Retrospectiva Cosmoética

A retrospectiva cosmoética é o hábito diário do tenepessista, homem ou mulher, dedicado à revisão autocrítica das ações desenvolvidas durante o dia findo, com a intenção de rever a qualidade evolutiva dos contatos e interlocuções com as pessoas, buscando eliminar as energias conscienciais gravitantes dos posicionamentos antifraternos, desentendimentos, malentendidos ou conflitos nas últimas 24 horas.

Você, leitor ou leitora, é tenepessista? Você emprega a técnica da retrospectiva cosmoética?

      RETROSPECTIVA COSMOÉTICA
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A retrospectiva cosmoética é o hábito diário do tenepessista, homem ou mulher, dedicado à revisão autocrítica das ações desenvolvidas durante o dia findo, com a intenção de rever a qualidade evolutiva dos contatos e interlocuções com as pessoas, buscando eliminar as energias conscienciais gravitantes dos posicionamentos antifraternos, desentendimentos, malentendidos ou conflitos nas últimas 24 horas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo retrospecto vem do idioma Latim, retrospectus, e este do verbo retrospicere, “olhar para trás”. O sufixo ivo deriva também do idioma Latim, ivu, formador de adjetivos a partir de radicais verbais. A palavra retrospectiva surgiu no Século XIX. O termo cosmos procede do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética procede do idioma Latim, ethica, “Ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada à moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 01. Revisão cosmoética. 02. Retrospectiva autocrítica. 03. Retrospectiva interassistencial. 04. Assepsia das emoções. 05. Profilaxia autopensênica. 06. Retrospectiva tenepessológica. 07. Retrospecção diária. 08. Retrospectividade diária. 09. Autanálise retrospectiva diária. 10. Retrospecção interassistencial.
          Neologia. As 3 expressões compostas retrospectiva cosmoética, retrospectiva cosmoética feminina e retrospectiva cosmoética masculina são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Retrospectiva vulgar. 2. Revisão acrítica. 3. Retrocognição vulgar. 4. Retrospectiva pós-dessomática. 5. Retrospectiva seriexológica.
          Estrangeirismologia: o modus operandi pessoal da tenepes; o upgrade tenepessista; o Tenepessarium; o check-list periódico da tenepes; a maximum awareness advinda da tenepes; a melhoria singular da performance interassistencial; a prática da tenepes como sendo a happy hour máxima; o Retrocognitarium; o flashback autoinduzido; a higienização autopensênica a posteriori.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da interassistencialidade cosmoética.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal retrocognitivo; os retropensenes; a retropensenidade; os paleopensenes; a paleopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a verificação do percentual de ortopensenização diuturna; a limpeza de assinaturas pensênicas inapropriadas; a fixação da autopensenização linear.
          Fatologia: a retrospectiva cosmoética; o ato de perpassar intraconsciencialmente as imagens das conscins e consciexes de todos os contatos interconscienciais do dia; a recordação dos contatos diretos, físicos, cumprimentos, encontros, conversações, visitas e entrevistas; a rememoração dos contatos indiretos por celular, interfone e outros aparelhos eletroeletrônicos; os atos de contatos indiretos mentais por e-mails, evocações conscientes e reminiscências; a higienização das assinaturas pensênicas borradas deixadas como rastros pelo tenepessista nas últimas 24 horas, por onde passou; a recapitulação ou refluxo de autolembranças diárias; o balanço existencial diário; a revisão da autocosmoética; o estudo da autocasuística no momento evolutivo; as autevocações calculadas; a reconstituição da série de acontecimentos; as oportunidades interassistenciais aproveitadas e as negligenciadas; as situações recorrentes sinalizando o foco assistencial do contexto atual; os êxitos de hoje e as recomposições do porvir; as manutenções e os ajustes do roteiro evolutivo; as autoprescrições etológicas; a avaliação sincera do legado dia a dia; a panorâmica proexológica cotidiana.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a exteriorização de ECs positivas em favor das pessoas dos relacionamentos do dia findo, desejando o melhor evolutivamente para todos; a recordação dos encontros extrafísicos através de projeções conscienciais lúcidas; o desenvolvimento da minipeça lúcida do maximecanismo interassistencial multidimensional; o mérito para o emprego de macrossoma na próxima existência humana; a fixação da identidade extra, interassistencial, nos períodos intermissivos; o levantamento das concausas extrafísicas dos fatos vivenciados; a acabativa extrafísica da tares; a eliminação de rastros energéticos negativos; a doação de ECs pró-Cosmos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Autoparapercepciologia-Autocosmoética; o sinergismo boa vontade–boa intenção–autodiscernimento cosmoético.
