Princípios Cosmoéticos

Os princípios cosmoéticos são as bases, os fundamentos das regras, dos preceitos, das normas e das paraleis, pilares holofilosóficos do corpus de conhecimento da Conscienciologia, norteadores da manifestação da consciência lúcida e com autodiscernimento, interessada em movimentar-se de modo a acelerar a evolução, de acordo com a ética do Cosmos rumo ao estado de Consciex Livre (CL).

Você, leitor ou leitora, admite os princípios cosmoéticos da Conscienciologia? Quais, dentre tais princípios, adota teaticamente?

      PRINCÍPIOS COSMOÉTICOS
                                   (COSMOETICOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. Os princípios cosmoéticos são as bases, os fundamentos das regras, dos preceitos, das normas e das paraleis, pilares holofilosóficos do corpus de conhecimento da Conscienciologia, norteadores da manifestação da consciência lúcida e com autodiscernimento, interessada em movimentar-se de modo a acelerar a evolução, de acordo com a ética do Cosmos rumo ao estado de Consciex Livre (CL).
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo princípio vem do idioma Latim, principium, “princípio; começo; primeiro que tudo; prelúdio; exórdio; fundamento; origem; primazia; superioridade”. Surgiu no Século XIV. O termo cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo procede também do idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra ética provém do idioma Latim, ethica, “Ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Diretrizes cosmoeticológicas. 2. Fundamentos da Cosmoeticologia. 3. Norteadores da ética cósmica.
         Neologia. As 3 expressões compostas princípios cosmoéticos, miniprincípios cosmoéticos e maxiprincípios cosmoéticos são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
         Antonimologia: 1. Diretrizes da Eticologia. 2. Pilares planetários. 3. Preceitos fundamentais. 4. Bases éticas. 5. Princípios paradireitológicos.
         Estrangeirismologia: o leitmotiv embasador de todo raciocínio, neoideia, teoria, Ciência ou técnica construtiva; o sumário do corpus cognitivo da Conscienciologia; a aplicação urbi et orbi do autodiscernimento crítico cosmoético; o Autopensenarium; o principium conscientiologicum; o balanço da performance mentalsomática; o Tenepessarium; o Ofiexarium.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autexemplarismo cosmoético multidimensional na construção teática da pirâmide estruturadora dos valores, princípios e regras.
         Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – Comecemos com princípios. Cosmoética: megavalor universal. Integremo-nos ao Cosmos.
         Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
         1. “Princípio. Na vida humana vigora o primeiro princípio evolutivo: – “A autovivência é concreta, o sonho é ficção”.” “Um princípio cosmoético é mais importante e funcional do que 1.000 pensatas levianas”.
         2. “Principiologia. É necessário o emprego da empilhadeira mentalsomática da conscin lúcida para fazer a sistematização dos princípios evolutivos”.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal do autodiscernimento cosmoético; o holopensene pessoal da holomaturidade; o holopensene pessoal da cognição; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; o holopensene pessoal da racionalidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da megafraternidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
         Fatologia: os fundamentos sintéticos da Conscienciologia; a razão; a Ciência; os conhecimentos pessoais; a cultura; a erudição; a epistema; a prática da vida intrafísica; a sabedoria; a sapiência; a capacidade resultante da experiência intelectual; a percepção ou cognição da verdade relativa de ponta (verpon); a soma de conhecimentos adquiridos pelo intelectual intermissivista; o ato de saber de cor e salteado o rol de princípios cosmoéticos; as pesquisas dos ditames; os estudos das proposições filosóficas; a filosofia pessoal para se viver; as contraposições dos princípios; a ponderação de valores; a ponderação de princípios; os juízos de valor; a ética do julgamento; a cosmoética do julgamento; os ditames maxifraternos; os pilares holofilosóficos; a autoconscientização cosmoética; o impacto da vivência detalhista dos princípios cosmoéticos no dia a dia; a autexperimentação crítica reflexiva teática; a atualização cotidiana; a maratona dos princípios cosmoéticos condicionando a melhoria intraconsciencial; a autossustentabilidade; a autodisciplina; o entendimento situacional; as contingências apresentando casuísticas autexperimentativas; o corpus científico da Conscienciologia; o entendimento cosmovisiológico do “cada caso é 1 caso”; a resolução independente dos dilemas cosmoéticos pessoais; a autonomia decorrente dos princípios cosmoéticos cotidianos; a valorização da interdependência; a autoimperturbabilidade; a felicidade íntima; a transafetividade sendo trazida ao intrafísico; as amizades raríssimas reforçando os laços afetivos; a autocosmoética cotidiana vivenciada; a autorganização; a agenda principiológica; as interrelações principiológicas; o raciocínio complexo norteando o entemdimento da vivência de rol de princípios; a erudição aplicada; a autoridade moral; o embasamento da lei; o destemor cosmoético; a cosmovisão ampla; o exame minucioso de tudo; a habilidade avaliativa; a verdade sempre relativa; a conduta-exceção da Conscienciologia; a Autopesquisologia em primeiro lugar; a autexperimentação diuturna dos pilares do paradigma consciencial.
