Prova de Gratidão

A prova de gratidão é a manifestação observável e registrável da consciência em favor de outrem, de maneira espontânea ou intencional, capaz de comprovar para si e para os demais o sentimento de agradecimento vivenciado.

Você, leitor ou leitora, costuma refletir sobre as próprias ações passíveis de serem consideradas provas de gratidão? Tais provas são condizentes com as benesses desfrutadas?

      PROVA DE GRATIDÃO
                                     (VERBACIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A prova de gratidão é a manifestação observável e registrável da consciência em favor de outrem, de maneira espontânea ou intencional, capaz de comprovar para si e para os demais o sentimento de agradecimento vivenciado.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo prova vem do idioma Latim, probare, “ensaiar; examinar; verificar; reconhecer por experiência; julgar; aceitar; aprovar; demonstrar; provar; dar-se a estimar; agradar”. Surgiu no Século XIII. O termo gratidão deriva também do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu em 1543.
          Sinonimologia: 1. Demonstração da gratidão. 2. Evidência da gratidão. 3. Comprovação do agradecimento. 4. Prova do reconhecimento. 5. Prova da retribuição.
          Neologia. As 3 expressões compostas miniprova de gratidão, maxiprova de gratidão e megaprova de gratidão são neologismos técnicos da Verbaciologia.
          Antonimologia: 1. Prova da ingratidão. 2. Prova do orgulho. 3. Prova de hipomnésia. 4. Prova de beatice. 5. Prova de bajulação.
          Estrangeirismologia: o acid test da generosidade pessoal; o atendimento a demanda de retribuição enquanto high priority; a atenção ao timing da demanda por retribuição; a comprovação de visu do senso de gratidão.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à inteligência evolutiva (IE).
          Coloquiologia: a decisão de não medir esforços para honrar o benefício recebido; o socorro oferecido na hora justa; a disposição para mover mundos e fundos, fazer o possível e o impossível para retribuir à altura a benesse desfrutada.
          Ortopensatologia: – “Favores. Os favores podem ser classificados em 3 categorias: pequenos, medianos e grandes. As provas de gratidão também”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade cosmoética; o holopensene pessoal da hiperacuidade interconsciencial; os benignopensenes; a vivência da benignopensenidade; os prioropensenes; a efetivação da prioropensenidade; os ortopensenes; o exercício da ortopensenidade; os grafopensenes; a consolidação da grafopensenidade interassistencial; o teste da autopensenização pró-evolutiva.
          Fatologia: a prova de gratidão; a prova explícita do sentimento gratulatório experienciado; os sinais evidentes ou sutis da reação gratulatória; a confirmação do reconhecimento pelo benefício recebido; as demonstrações operosas de apreço pelos beneméritos evolutivos; a autorratificação de haver admitido as dívidas de gratidão; o atestado da retribuição cosmoética; a autocomprovação irrefutável do cumprimento da obrigação cosmoética de restituição evolutiva; o exame do grau de interesse pessoal em ser útil aos demais; a descoberta de omissões deficitárias; a evidenciação dos travões emocionais impedidores dos atos gratulatórios; a superação de ressentimentos; a concessão fraterna do perdão; o teste do gabarito assistencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as inspirações extrafísicas quanto ao momento da prova de gratidão; as paraprovas de gratidão visíveis apenas aos observadores sensitivos e atilados; os paratestemunhos das atuações beneméritas, intra e extrafísicas, motivadas pela admissão dos aportes multiexistenciais; o teste da holomaturidade. 2                                                             Enciclopédia da Conscienciol ogia


