Autodignidade Cosmoética

A autodignidade cosmoética é a qualidade moral ou o modo digno de proceder da conscin, homem ou mulher, coerente com os próprios valores evolutivos e comprometida com o cumprimento dos deveres e obrigações interassistenciais, sendo capaz de inspirar respeito e admiração nos amparadores extrafísicos.

Você, leitor ou leitora, considera-se digno de toda educação, cuidado, assistência e demais aportes recebidos na atual vida humana? Exercita quais condutas e comportamentos capazes de inspirar respeito e admiração nos amparadores extrafísicos?

      AUTODIGNIDADE COSMOÉTICA
                               (AUTOCOSMOETICOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A autodignidade cosmoética é a qualidade moral ou o modo digno de proceder da conscin, homem ou mulher, coerente com os próprios valores evolutivos e comprometida com o cumprimento dos deveres e obrigações interassistenciais, sendo capaz de inspirar respeito e admiração nos amparadores extrafísicos.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O primeiro elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo dignidade deriva do Latim, dignitas, “merecimento; valor; nobreza”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Surgiu em 1563. O segundo elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra ética provém do idioma Latim, ethica, “ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Autodignidade evolutiva. 2. Autoortodignidade. 3. Autobrio cosmoético.
         Antonimologia: 1. Autodignidade nosológica. 2. Indignidade pessoal. 3. Autodepreciação evolutiva. 4. Dignidade social.
         Neologia. As 3 expressões compostas autodignidade cosmoética, autodignidade cosmoética despertológica e autodignidade cosmoética serenológica são neologismos técnicos da Autocosmoeticologia.
         Estrangeirismologia: o code of honour evolutivo; as self-performances evolutivas; o timing assistencial; a conscin large; a intentio recta; o Cosmoeticarium.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à vivência teática da Cosmoeticologia.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Sejamos cosmoeticamente dignos. Autoortodignidade: nobreza evolutiva.
         Ortopensatologia. Eis, citadas na ordem alfabética, 4 ortopensatas pertinentes ao tema:
         1. “Autoconsciência. A conscin consciente da própria dignidade e da justiça dos seus atos jamais dá atenção nem aos insultos e nem às injúrias contra si. Ela perdoa antecipadamente as diatribes alheias”.
         2. “Dignidade. A dignidade começa a se manifestar pelo objetivo exposto pela consciência”.
         3. “Hombridade. Deixar a batina é difícil ao pároco inadaptado porque esbarra no senso íntimo de dignidade perante a sua comunidade quanto ao ato de honrar os compromissos assumidos, no entanto, tal atitude constitui um engano crasso, pois, perante o evoluciólogo do grupo evolutivo, representa o maior ato de dignidade e coragem empenhada com autodiscernimento nas prioridades fundamentais”.
         4. “Valor. A conscin tem o valor do seu caráter, temperamento ou dignidade”.
         Filosofia: o Altruísmo; o Humanitarismo; a Holofilosofia.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal do autocomprometimento evolutivo; a autopensenidade digna; a ortopensenização dignificante; os ortopensenes; a ortopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os maturopensenes; a maturopensenidade.