          Parafatologia: as inspirações extrafísicas; as extrapolações parapsíquicas; as ideias inatas; a recuperação de cons; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático favorecendo as autorreflexões sobre a cosmoética pessoal; as reconciliações extrafísicas promovidas pelos amparadores; as retrocognições sadias decorrentes da holomaturidade promovida pela vivência dos princípios cosmoéticos; a atuação ao modo de desmancha roda de assediadores extrafísicos; a autodesassedialidade; a alcova blindada expandida; os parafatos referendando os fatos; as energias conscienciais (ECs); a autossustentabilidade energética exercida pela téatica dos princípios cosmoéticos; o uso cosmoético do autoparapsiquismo lúcido; a interconfiança dos amparadores extrafísicos; a atração irresistível de consciências extrafísicas evoluídas; a postura tenepessológica ininterrupta; a clarividência; a leitura energética explicitadora dos gaps de Cosmoética; o conscienciês; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo Direitologia-Paradireitologia-Cosmoeticologia; o sinergismo cérebro-paracérebro permitindo a autopensenização multidimensional; o sinergismo da autopensenização sadia continuada; o sinergismo entre os veículos do holossoma propiciando a expansão da autopensenização; o sinergismo Autoprincipiologia-Autodiscernimentologia-Autexperimentologia; o sinergismo dos atributos conscienciais potencializando a autopensenização.
          Principiologia: os princípios cosmoéticos; o princípio da autopensenização ininterrupta; o princípio da retroalimentação pensênica; o princípio da primazia da retilinearidade autopensênica; o princípio da afinidade; a vivência do princípio da Holofilosofia; o princípio da descrença (PD) exercido na autorreflexão acerca da vivência dos princípios cosmoéticos; o princípio do livre arbítrio; o princípio da exaltação e valorização do autodiscernimento; o princípio da minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) definindo o percentual de princípios cosmoéticos integrados aos princípios pessoais; o código grupal de Cosmoética (CGC); a exemplaridade do código pessoal de Cosmoética dos evoluciólogos na condição de vislumbre do entendimento do código das Consciexes Livres.
          Teoriologia: a teoria da Conscienciologia; a teoria da interpretação dos fatos e parafatos; a teoria do esforço máximo na autoqualificação evolutiva; a teoria do paradigma consciencial exercida no dia a dia; a teoria da evolução por meio dos autesforços.
          Tecnologia: a técnica da reflexão ortopensênica; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da revisão cosmoética; a técnica da prontidão evolutiva.
          Voluntariologia: o voluntariado multidimensional constante; o paravoluntariado; o voluntariado exercido com foco na aplicabilidade dos princípios cosmoéticos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; as projeções parapedagógicas enriquecendo o laboratório consciencial pessoal.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Conscienciólogos.
          Efeitologia: o efeito das extrapolações mentaissomáticas; o efeito positivo da ortopensenidade; o efeito dos princípios cosmoéticos no resultado da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Neossinapsologia: as neossinapses das neoverpons; as neossinapses necessárias para avançar na evolução; as neossinapses decorrentes da recuperação dos cons magnos.
          Ciclologia: o ciclo da evolução mentalsomática; o ciclo da autovivência teática; o ciclo dos fatos e parafatos; o ciclo dos efeitos às causas; o ciclo potencialização dos princípios conscientes–minimização dos princípios inconscientes; o ciclo ascendente da espiral evolutiva pessoal, grupal e coletiva; o ciclo de desenvolvimento da Heuristicologia à Hermenêutica.
          Enumerologia: os princípios cosmoéticos autodidatas; os princípios cosmoéticos etológicos; os princípios cosmoéticos cronêmicos; os princípios cosmoéticos cognitivos; os princípios cosmoéticos hermenêuticos; os princípios cosmoéticos interconscienciais; os princípios cosmoéticos interdimensionais.
          Binomiologia: o binômio singularidade-complementaridade; o binômio conceito científico eletronótico–princípio científico conscienciológico; o binômio princípio da autevolução inarredável–princípio do autesforço insubstituível; o binômio princípio da seriexialidade–princípio da inalienabilidade holobiográfica; o binômio princípio da responsabilidade interassistencial–princípio do exemplarismo pessoal.
