Técnica do Contraponto Senso / Contrassenso

A técnica do contraponto senso / contrassenso é o recurso racional e didático pautado em teáticas conscienciológicas, de cotejo entre as ideações e condutas promotoras do progresso da consciência, e aquelas consideradas opostas por gerarem o corrompimento, o enfraquecimento e o declínio da consciência, utilizado com o objetivo de clarificar a distinção entre as duas condições opostas.

Você, leitor ou leitora, nas análises pessoais, procura contrapor maturidades às imaturidades observadas e vice-versa? Com quais resultados interassistenciais?

      TÉCNICA         DO      CONTRAPONTO SENSO / CONTRASSENSO
                             (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A técnica do contraponto senso / contrassenso é o recurso racional e didático pautado em teáticas conscienciológicas, de cotejo entre as ideações e condutas promotoras do progresso da consciência, e aquelas consideradas opostas por gerarem o corrompimento, o enfraquecimento e o declínio da consciência, utilizado com o objetivo de clarificar a distinção entre as duas condições opostas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo técnica procede do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Apareceu no Século XIX. O termo contraponto deriva do idioma Latim Medieval, contrapunctum, constituído pela proposição, contra, “contra”, e punctum, “ponto (sinal de pontuação); parte do todo; pequena parcela; pequeno espaço do tempo; instante; ponto (geométrico); ponto (jogo de dados)”, usado nas expressões latinas, cantus contra punctus, “canto; música em contraponto”, e punctus contra punctus, “nota contra; contranota”. Sugiu no Século XV. A palavra senso vem do idioma Latim, sensus, “sentido; órgão sensório; sentimento; juízo; razão; inteligência; significação”. Apareceu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Técnica da oposição senso / contrassenso. 2. Técnica do contraste senso / contrassenso. 3. Técnica do confronto lógica evolutiva / disparate regressivo.
          Neologia. As 3 expressões compostas técnica do contraponto senso / contrassenso, técnica do contraponto senso / contrassenso autaplicada e técnica do contraponto senso / contrassenso heteraplicada são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
          Antonimologia: 1. Técnica da comparação entre sensos. 2. Técnica da comparação entre contrassensos.
          Estrangeirismologia: a oportunidade de upgrade crítico, intelectivo, cognitivo e parapsíquico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Evoluciologia.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do autodiscernimento evolutivo; a ortopensenidade contraposta à patopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a identificação de padrões holopensênicos; a classificação básica de holopensenes em hígidos ou patológicos; os contrapensenes analíticos; a contrapensenidade cosmoética; os nexopensenes originais; a nexopensenidade criativa; os neopensenes; a neopensenidade; a construção de holopensene pró-evolutivo.
          Fatologia: o ato de contrapontear a realidade sob a perspectiva conscienciológica; a busca pela associação ideativa possível entre concepções, observações e vivências antagônicas do ponto de vista da progressão consciencial; a distinção entre evolutivo e regressivo; as maturidades contrapostas às imaturidades; a comparação entre realidades opostas; o entrelaçamento de temas contrastantes; a conjugação de conceitos contraditórios; o cotejo entre polos contrários da temática em foco; o encontro de contrapartidas teóricas; a descoberta de contraexemplos factuais; o levantamento de dados complementares; a expansão de ideias, compreensões e argumentações; o favorecimento à autopesquisa; a determinação dos extremos de maturidade e imaturidade pautada na autobagagem cognitiva e experiencial; a evidenciação da própria condição evolutiva ao comparar-se aos extremos maduros e imaturos autodeterminados; o aumento da lucidez quanto aos próprios trafores, trafares e trafais; a constatação de recins prementes e aprendizagens prioritárias; o favorecimento da orientação dos autesforços para o evolutivamente prioritário.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a abordagem multidimensional e multiexistencial às realidades; as energias balsâmicas contrapostas às patoenergias; a amparabilidade extrafísica comparada à interassedialidade; a atenção aos paraeventos concomitantes aos fatos; a valorização dos conteúdos parafenomênicos; a qualificação dos retornos energéticos gerados ou presenciados; a verificação dos apoiantes extrafísicos nas atuações pessoais ou alheias; a comprovação das repercussões multidimensionais dos atos, sentimentos e pensamentos.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo autopesquisa-heteropesquisa; o sinergismo autodiagnóstico-heterodiagnóstico; o sinergismo autocrítica-heterocrítica; o sinergismo das pesquisas sobre temas contrapostos.
