomprometimento proexológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional. Efeitologia: o efeito halo do primeiro passo perseverado; os efeitos holossomáticos da prática diária de exercícios energéticos; os efeitos da ativação mentalsomática diária; os efeitos automotivadores da rotina sadia; os efeitos do autoposicionamento evolutivo; o efeito da autodisciplina sobre a proéxis pessoal; o efeito positivo do continuísmo. Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelo estudo diário; as neossinapses desenvolvidas na aplicação de técnicas pró-evolutivas; as neossinapses geradas a partir de ações focadas no prioritário do dia; as neossinapses necessárias aos novos hábitos evolutivos. Ciclologia: o ciclo rotinas mantenedoras de inércia–faísca de lucidez–aplicação de técnicas evolutivas–novos hábitos sadios; o ciclo autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; a quebra do ciclo vicioso da falta de vontade por meio de novas ações. Enumerologia: a tecnicidade antinércia promovendo novas rotinas; a tecnicidade antinércia promovendo o aprofundamento no paradigma consciencial; a tecnicidade antinércia promovendo o processo autopesquisístico; a tecnicidade antinércia promovendo a retomada de tarefa; a tecnicidade antinércia promovendo o processo autoconsciencioterápico; a tecnicidade antinércia promovendo o voluntariado conscienciológico; a tecnicidade antinércia promovendo o posicionamento tenepessológico. Binomiologia: o binômio ação-reação; o binômio querer-realizar; o binômio ônus-bônus proexológico; o binômio rotinas úteis–vínculo proexológico; o binômio autesforço-autevolução; o binômio resultados contínuos–motivação crescente; o binômio rotina útil–fluxo multidimensional; o binômio rotina-saldo. Interaciologia: a interação tecnicidade bem aplicada–resultados conquistados; a interação minipasso-megapasso; interação disciplina–rotina útil; a interação fluxo diário organizado–motivação consciencial; a interação recéxis-recin; a interação 1% de inspiração–99% de transpiração; a interação boas escolhas–compléxis. Crescendologia: o crescendo pequenos-médios-grandes-mega projetos; o crescendo completismo diário–completismo existencial; o crescendo no valor dado a cada dia na existência intrafísica; o crescendo horas-dias-semanas-meses-anos-décadas; o crescendo autodomínio somático–autodomínio energético–autodomínio psicossomático–autodomínio mentalsomático; o crescendo autoproexológico autopesquisa–voluntariado–tenepes–docência conscienciológica; o crescendo gesconográfico tarístico verbete-artigo-livro. Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio tecnicidade-continuísmo-resultado; o trinômio aqui-agora-já. Polinomiologia: o polinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo; o polinômio início-manutenção-evolução-conclusão; o polinômio rotina diária–rotina semanal–rotina mensal–rotina anual. Antagonismologia: o antagonismo inércia evolutiva / compléxis; o antagonismo rotina assoberbada / poucos resultados; o antagonismo acalmia produtiva / ansiedade improdutiva; o antagonismo autorganização / autodesorganização; o antagonismo prazer momentâneo / prazer efetivo. Paradoxologia: o paradoxo de, quanto maior a autodisciplina, maior a liberdade; o paradoxo do intermissivista polivalente com rendimento proexológico pífio; o paradoxo de a indecisão gerar decisões proexogênicas deficitárias; o paradoxo de pequena dedicação diária poder gerar resultado evolutivo; o paradoxo de muito menos poder significar muito mais; o paradoxo do esvaimento das autocobranças excessivas a partir das autorrealizações mantidas dia a dia; o paradoxo de simples ação contínua poder promover grandes desassédios; o paradoxo de pequena ação poder demandar grande esforço. Legislogia: a 1a lei de Newton; a lei da educação evolutiva permanente; a lei do maior esforço evolutivo aplicada no dia a dia. Fobiologia: a decidofobia; a neofobia gerando ressomas inertes; o medo de mudar. Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome da autossubestimação; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do sapo cozido (boiling frog). Maniologia: a mania de postergar posicionamentos proexológicos; a mania de deixar para amanhã as decisões de destino; a mania de adiar o EV profilático. Mitologia: o mito de a postergação de decisões proexológicas poder diminuir conflitos íntimos; o mito do momento ideal; o abandono do mito da falta de tempo; o descarte do mito da evolução consciencial sem autesforço. Interdisciplinologia: a Antidesviologia; a Decidologia; a Intrafisicologia; a Habitologia; a Proexologia; a Voliciologia; a Autopesquisologia; a Autopriorologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin robotizada; a conscin com iniciativa; a conscin decisora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o homem inerte; o ocioso; o desmotivado; o cansado; o preguiçoso; o desistente; o derrotista; o desgovernado; o disperso; o intrafisicalizado; o minidissidente; o decidido; o constante; o estável; o determinado; o enérgico; o perseverante; o estudioso; o persistente; o intermissivista disciplinado; o proexista; o semperaprendente; o pré-serenão vulgar; o conscienciólogo; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o pesquisador; o verbetógrafo; o voluntário; o homem de ação; o tenepessista; o completista. Femininologia: a mulher inerte; a ociosa; a desmotivada; a cansada; a preguiçosa, a desistente; a derrotista; a desgovernada; a dispersa; a intrafisicalizada; a minidissidente; a decidida; a constante; a estável; a determinada; a enérgica; a perseverante; a estudiosa, a persistente; a intermissivista disciplinada; a proexista; a semperaprendente; a pré-serenona vulgar; a consciencióloga; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a pesquisadora; a verbetógrafa; a voluntária; a mulher de ação; a tenepessista; a completista. Hominologia: o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens energovibratorius; o Homo sapiens methodologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus. V. Argumentologia Exemplologia: técnica da antinércia evolutiva inicial = aquela aplicada por até 30 minutos diários; técnica da antinércia evolutiva mediana = aquela aplicada entre 30 e 60 minutos diários; técnica da antinércia evolutiva avançada = aquela aplicada por período superior a 60 minutos diários. Culturologia: a cultura da tecnicidade; a inércia cultural da Sociedade Intrafísica; a cultura da acomodação; a cultura da procrastinação; a cultura da autopriorização; a cultura da ortodecisão; a cultura do compléxis. Proéxis. Ao longo da vida intrafísica, a conscin cristaliza hábitos nos diversos contextos e cenários. Os rumos proexológicos são construídos a partir do conjunto das escolhas diárias. Todas as horas importam. A negligência quanto à correção autevolutiva dos posicionamentos diuturnos pode ocasionar desvio de próexis. Holossoma. Sob o viés da Holossomatologia, a conscin mantém, desde a ressoma, o exercício mais frequente do soma e psicossoma, em razão da própria dinâmica psicomotora e interdependente dos seres humanos. Objetivo. A finalidade da técnica da antinércia evolutiva é instituir movimentação assídua e autoconsciente de 2 veículos de manifestação, os corpos energético (energossoma) e mental (mentalsoma). Aplicabilidade. A técnica da antinércia evolutiva é estratégia indicada a todas as conscins, homens ou mulheres, total ou parcialmente estagnadas evolutivamente. Todavia, há especial prescrição àquelas consciências em fase de retomada proexológica, em razão do efeito antimofo gerado na aplicação constante. Procedimento. Do ponto de vista da Teaticologia, eis, na ordem funcional, 3 etapas de aplicação da técnica da antinércia evolutiva: 1. Horário. Estabelecer carga horária diária de ativação dos veículos de manifestação. 2. Listagem. Elencar possíveis ações antinércia passíveis de serem incluídas na rotina diária. 3. Escolha. Eleger atividade energossomática e mentalsomática a serem desenvolvidas. Ambiente. Sob a ótica da Intrafisicologia, o ideal é escolher ambiente físico silencioso, confortável e previamente estruturado para a realização das atividades. Recursos. Em razão da estagnação, total ou parcial, da conscin candidata à aplicação da técnica da antinércia evolutiva, recomenda-se, inicialmente, a opção pela leitura de tratado conscienciológico. Efeitos. Pelos critérios da Experimentologia, eis relacionados, em ordem alfabética, 6 possíveis efeitos homeostáticos da aplicação da técnica da antinércia evolutiva: 1. Adaptação: a diminuição da intolerância em relação ao estudo diário e aos exercícios energéticos; o aumento gradativo da concentração mental. 2. Autorganização: a planificação da rotina; a melhora na ordenação pensênica. 3. Cognição: a formação do hábito da leitura e da reflexão; a captação de novas ideias; a aquisição de neossinapses evolutivas. 4. Desassédio: a promoção do autodesassédio energossomático e mentalsomático; o contínuo exercício energético auxiliando na desassim e bem-estar diuturnos. 5. Motivação: o incremento da automotivação evolutiva na assunção de novas tarefas evolutivas, a exemplo, da técnica da tenepes. 6. Sincronicidades: o incremento de temas na autopesquisa; o nascimento de temas para a escrita tarística. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica da antinércia evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autenfrentamento da autocorrupção antiproéxis: Proexologia; Homeostático. 02. Autenfrentamento da insatisfação evolutiva: Autodecidologia; Homeostático. 03. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro. 04. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático. 05. Autodecisão crítica: Autodecidologia; Neutro. 06. Autoprescrição desassediadora: Autoconsciencioterapeuticologia; Homeostático. 07. Autossuperação da inércia mentalsomática: Autopesquisologia; Homeostático. 08. Binômio vontade-energossoma: Energossomatologia; Neutro. 09. Pararrotina útil: Pararrotinologia; Neutro. 10. Retomada autevolutiva: Autorrecexologia; Homeostático. 11. Técnica da firmeza decisória: Proexologia; Homeostático. 12. Técnica da hora mentalsomática diária: Intrafisicologia; Homeostático. 13. Técnica da imersão intelectual: Mentalsomatologia; Neutro. 14. Técnica de autorganização: Autorganizaciologia; Homeostático. 15. Técnica do maxiaproveitamento do minitempo: Paratecnologia; Neutro. A TÉCNICA DA ANTINÉRCIA EVOLUTIVA AUXILIA NA PROMOÇÃO DA DESINTOXICAÇÃO HOLOSSOMÁTICA, PODENDO PROMOVER NA CONSCIN MAIOR COMPREENSÃO TEÁTICA DO BINÔMIO ROTINAS ÚTEIS–VÍNCULO PROEXOLÓGICO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, exercita o energossoma e o mentalsoma? Com qual frequência? Quais os resultados? Bibliografia Específica: 1. Daou, Dulce; Vontade: Consciência Inteira; 288 p.; 6 seções; 44 caps.; 23 E-mails; 226 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 1 seleção de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; 3 tabs.; 21 websites; glos. 140 termos; 1 nota; 133 refs.; 17 webgrafias; 1 apênd.; alf.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; 2014; páginas 80 a 84. 2. Machado, Cesar Iria; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores Equipe de Revisores da EDITARES; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 148 a 154 e 179 a 181. 3. Peres, Christóvão; Volicioterapia: Vontade Aplicada à Autoconsciencioterapia; pref. Maximiliano Haymann; revisores Eliana Manfroi, et al.; 334p.; 4 Seções; 17 caps.; 157 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 pontoação; 5 tabs.; 72 técnicas; 5 apênds; 89 refs.; 23 webgrafias; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 93 a 104. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,3 x 22 x 13cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 82, 234, 579, 779 e 1.323. A. M. Z.