Senso de Gratidão

O senso de gratidão é a autoconscientização quanto aos benefícios multidimensionais hauridos de inúmeras companhias no decorrer da autosseriéxis, sejam estes rememorados e reconhecidos ou esquecidos e ignorados, construindo a motivação autêntica, espontânea, para a retribuição através da interassistencialidade cosmoética continuamente qualificada.

Você, leitor ou leitora, já inventariou os benefícios recebidos de terceiros? Quais ações interassistenciais cosmoéticas derivaram do sentimento de gratidão por estas personalidades?

      SENSO DE GRATIDÃO
                                   (HOLOMATUROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O senso de gratidão é a autoconscientização quanto aos benefícios multidimensionais hauridos de inúmeras companhias no decorrer da autosseriéxis, sejam estes rememorados e reconhecidos ou esquecidos e ignorados, construindo a motivação autêntica, espontânea, para a retribuição através da interassistencialidade cosmoética continuamente qualificada.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo gratidão vem do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu em 1543.
          Sinonimologia: 1. Senso gratulatório. 2. Senso de agradecimento. 3. Senso de retribuição. 4. Senso de reconhecimento. 5. Senso de dever cosmoético.
          Neologia. As duas expressões compostas senso de gratidão rudimentar e senso de gratidão consolidado são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Sentimento de glorificação. 2. Sentimento de louvor. 3. Êxtase místico. 4. Endosso mafioso. 5. Ingratidão.
          Estrangeirismologia: o strong profile evolutivo; as thank you notes; a gratitude letter.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da Interassistenciologia Multidimensional Cosmoética.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Gratidão requer ação. Gratidão sinaliza inteligência.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da intercompreensão; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a lucidez quanto às repercussões salutares dos holopensenes hígidos; o apreço pelas consciências capazes de sustentar holopensenes pró-evolutivos; a depuração autopensênica para gabaritar-se a coadjuvar a harmonia ambiental.
          Fatologia: o senso de gratidão; o posicionamento comprobatório da inteligência evolutiva (IE); a autoconsciência quanto ao dever cosmoético de gratidão; o despertamento para a incumbência intransferível de restituições evolutivas; a aceitação das próprias vulnerabilidades, limitações e necessidades no contexto da interdependência evolutiva; o entendimento dos diferentes níveis na hierarquia de competências; a responsabilidade advinda da autocomprovação dos heteroinvestimentos em si próprio; a gratidão enquanto valorização do tempo, energia e esforço do assistente; a constatação de as pessoas terem o poder de escolha sobre como, quando e com qual qualidade prestar o auxílio a outrem, e muitas optarem pela excelência; as demonstrações teáticas de estima e lealdade cosmoéticas; as pequenas gentilezas cotidianas; os atos sinceros de carinho, generosidade e solidariedade; o agradecimento silencioso entrevisto na dedicação assistencial; a homenagem rendida discretamente; a cadeia de ações gratíficas; a agilização de corrente benfeitora; o cultivo da empatia interconsciencial; a melhoria do clima grupal; o conforto afetivo impulsionando o compartilhamento dos ganhos cosmoéticos; o motor da automotivação interassistencial; o autocomprometimento de estar bem para atuar cada vez melhor em prol de todos; o autocompromisso de honrar a função e posição alçadas com o arrimo de múltiplos apoiantes; a noção da própria inconsciência quanto ao manancial de favores obtidos do Cosmos; a decisão de não pedir mais nada para si.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático propiciando o atilamento interdimensional; a gratidão multidimensional; as paraintervenções amparadoras no resguardo da intrafisicalidade; a ajuda técnica indescartável da parapreceptoria; as achegas energéticas; os subsídios ideativos inspiradores; os desbloqueios chacrais; as limpezas psicosféricas; os desassédios; os extrapolacionismos didáticos; os parafenômenos elucidativos parapromovidos; os feitos gratulatórios multidimensionais melhorando o saldo da ficha evolutiva pessoal (FEP); o desenvolvimento do parapsiquismo cosmoético; a tenepes; o avanço evolutivo do amparando enquanto sinal de reconhecimento dos esforços do amparador extrafísico de função; o compléxis sendo a melhor maneira de corresponder ao empenho do corpo docente do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do Cosmos estar sob controle inteligente; o princípio de haver nos desempenhos evolutivos o suor e parassuor de diversas consciências; o princípio “ninguém evolui sozinho”; o princípio “ninguém perde ninguém”; o princípio “quem aprende deve ensinar”; o princípio do pequeno erro não anular o montante de grandes acertos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: as regras etológicas do bom-tom nos códigos de boas maneiras; as obrigações morais dos códigos socioculturais e religiosos; o código pessoal de Cosmoética (CPC) estabelecendo os limites do aproveitamento da solicitude alheia.
