Senso de Dignidade Cosmoética

O senso de dignidade cosmoética é a autoconscientização teática do valor intrínseco de todo ser vivo, intra e extrafísico, manifesta em palavras e atos respeitosos dirigidos a si próprio e aos outros.

Você, leitor ou leitora, busca desenvolver o senso de dignidade cosmoética? Tal empreitada resultou em atitudes em prol da mitigação de auto e heterassédios?

      SENSO        DE     DIGNIDADE COSMOÉTICA
                                   (COSMOETICOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O senso de dignidade cosmoética é a autoconscientização teática do valor intrínseco de todo ser vivo, intra e extrafísico, manifesta em palavras e atos respeitosos dirigidos a si próprio e aos outros.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Surgiu no Século XIV. O termo dignidade deriva do mesmo Idioma Latim, dignitas, “merecimento; valor; nobreza”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição cosmo provém do idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português no Século XIX. A palavra ética procede do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada à moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Senso de brio cosmoético. 2. Senso de decoro evolutivo. 3. Senso de omnirrespeito. 4. Senso de integridade consciencial.
         Neologia. As 3 expressões compostas senso de dignidade cosmoética, senso de dignidade cosmoética autaplicado e senso de dignidade cosmoética heteraplicado são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
         Antonimologia: 1. Autossabotagem. 2. Desrespeito. 3. Subjugação consciencial.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Megafraternologia.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Autodiscernimentologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autopensenização fraterna; a postura cosmoética criando holopensene otimizador de futuros acertos.
         Fatologia: o senso de dignidade cosmoética; o afinco na conservação de postura respeitosa independente das condições intra, inter ou extraconscienciais existentes; o discernimento quanto ao momento de expressar a indignação cosmoética, sem abalos íntimos ou agressões às dignidades; o autorrespeito; o autodesassédio; a disposição sincera para cooperar para o bem-estar evolutivo, próprio e alheio.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autodefesa energética favorecendo a sustentação da conduta dignificadora; a captação de parafenômenos indicadores do modo mais digno e eficiente de proceder.


