Gratidão Interpares

A gratidão interpares é o reconhecimento da conscin, homem ou mulher, quanto aos aportes, benesses e auxílios recebidos no convívio com os compassageiros evolutivos, expressa nas manifestações amparadoras, compreensivas e traforistas.

Você, leitor ou leitora, vivencia o trinômio reconhecimento-gratidão-retribuição? Qual a frequência dos autopensenes gratulatórios nas relações interpares e os resultados conviviológicos sadios advindos?

      GRATIDÃO INTERPARES
                                  (HOLOMATUROLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A gratidão interpares é o reconhecimento da conscin, homem ou mulher, quanto aos aportes, benesses e auxílios recebidos no convívio com os compassageiros evolutivos, expressa nas manifestações amparadoras, compreensivas e traforistas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra gratidão vem do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu em 1543. O prefixo inter vem igualmente do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra par procede também do idioma Latim, par, paris, “igual; parelho”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Agradecimento aos semelhantes. 2. Reconhecimento aos equivalentes. 3. Gratulação aos parelhos.
          Neologia. As 3 expressões compostas gratidão interpares, gratidão interpares primária e gratidão interpares avançada são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Autogratidão. 2. Falta de reconhecimento aos iguais. 3. Ingratidão aos semelhantes.
          Estrangeirismologia: o Conviviarium; os links multiexistenciais; as selfperformances evolutivas.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade interassistencial cosmoética.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Gratidão significa autolibertação. Ingratidão expressa anticosmoética. Gratidão: convívios salutares. Gratidão: autenergização desassediadora.
          Coloquiologia: o jogo de cintura para lidar com as divergências; o ato imaturo de virar a cara para o colega de turma; a postura íntima de estar pronto para o que der e vier nas interrelações.
          Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – A gratidão é o próprio paraíso (William Blake, 1757–1827). A arte de viver é simplesmente a arte de conviver (Mario Quintana, 1906–1994).
          Proverbiologia. Eis 2 provérbios relacionados ao tema: – A união faz a força. Sozinhos vamos mais rápido, em grupo vamos mais longe.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da amparabilidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; a parapercepção compreensiva dos patopensenes recebidos nas interações do dia a dia; as patopensenidades; os ortopensenes; a ortopensenidade; os pensenes gratulatórios.
          Fatologia: a gratidão interpares; o nível de autogratidão refletido na anticonflitividade íntima e na salubridade das interrelações; a impossibilidade da mágoa, revolta ou indignação coexistirem com a gratidão vivenciada; a gratidão na condição de autocura; o silêncio oportuno sendo ferramenta para o convívio salutar; as omissões superavitárias; a compreensão das imaturidades pessoais e alheias inerentes ao processo conviviológico; a evitação da ingratidão pelo reconhecimento dos aportes recebidos; o emocionalismo, a reatividade e a impulsividade comprometendo o desenvolvimento da gratidão; a dificuldade de autocontato e autoafeto cerceando o sentimento de gratidão; os conflitos interpares e as discussões infrutíferas explicitando a inexistência da gratidão; a falta de educação ao ignorar ou falar mal do compassageiro evolutivo demonstrando falta de gratidão e amparabilidade; a opção de se afastar do grupo sem enxergar as benesses recebidas; o acerto no conteúdo e o erro na forma de se expressar expondo a ausência de sentimentos gratulatórios; o antagonismo consciencial identificado sendo ensejo para a melhoria da manifestação pessoal; o calculismo cosmoético no convívio; os autotrafares expostos pelos malestares interrelacionais; o ato mentalsomático de enxergar as oportunidades de autorreeducação evolutiva diante das imaturidades alheias; a gratidão sendo inversamente proporcional à arrogância pessoal; o papel do Livro de Credores Grupocármicos na qualificação das relações pessoais; a identificação dos amparadores intrafísicos dentro do grupo; a antiprocrastinação das reconciliações grupocármicas; os teatrões conviviológicos sendo recursos pró-evolutivos; a gratidão tornando simples a tarefa de listar os trafores dos pares; a autopesquisa constante visando à resolução das desafeições; o autenfrentamento das imaturidades pessoais com o intuito de favorecer o completismo maxiproexológico; o sentimento de gratidão ampliado ao mudar de patamar na Escala Evolutiva das Consciências; o desenvolvimento da gratidão em tempo real.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a homeostase holossomática em favor da saúde nas interrelações; os conflitos multiexistenciais obstaculizando o surgimento da gratidão; as repercussões sadias ou patológicas pós-dessomáticas decorrentes das atuações com os pares intrafísicos; a importância da holomemória no desenvolvimento da gratidão.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo convívio sadio–autodesassédio.
