Crescendo Ética Grega–Cosmoética

O crescendo Ética Grega–Cosmoética é a progressão consciencial intelectiva de atualização pensênica decorrente da automaxidissidência ideológica da cultura da Grécia Antiga, principalmente quanto à Filosofia, em face dos princípios avançados da Neociência Conscienciologia, especificamente, da vivência teática dos princípios cosmoéticos na atualidade.

Você, leitor ou leitora, concorda pacificamente com a análise racional do crescendo Ética Grega–Cosmoética? Tal abordagem favorece a transformação prática da autocognição?

      CRESCENDO ÉTICA GREGA–COSMOÉTICA
                                  (COSMOETICOLOGIA)


                                        I. Conformática

         Definologia. O crescendo Ética Grega–Cosmoética é a progressão consciencial intelectiva de atualização pensênica decorrente da automaxidissidência ideológica da cultura da Grécia Antiga, principalmente quanto à Filosofia, em face dos princípios avançados da Neociência Conscienciologia, especificamente, da vivência teática dos princípios cosmoéticos na atualidade.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo crescendo vem do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Surgiu em 1873. O termo ética deriva igualmente do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV. A palavra grego procede do idioma Latim, graecus, “da Grécia; grego”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo cosmos provém do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo origina-se igualmente do idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O termo ética vem do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Expansão Ética Grega–Cosmoeticologia. 2. Progresso eticidade grega–Ética Universal. 3. Evolução Ética Antiga–Ética Cósmica.
         Neologia. As 3 expressões compostas crescendo Ética Grega–Cosmoética, crescendo teórico Ética Grega–Cosmoética e crescendo teático Ética Grega–Cosmoética são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
         Antonimologia: 1. Crescendo da imaturidade. 2. Crescendo do erro. 3. Crescendo da incongruência. 4. Crescendo da reincidência.
         Estrangeirismologia: a open mind; o upgrade evolutivo; a aplicabilidade a maior do dissent ideológico.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade da autorreciclagem ideativa.
         Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas citadas na ordem alfabética pertinentes ao tema:
         1. “Ataraxia. A ataraxia já era o caminho grego antigo para a autoimperturbabilidade, sendo o contrário da tara pessoal”.
         2. “Fontes. Os judeus trouxeram a Religião; os gregos trouxeram a Arte; os romanos trouxeram a Politicologia; os amparadores extrafísicos trouxeram a Cosmoeticologia”.
         3. “Transmigraciologia. A Transmigraciologia ocorre na Terra porque a Baratrosfera cresceu em excesso. Na Grécia Antiga, as guerras tribais se sucediam, contudo não existiam as bombas nucleares, as câmaras de gás e as gestantes-bombas da atualidade”.
         Filosofia: a Holofilosofia.


                                          II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da prosperidade interdisciplinar; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; o materpensene cosmoético.
         Fatologia: o aprimoramento Ética Grega–Cosmoética; a Grécia como o berço filosófico da Humanidade; a Ética Grega orientando despertamento da ordem interna considerando a harmonia entre as relações humanas; o conjunto das ideias da Grécia Antiga; a pólis grega; a cidadania na Grécia; o escravagismo; a condição feminina; a situação do estrangeiro; os debates públicos; a Ágora; o embate político; o belicismo; a Arquitetura; a Medicina; as Artes; a Literatura; a rivalidade Esparta-Atenas; a língua grega cunhando termos e significados da Humanidade; a preocupação física na Grécia; a Filosofia Grega mateológica; a falta do conceito da multidimensionalidade da consciência; a ética materializadora do diálogo entre público e privado; as infinitas reflexões inúteis; as falácias lógicas justificando os erros e as autocorrupções; as racionalizações impedindo reciclagens; a desorganização intraconsciencial; o acumpliciamento anticosmoético; a automimese desnecessária; o medo dos posicionamentos evolutivos; o receio de bancar as neoverpons; a arrogância do saber filosófico; o orgulho; a teimosia; a apriorismose; a peremptoriedade; o materialismo limitante; as marionetes dos guias cegos; a moral afetiva grega superada pela imprescindível Cosmoética da megafraternidade; a grandiosidade dos cientistas gregos cotejados à contemporaneidade dos neocientistas conscienciológicos; o pioneirismo da civilização grega inspirando o empreendedorismo da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a manifestação consciencial atuando predominantemente pela racionalidade; a holomaturidade; a autocentragem cosmoética; as concessões cosmoéticas; as neoverpons; as prioridades evolutivas; a intensificação progressiva das ideias libertárias; o continuísmo evolutivo; a cosmovisão orientando as decisões cosmoéticas; o sentido de “Kósmos” na Antiguidade atualizado pelo significado conscienciológico de Cosmos; a Neociência Conscienciologia na condição de embrião teático da Cosmoética no Planeta; o neologismo conscienciológico consolidador de léxicos evolutivos; a autocosmoética essencial à evolução consciencial; a neoideia da Conscienciologia; a Cosmoética gerenciadora do macrocosmos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático promotora da interassistência a grupos do passado; a autoconscientização multidimensional (AM) quanto aos parafatos determinando os novos rumos cosmoéticos; o autoparapsiquismo lúcido cosmoético na condição determinante das neoescolhas grafológicas; a Holofilosofia comprovatória da efetividade da comunicação multidimensional.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo equipin-equipex promovendo as retrocognições sadias; o sinergismo Filosofia-Holofilosofia colaborando com a recuperação de cons magnos.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); os princípios cosmoéticos orientando os autoposicionamentos; o princípio dos ganhos evolutivos; o princípio da economia de bens; o princípio da exaltação e valorização do autodiscernimento.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código dos princípios pessoais (CPP).