          Teoriologia: as ingratidões comprometedoras da teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da maxiproéxis.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo e da exaustividade aplicadas à identificação das benesses pessoais promovidas por terceiros; a técnica espúria de manipulação consciencial abusando da simploriedade da consciência grata para obter privilégios egoicos; a técnica espúria da chantagem emocional exigindo pseudodireitos restitutivos infindáveis por favores pregressos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da retrocognição.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito bumerangue da autodoação cosmoética; os efeitos amistosos da gratidão; os efeitos alentadores do ombro amigo no momento oportuno; os efeitos do obrigado sincero no bem-estar convivencial; os efeitos dos ranços monárquicos no ato de considerar os outros com obrigação de servi-lo; os efeitos da monovisão egocêntrica no ato de atribuir somente a si os êxitos pessoais; os efeitos da gratidão na autodisponibilidade interassistencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses cosmovisiológicas expandindo o universo pessoal de beneméritos reconhecidos na autosseriéxis.
          Ciclologia: o ciclo interassistencial da gratidão enquanto antípoda ao ciclo patológico da vingança.
          Enumerologia: a gratidão sincera não é emotiva, é intelectiva; a gratidão lúcida não é verbal, é operacional; a gratidão realista não é louvativa, é retributiva; a gratidão cosmoética não é beatífica, é tarística; a gratidão responsável não é submissiva, é intercooperativa; a gratidão inteligente não é descartável, é imprescindível; a gratidão universal não é utópica, é cosmovisiológica.
          Binomiologia: o binômio senso de gratidão–postura antiqueixa; o binômio gratidão–dignidade consciencial; o equilíbrio no binômio recebimento-retribuição; a preferência pelo binômio renunciar direitos–cumprir deveres; a práxis do binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio agradecer oportunidades–disponibilizar expertises; o binômio egão-orgulho na base da amaurose quanto aos recebimentos proexológicos pessoais.
          Interaciologia: a interação atilamento multidimensional–gratidão; a interação laços de gratidão–fortalecimento de vínculos; a interação palavras de gratidão–harmonização; a interação saber receber–saber compartilhar; a interação poliqueixismo-ingratidão; a interação traição-ingratidão; a interação apedeutismo evolutivo–ingratidão.
          Trinomiologia: o trinômio gratidão-cognição-rememoração; o trinômio gratidão-tranquilidade-felicidade; o trinômio ingratidão-hipomnésia-omissão; a esnobação dos amparadores no trinômio preguiça-covardia-acomodação; o exercício da gratidão aprimorado através da progressiva autocapacitação no trinômio intelectualidade-comunicabilidade-paraperceptibilidade; a predileção pela simpatia do trinômio rosto amigável–ar de compreensão–olhar de fraternidade; o trinômio senso de gratidão–senso de pertencimento cósmico–senso de solidariedade universal.
          Polinomiologia: a valorização na rotina cotidiana do polinômio semblante empático–olhar benévolo–sorriso acolhedor–gesto afável–voz calorosa–palavra amiga.
          Antagonismologia: o antagonismo gratidão produtiva / excessos melífluos vãos; o antagonismo agradecimento operoso / falatório gratífico; o antagonismo gratidão autêntica / heteroimposição moral; o antagonismo retribuição prazerosa / obrigação penosa; o antagonismo lealdade cosmoética / fidelidade acrítica; o antagonismo gratidão sólida / gratidão superficial; o antagonismo benfeitor / credor.