         Fatologia: a autodignidade cosmoética; a consciência do autovalor; a honradez; o decoro; o caráter íntegro da personalidade; a firmeza moral; o autorrespeito; os deveres de honra; a retidão no cumprimento do dever; a força exemplificativa das ações dignas; a conduta cosmoética digna dos papeis sociais pessoais; a consolidação, a cada ato, da autoridade moral; a grandeza das atitudes moralmente irrepreensíveis; a hombridade de quem admite os próprios erros; o compromisso com a palavra dada e a promessa feita, quando cosmoéticas; a coragem de desdizer a si próprio, quando necessário; os deveres autoconscientes; as imposições da autoconsciencialidade; os encargos libertários determinados, aceitos e cumpridos; a obrigação autoimposta de retribuir aos inúmeros aportes evolutivos recebidos; a assunção das responsabilidades intrínsecas à condição de intermissivista; os autesforços evolutivos dignos impulsionados pelo sentimento de gratidão; o reconhecimento inconflitivo das responsabilidades assistenciais atuais em função dos atos praticados no passado próximo ou longínquo; o valor do Livro dos Credores Grupocármicos; a consecução das obrigações sem queixas, melindres, exigências, carências, reconhecimentos ou recompensas; a prova de amizade sem a espera de retribuição ou gratidão; a inadmissão, sem titubeios, de tomar parte em conluios, conchavos e negocinhos; a manutenção do ânimo elevado mesmo perante críticas, destratos e desconsiderações; o respeito aos direitos conscienciais; o megafoco no cumprimento dos autodeveres ao invés de na defesa dos próprios direitos, inclusive os mais legítimos; o sentimento de compromisso interassistencial com os companheiros ainda retardatários evolutivos; o autodiscernimento do momento certo de se aproximar ou se afastar de determinados contextos, empreendimentos e companhias; a autodoação interassistencial até os limites das possibilidades cosmoéticas; o respeito espontâneo por quem demonstra autocontrole nas injunções críticas; o megafoco vivencial na qualificação do saldo policármico da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
         Parafatologia: a paradignidade; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sustentabilidade energética para ir no contrafluxo cosmoético da Socin Patológica; a manutenção das energias conscienciais (ECs) equilibradas nos momentos de injustiça; o autocomprometimento de honrar a assistência recebida dos amparadores extrafísicos; as condutas reforçadoras da confiança dos amparadores extrafísicos; os paradeveres e paracompromissos autoimpostos; a lealdade à equipex; as autorretrocognições ampliando o rol dos paradeveres e obrigações pessoais; as pararresponsabilidades assumidas no ápice de autolucidez extrafísica no Curso Intermissivo (CI)
pré-ressomático; a conduta à altura dos paravínculos cosmoéticos; a assunção dos encargos da função de minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.


                                          III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); a conduta pessoal coerente com os valores e princípios evolutivos pessoais; o princípio da intransferibilidade das autorresponsabilidades; o princípio da responsabilidade interassistencial; o princípio da reciprocidade cosmoética; o princípio filosófico antigo da coragem para mudar o mutável, paciência para aceitar o imutável e sabedoria para diferenciar as duas condições; o princípio dos paradeveres intermissivos; o princípio da dignidade da pessoa humana.
         Codigologia: a teática do código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da personalidade autoconsciente; a teoria da evolução consciencial por meio dos autesforços cosmoéticos; a teoria da dessoma digna; a teática da vida cosmoeticamente digna.
         Tecnologia: a técnica de se colocar no lugar do outro; a técnica de saber o momento exato de falar e de calar; as técnicas autevolutivas para progressão ascendente continuada; as técnicas de autaperfeiçoamento cosmoético.
         Voluntariologia: a dignidade do voluntariado conscienciológico cosmoético.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia.
          Efeitologia: o efeito exemplar das condutas pessoais dignas; a autorresponsabilização pela correção dos efeitos presentes dos atos pessoais passados; os efeitos revigorantes de se honrar os compromissos intermissivos.
          Neossinapsologia: a fixação das neossinapses de bases cosmoéticas; as neossinapses derivadas da recuperação de paraneossinapses hauridas no Curso Intermissivo pré-ressomático.
          Ciclologia: a compreensão teática do ciclo recebimento-retribuição; a eficácia no manejo do ciclo erro-retificação-acerto; o ciclo erro-retratação-reciclagem; o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo ação-reação; o ciclo sementeira intrafísica–colheita intermissiva.
          Enumerologia: a dignidade na saúde e / ou doença; a dignidade nos erros e / ou acertos; a dignidade nas perdas e / ou conquistas; a dignidade nas derrotas e / ou vitórias; a dignidade nas crises e / ou bonanças da vida; a dignidade nos enlaces e / ou desenlaces afetivos; a dignidade na vida privada e / ou pública.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio direitos-deveres; o binômio hombridade-gratidão; o binômio dignidade-responsabilidade; o binômio automotivações-autovalores; o binômio autocosmoética-autamparabilidade; o binômio discrição intrafísica–superexposição extrafísica; a implantação incondicional do binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio dignidade humana–autodignidade cosmoética; o binômio autoortodignidade-autoortabsolutismo.