          Principiologia: o princípio da abnegação cosmoética; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio da convivialidade interconsciencial; o princípio da descrença; o princípio da interassistencialidade evolutiva; o princípio da evolução interassistencial; o princípio do “ninguém evolui sozinho”; o princípio da inseparabilidade grupocármica.
          Codigologia: a checagem da autaplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Tecnologia: a técnica da tenepes; a paratécnica da ofiex; as técnicas da Higiene Consciencial; a técnica da interassistencialidade diária; a técnica do autoparapsiquismo assistencial; a técnica da conscienciofilia; a técnica de viver multidimensionalmente; a tecnicidade da projeção lúcida; a Mnemotécnica; as técnicas autoconscienciométricas; a técnica de aferição da autocosmoética; a técnica de qualificação da autointencionalidade.
          Voluntariologia: a integração voluntariado-paravoluntariado.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia.
          Efeitologia: os efeitos das ações extrafísicas do tenepessista; a autoconscientização quanto aos efeitos dos atos pessoais; a evitação do efeito bola de neve das situações mal resolvidas; os efeitos das técnicas retrospectivas diárias na memória pessoal.
          Neossinapsologia: o afluxo de retrossinapses gerando sinapses atuais; as neossinapses formadas na reperspectivação das autovivências.
          Ciclologia: o ciclo passado-presente-rememoração; o ciclo esquecer-relembrar; o ciclo exame–avaliação–reorientação cosmoética; o ciclo erro-retificação-acerto.
          Binomiologia: o binômio autolucidez-autorretrocognição; o binômio fatos marcantes–fatos triviais; o saldo do binômio recebimento-retribuição.
          Interaciologia: a interação pesquisador-cobaia; a interação memória-emoção; a interação vivências cotidianas–vivências tenepessológicas.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo e parapsíquico da tenepes; o crescendo tenepes–interassistência–projetabilidade lúcida; o crescendo interassistencial energético palmochacras-coronochacra; o crescendo autoincorruptibilidade–ofiex pessoal; o crescendo recebimentos-retribuições; o crescendo holocármico egocarmalidade-grupocarmalidade-policarmalidade; o crescendo minipeça humana–maximecanismo interassistencial multidimensional; o crescendo retrospectiva-prospectiva; o crescendo da cosmovisão autoproexológica no emprego cotidiano da técnica da retrospectiva cosmoética.
          Trinomiologia: o trinômio retrofatos-fatos-parafatos; o trinômio aquisição-rememoração-aplicação; o trinômio corpo-mente-consciência; o trinômio Cogniciologia-Autocogniciologia-Paracogniciologia; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio concentração-atenção-lucidez; o trinômio Voliciologia-Intencionologia-Determinologia; o trinômio hiperacuidade-priorização-manutenção; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio patológico erro-engano-omissão.
          Polinomiologia: o polinômio retrobiografias-retrovidas-retrossomas-retropensenes.
          Antagonismologia: o antagonismo amparabilidade / assedialidade; o antagonismo incorruptibilidade / corruptibilidade; o antagonismo persistência / dispersão consciencial; o antagonismo sensibilidade interassistencial / insensibilidade interconsciencial; o antagonismo intenções interassistenciais / intenções egoicas; o antagonismo memória / autodiscernimento; o antagonismo retroideias / neoideias; o antagonismo rememoração provocada / rememoração espontânea.
          Paradoxologia: o paradoxo da reprise autorrenovadora; o paradoxo das retrospectivas gerando neoperspectivas.
