O senso do mérito é a capacidade de a consciência lúcida compreender, apreciar e valorar os êxitos evolutivos enquanto conquistas obtidas merecidamente após dedicado, paciente e perseverante investimento teático e, ciente da inexistência de atalhos ou saltos fantasiosos, fundamentar a automotivação pela aplicação do maior esforço nos empreendimentos pessoais e instaurar o reconhecimento, o respeito, o apreço, a admiração e a satisfação genuína com as realizações alheias.
Em você, leitor ou leitora, o senso do mérito comparece nas reações cotidianas diante das metas pessoais? E perante os êxitos alheios?
SENSO DO MÉRITO (AUTODISCERNIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. O senso do mérito é a capacidade de a consciência lúcida compreender, apreciar e valorar os êxitos evolutivos enquanto conquistas obtidas merecidamente após dedicado, paciente e perseverante investimento teático e, ciente da inexistência de atalhos ou saltos fantasiosos, fundamentar a automotivação pela aplicação do maior esforço nos empreendimentos pessoais e instaurar o reconhecimento, o respeito, o apreço, a admiração e a satisfação genuína com as realizações alheias. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Surgiu no Século XIV. A palavra mérito deriva do mesmo idioma Latim, meritum, “ganho; lucro; proveito; merecimento”. Surgiu no Século XV. Sinonimologia: 01. Consciência do mérito. 02. Senso de meritocracia. 03. Senso de merecimento. 04. Tino meritocrático. 05. Senso de condignidade. 06. Senso de benemerência. 07. Senso de valor evolutivo. 08. Senso de competência. 09. Senso de excelência evolutiva. 10. Senso de justiça holocármica. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo mérito: demérito; demeritória; demeritório; desmérito; emérito; imérito; meritamente; meritíssimo; meritocracia; meritocrata; meritocrática; meritocrático; Meritologia; meritória; meritório; meritosa; meritoso. Neologia. As duas expressões compostas senso do mérito autaplicado e senso do mérito heteraplicado são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia. Antonimologia: 01. Senso de superioridade. 02. Senso de inferioridade. 03. Elitismo sectário. 04. Apreciação enciumada. 05. Avaliação invejosa. 06. Cultura do QI (Quem Indica). 07. Apadrinhamento. 08. Boavidismo. 09. Gersismo. 10. Golpismo. Estrangeirismologia: o background seriexológico personalíssimo; os parâmetros realistas de comparação de performances; a benemerência evolutiva prescindindo de estratégias de marketing pessoal; o megacurriculum multivitae exemplar; a observação atenta às expertizes cosmoéticas; a recepção meritocrática de paramicrochip. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Traforologia. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Evoluir: angariar méritos. Méritos trazem responsabilidades. Méritos improdutivos desmerecem. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Evoluciologia; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os maturopensenes; a maturopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a checagem dos genopensenes; a pesquisa da genopensenidade; o esquadrinhamento holopensênico revelando o gabarito consciencial; a autopensenização cosmovisiológica abarcando os indícios holobiográficos observáveis e os dedutíveis. Fatologia: o senso do mérito; o respeito ao êxito evolutivo pessoal e alheio; a noção do passo-a-passo necessário aos grandes empreendimentos motivando o primeiro passo; a paciência para repetir procedimentos até dominá-los com os pés nas costas e sem fazer careta; a modéstia para começar do começo; o vislumbre do caminho a ser percorrido considerando-se as peculiaridades e prioridades de cada personalidade; a tranquilidade advinda do conhecimento dos estágios a serem seguidos para o alcance de certa habilidade; a responsabilidade e autoconfiança advindas da admissão do mérito pessoal; as lições hauridas no reconhecimento do mérito alheio; os sistemas de merecimento monovisiológicos, apenas intrafísicos, incorrendo em distorções ideológicas sectárias; o desvirtuamento do conceito de merecimento justificando privilégios, elitismos e discriminações; o sistema de merecimento cosmoético, cosmovisiológico, imburlável; o senso do mérito eliminando as tentativas insanas e frustras por obter ganhos evolutivos imerecidos; a troca do instinto de competição pelo senso de cooperação; a participação em concorrências intrafísicas inevitáveis com o posicionamento: ao mais preparado, a vaga; a proéxis sendo o desafio de fazer valer o próprio mérito; a gratidão pelos compassageiros deste e de outros tempos cujas contribuições auxiliaram as próprias realizações meritórias; o senso de dever colocando em pleno funcionamento assistencial os próprios talentos meritórios; a consciência quanto à relevância das sementeiras intrafísicas gerando futuros dividendos evolutivos; a lucidez quanto às vagas ilimitadas para o avanço na escala evolutiva das consciências. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as inferências lógicas sobre o patrimônio multiexistencial através da expressividade atual; a leitura parapsicosférica perscrutando a qualidade das ECs do interlocutor; as lembranças retrocognitivas; o autoparapsiquismo propiciando pareceres mais fidedignos sobre os méritos conscienciais; o histórico holobiográfico favorecendo as análises das condições atuais de pessoas, grupos e sociedades; a aceitação do universo incognoscível na Holomemória; o entendimento sobre o desenvolvimento parapsíquico ser constante, gradativo e crescente, tal e qual em qualquer outra área de manifestação; a compreensão da existência de hierarquia evolutiva multidimensional; a motivação por obter as condições meritosas requeridas ao investimento da parapreceptoria. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo boa saúde–bom temperamento–boa intenção–autodiscernimento evolutivo. Principiologia: o megaprincípio de nada substituir o esforço pessoal; o princípio da inexistência de privilégios evolutivos; o princípio da aceleração evolutiva possível; o princípio dos fins não justificarem os meios; o princípio evolutivo do devagar e sempre; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do Cosmos estar sob controle inteligente. Codigologia: os bônus evolutivos da incorruptibilidade do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial. Tecnologia: a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo; a técnica de dar 1 passo de cada vez; a técnica de suar sangue; a técnica do diário; a técnica do detalhismo aplicada às heteravaliações conscienciais; a técnica do sobrepairamento analítico; as paratécnicas da parapsicoteca permitindo a cosmovisão holobiográfica. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Conscienciometrologistas. Efeitologia: o efeito do senso apurado do mérito na potencialização metódica dos autodesempenhos; a lucidez quanto aos efeitos do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) na próxima ressoma; os efeitos dos méritos proexológicos na recepção de macrossoma. Ciclologia: a pronta disposição ao ciclo erro-retificação-acerto; o dinamismo no ciclo recebimento-retribuição. Enumerologia: a valorização do conhecimento; a valorização da competência; a valorização do empenho; a valorização de cada conquista; a valorização da aprendizagem; a valorização da perseverança; a valorização do tempo. Binomiologia: a constatação do binômio talento-suor embasando as altas habilidades; o binômio senso de autoprodutividade–senso de prioridade evolutiva; o binômio senso de utilidade pessoal–senso de oportunidade; o binômio senso de auteficácia–senso de autolimites; o binômio senso de realização–senso de correção; o binômio senso de esclarecimento–senso de paradiplomacia; o binômio senso de heurística–senso de confor. Interaciologia: a interação cognição-destreza; a interação competência-eficiência; a interação bom senso–discrição; a interação condignidade evolutiva–comedimento consciencial; a interação mérito evolutivo–autoridade cosmoética; a interação heterocrítica-autocrítica; a interação inafastável autevolutividade-interassistencialidade. Crescendologia: o crescendo pequenas conquistas diárias–grandes conquistas existenciais; o crescendo sementeira-colheita; o crescendo de cognições teáticas necessárias à aquisição de competência; o crescendo acumulabilidade cognitiva–criatividade heurística; o crescendo de ampliação dos limites cognitivos inerentes à autevolução; o crescendo ininterrupto de inserções na holomemória; o crescendo determinismo–livre arbítrio. Trinomiologia: o trinômio esforço-persistência-dedicação; o trinômio autexperiência-autoproficiência-autocompetência; o trinômio bem pensado–bem elaborado–bem executado; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio benevolência (desejar o bem)–benemerência (merecer o bem)–beneficência (fazer o bem); o trinômio irrepreensibilidade-respeitabilidade-confiabilidade; a esnobação cosmoética do trinômio poder-prestígio-posição. Polinomiologia: os méritos evolutivos independentes do polinômio consanguinidade–gênero–etnia–cidadania–classe social; o fortalecimento do polinômio autoconceito-autoimagem-autestima-autoconfiança. Antagonismologia: o antagonismo mérito / demérito; o antagonismo mérito / sorte; o antagonismo mérito legítimo / pseudomérito autoproclamado; o antagonismo mérito bem aplicado / mérito desperdiçado; o antagonismo bônus evolutivo / privilégio; o antagonismo proatividade prolífica / ansiedade; o antagonismo ser / ter. Paradoxologia: o paradoxo do senso do mérito renegar qualquer tipo de exultação egoica, vanglória ou assoberbamento; o paradoxo dos maiores merecimentos assistenciais dispensarem as honras de títulos, medalhas, certificados e diplomas de mérito; o paradoxo do maior exemplo intrafísico de benemerência evolutiva viver anonimamente no serenismo; o paradoxo dos atos comunicarem mais sobre a personalidade se comparados a mil palavras. Politicologia: a meritocracia evolutiva. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei do retorno; as leis da Cosmoética. Filiologia: a traforofilia; a evoluciofilia; a laborfilia; a teaticofilia; a parapsicofilia; a assistenciofilia; a conscienciofilia. Sindromologia: a inadmissão dos próprios méritos na síndrome da subestimação; os pseudoméritos autocorruptores da síndrome do eu mereço. Mitologia: o mito do dom sem esforço; o mito das benesses caídas do céu. Holotecologia: a biografoteca; a traforoteca; a verbacioteca; a assistencioteca; a retrocognoteca; a despertoteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Meritologia; a Paradireitologia; a Holomaturologia; a Eficienciologia; a Perdologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Cronoevoluciologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência meritória. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o benemérito evolutivo. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a benemérita evolutiva. Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens dedicator; o Homo sapiens paciens; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens paradireitologus. V. Argumentologia Exemplologia: senso do mérito autaplicado = a proatividade paciente e perseverante no cumprimento das etapas pró-conquistas evolutivas; senso do mérito heteraplicado = a satisfação sincera e benévola derivada das conquistas evolutivas alheias. Culturologia: a cultura da Crescendologia; a cultura da produtividade pessoal; a cultura do maior empenho; a Multiculturologia da Evoluciologia; a Paraculturologia Meritocrática. Diferenciação. Sob a ótica da Cosmovisiologia, cabe a distinção entre 2 tipos de mérito: 1. Mérito humano: o analisado a partir da observação restrita às variáveis intrafísicas, cotejando-se as produções a certos fatores, tais como: idade, formação acadêmica, gênero, funções exercidas, tempo de serviço. Há muito suor despendido longe dos olhos humanos. 2. Mérito holobiográfico: o analisado a partir da consideração sobre a existência do acúmulo de experiências na seriéxis, cotejando-se as produções a possíveis aptidões desenvolvidas em retrovidas. Há muito suor despendido em milhares de retrovidas, rememoradas ou não. Heteravaliação. A heteravaliação dos méritos fica imprecisa pela dificuldade em se medir os esforços e retroesforços de outrem. Reação. Esta imprecisão pode levar observadores, incautos quanto à Seriexologia, a considerarem inexplicáveis certos aportes e resultados alheios, e a reagirem com pelo menos estes 4 tipos de sentimentos patológicos, listados em ordem lógica: 1. Frustração: ao comparar os próprios resultados jejunos com os de veterano evolutivo em certa área de manifestação consciencial. Há a ilusão sobre a possibilidade de ganho de bônus sem o ônus de vidas dedicadas à obtenção de determinada mestria. 2. Revolta: ao concluir erroneamente haver regalias evolutivas para alguns. Surgem o ciúme, a inveja e os queixumes sobre o mundo não haver lhe dado algo. Nem sempre a aparente boa vida é a mais propícia à autevolução. 3. Subestimação: ao desvalorizar as próprias capacidades em áreas nas quais adquiriu experiência prévia. O uso prolífico das autocapacidades em certa área pode alavancar o desenvolvimento nas demais. 4. Desmotivação: ao estimar resultados irrealistas para si próprio e não enxergar as etapas sucessivas a serem ultrapassadas. O senso do mérito institui o afinco por se fazer merecer estar em condição almejada. Meritocracia. Compreender a natureza meritocrática da evolução consciencial requer o entendimento da consciência sob a ótica de pelo menos estas 6 especialidades, listadas em ordem lógica: 1. Seriexologia: estando em marcha evolutiva contínua, abarcando inúmeras existências intra e extrafísicas, sucessivas e alternadas, pregressas e por vir (seriéxis). 2. Holobiografologia: compondo o próprio repertório de tendências, habilidades e competências, não extintas e sim passíveis de serem aperfeiçoadas a cada neovida. 3. Parageneticologia: trazendo a cada ressoma o saldo das vivências e experiências do próprio passado multimilenar capazes de se sobrepor à herança genética atual. 4. Multidimensiologia: mantendo interação energética (lúcida ou não) com ambientes e consciências de múltiplas dimensões, influenciando e sendo influenciada pelos atos pessoais. 5. Cosmoeticologia: subordinada à parajustiça impecável pautada nas leis da Moral Cósmica, superior em amplitude e profundidade aos códigos de ética e moral humanos. 6. Holocarmologia: movimentando contas correntes cármicas, com os erros e acertos pregressos influindo no merecimento quanto aos recebimentos existenciais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o senso do mérito, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Benemerência: Assistenciologia; Neutro. 02. Bônus parapsíquico: Crescendologia; Homeostático. 03. Colheita intrafísica: Evoluciologia; Homeostático. 04. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro. 05. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático. 06. Macrossenso: Holomaturologia; Homeostático. 07. Realce extrafísico: Extrafisicologia; Homeostático. 08. Relevo particular: Conviviologia; Neutro. 09. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático. 10. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático. 11. Senso de parafiliação: Amparologia; Neutro. 12. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. O SENSO DO MÉRITO HARMONIZA AS INTERRELAÇÕES AO DIRIMIR CONFLITOS COMPETITIVOS PELA ADMISSÃO PACÍFICA DO ÁRDUO EMPENHO EXISTENTE POR DETRÁS DE TODOS OS ÊXITOS EVOLUTIVOS PERDURADOUROS. Questionologia. Em você, leitor ou leitora, o senso do mérito comparece nas reações cotidianas diante das metas pessoais? E perante os êxitos alheios? Bibliografia Específica: 1. Barbosa, Lívia; Igualdade e Meritocracia: A Ética do Desempenho nas Sociedades Modernas; 216 p.; 4 caps.; 305 refs.; 23 x 16 cm; br.; 4ª Ed.; Editora FGV; Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 21 a 103. A. L.