Flexibilidade Cosmoética

A flexibilidade cosmoética é a capacidade de a consciência, intra e extrafísica, promover, com lucidez e autodiscernimento, a maleabilidade pensênica e holossomática com a finalidade de concretizar a ética universal nas manifestações pessoais e coletivas.

Você, leitor ou leitora, sabe diferenciar, de maneira autoincorrupta, as diferenças entre jeitinho brasileiro e flexibilidade cosmoética? Consegue identificar, com pleno discernimento, as situações onde incide a flexibilidade cosmoética?

      FLEXIBILIDADE COSMOÉTICA
                                (AUTOCOSMOETICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A flexibilidade cosmoética é a capacidade de a consciência, intra e extrafísica, promover, com lucidez e autodiscernimento, a maleabilidade pensênica e holossomática com a finalidade de concretizar a ética universal nas manifestações pessoais e coletivas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo flexível vem do idioma Latim, flexibilis, de flexum, supino de flectere, “curvar; dobrar; vergar”. Apareceu no Século XVII. A palavra flexibilidade surgiu no Século XVIII. O vocábulo cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra ética procede do idioma Latim, ethica, “Ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada à moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Flexibilidade omniética. 2. Megadaptabilidade universal. 3. Elasticidade intraconsciencial cosmoética. 4. Maleabilidade cosmoética. 5. Abertismo intraconsciencial cosmoético. 6. Adaptabilidade ortopensênica.
          Neologia. As 3 expressões compostas flexibilidade cosmoética, flexibilidade cosmoética primária e flexibilidade cosmoética avançada são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
          Antonimologia: 01. Flexibilidade antiética. 02. Imobilidade unidimensional. 03. Inflexibilidade antiética. 04. Imaleabilidade multidimensional. 05. Fechadismo intraconsciencial. 06. Inadaptabilidade pensênica. 07. Rigidez pensênica. 08. Aprisionamento holossomático. 09. Retesamento energossomático. 10. Inelasticidade anticosmoética.
          Estrangeirismologia: a open mind; o be always prepared; o stand by evolutivo ininterrupto; o rapport pensênico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade cosmoética.
          Filosofia: a Holofilosofia.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da flexibilidade consciencial; a flexibilidade autopensênica; a agilidade pensênica; a capacidade de adaptar instantaneamente a pensenidade; os caminhos alternativos das autopensenizações; o abandono do caminho tradicional de pensenizar; as neoperspectivas autopensênicas; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; o materpensene cosmoético.
          Fatologia: a flexibilidade cosmoética; a conduta cosmoética flexível; as concessões cosmoéticas; a manifestação consciencial atuando predominantemente pela racionalidade; os vícios morais refletindo o umbigão e desrespeitando os direitos alheios; o ato de querer estar certo acima de tudo e de todos; o apego; a corrupção do jeitinho brasileiro; os hábitos anticosmoéticos; as falácias lógicas justificando os erros e as autocorrupções; as racionalizações; a desorganização intraconsciencial; o orgulho; a teimosia; a apriorismose; a peremptoriedade; os acumpliciamentos espúrios camuflados de flexibilidade; a adaptabilidade consciencial às circunstâncias intrafísicas; a resiliência consciencial; a autoversatilidade mental; o jogo de cintura cosmoético; a diplomacia; o poliglotismo; a holomaturidade; a autocentragem cosmoética; o desapego; a habilidade de adaptação aos imprevistos; a criatividade focada; a capacidade de aprendizagem constante; a empatia; os padrões civilizados de convivência combatendo a “jeitolândia” brasileira; a intencionalidade lúcida, racional e cosmovisiológica embasando as decisões; a impessoalidade nos tratamentos; a construção ininterrupta do serenismo consciencial a partir da plena capacidade de adaptabilidade; a aceleração da evolução pessoal; a intercompreensão; a brandura; as alternativas válidas rumo à solução ideal; a interdependência permitindo isenção decisória; a superação da falta de posicionamento; a sanção social cosmoética; a cosmovisão orientando as decisões cosmoéticas; a União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN) contribuindo para a flexibilização cosmoética nas decisões da maxiproéxis grupal; o Conselho de Assistência Jurídica da Conscienciologia (CIAJUC) colaborando para as melhores decisões jurídico-cosmoéticas na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a atuação dos conselheiros-advogados do CIAJUC a favor do melhor para todos e nos liames da lei e da Cosmoética; a aplicação da Maratona de Princípios Cosmoéticos auxiliando no aprimoramento do autodiscernimento lúcido e flexível; a Associação Internacional de Cosmoeticologia (COSMOETHOS) na condição de locus da Cosmoética.