          Paradoxologia: a postura cosmoética paradoxal de honrar as dívidas de gratidão pessoais e anistiar quaisquer dívidas gratíficas para consigo; o paradoxo do ato de rogar gratidão em cobranças intermináveis pela devolução de retrofavores ser ingratidão crassa; o paradoxo dos atos comunicarem mais se comparado a mil palavras; o paradoxo dos maiores merecimentos assistenciais dispensarem as honras de títulos, medalhas, certificados ou diplomas de mérito, mas permanecerem na gratidão das conscins lúcidas.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectivo e laborioso para tornar-se genuinamente grato; a lei da seriéxis; a lei do holocarma; a lei da ação e reação; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da interdependência evolutiva; as leis da Cosmoética.
          Filiologia: a neofilia; a interassistenciofilia; a amparofilia; a parapsicofilia; a pesquisofilia; a raciocionofilia; a conscienciofilia.
          Mitologia: a ingratidão embasada no mito da autossuficiência absoluta.
          Holotecologia: a hemeroteca; a convivioteca; a socioteca; a assistencioteca; a psicoteca; a maturoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia; a Autodiscernimentologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Etologia; a Paradireitologia; a Paradiplomaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin cobaia; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o agradecido; o benfeitor; o colaborador; o favorecedor; o apoiante; o amparador; o benemérito; o ingrato; o ingratatão; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a agradecida; a benfeitora; a colaboradora; a favorecedora; a apoiante; a amparadora; a benemérita; a ingrata; a ingratatona; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: senso de gratidão rudimentar = o reconhecimento e retribuição dos benefícios, indubitáveis ou inferíveis, hauridos de inúmeras companhias seriexológicas, entrevistos no acesso esboçante à holomemória pessoal; senso de gratidão consolidado = o reconhecimento e retribuição dos benefícios, indubitáveis ou inferíveis, hauridos de inúmeras companhias seriexológicas, corroborados no acesso minucioso à holomemória pessoal.
          Culturologia: a pacificação interconsciencial na cultura da gratidão.
          Autoconsciência. Concernente à Mentalsomatologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 atributos intraconscienciais importantes para a aquisição do senso de gratidão:
          1. Autocrítica: a admissão do coautorado indireto nas autorrealizações.
          2. Autodiscernimento: a assunção do autopatrimônio de benesses evolutivas.
          3. Bissociação: a junção do ato alheio com as respectivas repercussões na autevolução.
          4. Cosmoética: o acatamento do encargo de dignificar e repartir os favores obtidos.
          5. Cosmovisão: o entendimento dos proveitos oriundos de cadeia de anônimos.
          6. Hiperacuidade: a verificação de ajudas explícitas ou deduzíveis de amparadores.
          7. Memória: a recordação dos préstimos desfrutados nas vidas sucessivas.
          8. Parapsiquismo: o vislumbre de amparos extrafísicos e retrocognitivos.
          Intelectualidade. O senso de gratidão é trabalho intelectual, fruto de ponderações sobre a dinâmica evolutiva. Opõe-se ao sentimento de gratidão emocional, imaturo, crédulo, adorativo, acrítico, ingênuo, dependente, de sujeição e endosso afetivo irrefletido em relação ao assistente. As práticas da gratidão lúcida não excedem as raias da criticidade e da racionalidade cosmoética.
          Antivitimização. A consciência grata e discernidora sabe receber doações com moderação e na hora justa. Difere da consciência grata, porém passiva, preguiçosa, egocêntrica e presunçosa, agindo com ininterruptas solicitações de ser servido por todos. O senso de gratidão é proativo, permitindo à consciência distinguir as situações nas quais o auxílio se faz premente daquelas quando é possível atuar somente com as forças pessoais.
