Exercício de Gratidão

O exercício de gratidão é o autesforço premeditado da conscin, homem ou mulher, manifesto em pensenes fraternos de consideração aos favorecimentos recebidos, direta ou indiretamente, incluindo as adversidades reciclogênicas, antecipando a manifestação espontânea, genuína e elevada de reconhecimento.

Você, leitor ou leitora, já avaliou o nível da gratidão pessoal? Considera a retribuição atual em palavras, ações e energias conscienciais equivalente ao recebido do Cosmos?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                                   EXERCÍCIO DE GRATIDÃO
                                           (HOLOMATUROLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O exercício de gratidão é o autesforço premeditado da conscin, homem ou mulher, manifesto em pensenes fraternos de consideração aos favorecimentos recebidos, direta ou indiretamente, incluindo as adversidades reciclogênicas, antecipando a manifestação espontânea, genuína e elevada de reconhecimento.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo exercício vem do idioma Latim, exercitium, “exercício; prática”. Surgiu no Século XIV. O termo gratidão deriva também do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Exercício de reconhecimento. 2. Experimento de gratulação. 3. Postura gratulatória premeditada. 4. Autexperiência provocada de gratidão.
             Antonimologia: 1. Exercício de ingratidão. 2. Exercício de indiferença. 3. Polianismo.
             Estrangeirismologia: o strong profile para o traço incipiente; a expertise adquirida voluntária e lucidamente; o upgrade na holomaturidade; a best selfperformance para o atual momento evolutivo; o selfimprovement lúcido e planejado.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade aplicada à retribuição.
             Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Trafores são aprimoráveis. Reconhecimento: interassistencialidade lúcida. Gratidão: generosidade cósmica. Quem agradece, engrandece. Sejamos generosamente gratos.
             Coloquiologia: a ingratidão enquanto pobreza de espírito; a gratidão equiparada à flor brotando da alma; a gratidão deficitária levantando a poeira do egocentrismo.
             Proverbiologia: – “O dinheiro compra pão, porém não compra gratidão”.
             Ortopensatologia: – “Gratidão. O nível de gratidão pessoal gravita sempre entre a honestidade e a mesquinhez”. “Gratidão é irradiar energias conscienciais (ECs) regularmente para todos nossos heterocríticos”. “A gratidão sincera é modalidade sofisticada de recompensa”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal de gratidão; a experimentação do holopensene pessoal de reconhecimento; a implantação do holopensene pessoal de retribuição; o estabelecimento do holopensene pessoal de generosidade; a consolidação do holopensene pessoal de autorreciclagem; o fortalecimento do holopensene pessoal de recomposição; a sedimentação do holopensene pessoal de fraternidade; o senso de gratidão alterando o holopensene pessoal; a identificação de recins significativas na mudança do holopensene pessoal; o hábito de retribuir pensenicamente pelos aportes intrafísicos reconhecidos; a contribuição homeostática ao inverter de pronto a polaridade dos nosopensenes; a clara intenção de reciclar a nosopensenidade; os pensenes gratificados substituindo ressentimentos em relação aos compassageiros evolutivos ressomados e dessomados; os benignopensenes; a benignopensenidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
             Fatologia: o exercício de gratidão; a gratidão pela oportunidade de assistir; a concepção de oportunidades evolutivas nos contratempos e crises existenciais; a compreensão das dificuldades e limitações vivenciadas sob o viés das recins mais urgentes; treino gratulatório consciente nas situações controversas; o reconhecimento do valor da vida difícil; o aprendizado nas relações afetivas desfeitas; a prática lúcida e preconcebida da gratitude enquanto instrumento de recomposição; a autenticidade na autodeclaração de insuficiência gratulatória; a percepção do subnível em relação ao genuíno sentimento de gratificação; a evitação do polianismo; o