Técnica Antiassoberbamento

      TÉ C N IC A AN T I AS SO B E RB AM EN TO (ANTIDESVIOLOGIA)
I. Conformática Definologia. A técnica antiassoberbamento é o procedimento de evitação da sobrecarga de afazeres ou ocupações, aplicado pela conscin, homem ou mulher, nas escolhas diuturnas visando ampliar o saldo proexológico positivo no uso do tempo, das energias e dos autesforços. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O prefixo anti deriva igualmente do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O termo soberba procede do idioma Latim, superba, “orgulho; arrogância; altivez; insolência; presunção; tirania”. Surgiu no Século XIII. A palavra assoberbar apareceu no Século XIV. O sufixo mento provém do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. Sinonimologia: 1. Método antiassoberbamento. 2. Técnica antissobrecarregamento. 3. Estratégia antiocupação demasiada. Neologia. As 3 expressões compostas técnica antiassoberbamento, técnica antiassoberbamento superficial e técnica antiassoberbamento profunda são neologismos técnicos da Antidesviologia. Antonimologia: 1. Técnica de agenda pessoal. 2. Técnica de organização da rotina. 3. Técnica de consecução de atividades excessivas. Estrangeirismologia: a opção do slow living; o stop na ansiedade; a diminuição do stress; a opção por desligar o speed watching; o day off; o off-line; o timing dos projetos. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorresponsabilidade proexológica. Megapensenologia. Eis 6 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Menos é mais. Água demais afoga. A rotina engole. Simplifique a vida. Descansar é preciso. Excesso: necessidade maquiada. Coloquiologia: a técnica divisora de águas; a decisão proexológica de tirar o pé do acelerador; o ato contraproducente de trocar os pneus com o carro andando; a virada de página na loucura do dia a dia; o assoberbamento custando os olhos da cara na consecução da proéxis; o ato de tomar as rédeas da autoproéxis. Citaciologia: – Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências (Pablo Neruda, 1904–1973). Proverbiologia. Eis 3 ditados populares referentes ao tema: – “Devagar e sempre”. “Nem tudo que reluz é ouro”. “O seguro morreu de velho”. Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Autorreflexão. Nem tudo está perdido enquanto você dispõe de tempo para refletir”. 2. “Demandas. A conscin intermissivista jamais deve permitir que o excesso de demandas das tarefas domésticas e dos instrumentos tecnológicos monopolizem, absorvam e atravanquem a consecução da sua proéxis”. 3. “Desvio. O excesso de oportunidades evolutivas pode gerar o desvio na consecução da autoproéxis”. 4. “Ilusões. O excesso de dedicação ao trabalho, no workaholism e nas horas extras, é uma das ilusões mais concretas e palpáveis do Ser Humano e, o pior, no caso, mortífera ou letal”.