          Parafatologia: a versatilidade multiveicular; a soltura energossomática; a destreza holossomática; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a erudição multidimensional; a autoconscientização multidimensional (AM) quanto aos parafatos determinando as escolhas cosmoéticas; a holomaturidade; o autoparapsiquismo lúcido cosmoético na condição determinante da concessão cosmoética; a Interludium sendo o atrator das consciências flexíveis.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo equipin-equipex promovendo insights para encontrar a melhor solução cosmoética para o caso; o sinergismo Direitologia-Paradireitologia-Cosmoeticologia.
          Principiologia: o princípio da transparência; o princípio cosmoético do menos doente ajudar o mais doente; o princípio da economia de males aplicado com discernimento máximo; o princípio da razoabilidade ou proporcionalidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); os princípios cosmoéticos orientando as ponderações e dirigindo as escolhas cotidianas; o princípio dos ganhos evolutivos; o princípio do não acumpliciamento com o erro identificado; o princípio da economia de bens; o princípio da exaltação e valorização do autodiscernimento.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); a exemplaridade do código pessoal de Cosmoética do desperto de alto nível atuante na CCCI; o código pessoal de Cosmoética fundamentado no detalhismo teático dos princípios cosmoéticos.
          Teoriologia: a autorreflexão cotidiana sobre a teoria do desenvolvimento moral; a teoria da interprisão grupocármica demonstrando as consequências do acumpliciamento anticosmoético; a teoria da autocoerência; a teoria da evolução por meio dos autesforços; a teoria da interpretação dos fatos e parafatos.
          Voluntariologia: o vínculo consciencial do voluntariado conscienciológico enquanto facilitador do aprimoramento da flexibilização cosmoética; o voluntariado no Conselho Internacional de Assistência Jurídica da Conscienciologia; o voluntariado integral interassistencial na Associação Internacional de Cosmoeticologia.
          Tecnologia: a técnica das 50 vezes mais; a técnica da omissuper; a técnica da incorruptibilidade cosmoética.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Imobilidade Física Vígil (IFV).
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas.
          Efeitologia: os efeitos sadios dos posicionamentos convergentes com a flexibilidade cosmoética; os efeitos gerais da flexibilidade cosmoética na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os efeitos da manutenção do comportamento honesto decorrente da autoincorruptibilidade.
          Neossinapsologia: a flexibilidade cosmoética geradora de neossinapses sadias.
          Ciclologia: o ciclo dos ajustes grupocármicos proporcionados pelas concessões cosmoéticas; o ciclo da autovivência teática; o ciclo dos fatos e parafatos; o ciclo da autorganização e disciplina na condição determinante da flexibilidade cosmoética; o ciclo de maximização contínua da autocosmoética.
          Enumerologia: a flexibilidade psicomotora; a flexibilidade psicossomática; a flexibilidade mentalsomática; a flexibilidade bioenergética; a flexibilidade anímica; a flexibilidade parapsíquica; a flexibilidade interassistencial.
          Binomiologia: o binômio autoconscientização cosmoética–responsabilização; o binômio Ética-Cosmoética; o binômio Direito-Paradireito; o binômio flexibilidade cosmoética–megafraternidade.
          Interaciologia: a interação flexibilidade cosmoética–concessão cosmoética; a interação Autocosmoética-Cosmoética; a interatividade conscin-Cosmos.
          Crescendologia: o crescendo apego-desapego; o crescendo exigência-concessão; o crescendo rigidez-flexibilidade; o crescendo Ética-Cosmoética; o crescendo autoincorruptibilidade-heteroincorruptibiliade.
          Antagonismologia: o antagonismo antidiscernimento / autodiscernimento; o antagonismo jeitinho brasileiro / flexibilidade cosmoética; o antagonismo flexibilidade consciencial / inflexibilidade consciencial; o antagonismo concessão cosmoética / acumpliciamento anticosmoético; o antagonismo posicionamento pessoal / posicionamento grupal; o antagonismo anticosmoética / Cosmoética.
          Paradoxologia: o paradoxo de a flexibilidade cosmoética coadunar com o respeito rigoroso às leis éticas.
          Politicologia: a democracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a aplicação calculada da lei da economia de males; a consideração lúcida sobre a lei da ação e reação; as leis do parapsiquismo na atuação direta com os amparadores de função; o estudo aprofundado das leis da Cosmoética.
          Filiologia: a neofilia (a flexibilidade neofílica); a decidofilia; a parapsicofilia; a ideofilia; a organizaciofilia; a autodiscernimentofilia; a verbaciofilia; a teaticofilia; a autexemplofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a parapsicofobia; a decidofobia; a neoideofobia; a cosmoeticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da insegurança; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da pressa; a superação da síndrome do imediatismo; a luta contra a síndrome da desorganização.
          Maniologia: as falácias lógicas justificando a mania do jeitinho brasileiro; a mania de deixar tudo para última hora impedindo o serenismo catalisador da megadaptabilidade cosmoética.