          Principiologia: o princípio da convivialidade paradiplomática; o princípio de ser educado e cosmoético com todas as consciências.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) na vivência teática da postura de amparador; o código grupal de Cosmoética (CGC) respeitando a saúde conviviológica.
          Teoriologia: a teoria de o sentimento de gratidão promover auto e heterodesassédio.
          Tecnologia: a técnica de identificar os aportes recebidos ao longo da vida; a técnica de mapear os trafores dos componentes do grupo; a técnica do mimo energético; a técnica de autenfrentamento do malestar; a técnica da tenepes; a técnica da retrospectiva autodesassediadora.
          Voluntariologia: a gratidão sendo sustentáculo para o voluntariado edificante.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas.
          Efeitologia: o efeito da gratidão no entendimento das imaturidades dos compassageiros evolutivos.
          Neossinapsologia: a falta de sinapses gratulatórias favorecendo a manutenção das interprisões grupocármicas; as neossinapses gratulatórias favorecendo o autodesassédio interrelacional.
          Ciclologia: o ciclo dar-receber.
          Enumerologia: a supressão dos patopensenes; a evitação dos antagonismos; a eliminação da fofoca; o triunfo sobre a agressividade; a inexistência da incompreensão; a resolução dos ressentimentos; a superação das rejeições. O acolhimento; a amparabilidade; o exemplarismo; a cosmovisão; o autodesassédio; a empatia; o traforismo.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação ganha-ganha.
          Crescendologia: o crescendo autopesquisa–amparabilidade intrafísica–aportes recebidos–gratidão.
          Trinomiologia: o trinômio reconhecimento-gratidão-retribuição.
          Polinomiologia: o polinômio evolutivo tolerância-compreensão-gratidão-fraternidade-generosidade-transafetividade.
          Antagonismologia: o antagonismo inferioridade / superioridade; o antagonismo egoísmo / altruísmo; o antagonismo postura competitiva / postura colaborativa; o antagonismo postura de assediador / postura de amparador; o antagonismo dependência / interdependência; o antagonismo mágoa / gratidão.
          Paradoxologia: o paradoxo de as conscins mais demandantes poderem promover as maiores benesses autevolutivas.
          Politicologia: a interassistenciocracia; a homeostaticocracia; a cosmoeticocracia; a desassediocracia; a autodiscernimentocracia; a conviviocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à identificação das contribuições evolutivas advindas de todas as consciências.
          Filiologia: a interaciofilia; a conviviofilia; a mentalsomatofilia; a retrofilia; a grupofilia; a traforofilia; a interassistenciofilia; a maxifraternofilia.
          Fobiologia: o medo de demonstrar fragilidade ou fraqueza nas interrelações; o medo de não ser aceito pelo grupo; o medo de ser julgado; o medo de ser avaliado; o medo de ser criticado.
          Sindromologia: a síndrome da hipomnésia.
          Maniologia: a mania de falar mal dos outros; a mania de pensenizar mal dos outros.
          Mitologia: o mito de existir consciências manifestando apenas trafares; o mito de não precisar de ninguém para evoluir.
          Holotecologia: a paradiplomacioteca; a conflitoteca; a convivioteca; a mentalsomatoteca; a comunicoteca; a cosmoeticoteca; a interassistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Conviviologia; a Psicologia; a Interprisiologia; a Interassistenciologia; a Desassediologia; a Fraternismologia; a Homeostaticologia; a Exemplologia; a Perdonologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin parceira; a conscin benfazeja; a conscin large; a conscin exemplarista; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin responsável; a conscin minipeça interassistencial.
          Masculinologia: o amparador; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conviviólogo; o duplista; o intermissivista; o proexista; o epicon lúcido; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o voluntário.
