O binômio reconhecimento-gratidão é a conjunção da capacidade, característica ou atributo de a consciência, intra ou extrafísica, perceber, enxergar, compreender e admitir o recebimento de aporte patrocinado por outrem, passando a se sentir agradecida pelo benefício obtido.
Você, leitor ou leitora, reconhece os inúmeros aportes recebidos nesta vida? Já começou a retribuí-los?
BINÔMIO RECONHECIMENTO-GRATIDÃO (HOLOMATUROLOGIA) I. Conformática Definologia. O binômio reconhecimento-gratidão é a conjunção da capacidade, característica ou atributo de a consciência, intra ou extrafísica, perceber, enxergar, compreender e admitir o recebimento de aporte patrocinado por outrem, passando a se sentir agradecida pelo benefício obtido. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; apelação; palavra; termo; expressão; nome de família; nome próprio; prenome; sobrenome; apelido”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo reconhecimento procede também do idioma Latim, recognoscere, “fazer a revista de; inspecionar; examinar; verificar”. Apareceu no Século XIV. A palavra gratidão vem do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Binômio reconhecimento-agradecimento. 2. Binômio autoconscientização-gratidão. Neologia. As 3 expressões compostas binômio reconhecimento-gratidão, binômio primário reconhecimento-gratidão e binômio avançado reconhecimento-gratidão são neologismos técnicos da Holomaturologia. Antonimologia: 1. Binômio descaso-ingratidão. 2. Binômio indiferença-ingratidão. Estrangeirismologia: o nonsense evolutivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade na identificação dos aportes recebidos. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Gratidão: lucidez evolutiva. Reconheçamos nossos aportes. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – Nenhum dever é mais importante do que a gratidão. A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras (Marco Túlio Cícero 106–43 a.e.c.). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da gratulação evolutiva; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene da interdependência evolutiva. Fatologia: a necessidade da retribuição após o reconhecimento dos ganhos admitidos; o sentimento de ter mérito diante da ajuda recebida; o nascimento progressivo do sentimento de gratidão pelas oportunidades de aprendizado; o autodesassédio inerente à percepção do auxílio recebido; a arrogância significando ingratidão; o receio de sentir-se em débito perante outras consciências; a prepotência ostensiva ao desconsiderar a interdependência evolutiva; a ausência de gratidão associada à superficialidade da autopesquisa; a dificuldade íntima para aceitar ajuda; o hábito de ajudar e de se permitir ser ajudado; o reconhecimento sincero aos cuidados assistenciais dos acompanhantes de idosos e dos profissionais de saúde; a gratidão aos assistidos; o ato de desatar os nós mentaissomáticos contribuindo para enxergar os aportes recebidos; o ato de sentir e ter gratidão por si próprio; a gratidão pela oportunidade desta ressoma aos pais biológicos, independentemente dos revezes grupocármicos; a gratidão à tares recebida; a gratidão à dupla evolutiva; a gratidão íntima inerente às autossuperações evolutivas; as megaoportunidades desta vida intrafísica com a consequente gratidão aos preceptores evolutivos; a gratidão aos esbregues evolutivos; a gratidão à superintendência do evoluciólogo no planejamento da proéxis. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os desbloqueios corticais favorecendo a lucidez perante os benefícios recebidos; os extrapolacionismos de fraternidade vivenciados; os esforços assistenciais do amparador extrafísico, muitas vezes, imperceptíveis aos olhos do assistido. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo patológico prepotência–cegueira evolutiva; o sinergismo antiarrogância–autoconscientização interassistencial; o sinergismo autodesassédio–perceptibilidade interassistencial. Principiologia: o princípio de a falta de autoconsciencialidade perante as assistências recebidas poder comprometer a proéxis; o princípio da gratidão favorecendo as escolhas prioritárias. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à retribuição dos mínimos ganhos evolutivos; o código grupal de Cosmoética (CGC) valorizando as contribuições dos compassageiros evolutivos. Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria dos aportes existenciais. Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico significando retribuição pessoal pelos muitos aportes auferidos e demostrando a autorresponsabilidade teática perante as proéxis alheias. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico das Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Criticologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia. Efeitologia: o efeito homeostático e harmonizador ao se reconhecer o benefício recebido; o efeito autapaziguador gerado pelo exercício da gratidão; o efeito harmonizador e gratificante referente aos cuidados com as plantas; a gratidão à companhia e aos efeitos terapêuticos decorrentes da interrelação com os subumanos. Neossinapsologia: a criação de neossinapses proporcionando a identificação a posteriori dos muitos aportes recebidos. Enumerologia: o ato de conceder e receber; o ato de enxergar e perceber; o ato de compreender e retribuir; o ato de aceitar e valorizar; o ato de sentir e partilhar; o ato de receber e retribuir; o ato de usufruir e agradecer. Binomiologia: o binômio reconhecimento-gratidão; o binômio fechadismo-perdas; o binômio abertismo-extrapolacionismos. Interaciologia: a interação egocentrismo-autassédio; a interação fechadismo-insegurança; a interação autodesassédio realizado–heterassistência recebida. Crescendologia: o crescendo autocognição-autopercepção; o crescendo autoconscientização-reconhecimento; o crescendo gratidão-retribuição; o crescendo megafraternismo-universalismo. Trinomiologia: o trinômio prepotência-arrogância-insegurança; o trinômio autoconfiança vivenciada–assistência aceita–interassistência madura. Polinomiologia: o polinômio homeostático