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo boa intenção–hiperacuidade multidimensional–autodiscernimento evolutivo; o sinergismo vontade firme–intenção sadia–inteligência prática.
          Principiologia: o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da evolução interassistencial; o princípio teático do 1% de teoria e 99% de prática; o princípio de os fatos e parafatos comunicarem mais se comparados a mil palavras; o princípio evolutivo de quem aprende dever ensinar; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: a cláusula do dever de gratidão no código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a compreensão da teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica da revisão diária no início da sessão tenepessista; a técnica da revisão gratulatória diária; as técnicas e paratécnicas assistenciais; a técnica de aferição do teto da autocompetência; a técnica de determinação do top da automaturidade.
          Voluntariologia: os voluntários da tares.
          Efeitologia: os efeitos da gratidão na fixação mnemônica dos beneméritos evolutivos; os efeitos da gratidão na convivialidade sadia; os efeitos da gratidão na teática assistencial; os efeitos da gratidão no desenvolvimento parapsíquico; os efeitos da gratidão na qualificação do tenepessista; os efeitos da gratidão no aprimoramento do agente da tares; os efeitos da gratidão na opção pela autodoação cosmoética ao Cosmos.
          Neossinapsologia: a escolha evolutiva pela formação continuada de neossinapses assistenciais.
          Ciclologia: o ciclo interassistencial da gratidão em oposição ao ciclo interpresidiário da vingança; a agilização do ciclo recebimento-retribuição; a dosificação cosmoética do ciclo doação-recepção; a eficácia no ciclo circunstancial benfeitor-beneficiário; a corroboração do ciclo sementeira-colheita; o investimento na instalação do ciclo multiexistencial amparador-amparando.
          Binomiologia: o binômio automemória-gratidão; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio gratidão-discrição; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação ingratidão-egocentrismo; a interação gratidão-universalismo; a interação senso de gratidão–senso de autodoação cosmoética.
          Trinomiologia: o trinômio reconhecimento do benefício–agradecimento sincero–retribuição providencial; o trinômio benevolência (desejar o bem)–benemerência (merecer o bem)–beneficência (fazer o bem).
          Polinomiologia: a sinceridade dos atos gratulatórios explicitada pelo polinômio postura-olhar-voz-gesto.
          Antagonismologia: o antagonismo senso de gratidão / espírito vingativo; o antagonismo memória atilada / hipomnésia; o antagonismo compromisso evolutivo / desleixo interconsciencial; o antagonismo intercompreensão / incompreensão; o antagonismo merecer gratidão / exigir gratidão; o antagonismo gratidão operosa / gratidão apática; o antagonismo gratidão sincera / gratidão burocrática.
          Paradoxologia: o paradoxo de a consciência lúcida doar-se sem esperar gratidão e, ao mesmo tempo, empenhar-se para efetivar as provas pessoais de gratidão.
          Legislogia: as leis do holocarma; a lei do maior esforço aplicada à autaferição cosmoética.
          Filiologia: a teaticofilia; a pesquisofilia; a neofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a interassistenciofilia; a amparofilia.
          Holotecologia: a biografoteca; a pesquisoteca; a convivioteca; a maturoteca; a assistencioteca; a conscienciometroteca; a verbacioteca.
          Interdisciplinologia: a Verbaciologia; a Autoconscienciometrologia; a Autodiscernimentologia; a Etologia; a Autocogniciologia; a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa grata; a conscin agradecida.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens autocomprobator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens gratus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniprova de gratidão = o mimo energético em agradecimento ao favor recebido; maxiprova de gratidão = o auxílio similar ao recebido em prol do benfeitor em momento oportuno; megaprova de gratidão = a existência dedicada à interassistência multidimensional cosmoética em retribuição aos inúmeros benefícios recebidos ao longo da seriéxis.
          Culturologia: a cultura da gratidão.
          Manifestação. A prova de gratidão é o senso de gratidão explicitado em fatos e parafatos. Tal prova pode ser manifesta de duas maneiras:
          1. Direta: a ação comprobatória da gratidão em benefício do benfeitor.
          2. Indireta: a ação comprobatória de gratidão em benefício de consciência ou grupo de consciências vinculadas ao benfeitor.
          Tipologia. Segundo a Interassistenciologia, a gratidão pode ser evidenciada de diversas maneiras. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 6 tipos de atuações realizadas pela consciência grata em prol do benfeitor passíveis de serem consideradas provas de gratidão:
          1. Afetiva: o empenho em auxiliar na mudança do ânimo para melhor em meio à crise existencial; o acolhimento cordial e generoso no cotidiano.
          2. Desassediadora: a iscagem lúcida de consciex assediadora perturbando a psicosfera; a contrargumentação providencial para o corte de autassédio.
          3. Energética: a limpeza da energosfera e dos arredores; a revigoração do energossoma.
          4. Ideativa: a alocação de espaço mental para a solução de problema crucial; a sugestão de tema para gescon.
          5. Material: o fornecimento de recurso material necessitado; o presente útil.
          6. Operacional: a substituição oportuna em compromisso crucial; a solidariedade espontânea na rotina diária. 4                                                                    Enciclopédia da Conscienciol ogia
            Gratidão. A prova genuína de gratidão consiste na disposição sincera em retribuir, atendendo prontamente a demanda de auxílio surgida, de modo providencial e oportuno, ultrapassando possíveis dificuldades e atribuindo o grau de prioridade adequado. Cabe a reflexão: qual o nível de prioridade colocado na retribuição de benesse recebida?
            Pseudogratidão. A disponibilidade para retribuir somente quando sentir vontade e / ou apenas empregando o percentual de autesforços julgado suficiente pode ser gratidão burocrática ou pseudogratidão.
            Autocapacitação. O investimento continuado no aperfeiçoamento holossomático para melhorar a eficácia dos autodesempenhos prioritários em tarefas tarísticas, objetivando o completismo existencial, pode sinalizar a gratidão pelo investimento dos amparadores extrafísicos de função e pelo evoluciólogo do grupo evolutivo.


                                                   VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a prova de gratidão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autocomprovação: Autevoluciologia; Neutro.
            02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
            03. Benemérito urbano: Conviviologia; Homeostático.
            04. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
            05. Empenho proexolíneo: Autodeterminologia; Homeostático.
            06. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            07. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
            08. Mimo energético: Energossomatologia; Homeostático.
            09. Prova do orgulho: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
            10. Prova pós-dessomática: Autorrevezamentologia; Neutro.
            11. Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático.
            12. Revisão gratulatória diária: Homeostaticologia; Homeostático.
            13. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            14. Solicitude cotidiana: Interassistenciologia; Homeostático.
            15. Verbaciologia: Conscienciometrologia; Homeostático.
     AS PROVAS DE GRATIDÃO FORNECEM DADOS REAIS PARA A MENSURAÇÃO DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO
   DO SENSO GRATULATÓRIO. INVENTARIÁ-LAS PROPICIA
  O DIAGNÓSTICO DA AUTO E HETERASSISTENCIALIDADE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, costuma refletir sobre as próprias ações passíveis de serem consideradas provas de gratidão? Tais provas são condizentes com as benesses desfrutadas?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 707.
                                                                                                                  A. L.