          Interaciologia: a interação análise-síntese; a coerência da interação evolutiva na manifestação intra e extrafísica; a interação depuração autopensênica–amadurecimento consciencial; a interação Ciência-Filosofia.
          Crescendologia: o crescendo Holofilosofia–neoparadigma consciencial; o crescendo moral vulgar–Cosmoética; o crescendo particular-geral; o crescendo simples-composto; o crescendo da tacon à tares; o crescendo intrafísico-extrafísico; o crescendo cosmovisiológico princípios éticos–princípios cosmoéticos; o crescendo cosmovisiológico princípios do Direito–princípios do Paradireito; o crescendo cosmovisiológico princípios newtonianos-cartesianos–princípios do paradigma consciencial.
          Trinomiologia: o trinômio Cosmoética-Ciência-Filosofia.
          Polinomiologia: o polinômio retroprincípios-autoprincípios-multiprincípios-ortoprincípios; o polinômio racionalidade-cientificidade-tecnicidade-prioridade; o polinômio Paradireito-Parapolítica-Paradiplomacia-Holofilosofia.
          Antagonismologia: o antagonismo reflexão / impulsividade; o antagonismo detalhismo / perfeccionismo; o antagonismo motivação / empolgação; o antagonismo racionalidade / instintividade; o antagonismo omissuper / omissão deficitária; o antagonismo Enciclopediologia / Ignorantismo.
          Paradoxologia: o paradoxo da cosmovisão simplificadora.
          Politicologia: a lucidocracia; a democracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia; a cosmocracia; a parapsicocracia; a conscienciocracia; a assistenciocracia.
          Legislogia: a lei evolutiva autoimposta da não transgressão dos princípios pessoais; a lei do maior esforço evolutivo; a lei da megafraternidade evolutiva; a autocompreensão das leis da Socin; o estudo aprofundado das leis do Paradireito e da Cosmoética.
 4                                                             Enciclopédia da Conscienciologia
           Filiologia: a filosofofilia; a gnosiofilia; a logicofilia; a conscienciofilia; a mentalsomatofilia; a raciocinofilia; a criteriofilia; a definofilia; a autodiscernimentofilia; a autexemplofilia;
 a assistenciofilia; a evoluciofilia; a enciclopediofilia; a cosmoeticofilia.
           Fobiologia: a filosofobia; a gnosiofobia; a cosmoeticofobia.
           Sindromologia: o ato de prevenir-se da síndrome da despriorização existencial.
           Maniologia: a evitação da mania de improvisar; o corte da mania de postergar; a destruição da mania do negocinho evolutivo.
           Mitologia: o mito da evolução consciencial sem esforço e autocosmoética.
           Holotecologia: a ciencioteca; a cognoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a encicloteca; a logicoteca; a cosmoeticoteca.
           Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Intrafisicologia; a Intraconscienciologia;
 a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Ortopensenologia; a Paradireitologia; a Analiticologia; a Parafenomenologia; a Heuristicologia; a Teoriologia; a Ideologia; a Evoluciologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a consciência multidimensional; a autoridade cosmoética; a consciência universalista; o ser desperto;
 o ser evoluciólogo; o ser Serenão; a Consciex Livre.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico;
 o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo;
 o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica;
 a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante
 existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga;
 a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens principiologus; o Homo
 sapiens autolucidus; o Homo sapiens exemplar; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens
 evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                           V. Argumentologia

           Exemplologia: miniprincípios cosmoéticos = aqueles vivenciados pelas consciências em
 processo evolutivo no Planeta; megaprincípios cosmoéticos = aqueles vivenciados integralmente
 pela Consciex Livre.
           Culturologia: a cultura da transparência; a cultura da Cosmoeticologia.
           Autopesquisa. À luz da Evoluciologia, eis, em ordem alfabética, rol exemplificativo de 74 princípios cosmoéticos, ordenados em 7 grupos de análise, do geral ao particular, passíveis de
  Enciclopédia da Conscienciologia                                                            5 serem aplicados diuturnamente pela consciência interessada em experimentá-los reflexivamente no intento de manter o autodesassédio necessário ao aprimoramento do estágio evolutivo pessoal:
           A. Princípios cosmoéticos gerais:
           01. Princípio da autocoerência.
           02. Princípio da automanifestação.
           03. Princípio da benignidade policármica.
           04. Princípio da Cosmoética Destrutiva.
           05. Princípio da economia de bens.
           06. Princípio da economia de males.
           07. Princípio da empatia.
           08. Princípio da fidedignidade.
           09. Princípio da glasnost.
           10. Princípio da maximização dos esforços.
           11. Princípio da ousadia.
           12. Princípio da verbação.
           13. Princípio do acerto.
           14. Princípio do descarte cosmoético.
           15. Princípio do heterorrespeito.
           16. Princípio do megafoco cosmoético.
           B. Princípios cosmoéticos relativos ao soma:
           17. Princípio da autoconscientização sináptica.
           18. Princípio da autoproteção somática.
           19. Princípio da coexistência salutar.
           20. Princípio da salubridade somática.
           21. Princípio do antissedentarismo.
           22. Princípio do emprego bioquímico lúcido.
           23. Princípio do repouso eficaz.
           C. Princípios cosmoéticos relativos ao psicossoma:
           24. Princípio da acabativa cosmoética.
           25. Princípio da brandura cosmoética.
           26. Princípio da decidibilidade oportuna.
           27. Princípio da sabedoria afetiva.
           28. Princípio do apreço genuíno.
           29. Princípio do dever cosmoético.
           30. Princípio do ensinamento cosmoético.
           31. Princípio do respeito à propriedade intelectual.
           D. Princípios cosmoéticos relativos ao energossoma:
           32. Princípio da aplicabilidade energossomática extrafísica.
           33. Princípio da autenticidade consciencial.
           34. Princípio da coerência energossomática.
           35. Princípio da dosagem energética cosmoética.
           36. Princípio da harmonização energética.
           37. Princípio da intercooperação energossomática.
           38. Princípio da qualificação energossomática.
           39. Princípio do autexemplarismo energético.
           40. Princípio dos pensenes manifestos.
           E. Princípios Cosmoéticos relativos ao mentalsoma:
           41. Princípio da autorganização evolutiva.
          42. Princípio da contingência cosmoética.
          43. Princípio da homeostase mnemônica.
          44. Princípio da inafastabilidade polimnemônica.
          45. Princípio da maximização mentalsomática.
          46. Princípio da sabedoria cosmoética.
          47. Princípio da sapiência pensênica.
          48. Princípio do autodiscernimento eficaz.
          F. Princípios cosmoéticos da autoincorruptibilidade:
          49. Princípio da autenticidade pensênica.
          50. Princípio da autodisciplina.
          51. Princípio da autoimperdoabilidade.
          52. Princípio da exatidão evolutiva.
          53. Princípio da heteroperdoabilidade.
          54. Princípio da macroconsciencialidade.
          55. Princípio do altruísmo.
          56. Princípio do autenfrentamento ousado.
          57. Princípio do continuísmo autopesquisístico.
          58. Princípio do continuísmo evolutivo.
          G. Princípios cosmoéticos da interassistencialidade:
          59. Princípio da ação refletida.
          60. Princípio da antimaledicência.
          61. Princípio da antiopressão.
          62. Princípio da autadmissão da tares.
          63. Princípio da autoimperturbabilidade.
          64. Princípio da autorrenúncia Cosmoética.
          65. Princípio da Cosmoética Intrafísica Prática.
          66. Princípio da evolução grupal.
          67. Princípio da heterovalorização.
          68. Princípio da maxifraternidade.
          69. Princípio da megassistência.
          70. Princípio da inseparabilidade grupocármica.
          71. Princípio da observação ponderada.
          72. Princípio de o menos doente ajudar o mais doente.
          73. Princípio do auxílio incessante.
          74. Princípio do pré-perdão.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com os princípios cosmoéticos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ato de pensenizar: Autopensenologia; Neutro.
          02. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          04. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Megaexplicitação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          07. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          08. Princípio da prioridade compulsória: Holomaturologia; Homeostático.
          09. Princípio da verpon: Principiologia; Homeostático.
            10.  Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
            11.  Princípio do posicionamento pessoal: Autodefinologia; Homeostático.
            12.  Princípio filosófico: Holomaturologia; Homeostático.
            13.  Princípio megafocal: Intraconscienciologia; Homeostático.
            14.  Principiologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
            15.  Princípios interassistenciais: Autodiscernimentologia; Homeostático.
    OS PRINCÍPIOS COSMOÉTICOS, QUANDO TEATIZADOS,
 ATUAM EVOLUTIVAMENTE NO ÍNTIMO DO MICROUNIVERSO DA CONSCIÊNCIA DEDICADA, ININTERRUPTAMENTE,
   AO PERCURSO DO PRÉ-SERENÃO À CONSCIEX LIVRE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite os princípios cosmoéticos da Conscienciologia? Quais, dentre tais princípios, adota teaticamente?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.363.
            2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 150, 151 e 288.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 220, 222, 226, 228, 229, 265, 336, 344, 345, 359, 361, 363, 371 a 374, 377, 379, 387, 405, 566, 581, 584, 585, 630, 643, 644, 646 e 649.
                                                                                                                 A. L. R.