         Principiologia: a teática do princípio da descrença (PD); o princípio da atração entre os opostos; o princípio da causa e efeito; o princípio da educação infinita; o princípio de a autevolução reduzir as limitações cognitivas quanto ao Cosmos; o princípio da insaturabilidade autocognitiva quanto ao Cosmos; o princípio de toda consciência ter algo a aprender e a ensinar.
         Codigologia: a aquisição de bom senso evolutivo enquanto cláusula do código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Tecnologia: a técnica do contraponto sensos / contrassensos; a técnica da lupa maturológica; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da heterocrítica cosmoética.
         Voluntariologia: os voluntários da tares.
         Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático Tertuliarium, Holociclo e Holoteca; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia.
         Efeitologia: os efeitos das autocomparações com imaturidades no reconhecimento de aspectos viciosos a serem minorados e eliminados; os efeitos das autocomparações com maturidades na verificação de aspectos a serem adquiridos, qualificados e fortalecidos; os efeitos das imaturidades reiteradas na cronicificação de contrassensos regressivos; os efeitos dos ortoposicionamentos reiterados na expansão do autorrepertório de sensos evolutivos; os efeitos da inexperiência ou do desinteresse na proliferação de contrassensos regressivos; os efeitos das leituras, estudos e pesquisas úteis na aquisição e expansão de sensos evolutivos; os efeitos das ponderações maturológicas na desconstrução de olhares culturalmente condicionados.
         Neossinapsologia: o estudo contraponteado enquanto facilitador da formação de neossinapses.
         Ciclologia: o ciclo observações-ponderações; o ciclo análise-síntese; o ciclo assim-desassim; o ciclo apreensões teóricas–habilitações práticas; o ciclo neoexperimentações-neoconhecimentos; o ciclo novas perspectivas–novas compreensões–novas atuações; o ciclo coleta de neodados–revisão de pareceres.
         Enumerologia: o evolutivo contraposto ao regressivo; o sadio contraposto ao doentio; o ótimo contraposto ao péssimo; o acerto contraposto ao erro; o verdadeiro contraposto ao falso; o virtuoso contraposto ao desairoso; o ideal contraposto ao impraticável.
         Binomiologia: o binômio lupa maturológica–contraponto técnico.
         Interaciologia: a interação pontos-contrapontos.
         Crescendologia: o crescendo evolutivo humano da consciênçula ao Serenão; o crescendo de entendimentos sobre o processo evolutivo; o crescendo evolutivo de aperfeiçoamento da autexpressão; o crescendo evolutivo escolha inconsequente pelo contrassenso regressivo–opção lúcida pelo senso evolutivo.
         Trinomiologia: o trinômio causas-concausas-efeitos.
         Polinomiologia: o polinômio fatuística-casuística-parafatuística-paracasuística.
         Antagonismologia: o antagonismo construção do melhor / renitência no pior; o antagonismo perspicácia cosmoética / inépcia antievolutiva.
          Legislogia: a observação da lei da ação e reação; a lei do maior esforço evolutivo aplicada ao estudo da Holomaturologia.
          Filiologia: a neofilia; a intelectofilia; a cognofilia; a parapsicofilia; a coerenciofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia.
          Holotecologia: a biblioteca; a lexicoteca; a encicloteca; a hemeroteca; a holoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Contrapontologia; a Evoluciologia; a Cosmoeticologia; a Psicossomatologia; a Parapatologia; a Parapercepciologia; a Mentalsomatologia; a Cosmovisiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens experimentator; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens conscientiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: técnica do contraponto senso / contrassenso autaplicada = a utilizada nas contraposições entre ideações e condutas pessoais vivenciadas; técnica do contraponto senso / contrassenso heteroaplicada = a utilizada nas contraposições entre ideações e condutas alheias observadas.
          Culturologia: a cultura conscienciológica.
          Uso. A técnica do contraponto senso / contrassenso explicita as lacunas cognitivas do pesquisador, instigando mais estudos e pesquisas para o levantamento de dados e paradados necessários aos ajuizamentos sobre quais seriam as condições evolutivas e, em oposição, as regressivas relativas à realidade em análise.
          Relatividade. Devido as complexidades inerentes às realidades, a contraposição senso / contrassenso não será absoluta, ou seja, o contrassenso elegido para contrapor-se ao senso não irá abarcar todos os aspectos opositivos possíveis. Portanto, cada senso poderá ter vários contrassensos, dependendo do enfoque elegido para ser analisado.
