A sutileza cosmoética é a qualidade ou característica manifestada pela conscin, homem ou mulher, ao portar-se com discrição, finura, delicadeza, perspicácia, detalhismo, raciocínio requintado e agudeza da inteligência evolutiva (IE) nas abordagens assistenciais demandadas em diferentes situações intra e extrafísicas.
Você, leitor ou leitora, utiliza a sutileza cosmoética no cotidiano intra e extrafísico? Compreende a importância da abordagem sutil para a interassistência?
SUTILEZA COSMOÉTICA (INTERASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A sutileza cosmoética é a qualidade ou característica manifestada pela conscin, homem ou mulher, ao portar-se com discrição, finura, delicadeza, perspicácia, detalhismo, raciocínio requintado e agudeza da inteligência evolutiva (IE) nas abordagens assistenciais demandadas em diferentes situações intra e extrafísicas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo sutil procede do idioma Latim, subtilis, “sutil; fino; delgado; tênue; miúdo; delicado; exato; escrupuloso; minucioso; simples; preciso”. Apareceu no Século XIII. A palavra sutileza surgiu no Século XVI. O segundo elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética vem do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada aos estudos da moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV. Sinonimologia: 1. Sutileza interassistencial. 2. Sutileza tarística. 3. Sutilidade evolutiva. 4. Refinamento cosmoético. Neologia. As 3 expressões compostas sutileza cosmoética, minissutileza cosmoética e maxissutileza cosmoética são neologismos técnicos da Interassistenciologia. Antonimologia: 1. Sutileza anticosmoética. 2. Agressividade cosmoética. 3. Imperspicácia consciencial. 4. Inaptidão assistencial. Estrangeirismologia: o approach cosmoético; a awareness da situação; o give up de ações vulgares; o upgrade energético; o modus operandi nas ações assistenciais; o right timing; o know-how cosmoético; o feedback assertivo; o timing; a postura sem parti pris; o modus faciendi assistencial; o modus vivendi. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cosmoeticologia. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares contributivos ao assunto: – Empatia denota sutileza. Sutileza: refinamento energético. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do acolhimento assistencial; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os autopensenes; a autopensenidade; o posicionamento pessoal, rotineiro, de pensenizar de modo linear; o hábito de pensenizar o melhor para todos; a força do sen do pensene fraterno; a potência pensênica atuando na condição de usina energética lúcida; a higidez pensênica com o intuito de promover a assistência e não emitir julgamento. Fatologia: a sutileza cosmoética; a sutileza na abordagem; a sutileza de raciocínio; a sutileza acolhedora; o detalhismo da sutileza; a dedicação à assistência cosmoética por meio da sutileza tarística; a lucidez de promover a tares sem cometer estupro evolutivo; o ato de abrir mão das atitudes vulgares; as ações sutis tendo consequências profundas; a interferência mínima com a máxima efetividade de resultados; o respeito ao nível evolutivo e livre arbítrio das consciências perante as próprias escolhas; a compreensão e valorização das singularidades conscienciais; a conscientização do impacto exercido na evolução alheia diante da escolha da abordagem assistencial; os atributos mentaissomáticos adquiridos e manifestados na conduta sutil cosmoética; a proéxis assistencial apurada como resultado da sutileza cosmoética vivenciada; a autocrítica das assistências cotidianas determinando o grau de sutileza existente. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as energias conscienciais (ECs) acolhedoras; a neutralidade energética; o acoplamento com o amparo extrafísico buscando energias mais refinadas no exercício da assistência; as atitudes ponderadas na dimensão extrafísica regidas pela Cosmoética e pelo Universalismo; o acoplamento energético assistencial cosmoético; o respeito à energosfera alheia; a sutileza ao promover o desassédio multidimensional; a sustentabilidade energética na assistência efetiva; a prática das lições aprendidas no Curso Intemissivo (CI) pré-ressomático; a postura de ouvir, analisar e compreender os parafatos para empreender a melhor ação desassediadora; a intencionalidade transparente e a ação sutil perante a multidimensionalidade; a sutileza parapsíquica lúcida; a instalação de campo energético fraterno na base intrafísica; a atuação da Consciex Livre (CL) na condição de megassutileza evolutiva. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo hiperacuidade–abordagem cosmoética; o sinergismo aproveitamento das oportunidades–tares; o sinergismo objetividade-esclarecimento. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio cosmoético de objetivar sempre o melhor para todos; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio de somente colocar banca se tiver competência; o princípio de abster-se diante da dúvida; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio de não ter medo de errar; o princípio da diminuição do tempo entre o erro e a correção do erro; o princípio “se algo não serve, não adianta fazer maquilagem”; o princípio de ser preferível o possível realizado ao invés do ideal somente imaginado; o princípio da autopensenidade; o princípio da racionalidade; o princípio da ortodecisão; o princípio da autorreflexão cosmoética; o princípio da precaução. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria de sempre haver modo mais acertado de proceder. Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica do mapeamento da sinalética energética; a técnica da tenepes; a técnica da leitura nas entrelinhas; a técnica da Autoconscienciometria; a técnica da hiperacuidade quanto às abordagens; a técnica de cogitar qual seria a decisão do ser desperto diante de situação semelhante; as técnicas profiláticas evitando os efeitos danosos; as técnicas conscienciológicas; as técnicas de Higiene Consciencial; as técnicas assistenciais para deixar a pessoa melhor. Voluntariologia: o voluntariado tarístico sutil. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Paradiplomaciologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoética. Efeitologia: o efeito da reciclagem existencial na assertividade cosmoética. Neossinapsologia: as neossinapses necessárias para a compreensão do outro; as neossinapses oriundas da sutileza cosmoética; as neossinapses derivadas dos neoacertos. Ciclologia: o ciclo de reeducação das condutas pessoais nos grupos evolutivos; a postura assertiva no ciclo assistencial; a busca da vivência do ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade. Enumerologia: a discrição assistencial nos acolhimentos; a discrição assistencial na orientação; a discrição assistencial nos desassédios; a discrição assistencial na comunicação; a discrição assistencial na docência; a discrição assistencial nas interrelações; a discrição assistencial no autexemplarismo. Binomiologia: o binômio discrição energética–autocontrole presencial; o binômio finura assertiva–astúcia argumentativa; o binômio delicadeza no trato–cuidado no agir; o binômio perspicácia assistencial–acuidade tarística; o binômio raciocínio requintado–pensamento primoroso; o binômio perspicácia-desassédio. Interaciologia: a interação sutilidade cosmoética–ampliação do parapsiquismo; a interação empatia discreta–disponibilidade assistencial; a interação autocrítica-heterocrítica; a interação reflexão crítica–ação produtiva; a interação abordagem empática cosmoética–compreensão do outro; a interação atenção-detalhe. Crescendologia: o crescendo hipoacuidade-normoacuidade-hiperacuidade; o crescendo inventário dos resultados–aprimoramento das abordagens; o crescendo perspicácia-acuidade-expertise; o crescendo profilaxia do erro–prospecção do acerto. Trinomiologia: o trinômio sutileza-empatia-assistência. Polinomiologia: o polinômio sutilidade-pontualidade-esclarecimento-respeito. Antagonismologia: o antagonismo delicadeza cosmoética / estupro evolutivo; o antagonismo sutilidade / agressividade; o antagonismo acalmia / ansiedade; o antagonismo assertividade cosmoética / abordagem abrupta; o antagonismo cuidado / negligência; o antagonismo posicionamento assertivo / posicionamento vacilante; o antagonismo persistência no acerto / persistência no erro. Paradoxologia: o paradoxo maior discrição intrafísica–maior evidência extrafísica. Politicologia: a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a assistenciocracia; a democracia; a lucidocracia; a evoluciocracia; a paradiplomacia. Legislogia: a lei do maior esforço na busca da sutiliza cosmoética; a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço aplicada à hiperacuidade. Filiologia: a conviviofilia; a cosmoeticofilia; a interassistenciofilia; a autoconscienciometrofilia; a autopesquisofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia; a cosmopensenofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a errofobia. Sindromologia: a síndrome do ansiosismo. Maniologia: a mania de apresentar modos não polidos. Mitologia: a quebra dos mitos milenares por meio da tares cosmoética. Holotecologia: a cosmoeticoteca; a coerencioteca; a logicoteca; a criticoteca; a argumentoteca; a conscienciometroteca; a metodoteca; a consciencioteca; a mentalsomatoteca; a experimentoteca; a parapsicoteca; a raciocinoteca; a discernimentoteca. Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Experimentologia; a Ortopensenologia; a Teaticologia; a Pacienciologia; a Paradireitologia; a Cosmovisiologia; a Mentalsomatologia; a Conscienciologia; a Autocogniciologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin sutil; a conscin empática; a conscin atenta; a conscin taquipsíquica; a conscin antenada; a conscin hiperlúcida; a conscin autocrítica; a conscin detalhista; a conscin disciplinada; a conscin parapsíquica. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cosmoeticista. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cosmoeticista. Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens correctus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens atilator; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens serenissimus; o Homo sapiens imperturbabilis; o Homo sapiens subtilissimus. V. Argumentologia Exemplologia: minissutileza cosmoética = a do comportamento pessoal polido nas abordagens assistenciais explícitas; maxissutileza cosmoética = a da autovivência anônima da assistência tarística policármica. Culturologia: a aplicação da cultura da sutileza; a cultura da empatia; a cultura do detalhismo; a cultura da Parapercepciologia Teática; a cultura da Cosmoética; a cultura da Evoluciologia; a cultura da tares. Cosmovisiologia. Segundo a Assistenciologia, a sutileza cosmoética exige a visão panorâmica da assistência em pauta, podendo ser obtida, por exemplo, por meio do desenvolvimento de 9 atitudes listadas em ordem alfabética: 1. Acoplamento energético sadio. 2. Assertividade pró-evolutiva. 3. Cosmoeticidade. 4. Detalhismo. 5. Empatia. 6. Paradiplomacia. 7. Posicionamento paradireitológico. 8. Retilinearidade pensênica. 9. Visão universalista. Taxologia. Sob a ótica da Cosmovisiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 19 tipos de refinamento cosmoético contributivos às pesquisas da conscin lúcida: 01. Sutileza detalhista. 02. Sutileza do amparo. 03. Sutileza emocional. 04. Sutileza empática. 05. Sutileza energética. 06. Sutileza extrafísica. 07. Sutileza na abordagem (ao outro). 08. Sutileza na assistência. 09. Sutileza na docência conscienciológica. 10. Sutileza na tares. 11. Sutileza no acolhimento. 12. Sutileza no gestual. 13. Sutileza no porte (aparência). 14. Sutileza nos modos. 15. Sutileza ocasional. 16. Sutileza para manter sigilo. 17. Sutileza pensênica. 18. Sutileza perspicaz. 19. Sutileza teática cotidiana. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sutileza cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro. 02. Acolhimento assistencial extrafísico: Paraprofilaxiologia; Homeostático. 03. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático. 04. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático. 05. Assertividade cosmoética: Experimentologia; Homeostático. 06. Autodiscernimento dinâmico: Autodiscernimentologia; Homeostático. 07. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 08. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático. 09. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro. 10. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático. 11. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático. 12. Nuança: Experimentologia; Neutro. 13. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro. 14. Sutileza conscienciológica: Mentalsomatologia; Homeostático. 15. Sutileza da decisão: Autopercucienciologia; Neutro. OS DIFERENTES CONTEXTOS INTERASSISTENCIAIS MOSTRAM, À CONSCIN ASSISTENTE LÚCIDA, A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER O VERDADEIRO SENTIDO DA SUTILEZA COSMOÉTICA PARA EMPREGAR A TARES EMPÁTICA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza a sutileza cosmoética no cotidiano intra e extrafísico? Compreende a importância da abordagem sutil para a interassistência? Bibliografía Específica: 1. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 724. S. T. H.