despoja2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a mento ao reconhecer a autoingratidão; a ingratidão manifesta involuntariamente e reconhecida posteriormente; a reflexão sobre prováveis ingratidões não admitidas; a vaidade na espera do reconhecimento; a gratidão superficial das mídias sociais; a gratidão manipuladora para fazer média; a gratidão falaciosa geradora de status; a contenção e autossuperação do queixume; o descarte da análise conjuntural narcísica ultrapassada; a identificação do favorecimento em situações nas quais não houve intenção de ajuda; a postura lúcida de não condicionar a assistência à boa intenção alheia; a sabedoria de ser grato mesmo quando o resultado favorece a vaidade do outro; a sutileza em identificar efeito colateral positivo na ação de outrem de cunho egocêntrico; a avaliação posterior dos aportes recebidos em forma de função a ser exercida; a ação de retribuição chancelando a gratidão; o justo compartilhamento dos méritos pessoais; o mimo enquanto gratidão empacotada; o ato de generosidade simbolizando agradecimento; a retribuição na publicação da gescon pessoal; a gratidão exercitada ao modo de instrumento didático da inteligência evolutiva (IE); o epicentrismo expondo a situações propícias ao desenvolvimento traforístico; a validação do paradigma consciencial na autexperiência planejada visando o fortalecimento de traços; os aportes recebidos na contribuição contínua à expansão da Conscienciologia; a expressão máxima da holomaturidade pessoal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático enquanto exercício de gratidão ao Universo; a gratidão na prática da tenepes; a doação constante, voluntária, qualificada e retributiva de energias conscienciais contribuindo na manutenção de ambientes homeostáticos; o suporte multidimensional constante e inabalável nas empreitadas evolutivas; a assunção multidimensional de responsabilidades no maximecanismo; a gratidão manifesta dos amparadores extrafísicos demonstrando maturidade gratulatória.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autobenignidade-heterobenignidade indicando postura gratificada.
          Principiologia: o princípio do aprendizado pela prática; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio de não pedir mais nada para si; o princípio da retribuição de gentilezas aplicado na aceleração evolutiva; o princípio de ofertar gratificação; o princípio de presentear; o princípio de valorizar os mínimos aprendizados interassistenciais; o princípio de devolver sempre mais em relação ao tomado por empréstimo.
          Codigologia: a ação planejada objetivando o aprimoramento do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: as teorias sobre a influência da gratidão na saúde física e no sono.
          Tecnologia: a técnica de admitir verbalmente ingratidão recompondo relações estremecidas e desvencilhando possíveis interprisões; o exercício continuado e aprimorado de gratidão na técnica do Livro dos Credores Grupocármicos; a maturação de sentimentos na técnica da tenepes; a técnica do completismo diário fornecendo diagnóstico comportamental; a gratidão genuína dos amparadores expressa na interação durante a técnica da madrugada.
          Voluntariologia: os desafios da liderança compartilhada no voluntariado conscienciológico; as oportunidades de reciclagens no voluntariado da docência conscienciológica; a ampliação cognitiva no voluntariado no Holociclo do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
          Laboratoriologia: o aproveitamento máximo do labcon da autexperimentação cotidiana; os laboratórios conscienciológicos do CEAEC otimizando o revezamento amparador-amparando; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o extrapolacionismo pensênico no laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: o efeito do bem-estar da postura de gratidão; o efeito libertador do perdão atuante no senso de gratidão; o efeito do sentimento aprimorado de gratitude. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                    3
             Neossinapsologia: a rigidez pensênica dificultando a formação de neossinapses; a energia da gratidão gerando neossinapses favorecedoras às mudanças paradigmáticas; as neossinapses geradas da reflexão profunda e constante sobre determinado tema.