          Holotecologia: a teaticoteca; a recexoteca; a mentalsomatoteca; a diplomacioteca; a poliglotismoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocosmoeticologia; a Adaptaciologia; a Evitaciologia; a Eticologia; a Autopensenologia; a Ortopensenologia; a Organizaciologia; a Coerenciologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Erudiciologia; a Recexologia; a Conformática; a Reeducaciologia; a Multiculturologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin cosmoeticista; a consciex cosmoeticista.
          Masculinologia: os marionetes dos guias amauróticos; o exemplarista; o líder cosmoético; o acoplamentista; o amparador intrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o atacadista consciencial; o duplista; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o evoluciente; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cosmoeticista; o evoluciólogo.
          Femininologia: as marionetes dos guias amauróticos; a exemplarista; a líder cosmoética; a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a atacadista consciencial; a duplista; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a evoluciente; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cosmoeticista; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens flexibilis; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens adaptabilis; o Homo sapiens holomaturus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: flexibilidade cosmoética primária = a da conscin inexperiente, sem destreza, monovisionária, principiante na identificação lúcida das contingências convergentes à maleabilidade; flexibilidade cosmoética veterana = a da conscin experiente, com destreza, cosmovisionária, veterana na identificação lúcida das contingências convergentes à maleabilidade.
          Culturologia: a cultura da autopensenização cosmoética; a cultura do autexemplarismo cosmoético; a cultura da Cosmoética.
          Ponderação. Ao refletir sobre a capacidade de flexibilização cosmoética, é mister considerar a rigidez e o formalismo exagerado na condição de patologias. Por outro lado, sempre excepcionar as regras significa clivagem consciencial, onde tudo é maleável, adaptável, prevalecendo constantemente o tudo depende, em clara demonstração de receio à recin.
          Intrafisicalidade. Sob a ótica da Direitologia, o fato de a consciência precisar se manifestar na dimensão intrafísica exige o respeito às leis, mesmo se imaturas, pois visam bom convívio social. Se as normas forem anticosmoéticas, cabe à consciência evitar estar em situação de incidência prevista pela regra preservando-se do acumpliciamento anticosmoético.
          Desorganização. Em consonância com a Autorganizaciologia, a dificuldade no planejamento leva à atuação de última hora, com premência de resultado rápido, exigindo a ocorrência corruptora do jeitinho brasileiro, sem o qual, não se torna mais possível alcançar o sucesso na empreitada pela falta de tempo hábil ao cumprimento do trâmite normal.
          Sujeição. Conforme a Sociologia, na coexistência grupal, quando há indisciplina pessoal, o resultado do trabalho em equipe dependerá da sujeição à boa vontade alheia e à improvisação anticosmoética.
          Reflexão. Segundo a Autoconscienciometria, é mister primeiro verificar se os 6 aspectos intraconscienciais expostos, em ordem alfabética, necessários para a autocapacitação da flexibilidade cosmoética, foram atendidos antes de a consciência concluir ser hipótese de incidência de flexibilização:
          1. Autatualização. Revisar a listagem de trafares, trafores e trafais visando manter a reciclagem em dia.
          2. Autengajamento. Cumprir responsavelmente todas as tarefas.
          3. Autodisciplina. Estar sempre preparado aos imprevistos.
          4. Autoprospectiva. Trabalhar preventivamente, com detalhismo, a fim de calçar cenários futuros.
          5. Autorganização. Evitar perda de tempo, prazos e o consequente trabalho de última hora.
          6. Pontualidade. Agir com rigor e assiduidade nos compromissos assumidos.
          Esclarecimento. De acordo com a Grupocarmologia, a versatilidade consciencial cosmoética permite o estado íntimo de prontidão à elucidação ininterrupta da sociedade acerca da premência da ordenação.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a flexibilidade cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Arrogância: Parassociologia; Nosográfico.
          02. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Concessão cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          07. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Cosmoética formal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          09. Cosmopensenização: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          10. Destemor cosmoético: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          11. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro.
          12. Jeitinho brasileiro: Cosmoeticologia; Nosográfico.
          13. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14. Resiliência consciencial: Holomaturologia; Neutro.
          15. Rigorosidade: Holomaturologia; Neutro.
      A FLEXIBILIDADE COSMOÉTICA É POSSÍVEL DE SER
     ALCANÇADA COM AUTABSOLUTISMO CONSCIENCIAL
  NA APLICAÇÃO REFLEXIVA E ININTERRUPTA DOS PRINCÍPIOS EVOLUTIVOS NAS DIMENSÕES CONSCIENCIAIS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, sabe diferenciar, de maneira autoincorrupta, as diferenças entre jeitinho brasileiro e flexibilidade cosmoética? Consegue identificar, com pleno discernimento, as situações onde incide a flexibilidade cosmoética?
                                                                                          A. L. R.