5. “Moderaciologia. Todo excesso exige pesquisa. O excesso de água pode matar. O excesso de detergente suja. A pesquisa da automoderação se impõe à conscin lúcida, perante as realidades e pararrealidades do Cosmos”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da tecnicidade proexológica; o holopensene pessoal da autorreeducação evolutiva; o holopensene pessoal do desassoberbamento; o holopensene pessoal da profilaxia dos desvios existenciais; a reciclagem do holopensene pessoal dos excessos; a construção do holopensene gesconográfico; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade quanto às escolhas cotidianas; os padrões pensênicos saudáveis reinstalados intraconsciencialmente após períodos de descanso. Fatologia: o antiassoberbamento; a profilaxia do assoberbamento intrafísico; a opção diária antiassoberbamento promovendo a “virada de página” proexológica; a abertura do fluxo proexogênico com a eliminação do supérfluo; a obsessão de realização a qualquer custo; as noites de sono mal dormidas; a autassistência impedida pela falta de higidez mental; a acumulação de trabalho; o ato de ignorar os prazos; a romantização do estresse; a espera de resposta imediata de tudo e todos; a agenda apertada; os objetivos pessoais orientados pela vaidade; a falta de autoimposição de limites e horários para responder às mensagens do Whatsapp; o estresse infectando os relacionamentos interpessoais; a finalização apressada do trabalho nas tardes de domingo; o descanso alavancando o cumprimento dos deveres evolutivos; o cultivo do tempo de lazer; as férias valorizadas; o desapego das rotinas exaustivas; o ato de repriorizar tarefas consideradas secundárias; o discernimento aplicado às imposições sociais do excesso de demandas; o ato de não agregar novas atividades sem a finalização das anteriores; a prevenção da influência da Socin nos rígidos padrões de beleza, poder e felicidade; os valores evolutivos não negociáveis; a compreensão do desperdício na Era da Fartura; a profilaxia do bombardeio de distrações físicas e virtuais; a releitura das obrigações ditadas pelas redes sociais; o ato de não deixar a vida se transformar em sobras de trabalho; a remissão do vício de estar sempre ocupado; os dias assoberbados sendo exceção; o choque de realidade do vazio existencial; a renúncia à autexigência de ser “onipresente”; a proteção e valorização do tempo de vida intrafísica; a libertação da condição de refém de si mesmo; o discernimento separando o útil do inútil; o abandono do workaholism abrindo espaço à autorreflexão; a vivência do paradigma consciencial; a ressignificação das diretrizes pessoais; a aceitação das realidades; o redimensionamento dos valores intrafísicos; o autencontro com o próprio ponto de equilíbrio; o conceito real de produtividade evolutiva; o dinamismo evolutivo na rotina; as metas realistas; o autoconhecimento orientando as ações proexólogicas; o ato de “começar do início”, evitando linhas quebradas de manifestação; a conciliação da vida intrafísica com a multidimensionalidade; a base física provendo homeostasia holossomática; a pausa na rotina para intensificação dos trabalhos energéticos; a atenção intrafísica refletindo extrafisicamente; a acalmia mental clareando a lucidez extrafísica; a rememoração de projeções conscientes; o discernimento para lidar com os contrafluxos advindos da mudança de posicionamento pessoal; a produção gesconográfica constante promovendo o desassédio intraconsciencial; o livre arbítrio alinhado à inteligência evolutiva (IE). Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a intoxicação energética diária em razão da ausência de limites; a exaustão holossomática; o heterassédio extrafísico facilitado pela autocobrança excessiva; a aproximação dos amparadores extrafísicos dificultada pela falta de tempo de descanso; a desvalorização diuturna da multidimensionalidade pelo assoberbamento; a dificuldade de acessar o paracérebro; a abertura de espaço para o amparo extrafísico; a paracaptação ideativa nos momentos de tranquilidade intraconsciencial; a tenepes enquanto bússola proexológica; a tenepes eleita atividade prioritária da rotina e sustentáculo proexológico.



III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo tecnicidade-antiassoberbamento; o sinergismo vida intrafísica–autevolução; o sinergismo antiassoberbamento-recéxis; o sinergismo deslumbramento intrafísico–robéxis; o sinergismo excesso de atividades superficiais–incompletismo existencial; o sinergismo ampla gama de interesses–desvio de próexis; o sinergismo especialização autopesquisística–aprofundamento mentalsomático. Principiologia: o princípio proexológico antidispersividade “isso não é para mim”

(omissuper); o princípio do ônus do não; o princípio econômico do custo-benefício; o princípio da priorização evolutiva; o princípio de honrar os compromissos assumidos em Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da imprescindibilidade de autodecisões críticas na vida humana; a aplicação do princípio da descrença (PD) nas escolhas pessoais. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) predispondo ações de realinhamento autoproexológico; o código do exemplarismo pessoal (CEP). Teoriologia: a teoria da proéxis; a teoria da otimização do tempo; a teoria das dificuldades recíprocas; a teoria da automimese dispensável. Tecnologia: a técnica antiassoberbamento; a técnica da antinércia evolutiva; a técnica da ação pelas pequenas coisas; a técnica do uso da agenda diária; a técnica da eliminação das autojustificativas anticosmoéticas; a técnica do pensenograma; as técnicas energéticas; a técnica da tenepes; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da firmeza decisória. Voluntariologia: o voluntariado em diversas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) reduzindo o tempo para a autopesquisa; o voluntariado conscienciológico auxiliando na identificação do megatrafor. Laboratoriologia: o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV). Efeitologia: os efeitos nocivos do assoberbamento; o efeito colateral dos modelos desgastados de sucesso social; os efeitos da tecnicidade no acerto do passo evolutivo; os efeitos benéficos do bom humor cotidiano; o efeito da autopesquisa nas escolhas; o efeito halo do autocomprometimento evolutivo; o efeito dos momentos de acalmia; o efeito das gescons na autorganização pensênica. Neossinapsologia: o assoberbamento restringindo a criação de neossinapses; as neossinapses criadas a partir da pesquisa conscienciológica; as neossinapses advindas das recins e recéxis; as neossinapses geradas pela coragem evolutiva; as neossinapses provocadas pela clareza nos propósitos proexológicos; as neossinapses formadas pelo autenfrentamento dos desconfortos evolutivos; as neossinapses geradas a partir do foco no prioritário. Ciclologia: o ciclo da vida humana; o ciclo vicioso da agenda lotada; o ciclo da má gestão existencial; o ciclo autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; a quebra do ciclo nocivo de não valorização do tempo de vida intrafísica. Enumerologia: o antiassoberbamento promovendo a “saída do acostamento” evolutivo; o antiassoberbamento promovendo a abertura intraconsciencial; o antiassoberbamento promovendo a desaceleração diária; o antiassoberbamento promovendo escolhas discernidas; o antiassoberbamento promovendo o comprometimento interassistencial; o antiassoberbamento promovendo a recuperação da autonomia consciencial; o antiassoberbamento promovendo a retomada de tarefa proexológica. Binomiologia: o binômio seletividade-prioridade; o binômio rotinas úteis–vínculo proexológico. Interaciologia: a interação pseudopreenchimento do vazio–rotinas exaustivas; a interação assoberbante viver para trabalhar–trabalhar para viver; a interação revisão periódica da rotina–prevenção de reincidências; a interação fluxo diário organizado–motivação consciencial; a interação vida equilibrada–autocrítica em dia–escolhas coerentes; a interação recéxis-recin.