          Benemerência. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 26 categorias de companhias evolutivas, desta e de outras existências, cujas eficientes colaborações, diretas ou indiretas, imediatas ou mediatas, óbvias ou sutis, observadas ou despercebidas, lembradas ou esquecidas, inspiram o sentimento de gratidão:
          01. Administradores: a efetividade na sistematização de operações; o serviço essencial.
          02. Amigos: a pontualidade na presença cooperativa; o contato revigorante.
          03. Amparadores: a precisão no fornecimento de aportes; a intervenção decisiva.
          04. Assistentes: a eficácia na apreensão de diagnósticos; a deliberação curativa.
          05. Assistidos: a sinceridade no oferecimento de labcons; a casuística assistenciológica.
          06. Autores: o empenho na clarificação de constructos; a obra elucidante.
          07. Cientistas: a perseverança na pesquisa de neossoluções; a descoberta vital.
          08. Compassageiros: o despojamento na exposição de autexperiências; a cobaia rara.
          09. Construtores: o engenho na construção de edificações; o abrigo providencial.
          10. Cuidadores: a paciência no atendimento de demandas; a atenção indispensável.
          11. Cultivadores: a transpiração no fornecimento de comestíveis; o alimento saudável.
          12. Desassediadores: a presteza no afastamento de intrusores; a interferência profilática.
          13. Distribuidores: a rapidez no abastecimento de produtos; a otimização do tempo.
          14. Duplistas: a prontidão na contribuição holossomática; a parceria sinérgica.
          15. Educadores: a perseverança no ensino de lições; a aprendizagem reeducativa.
          16. Evoluciólogos: a exatidão na geração de oportunidades; o respaldo autevolutivo.
          17. Fabricantes: a meticulosidade na fabricação de artefatos; o objeto útil.
          18. Informadores: a fidedignidade na transferência de informações; o dado oportuno.
          19. Inventores: a ousadia na criação de inovações; o recurso potencializador.
          20. Mães: a disposição na gestação de somas; a guarita orgânica.
          21. Mantenedores: o esmero na consecução de manutenções; a organização básica.
          22. Mecenas: o desprendimento no patrocínio de projetos; o arrimo financeiro.
          23. Mestres: a diligência na divulgação de neoverpons; o exemplo instrutivo.
          24. Perdoadores: o consentimento na recepção de restaurações; o indulto aliviante.
          25. Pets: a sensibilidade na reciprocidade de afetos; a coexistência carinhosa.
          26. Serenões: a omniassistência na sustentação de holopensenes; o modelo evolutivo.
          Impossibilidade. Ninguém consegue ter os conhecimentos, as habilidades e o tempo suficientes para prover a si mesmo de todas as condições requeridas para a subsistência prolífica no mundo moderno e, consequentemente, para a consecução da autoproéxis (Ano-base: 2012).
          Interdependência. Ao refletir sobre esta impossibilidade, a consciência pode atestar os incontáveis préstimos à autevolução provenientes de multidão de consciências, conhecidas ou desconhecidas, de diversas categorias funcionais.
          Desconhecimento. A impossibilidade mnemônica de precisar o montante de débitos de gratidão a estes agentes auxiliadores do próprio percurso seriexológico, contribui para o entendimento do princípio da evolução interassistencial.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o senso de gratidão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Autabnegação Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          04. Benemerência: Assistenciologia; Neutro.
          05. Benemérito urbano: Conviviologia; Homeostático.
          06. Benignidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          07. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro.
          08. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
          09. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
          10. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          11. Mimo energético: Energossomatologia; Homeostático.
          12. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático.
          14. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
          15. Senso de parafiliação: Amparologia; Neutro.
   O SENSO DE GRATIDÃO RESULTA DA COMPREENSÃO
 DA INTERDEPENDÊNCIA EVOLUTIVA, E GERA NO ÍNTIMO
     O COMPROMISSO COM O REPASSE DOS BENEFÍCIOS
       RECEBIDOS EM TODOS OS TEMPOS EXISTENCIAIS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já inventariou os benefícios recebidos de terceiros? Quais ações interassistenciais cosmoéticas derivaram do sentimento de gratidão por estas personalidades?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1 foto; 43 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 124, 371, 637 e 890.
            2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 403, 412, 562, 654, 666, 668, 716 e 747.
                                                                                                                         A. L.