             Ciclologia: o ciclo reconhecimento-gratidão-retribuição desfazendo liames de interprisões grupocármicas; o fechamento do ciclo egocármico e a abertura do ciclo de recomposição.
             Enumerologia: a autodeterminação de gratidão; a prática da generosidade; o hábito do reconhecimento; o desempenho do autodespreendimento; o experimento de autossuperação; o movimento da autorreciclagem; a prova da autogenuinidade. A ingratidão crassa; a ingratidão despercebida; a ingratidão inadmitida; a ingratidão disfarçada; a ingratidão consentida; a ingratidão reconhecida; a ingratidão reciclada.
             Binomiologia: o binômio prestimosidade-benignidade atuante na predisposição gratulatória; o binômio gratidão-generosidade representando o traço maduro e consolidado; o binômio discordância-respeito sedimentando a maturidade no reconhecimento de aportes; o binômio gratidão-discordância indicando a convivialidade sadia; o binômio receber-retribuir aflorado genuinamente.
             Interaciologia: a interação criticidade-gratidão evitando manifestações humildes e religiosas; a interação gratidão-doação manifesta na tares cotidiana; a interação ingratidão-imaturidade indicando traço consciencial rudimentar.
             Crescendologia: o crescendo exercício de gratidão–senso de gratidão; o crescendo experiência planejada–experiência aplicada sedimentando o planejamento evolutivo; o empenho mentalsomático representado no crescendo ingratidão-gratidão.
             Trinomiologia: o trinômio ingratidão-decepção-mágoa descrevendo pesos psicossomáticos dispensáveis; o trinômio exercício-reciclagem-sentimento indicando caminho para a consolidação da gratitude.
             Polinomiologia: a gratidão exercitada no polinômio palavras-gestos-atitudes-energias.
             Antagonismologia: o antagonismo fracasso / sucesso aliado ao esforço evolutivo; o antagonismo identificar trafal / consolidar trafor; o antagonismo evocação gratulatória / lembrança convocatória; o antagonismo ilusão / evolução; o predomínio da lucidez no antagonismo gratidão / complacência; o antagonismo discordar com afeto / discordar com rancor no âmbito da retribuição aos ensinamentos obtidos de modo fraterno.
             Paradoxologia: o paradoxo de o gratificado ser sempre o maior beneficiado; o paradoxo de as dificuldades poderem contribuir mais evolutivamente em relação às facilidades; o paradoxo de as facilidades poderem favorecer a ingratidão; o paradoxo antipoliânico de os assediadores merecerem gratidão.
             Politicologia: a lucidocracia; a política da boa vizinhança em sentido literal.
             Legislogia: a compreensão acerca da lei da retribuição; a lei do maior esforço atuante na consolidação de traços pessoais; as leis da convivialidade grupocármica.
             Filiologia: a experimentofilia; a autocriticofilia; a interassistenciofilia; a autocogniciofilia; a pesquisofilia; a conviviofilia; a evoluciofilia.
             Fobiologia: a fobia de parecer fraco ao admitir o mérito alheio; a fobia de ser menor ao reconhecer a grandiosidade do outro; a fobia de receber ingratidão travando a expressão do heterorreconhecimento.
             Sindromologia: a síndrome do bonzinho produzindo a pseudogratidão; a evitação da síndrome de Poliana.
             Maniologia: a mania de querer ser reconhecido sem praticar o reconhecimento; a mania de expressar gratidão falsamente; a mania de reclamar; a mania de não reconhecer os aportes recebidos; a mania de ser ingrato.
             Mitologia: a superação do mito da evolução sem autesforço; o mito de o traço consciencial nascer pronto.
             Holotecologia: a parapedagogoteca; a criticoteca; a didaticoteca; a autopesquisoteca; a experimentoteca; a evolucioteca; a conscienciometroteca. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
         Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Autorreeducaciologia; a Autexperimentologia; a Autovivenciologia; a Teaticologia; a Autolucidologia; a Autocogniciologia; a Despertologia; a Retribuiciologia; a Interassistenciologia.