          Linha. O importante é encontrar a linha mestra da contraposição, ou seja, a condição particular capaz de explicitar a oposição entre o senso e o contrassenso. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 11 especialidades conscienciológicas com as respectivas sugestões de linhas mestras de contraposição correspondentes aos contrapontos sensos / contrassensos:
           01. Autodiscernimentologia. No senso autocrítico a consciência busca clarear os próprios ajuizamentos, pois reconhece as vantagens da apreensão fidedigna das realidades para conseguir a melhora efetiva das condições existenciais. Do contrário, no autengano, a opção é de obscurecer tais ajuizamentos, deturpando realidades para sustentar ficção sobre si mesmo.
           02. Cosmoeticologia. No senso de autodoação pessoal a consciência busca patrocinar vitalidades aos compassageiros evolutivos, pois reconhece as vantagens de disponibilizar-se para a assistência interconsciencial. Do contrário, na síndrome do vampirismo energético, a opção é de extorquir tais vitalidades, objetivando supostamente energizar-se quando, em verdade, se desvitaliza em médio e longos prazos.
           03. Desassediologia. No senso de dignidade cosmoética a consciência busca restituir os próprios brios, pois reconhece as vantagens do omnirrespeito para a harmonização consciencial. Do contrário, na autossabotagem, a opção é de destituir tais brios, desabonando-se com sucessivos fracassos intencionais.
           04. Descrenciologia. No senso omnipesquisístico a consciência busca flexibilizar as próprias intelecções, pois reconhece as vantagens de sujeitar-se a periódicas revisões, aditamentos, refutações e complexificações para haurir neocognições. Do contrário, na postura de ignorância ignorada, a opção é de enrijecer tais intelecções, tornando-as totais e inquestionáveis para justificar a inadmissão de inexperiências e desconhecimentos.
           05. Holocarmologia. No senso do mérito a consciência busca enaltecer os esforços evolutivos, pois reconhece as vantagens de empreender ações dignas de merecimentos evolutivos. Do contrário, na postura de esperteza, a opção é desabonar tais esforços, exaltando a pretensa inteligência de colher privilégios com o menor empenho possível por meio da malandragem.
           06. Holossomatologia. No senso de multidimensionalidade pessoal a consciência busca autenticar as autexpressões, pois reconhece as vantagens de averiguar as repercussões geradas pela automanifestação pluriveicular. Do contrário, na autodissimulação, a opção é de forjar tais autexpressões, camuflando intenções e motivações.
           07. Interassistenciologia. No senso de gratidão a consciência busca reconhecer as dádivas recebidas, pois reconhece as vantagens de identificar, privilegiar e valorizar os auxílios, diretos ou indiretos, e retribuí-los. Do contrário, na vingança, a opção é de exigir tais dádivas, retribuindo as supostas contrariedades com igual ou maior intensidade.
           08. Parapercepciologia. No senso de parafiliação a consciência busca efetivar paraconexões sadias, pois reconhece as vantagens da autocapacitação permanente para inserir-se nos trabalhos multidimensionais amparados. Do contrário, na postura de assistente inassistível, a opção é de esnobar tais paraconexões, preferindo atuar de modo independente e desamparado.
           09. Proexologia. No senso de orientação existencial a consciência busca somar contribuições úteis, pois reconhece as vantagens de entrosar-se nas demandas assistenciais contemporâneas. Do contrário, na postura de orgulho teimoso, a opção é de retirar tais colaborações, excluindo-se devido a inatendimento de caprichos, amor-próprio ferido e / ou defesa de autoimagem pública idealizada.
           10. Recinologia. No senso autevolutivo a consciência busca acelerar os próprios progressos evolutivos, pois reconhece as vantagens de reciclar-se. Do contrário, na síndrome de Gabriela, a opção é de frenar tais progressos, defendendo a própria estagnação.
           11. Seriexologia. No senso de autocontinuidade multiexistencial a consciência busca redirecionar os próprios afetos, pois reconhece as vantagens de aproveitar o usufruto temporário de objetos, circunstâncias e pessoas disponíveis no momento presente. Do contrário, na postura de apego à perda, a opção é de imobilizar tais afetos, fixando-os em alvos dos quais foi destituída, impondo-se privações e desaproveitamentos evitáveis a serem lamentados futuramente.