Crescendologia: o crescendo longas horas de atividades diárias–falta de repouso–exaustão holossomática–enfermidade somática; o crescendo parar-repensar-planejar-atuar. Trinomiologia: o trinômio iniciativa-executiva-acabativa; o trinômio aqui-agora-já; o trinômio motivação-trabalho-lazer. Polinomiologia: o polinômio minutos-dias-semanas-meses-anos-vidas; o polinômio sobrecarregamento-depuração-priorização-reciclagem. Antagonismologia: o antagonismo muitas atividades / poucos resultados. Paradoxologia: o paradoxo de a maioria das conscins orientarem-se somente pelo relógio cronológico, em detrimento da bússola intraconsciencial; o paradoxo de o desapego do excesso de atividades poder resultar em empenho nas ações proexogênicas. Politicologia: a política econômica do capitalismo. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à eliminação da influência mesológica mimética. Fobiologia: o medo de parar quieto; a recinofobia. Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do autodesperdício; a síndrome de burnout; a síndrome do diploma; a síndrome do hiperdesempenho; a síndrome da mulher maravilha; a síndrome de Diógenes. Maniologia: a mania de sobrepor atividades; a mania de não parar nunca; a mania de possuir ideal pessoal inalcançável. Interdisciplinologia: a Antidesviologia; a Intrafisicologia; a Habitologia; a Proexologia; a Desviologia; a Autopesquisologia; a Voliciologia; a Autopriorologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin com expediente definido; a conscin lúcida; a conscin técnica; a conscin reflexiva; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o “homem trabalho”; o ocupado; o robotizado; o estressado; o obsessivo; o exausto; o cansado; o sem tempo; o perdido; o ansioso; o metódico; o desapegado; o corajoso; o direcionado; o equilibrado; o calmo; o intermissivista focado na proéxis; o pré-serenão vulgar; o conscienciólogo; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o pesquisador; o verbetógrafo; o voluntário; o homem de ação; o tenepessista; o retomador de tarefa. Femininologia: a “mulher trabalho”; a ocupada; a robotizada; a estressada; a obsessiva; a exausta; a cansada; a sem tempo; a perdida; a ansiosa; a metódica; a desapegada; a corajosa; a direcionada; a equilibrada; a calma; a intermissivista focada na próexis; a pré-serenona vulgar; a consciencióloga; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a pesquisadora; a verbetógrafa; a voluntária; a mulher de ação; a tenepessista; a retomadora de tarefa. Hominologia: o Homo sapiens occupator; o Homo sapiens superoccupator; o Homo sapiens laborans; o Homo sapiens intraphysicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens mentalsomaticus. V. Argumentologia Exemplologia: técnica antiassoberbamento superficial = aquela efetivando a busca pela antidispersividade ao definir as atividades da agenda pessoal; técnica antiassoberbamento profunda = aquela enfatizando a definição e priorização do megafoco autevolutivo.