pesquisar-perceber-reconhecer-valorizar-retribuir. Antagonismologia: o antagonismo autoconsciência / inconsciência; o antagonismo autodiscernimento / insensatez; o antagonismo monovisão / cosmovisão. Paradoxologia: o paradoxo de o recebimento de muitos aportes não ser garantia de satisfação íntima. Politicologia: a política da convivialidade sadia. Legislogia: a lei do retorno holocármico; a lei da evolução interconsciencial. Filiologia: a egofilia; a mnemofilia; a autoconscienciofilia; a autocriticofilia; a interassistenciofilia; a conviviofilia; a autocogniciofilia. Fobiologia: a superação da fobia em aceitar ajuda. Sindromologia: a síndrome da onipotência atrapalhando o reconhecimento e o recebimento dos aportes; a síndrome da hipomnésia; a síndrome da prepotência. Maniologia: a mania de querer dar conta de tudo sozinho. Mitologia: o mito de não precisar de ninguém para evoluir; o mito da independência absoluta. Holotecologia: a convivioteca; a pensenoteca; a autopesquisoteca; a consciencioterapeuticoteca; a assistencioteca; a cognoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Grupocarmologia; a Autocogniciologia; a Parapercepciologia; a Intermissiologia; a Passadologia; a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Holomnemologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o reeducador; o escritor; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o epicon lúcido; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a reeducadora; a escritora; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a epicon lúcida; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens maxifraternus. V. Argumentologia Exemplologia: binômio primário reconhecimento-gratidão = a capacidade de a consciência perceber e valorizar os aportes recebidos entretanto sem mobilizar-se para retribuí-los; binômio avançado reconhecimento-gratidão = a capacidade de a consciência perceber, valorizar e retribuir os aportes recebidos, integrando-se às tarefas evolutivas interassistencias. Culturologia: a cultura de estar disponível tanto para dar, quanto para receber; a cultura da gratidão e da reciprocidade; a cultura da evolução consciencial grupal. Reconhecimento. A vivência de crise existencial gera reclamação e questionamentos sobre estarem passando pelo contexto negativo, sem conseguir enxergar a real causa do mesmo. Em geral, devido à ausência de cosmovisão e de autocognição, se instala o autassédio. Contudo, passado o período conturbado, a própria consciência pode reconhecer os benefícios e os aprendizados auferidos com a vivência. Lucidez. De acordo com a Autoconsciencioterapia, as crises são oportunidades para se amadurecer, pois possibilitam reflexões sobre os motivos de se ter atraído tal experiência. Cabe aos mais lúcidos, tirar proveito evolutivo da adversidade vivenciada. Aportes. Considerando a Evoluciologia, eis, em ordem alfabética, 22 variáveis com os motivos gratulatórios relacionados a diversos aportes inerentes à Ciência Conscienciologia: 01. Amizade. A identificação de amizades raríssimas. 02. Atualização. O acesso a verdades relativas de ponta (verpons). 03. Autorrevezamento. A coautoria da Enciclopédia da Conscienciologia. 04. Chave evolutiva. O aprendizado da técnica do estado vibracional. 05. Debates. A participação de debates no Tertuliarium. 06. Desassédio. O auto e heterodesassédio inerentes à prática da docência conscienciológica. 07. Esclarecimento. A qualificação interassistencial ao fazer e receber a tarefa do esclarecimento (tares). 08. Espaço. A frequência ao Holociclo enquanto ambiente otimizado para escrever e pesquisar. 09. Especialistas. O auxílio técnico de amparadores intra e extrafísicos. 10. Estadia. A possibilidade de visitar e / ou morar na Cognópolis. 11. Exemplarismo. A teática do código pessoal de Cosmoética. 12. Grupalidade. O voluntariado em Instituições Conscienciocêntricas (ICs). 13. Laboratórios. A autoinvestigação nos laboratórios de autopesquisa. 14. Materiais. A leitura ou publicação de artigos, livros e tratados. 15. Molde. O acesso à chapa verbetográfica. 16. Otimização. O emprego da técnica da dupla evolutiva. 17. Parapsiquismo. A identificação da sinalética energética e parapsíquica pessoal. 18. Potencialização. A prática diária da tenepes (tarefa energética pessoal). 19. Preintermissiologia. A itinerância conscienciológica. 20. Preparação. A participação no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático. 21. Recin. A escolha e aplicação exitosa de técnicas evolutivas recinológicas. 22. Referência. O conhecimento dos próximos passos evolutivos, ao considerar a Escala Evolutiva das Consciências. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio reconhecimento-gratidão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aceitação cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático. 02. Aporte existencial: Proexologia; Homeostático. 03. Apreensibilidade: Autocogniciologia; Homeostático. 04. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro. 05. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro. 06. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático. 07. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático. 08. Macrossenso: Holomaturologia; Homeostático. 09. Obsolescência psicossomática: Psicossomatologia; Nosográfico. 10. Orgulho: Psicossomatologia; Nosográfico. 11. Paracompreensibilidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático. 13. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático. 14. Retrospectiva autodesassediadora: Mnemossomatologia; Homeostático. 15. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático. O BINÔMIO RECONHECIMENTO-GRATIDÃO VIVENCIADO COM HOLOMATURIDADE CONSCIENCIAL DEMONSTRA SENSO DE INTERDEPENDÊNCIA EVOLUTIVA E MOBILIZA O ASSISTIDO A RETRIBUIR OS APORTES RECEBIDOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece os inúmeros aportes recebidos nesta vida? Já começou a retribuí-los? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 20 cenografias; 24 discografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 920, 922 e 928. L. R.