          Politicologia: a democracia; a parapsicocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia; a tenepessocracia.
          Legislogia: a lei do retorno; a lei do maior esforço interassistencial; a lei do maior esforço aplicada ao autoparapsiquismo; a suplantação das leis da Física Eletronótica; a maior compreensão da lei de ação e reação; as leis da Fisiologia Humana; as leis da evolução consciencial.
          Filiologia: a autocriticofilia; a priorofilia; a mnemofilia; a proexofilia; a evoluciofilia; a cronofilia; a decidofilia.
          Holotecologia: a cronoteca; a retrocognoteca; a regressoteca; a intermissioteca; a parapsicoteca; a historioteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Tenepessologia; a Cosmoeticologia; a Mnemossomatologia; a Autorrecexologia; a Evoluciologia; a Parapercepciologia; a Autopriorologia; a Conviviologia; a Autopensenologia; a Conscienciogramologia; a Autocogniciologia; a Ofiexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens tenepessabilis; o Homo sapiens energovibratilis; o Homo sapiens macrossomabilis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens offiexologus; o Homo sapiens energoexpositor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens retromimeticus; o Homo sapiens desobsidiator; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens pancognitor; o Homo sapiens evocator.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: retrospectiva cosmoética feminina = a revisão autocrítica praticada diariamente pela tenepessista; retrospectiva cosmoética masculina = a revisão autocrítica praticada diariamente pelo tenepessista.
          Culturologia: a cultura da Interassistenciologia; a Multiculturologia da Tenepessologia; a cultura da Autopesquisologia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Interassistenciologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 10 desenvolvimentos sadios derivados das retrospectivas cosmoéticas promovidas nas tarefas energéticas pessoais (tenepes), diárias, do tenepessista, homem ou mulher:
          01. Temperamento. Facilitar a vivência do tenepessista assentada no bom humor e na automotivação.
          02. Tenepes. Dinamizar os trabalhos interassistenciais, gerais, da tenepes.
          03. Conscienciograma. Aprofundar a autocognição pelo autoimperdoamento objetivo.
          04. Megafraternidade. Ampliar o heteroperdoamento teático para todos.
          05. Autopensenização. Melhorar a linearidade autopensênica.
          06. Amparabilidade. Intensificar o contato com o amparador extrafísico de função ou o entrosamento praticante da tenepes–amparador extrafísico.
          07. Autorretrocognições. Favorecer o aperfeiçoamento das retrocognições pré-ressomáticas.
          08. Autoparaperceptibilidade. Potencializar a evolução das parapercepções do autoparapsiquismo em geral.
          09. Autolucidez. Permitir a recuperação dos megacons ou das unidades de autolucidez magnas.
          10. Ofiexologia. Predispor a conquista, em menos tempo, da oficina extrafísica (ofiex)
pessoal.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a retrospectiva cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agente retrocognitivo inato: Invexologia; Homeostático.
          02. Autoevocação: Mnemossomatologia; Neutro.
          03. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
          04. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Conscin tenepessável: Interassistenciologia; Homeostático.
          06. Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático.
          07. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          08. Interconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
          09. Megadesafio do intermissivista: Maxiproexologia; Homeostático.
           10.   Nutrição informacional: Mentalsomatologia; Neutro.
           11.   Ofiexologia: Assistenciologia; Homeostático.
           12.   Retropensenidade: Pensenologia; Neutro.
           13.   Retrospectiva autodesassediadora: Mnemossomatologia; Homeostático.
           14.   Retrospectiva decenal: Autoproexologia; Homeostático.
           15.   Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
   A RETROSPECTIVA COSMOÉTICA, QUANDO PRATICADA
   DIARIAMENTE, DESCERRA NOVOS HORIZONTES PARAPSÍQUICOS E MULTIDIMENSIONAIS À VIDA INTRACONSCIENCIAL DO TENEPESSISTA, SEJA HOMEM OU MULHER.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, é tenepessista? Você emprega a técnica da retrospectiva cosmoética?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; 138 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2 a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1996 (Edições em Português, Espanhol e Inglês); página 27.