Culturologia: a cultura do limite; a cultura da desdramatização do não; a cultura do menos é mais; a cultura do compléxis. Autorganização. A fase preparatória da autoproéxis pode ser a mais propensa a eventuais sobrecargas, devido aos vários segmentos da vida a serem organizados. Contudo, na fase executiva, quando bem estruturada, a atenção deve ser redobrada quanto ao assoberbamento, evitando o incompléxis. Ectopia. A acumulação de más decisões evolutivas ocasiona a ectopia antiproexológica. Correlação. Na Socin, anseia-se por produtividade. A maioria das conscins vive subjugada pelo viés monetário. Confusão. Sem tempo para autavaliação das prioridades, o rolo compressor do holopensene da Socin acaba prevalecendo sobre os valores e projetos do intermissivista assoberbado. Objetivo. A técnica antiassoberbamento objetiva propiciar a seletividade autorresponsável na eliminação dos excessos e na assunção de atividades pró-evolutivas. Utilização. A metodologia é especialmente indicada às consciências na fase de retomada de tarefa, bem como àquelas necessitando abrir espaço na rotina diária para a consecução exitosa da proéxis. Aplicabilidade. A aplicação da técnica promove o direcionamento de recursos conscienciais (tempo, energias e esforços) na consecução de tarefas proexológicas essenciais no aqui-agora multidimensional. Procedimento. Eis, na ordem funcional, 4 etapas de aplicação da técnica antiassoberbamento: 1. Apuração. Liste as atividades realizadas, a função correspondente e o tempo semanal empregado. Aplique o princípio da descrença em todas as tarefas realizadas no cotidiano, refletindo como se fosse a primeira vez. 2. Organização. Classifique em 3 grupos: atividades essenciais, dispensáveis e em análise (necessitam de maiores reflexões acerca da manutenção ou dispensa). 3. Definição. Pondere sobre o ganho evolutivo decorrente das atividades pendentes em classificação. Posteriormente, decida pela manutenção ou descarte. Elimine gradualmente as atividades dispensáveis, respeitando o próprio fôlego. 4. Planejamento. Reflita sobre delegabilidade das atividades mantidas. Defina os critérios de escolha das atividades a serem inseridas na rotina pessoal. Traços. Eis 10 traços conscienciais, dispostos na ordem alfabética, otimizadores do autodesempenho antiassoberbamento: 01. Abertismo. 02. Acalmia. 03. Adaptação. 04. Autoliderança. 05. Despojamento. 06. Discernimento. 07. Organização. 08. Ousadia. 09. Priorização. 10. Responsabilidade evolutiva. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica antiassoberbamento, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Antidispersividade cotidiana: Rotinologia; Neutro.

02. Autoprofilaxia proexológica: Autoproexogramologia; Homeostático. 03. Autorganização proexogênica: Antidesviologia; Homeostático. 04. Binômio decidofilia-proéxis: Proexologia; Homeostático. 05. Conscin-aval: Desviologia; Neutro. 06. Desapego cosmoético: Recinologia; Homeostático. 07. Megaparadoxo da ilusão intrafísica: Omnidiscernimentologia; Nosográfico. 08. Mito da conscin salvadora: Desviologia; Nosográfico. 09. Profilaxia do açodamento: Autopriorologia; Homeostático. 10. Profilaxia do assoberbamento intrafísico: Antidesviologia; Homeostático. 11. Reaprumo proéxico: Antidesviologia; Neutro. 12. Síndrome da autorresponsabilidade deslocada: Autopriorologia; Nosográfico. 13. Síndrome da dispersão consciencial: Antievoluciologia; Nosográfico. 14. Síndrome da mulher maravilha: Parapatologia; Nosográfico. 15. Técnica da firmeza decisória: Proexologia; Homeostático. A TÉCNICA ANTIASSOBERBAMENTO PROPORCIONA A REANÁLISE DAS ROTINAS E ESCOLHAS DE VIDA, OPORTUNIZANDO O ALINHAMENTO PROEXOLÓGICO DO INTERMISSIVISTA À BÚSSOLA INTRACONSCIENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já ponderou sobre a influência do assoberbamento na consecução da autoproéxis? Na escala de 1 a 5, atualmente, qual o grau de antiassoberbamento na vida cotidiana?
Bibliografia Específica: 1. Daou, Dulce; Vontade: Consciência Inteira; 288 p.; 6 seções; 44 caps.; 23 E-mails; 226 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 1 seleção de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; 3 tabs.; 21 websites; glos. 140 termos; 1 nota; 133 refs.; 17 webgrafias; 1 apênd.; alf.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; 2014; página 14. 2. Manfroi, Eliana; Antidesperdício Consciencial: Escolhas Evolutivas na Era da Fartura; apres. Mabel Teles; 230 p.; 3 seções; 21 caps.; 22 citações; 2 E-mails; 41 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 4 testes; 30 notas; 104 refs.; 2 webgrafias; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; página 98. 3. Mazzonetto, Ana; Efeitos do Assoberbamento Intrafísico na Proéxis: Análise Profilática; Artigo; Proexologia: Publicação Técnico-Científica de Programação Existencial; Revista; Anuário; Vol. 7; N. 7; 7 enus.; 1 foto; 1 microbiografia.; 18 testes; 21 refs.; Associação Internacional de Programação Existencial (APEX); Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 94 a 108. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II ; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 287, 585, 629, 1.010 e 1.314. 5. Idem; Manual da Próexis: Programação Existencial; revisores Alexandre Steiner; & Cristiane Ferraro; 171 p.; 40 caps.; 11 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 10 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br., enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 61 a 72 e 107 a 112. A. M. Z.