          Teoriologia: a autorreflexão cotidiana sobre a teoria do desenvolvimento moral; a teoria do neoparadigma consciencial cosmoético superando o paradigma científico filosófico convencional.
          Tecnologia: a técnica da experimentação em crescendo; a técnica da omissuper evitando ingresso no academicismo estagnador; a técnica da incorruptibilidade cosmoética.
          Voluntariologia: o vínculo consciencial do voluntariado conscienciológico exemplificador dos objetivos magnos; a convergência de conscins-consciexes proveniente do voluntariado integral interassistencial na Associação Internacional de Cosmoeticologia (COSMOETHOS).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas; o Colégio Invisível dos Conscienciólogos.
          Efeitologia: os efeitos sadios da ousadia cosmoética; os efeitos gerais na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) decorrentes das condutas cosmoéticas; os efeitos transcendentes da vivência dos pilares do paradigma consciencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses decorrentes da recuperação de cons magnos do Curso Intermissivo (CI).
          Ciclologia: o ciclo de maximização contínua da autocosmoética; o ciclo dos ajustes grupocármicos proporcionados pelas vivências cosmoéticas; o ciclo do conhecimento teático; o ciclo dos fatos e parafatos; o ciclo da holomnemônica; o ciclo evolutivo da Mentalsomatologia.
          Enumerologia: o crescendo Filosofia-Holofilosofia; o crescendo moral vulgar–Cosmoética; o crescendo antigo-novo; o crescendo particular-geral; o crescendo simples-composto; o crescendo circunlóquio-retilineariedade; o crescendo intrafísico-extrafísico.
          Binomiologia: o binômio autoconscientização cosmoética–responsabilização; o binômio Ética-Cosmoética; o binômio neovaloração consciencial–neopostura; o binômio autovivência-autexemplificação; o binômio autocrítica–prioridade evolutiva.
          Interaciologia: a interação cognição humana–cognição multidimensional; a interação bagagem holobiográfica pessoal–Curso Intermissivo; a interação conscin-Cosmos.
          Crescendologia: o crescendo Ética Grega–Cosmoética.
          Antagonismologia: o antagonismo antidiscernimento / autodiscernimento; o antagonismo escravidão / liberdade; o antagonismo emoção / razão; o antagonismo teoria / prática; o antagonismo subjugação / autonomia; o antagonismo anticosmoética / Cosmoética.
          Paradoxologia: o paradoxo de a Ética Grega colaborar com a compreensão da Cosmoética.
          Politicologia: a implantação da democracia; a busca constante pela lucidocracia; a meta alcançável da conscienciocracia; a implantação definitiva da cosmoeticocracia.
          Legislogia: a imprescindibilidade da lei do maior esforço para a maxidissidência; a aplicação calculada da lei da economia de bens; a reflexão constante sobre a lei da causa e efeito; as leis do parapsiquismo na atuação direta às reconciliações grupocármicas; o estudo aprofundado das leis da Cosmoética favorecendo a tares.
          Filiologia: a neofilia empregada à cientificidade; a decidofilia fazendo o corte holobiográfico; a parapsicofilia desconstruindo raízes históricas; a autodiscernimentofilia; a verbaciofilia; a teaticofilia; a autexemplofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a conscienciofobia; a decidofobia; a teaticofobia; a cosmoeticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da autodespriorização.
          Maniologia: a mania de endeusar a filosofia grega.