          Femininologia: a amparadora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a convivióloga; a duplista; a intermissivista; a proexista; a epicon lúcida; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                           V. Argumentologia

          Exemplologia: gratidão interpares primária = o reconhecimento das benesses advindas da convivência com os afins, retribuindo através das manifestações compreensivas e amparadoras; gratidão interpares avançada = o reconhecimento das benesses advindas da convivência com os desafetos, retribuindo através das manifestações compreensivas e amparadoras.
          Culturologia: a cultura da gratidão; a cultura do convívio salutar; a cultura de enxergar o melhor dos semelhantes; a cultura traforista; a cultura da intercooperação.
          Recurso. Além de identificar os aportes recebidos, existem desafios interconviviológicos para o desenvolvimento da gratidão nas relações, exigindo da consciência aprender a lidar com as manifestações imaturas dos pares, enxergando-as enquanto recursos evolutivos pró-recin.
          Conviviologia. Sob a ótica da Psicossomatologia, eis, em ordem alfabética, 10 trafares limitadores do sentimento de gratidão, com o intuito de favorecer as autorreflexões e as autopesquisas, visando a qualificação das interrelações:
          01. Arrogância.
          02. Autoritarismo.
          03. Beligerância.
          04. Competitividade.
          05. Hipercriticidade.
          06. Indignação.
          07. Inveja.
          08. Orgulho.
          09. Vingança.
          10. Vitimização.
          Fraternismo. A gratidão é antídoto para tratar as emoções negativas existentes nas relações malparadas, ao modo da mágoa e indignação. O desenvolvimento da gratidão interpares direciona a conscin ao autodesassédio, à interassistencialidade sadia e à megafraternidade.
          Tenepes. Em tese, qualquer conflito nas interrelações pode ser trabalhado nas práticas tenepessológicas, proporcionando, ao longo do tempo, o aumento do sentimento de gratidão pelos pares a partir do aumento da empatia, da paracompreensibilidade e do autodiscernimento.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a gratidão interpares, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          02. Animador consciencial: Conviviologia; Homeostático.
          03. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.
          04. Binômio reconhecimento-gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Conscin-problema: Conviviologia; Nosográfico.
          06. Esclarecimento interpares: Interassistenciologia; Homeostático.
          07. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Gratidão mesológica: Holomaturologia; Homeostático.
          09. Grupalidade cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          10. Inconvivialidade: Autoconviviologia; Nosográfico.
          11. Maturoconvivialidade: Conviviologia; Homeostático.
          12. Paracompreensibilidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          13. Relação transformadora: Conviviologia; Homeostático.
          14. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          15. Vínculo consciencial: Conscienciocentrologia; Homeostático.
     DESENVOLVER A GRATIDÃO INTERPARES É INVESTIR
  NA PENSENIDADE TRAFORISTA E AMPARADORA PERANTE OS COMPASSAGEIROS, PRIORIZANDO OS ACERTOS
       GRUPOCÁRMICOS E A ANTICONFLITIVIDADE ÍNTIMA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, vivencia o trinômio reconhecimento-gratidão-retribuição? Qual a frequência dos autopensenes gratulatórios nas relações interpares e os resultados conviviológicos sadios advindos?
            Bibliografia Específica:
            1. Gracián, Baltasar; Oráculo de Bolso e Arte da Prudência; (Oráculo Manual y Arte de Prudencia); rev. Fernanda Pereira; & Imira Regazzini; trad. Adriana Junqueira Arantes; 137 p.; 300 caps.; 11 refs.; 18,4 x 11,3 cm; br.; Martin Claret; São Paulo, SP; 2013; páginas 29 a 127.
            2. Plutarco; Como Tirar Proveito dos seus Inimigos; rev. Paulo A. Teixeira; trad. Maria Aparecida de Oliveira Silva; 111 p.; 11 caps.; 1 ilus.; 9 refs.; 21 x 14 cm; br.; Edipro; São Paulo, SP; 2015; páginas 23 a 104.
            3. Viera, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 1 microbiografia; 240 sinopses; 36 tabs.; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 28 a 34 e 831 a 843.
            4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 513, 573, 680 e 721.
                                                                                                                           L. R.