                                          III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio da dignidade humana; o princípio da evolução interassistencial; o princípio de os fins não justificarem os meios; o princípio popular “quando 1 não quer, 2 não brigam”; o princípio popular “a união faz a força”; o princípio da primazia das energias conscienciais (ECs) cosmoéticas; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
         Codigologia: a teática do código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica do instante cosmoetificador; a técnica da ortodecisão reiterada; a técnica da tábula rasa; a técnica da omissuper; a técnica da impactoterapia cosmoética; a técnica do histrionismo tarístico.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Despertologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeitos do autodesconfiômetro na compostura cosmoética; os efeitos das reações holossomáticas em ambientes e seres vivos; os efeitos da autocrítica sincera na delimitação precisa dos autolimites; os efeitos do autovalor realista na consolidação da autoconfiança; os efeitos retificadores da descoberta do erro; os efeitos evolutivos dos atos cosmoéticos; os efeitos autevolutivos da vida sob o primado da interassistência.
          Neossinapsologia: a formação continuada de neossinapses cosmoéticas.
          Ciclologia: o ciclo assim-desassim.
          Enumerologia: a conscientização dignificante; o discurso dignificante; o afeto dignificante; o autodomínio dignificante; a autodefesa dignificante; o perdão dignificante; a presença dignificante. O discernimento evolutivo elegendo a boa conduta; a empatia assistencial fundamentando a boa vontade; a decisão reiterada construindo o bom temperamento; a disciplina emocional conservando o bom humor; a intenção cosmoética firmando a boa índole; a lucidez contextual efetivando o bom-tom; o respeito interconsciencial consolidando a boa reputação.
          Binomiologia: o binômio interconfiança-ortovínculos.
          Interaciologia: a interação lisura-desperticidade.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo de dignificação do próprio caráter.
          Trinomiologia: o trinômio autenticidade-sinceridade-probidade.
          Antagonismologia: o antagonismo autocrítica / autocorrupção.
          Paradoxologia: o paradoxo de as ofensas certamente violarem a dignidade do ofensor e, não necessariamente, a dignidade do ofendido; o paradoxo de a reação do ofendido poder denegrir em maior grau a própria dignidade se comparado ao agravo sofrido.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a cosmoeticofilia; a assistenciofilia; a autocriticofilia; a autodesassediofilia; a superaciofilia; a coerenciofilia; a neofilia.
          Sindromologia: a extinção da síndrome da autossubestimação; a remissão da síndrome da autovitimização.
          Mitologia: o mito do herói; o mito da purificação pelo sofrimento; o mito do mártir; o mito da vingança em defesa da honra; o mito de lavar a honra com sangue; o mito do sangue azul; o mito da raça pura.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a eticoteca; a interassistencioteca; a maturoteca; a traforoteca; a direitoteca; a paradireitoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriticologia; a Desassediologia; a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Autevoluciologia; a Recinologia; a Energossomatologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens scrupulosus; o Homo sapiens probus; o Homo sapiens incorruptibilis; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens fraternus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: senso de dignidade cosmoética autaplicado = a manifestação genuína de apreço, consideração, respeito e zelo incondicionais à própria personalidade; senso de dignidade cosmoética heteraplicado = a manifestação genuína de apreço, consideração, respeito e zelo indiscriminados aos demais seres vivos.
          Culturologia: a cultura do respeito à dignidade humana; a cultura de defesa dos direitos humanos; a cultura de proteção dos direitos dos animais; a cultura do respeito às diferenças individuais; a cultura da paz; a cultura da interassistência cosmoética multidimensional.
          Dignidade. No tocante à Definologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 nuances do conceito da dignidade cosmoética:
          01. Aprendizagem. Ações e reações dignas são aprendidas e relacionam-se com a capacidade de autocontrole sobre as próprias inclinações emocionais.
          02. Autoconcessão. A dignidade pessoal é empossada pela própria consciência. Tentativas de exigir do outro a concessão da própria dignidade e a validação do próprio valor tendem a ser frustras, principalmente na atual Era das Consréus (Ano-base: 2015).
          03. Autodegradação. Há condutas capazes de conduzir a crescente degeneração da consciência, mantida atolada em patologias e sem forças para ações superadoras de resgate da própria dignidade.
          04. Autorreferência. Na conservação da autodignidade, a decisão de fazer o correto independe da presença de observadores, pois o juiz é a própria consciência e o objetivo principal é sentir-se bem consigo, livrando-se de autoculpas e dramas íntimos decorrentes de autocorrupções.
          05. Credibilidade. A atuação da consciência digna tende a inspirar e infundir consideração nas testemunhas e paratestemunhas.
          06. Direito. O mau comportamento e o mal feito não são justificativas para desrespeitar o direito à dignidade do agente. Oferecer tratamento digno educa sobre dignidade.
          07. Espelhamento. O atentado à dignidade de conscins, consciexes e pré-humanos afeta a dignidade do observador enquanto integrante da Humanidade Terrestre, intra e extrafísica. Do contrário, a preservação da dignidade do outro reforça o senso de dignidade do observador, ao ver-se enquanto ser vivo merecedor de valorização e respeito.
          08. Ortoconduta. A autodignidade é consolidada ato a ato, com vigilância, rigor e meticulosidade nas autocondutas, para a conquista de Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) íntegra.
          09. Sensibilização. A tomada de consciência quanto à dignidade impulsiona a aquisição da sensibilidade para reconhecer quando se está a ameaçá-la no trato ou abordagem aos outros e a si mesmo.
          10. Tratamento. O oferecimento de tratamento digno não significa acumpliciamento com a conduta lesiva, mas a separação entre ato e ator na aplicação das medidas reeducativas demandadas sem aviltar dignidades.
          Responsabilidade. Do ponto de vista da Cosmoética, a autodignidade enquanto respeito à própria personalidade e lealdade aos próprios princípios é responsabilidade pessoal, bem como a capacidade de prevenir e até resistir aos possíveis ataques externos à dignidade pessoal sem perda da lucidez quanto ao autovalor.
            Autoproteção. Tal empreitada requer força da personalidade capaz de não vulnerabilizar-se diante dos maus tratos recebidos, sabendo proteger a própria integridade psíquica e brio cosmoético.
            Desequilíbrio. Entretanto, reiterados ataques à dignidade podem causar traumas emocionais e dúvidas quanto ao valor pessoal naqueles sem recursos autodefensivos, criando autassédios tendentes a serem mantidos mesmo na ausência de heterassediadores.
            Autorrespeito. Zelar pela própria dignidade fortalece a personalidade para o enfrentamento dos inevitáveis desafios existenciais, favorecendo o alcance de soluções evolutivamente exitosas para todos os envolvidos.
            Senso. Ponderações sobre o senso de dignidade cosmoética conscientizam sobre a relevância da condição intraconsciencial imperturbável para a manutenção da autexpressão coerente com os elegidos preceitos evolutivos em quaisquer circunstâncias.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o senso de dignidade cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
            02. Autoconstrangimento cosmoético mínimo: Cosmoeticologia; Nosográfico.
            03. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
            04. Autovalor ínsito: Paraxiologia; Homeostático.
            05. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
            06. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
            07. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
            08. Erro digno: Errologia; Nosográfico.
            09. Escrúpulo: Cosmoeticologia; Homeostático.
            10. Honra ectópica: Cosmoeticologia; Nosográfico.
            11. Integridade consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
            12. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
            13. Medida justa: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            14. Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
            15. Valor existencial: Paraxiologia; Neutro.
    AVILTAR A DIGNIDADE ALHEIA, ULTRAJA A PRÓPRIA.
    FERIR A PRÓPRIA DIGNIDADE, OFENDE A DE TODOS.
    EIS O CICLO DE ASSEDIALIDADES À ESPERA DE SER
   BANIDO DO PLANETA PELAS CONSCIÊNCIAS LÚCIDAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, busca desenvolver o senso de dignidade cosmoética? Tal empreitada resultou em atitudes em prol da mitigação de auto e heterassédios?
            Bibliografia Específica:
            1. Hicks, Donna; Dignidade: o Papel que desempenha na Resolução de Conflitos; (Dignity: The Essential Role it plays in Resolving Conflict); pref. Desmond Tutu; trad. Fernanda Barrão; revisora Sandra Pereira; 240 p.; 22 caps.; 3 citações; 2 enus.; 1 foto; 70 refs.; alf.; 23 x 15 cm; br.; Bizâncio; Lisboa; Portugal; 2013; páginas 11 a 17 e 21 a 226.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 196, 224, 227, 239 e 245.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 268, 316, 1.028 e 1.037.
            4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 136, 238, 405, 443, 575, 588, 654 e 666.
                                                                                                                        A. L.