          Mitologia: o mito da perfeição da Sociedade Grega; a superação do mito de a Ética Grega ser a melhor.
          Holotecologia: a teaticoteca; a recinoteca; a eticoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a evolucioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Crescendologia; a Interdisciplinologia; a Mentalsomatologia; a Erudiciologia; a Refutaciologia; a Debatologia; a Experimentologia; a Recexologia; a Holofilosofia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin racional; o ser enciclopedista; a conscin neoenciclopedista; a conscin cosmoeticista; a consciex cosmoeticista.
          Masculinologia: o exemplarista; o acoplamentista; o amparador intrafísico; o intermissivista; o completista; o conscienciólogo; o reeducador; o sofista ressomado; o evoluciente; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o homem de ação; o evoluciólogo.
          Femininologia: a exemplarista; a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a completista; a consciencióloga; a reeducadora; a sofista ressomada; a evoluciente; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a mulher de ação; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiologicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens omniperquisitor; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens taristicus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens holophilosophicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: crescendo teórico Ética Grega–Cosmoética = aquele vivenciado pelas consciências, ainda inexperientes, face à compreensão dos pilares do paradigma consciencial e dos princípios cosmoéticos; crescendo teático Ética Grega–Cosmoética = aquele vivenciado pelas consciências, de modo veterano, ininterrupto e multidimensional, com aplicação dos pilares do paradigma consciencial e princípios cosmoéticos.
          Culturologia: a cultura grega; a cultura da Conscienciologia; a cultura do autexemplarismo cosmoético; a cultura da Cosmoética.
          Aparecimento. Etimologicamente a ética é entendida como o costume (hábitos), potencialmente nociva ou homeostática, ou a morada (princípios), no caso, fixa, diretriz comportamental.
          Cronografia. Consoante à Historiologia, eis, em ordem alfabética, 3 termos gregos incidentes ao conceito de ética (ethos), remontando ao início da interpretação grega acerca da realidade, no Século XI a.e.c.:
          1. Costume. Prática habitual, podendo ser homeostática ou nosográfica.
          2. Juízo. Análise capaz de orientar, fundamentada em conteúdo e valores, ações humanas de modo a produzir relações harmônicas no âmbito particular e no público e entre ambos.
          3. Morada. Busca de referência de onde partem princípios seguros e fundamentais, à vida e ao âmbito das relações, quer de 1 homem para com o outro, quer do homem consigo .
          Prenúncio. Com Sócrates (470–399 a.e.c.), a preocupação com a moral instala-se de modo mais evidente, com ênfase ao debate ético no plano político, em momento no qual se inicia o modelo de organização política, hoje (Ano-base: 2022), conhecida por democracia, revelando a importância do homem enquanto cidadão na construção de ética social.
          Harmonia. De acordo com a Autocogniciologia, a Ética Grega nasce a partir da observação da ordem cósmica, preocupando-se, então, com a ordem interna, rumo à consolidação da intra-harmonia além da pacificação nas relações humanas.
          Atualização. Conforme a Autolucidologia, a autocosmoética surge e aprimora-se decorrente da experimentação e ponderação cotidiana dos pilares do paradigma consciencial, objetivando recins e recéxis, com vistas à consolidação da ortopensenidade e cosmoeticopensenidade.
          Diferença. Em consonância à Interparadigmologia, estudar Ética Grega auxilia a associação de ideias. Entretanto, ao intermissivista, não cabe mais tentar encaixar conceitos conscienciológicos, especialmente a especialidade Cosmoeticologia, em significados pretéritos, adequados àquele momento evolutivo, hoje ultrapassados, por ser o paradigma consciencial mais amplo, dissonante do paradigma científico newtoniano-cartesiano, diverso do referencial da Sociedade Grega, do período clássico, ou, atualmente (Ano-base: 2022) usado pela Filosofia.
          Abandono. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 aspectos da Ética Grega, do período pré-socrático (Século V a.e.c.) ao aristotélico, raciocinados primordialmente no âmbito mental, teórico, elucubrativo, e hoje (Ano-base: 2022), sobrepujados, teaticamente, pelas técnicas cosmoéticas derivadas do princípio da descrença e do paradigma consciencial:
          01. Anticonflituosidade. Enaltecimento do convívio social pacífico.
          02. Bem-estar. Existência em busca da felicidade.
          03. Coerência. Adequação do universo íntimo ao funcionamento cósmico.
          04. Entusiasmo. Fortaleza do impulso da vontade.
          05. Equanimidade. Manifestação pessoal devendo observar o uso da justa medida, evitando-se excessos e faltas.
          06. Erudição. Valorização da sabedoria.
          07. Harmonia. Vivência estruturada no equilíbrio íntimo.
          08. Logicidade. Domínio racional das paixões e desejos.
          09. Poder. Essencialidade entre sujeito moral e político.
          10. Simplicidade. Incentivo à vida simples, desapegada a bens materiais, prazeres, comodidades e convenções sociais.
          11. Valor. Alcance da virtude por meio de ações.
          Prosseguimento. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 princípios cosmoéticos norteadores da neopensenidade, atrelados ao uso mentalsomático, intelectivo, passíveis de serem empregados pela consciência interessada em consolidar, teaticamente, materpensene principiológico, orientador da manifestação autocosmoética:
          01. Princípio da autoconscientização sináptica. É cosmoético saber identificar o volume e a qualidade das próprias sinapses para viver melhor.
          02. Princípio da benignidade policármica. A intenção de acontecer o melhor para todos.
          03. Princípio da coerência energossomática. A incoerência pessoal na conduta, e no desenvolvimento do tempo, é testada, antes de tudo, e de modo indiscutível, por intermédio das energias conscienciais (ECs).
          04. Princípio da decidibilidade oportuna. É demonstração de emocionalismo anticosmoético hesitar nas definições sem saber qual rumo tomar a favor de todos.
          05. Princípio da harmonização energética. Torna-se imperioso desfazer o holopensene de sofrimento fincado em ambiente humano.
          06. Princípio da maximização dos esforços. Em todos os feitos, é importante empenharse ao máximo.
          07. Princípio do acerto. Acerta mais quem vive para deixar as coisas nesta vida intrafísica – existência energética e efêmera – pouco melhor em relação ao encontrado.
          08. Princípio do apreço genuíno. As dimensões conscienciais não conseguem deter o amor puro.
          09. Princípio do ensinamento cosmoético. Quem sabe e não ensina, erra por egoísmo.
          10. Princípio do heterorrespeito. A cosmoética jamais funciona ao modo de compressor das consciências.
          11. Princípio do megafoco cosmoético. Não é correto basear as decisões pessoais considerando, exclusivamente, a questão financeira.
          Verpon. O olhar histórico acerca da Filosofia diante da Era Consciencial, evidencia a condição insubstituível atual proposta pelas neoverpons da Conscienciologia a partir da evolução por meio da movimentação cosmoética, consciencial, teática e verbaciológica.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo Ética Grega–Cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.
            02. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático.
            03. Ciclo de maximização contínua da autocosmoética: Autocosmoeticologia; Homeostático.
            04. Ciclo multiexistencial pessoal: Seriexologia; Neutro.
            05. Cosmoética formal: Cosmoeticologia; Homeostático.
            06. Crescendo do autoposicionamento conscienciológico: Verbaciologia; Homeostático.
            07. Crescendo Epistemologia-Parepistemologia: Cogniciologia; Neutro.
            08. Crescendo evolutivo: Crescendologia; Homeostático.
            09. Crescendo evolutivo contrassenso-senso: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            10. Crescendo Helenismo-Conscienciologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            11. Crescendo Metafísica-parapsiquismo: Autevoluciologia; Homeostático.
            12. Crescendo retrocognição-neorresponsabilidade: Seriexologia; Homeostático.
            13. Justificativa lógica: Cosmoeticologia; Homeostático.
            14. Preponderância da Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
            15. Princípios cosmoéticos: Cosmoeticologia; Homeostático.
  O CRESCENDO ÉTICA GREGA–COSMOÉTICA EVIDENCIA
   À CONSCIÊNCIA PROGRESSO INTELECTIVO, RACIONAL,
   PROMOTOR DA MAXIDISSIDÊNCIA TEÁTICA, EVOLUTIVA,
  A FAVOR DO AUTEXEMPLARISMO DA MORAL CÓSMICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, concorda pacificamente com a análise racional do crescendo Ética Grega–Cosmoética? Tal abordagem favorece a transformação prática da autocognição?
            Bibliografia Específica:
            1. Marías, Julián; História da Filosofia; revisor Franklin Leopoldo e Silva; trad. Claudia Berliner; 589 p.; 3 caps.; 479 refs.; 21 x 14 cm; br.; Martins Fontes; São Paulo; SP; 2004; páginas 1 a 8, 11 e 12 e 39 a 107.
            2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I, II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 170, 881 e 1.957.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 220, 265, 336, 344, 359, 361 e 365.
                                                                                                                       A. L. R.