                                           IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin grata; a conscin semperaprendente; a conscin autopesquisadora; a conscin enciclopedista; o ser interassistencial.
         Masculinologia: o aprendiz da gratidão; o gratificado; o iniciante na expressão do reconhecimento; o amparador extrafísico; o duplista; o pai; o irmão; o primo; o tio; o vizinho; o colega de trabalho; o colega de colégio e faculdade; o colega de voluntariado; o colega de liderança em Instituição Conscienciocêntrica (IC); o compassageiro evolutivo.
         Femininologia: a aprendiz da gratidão; a gratificada; a iniciante na expressão do reconhecimento; a amparadora extrafísica; a duplista; a mãe; a irmã; a prima; a tia; a vizinha; a colega de trabalho; a colega de colégio e faculdade; a colega de voluntariado; a colega de liderança em IC; a compassageira evolutiva.
         Hominologia: o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens autoeducabilis; o Homo sapiens autorreeducator; o Homo sapiens experimentalis; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autodidacta; o Homo sapiens evolutiologicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens invulgaris; o Homo sapiens neopensenicus; o Homo sapiens rationalis.


                                         V. Argumentologia

         Exemplologia: exercício de gratidão primário = a vivência em condições favorecedoras, de intenções e resultados grupocármicos; exercício de gratidão avançado = a vivência em condições ambivalentes, de intenções egocármicas e resultados grupocármicos.
         Culturologia: a cultura de expressar gratidão; a cultura do bom humor desassediante; a cultura despretensiosa do compartilhar.
         Taxologia. Concernente à Evoluciologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 12 atributos intraconscienciais indicadores de temperamento gratulatório, favorecedores ao exercício de gratidão:
         01. Acolhimento: o exercício do trinômio recepcionar-envolver-atender.
         02. Amizade: a expressão do trinômio afeiçoar-admirar-respeitar.
         03. Assistencialidade: a manifestação do trinômio observar-auxiliar-amparar.
         04. Cooperação: a adaptação ao trinômio compartilhar-contribuir-estimular.
         05. Empatia: a adequação ao trinômio ouvir-compreender-aceitar.
         06. Generosidade: a adoção do trinômio doar-proporcionar-distribuir.
         07. Gentileza: o emprego do trinômio retribuir-obsequiar-presentear.
         08. Lealdade: a aplicação do trinômio acompanhar-apoiar-confiar.
         09. Otimismo: a dosagem do trinômio incentivar-motivar-entusiasmar.
         10. Perdão: a sedimentação do trinômio absolver-relevar-remitir.
         11. Prestatividade: a consolidação do trinômio colaborar-conceder-oferecer.
         12. Solidariedade: a proposição do trinômio apoiar-socorrer-zelar.


                                            VI. Acabativa

         Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cenEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                  5 trais, evidenciando relação estreita com o exercício de gratidão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Autexperiência cavada: Paraconstructurologia; Neutro.
             02. Binômio reconhecimento-gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
             03. Código Pessoal de Generosidade: Paradireitologia; Homeostático.
             04. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
             05. Gratidão intelectual: Retribuiciologia; Homeostático.
             06. Gratidão intermissiva: Intermissiologia; Homeostático.
             07. Gratidão mesológica: Holomaturologia; Homeostático.
             08. Gratidão reciclogênica: Holomaturologia; Homeostático.
             09. Interação gratidão-perdão: Conviviologia; Homeostático.
             10. Omnigratidão: Holomaturologia; Homeostático.
             11. Prova de gratidão: Verbaciologia; Homeostático.
             12. Revezamento amparador-amparando: Interassistenciologia; Homeostático.
             13. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
             14. Sinergismo gratidão-generosidade: Interassistenciologia; Homeostático.
             15. Técnica da gratidão desassediadora: Desassediologia; Homeostático.
      O EXERCÍCIO DE GRATIDÃO LÚCIDO E CONTINUADO
   CONSENTE À CONSCIÊNCIA A ANÁLISE DO NÍVEL PESSOAL DE EGOCENTRISMO, SENDO TESTE GRUPOCÁRMICO AVANÇADO PREDISPONENTE À POLICARMALIDADE.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já avaliou o nível da gratidão pessoal? Considera a retribuição atual em palavras, ações e energias conscienciais equivalente ao recebido do Cosmos?
             Bibliografia Específica:
             1. Daou, Dulce; Org.; Autoverbetes: 101 Autoverbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia; ed. e apres. Oswaldo Vernet; revisores Marcelo Cover; et al.; 700 p.; 4 seções; 6 artigos; 101 autoverbetes; 25 E-mails; 102 fotos; 1 minibiografia; 25 websites; 28 x 21 cm; enc.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 600 a 605.
             2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 250, 261, 285 e 306.
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 766 e 767.
                                                                                                               R. A. P.