           Perspectivas. Considerando a Pesquisologia, eis, em ordem alfabética, a sugestão de 13 aspectos a serem considerados nos estudos contraponteados de realidades com o objetivo de ampliar as abordagens:
           01. Aparências / Essências.
          02. Aproximações / Distanciamentos.
          03. Atenuantes / Agravantes.
          04. Cognoscibilidades / Incognoscibilidades.
          05. Consensos / Divergências.
          06. Custos / Benefícios.
          07. Exposições / Acobertamentos.
          08. Fatos / Versões.
          09. Intenções / Condicionamentos.
          10. Objetividades / Subjetividades.
          11. Obviedades / Sutilezas.
          12. Particularidades / Generalidades.
          13. Retrospectivas / Prospectivas.
          Autopesquisa. De acordo com a Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem lógica, 3 tarefas passíveis de evidenciarem a condição pessoal na atualidade e, com isso, aumentar o conhecimento sobre a própria personalidade:
          1. Comparar-se ao senso evolutivo: evidencia os aspectos a serem adquiridos, qualificados e fortalecidos, fundamentando o estabelecimento de metas autevolutivas.
          2. Comparar-se ao contrassenso regressivo: evidencia os aspectos viciosos a serem minorados e eliminados, orientando sobre as recins e as terapêuticas necessárias.
          3. Localizar-se entre o senso e o contrassenso: evidencia o nível pessoal conforme o percentual de aproximação das autocondutas dos extremos considerados maduros e imaturos.
          Aquisições. Sob a ótica da Autodesenvolvimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 7 ganhos conscienciais passíveis de serem conquistados gradativamente por meio da utilização regular de contrapontos técnicos na análise das realidades:
          1. Autoconhecimento genuíno: maior fidedignidade no inventário das próprias aptidões, insuficiências, inteligências e desinteligências com o hábito da crítica cosmoética.
          2. Autoqualificação cosmoética: maior possibilidade de refinamento da personalidade com a elevação da compreensão sobre posturas maduras e da acuidade para identificá-las.
          3. Bagagem cognitiva ampliada: maior volume de saberes ao complementar os existentes e adquirir novos com as abordagens opositivas aos temas em estudo.
          4. Curiosidade pesquisística: maior motivação para estudar, pesquisar e ponderar com a comprovação dos benefícios hauridos nas investigações maturológicas.
          5. Discernimento evolutivo perspicaz: maior precisão na distinção entre o melhor e o pior com o incremento significativo da própria base de dados úteis sobre as realidades.
          6. Orientação proexológica calibrada: maior acerto na definição de metas e prioridades com a capacidade de constatar ortoexemplos e verificar alternativas evolutivas viáveis.
          7. Padrões de referência firmados: maior facilidade na tomada de decisão com o estabelecimento prévio de condições e situações tidas como maduras e imaturas em diversas áreas.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica do contraponto senso / contrassenso, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem macro-micro: Cosmovisiologia; Homeostático.
          02. Antagonismo: Autodiscernimentologia; Neutro.
          03. Antagonismologia Patológica: Autodiscernimentologia; Nosográfico.
          04. Antagonismologia Sadia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          05. Binômio contraponteado: Binomiologia; Neutro.
           06.   Contraponto balsâmico: Interassistenciologia; Homeostático.
           07.   Contraponto heterassediador: Parapatologia; Nosográfico.
           08.   Contrapontologia: Verponologia; Neutro.
           09.   Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
           10.   Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
           11.   Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
           12.   Dualidade contrastante: Multidimensiologia; Neutro.
           13.   Lupa maturológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           14.   Polaridade extrema: Autevoluciologia; Neutro.
           15.   Teoria do contraponto interdimensional: Evoluciologia; Neutro.
      O CONTRAPONTO SENSO / CONTRASSENSO AMPLIA ENFOQUES, AVOLUMA DADOS E EXPANDE APREENSÕES,
 SENDO RECURSO PARA PESQUISAS, ESTUDOS E JUÍZOS DAS REALIDADES INTRA, INTER E EXTRACONSCIENCIAIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, nas análises pessoais, procura contrapor maturidades às imaturidades observadas e vice-versa? Com quais resultados interassistenciais?
           Bibliografia Específica:
           1. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: o Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguari; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 1 e-mail; 391 enus.; 1 foto; glos. 200 termos; 1 microbiografia; 19 siglas; 8 tabelas; posf.; 327 refs.; 2 apênds.; alf.; 22,5 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; página 33 a 56.
           2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 8 a 33.
           3. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.069 a 1.072.
                                                                                                                       A. L.