          Interaciologia: a interação compromisso-responsabilidade; a interação autorrespeito-autodignidade; a interação automemória–senso de dever; a interação voluntariado-IC.
          Crescendologia: o crescendo erro-correção; o crescendo aporte-reconhecimento-gratidão-retribuição; o crescendo autoortodignidade-automagnanimidade; o crescendo aristocracia-assistenciocracia.
          Trinomiologia: o trinômio probidade-generosidade-solidariedade; o trinômio cosmoético autabnegação-autorrenúncia-autossacrifício; o trinômio holofilosófico Cosmoética-Universalismo-Megafraternismo.
          Polinomiologia: o polinômio hombridade-autorresponsabilidade-autocoerência-autocosmoética; o polinômio vontade firme–intenção cosmoética–coragem evolutiva–paciência interconsciencial.
          Antagonismologia: o antagonismo defesa do orgulho / defesa da autocosmoética; o antagonismo dignidade guerreira / dignidade evolutiva; o antagonismo autodignidade intrínseca / dignidade social extrínseca; o antagonismo autovitimização cavada / vitimização não cavada; o antagonismo acordos cosmoéticos honrados / conchavos anticosmoéticos desfeitos.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin ser capaz de manter a autodignidade cosmoética mesmo ao passar por experiência de vitimização não cavada, aviltante da dignidade humana; o paradoxo de a conscin dignificar a si própria ao defender a dignidade dos compassageiros evolutivos.
          Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a interassistenciocracia; a meritocracia evolutiva; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei do holocarma; a lei do maior esforço evolutivo interassistencial.
          Filiologia: a experimentofilia; a teaticofilia; a autocriticofilia; a criteriofilia; a conscienciofilia; a assistenciofilia; a cosmoeticofilia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a egomania.
          Mitologia: o mito da legitimidade da defesa da autodignidade com sangue.
          Holotecologia: a convivioteca; a interassistencioteca; a pacificoteca; a comunicoteca; a conscienciometroteca; a maturoteca; a despertoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Interconfianciologia; a Vinculologia; a Conviviologia; a Retribuiciologia; a Autexperimentologia; a Automaturologia; a Magnanimologia; a Megafraternologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin digna; a personalidade nobre; a pessoa honrada; a pessoa de palavra; a conscin confiável; a conscin responsável; a conscin grata; a personalidade íntegra; a pessoa incomparável; o ser interassistencial; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a semiconsciex.
          Masculinologia: o líder exemplarista; o cosmoeticista; o humanitarista; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o objetor de consciência; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a líder exemplarista; a cosmoeticista; a humanitarista; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a objetora de consciência; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens dignus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens imperturbabilis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: autodignidade cosmoética despertológica = a da conscin comprometida com o cumprimento dos deveres e obrigações interassistenciais da condição de ser desperto; autodignidade cosmoética serenológica = a da conscin comprometida com o cumprimento dos paradeveres interassistenciais da condição de Serenão.
          Culturologia: a cultura de honrar toda a assistência recebida dos amparadores humanos e extrafísicos; a cultura de ser digno do papel interassistencial pessoal no grupo evolutivo; a cultura da valorização prioritária do juízo dos amparadores extrafísicos quanto às atitudes pessoais.
          Autorrespeito. A dignidade pessoal começa pelo respeito a si próprio, porém tal atitude cosmoética não possui qualquer relação com a defesa do orgulho ou de prerrogativas e privilégios relativos à posição social, como tentam argumentar determinadas conscins para justificar os atos autocorruptores.
          Coerenciologia. Tendo em vista a Paraxiologia, demonstra autorrespeito quem atua em consonância com os próprios valores evolutivos, mesmo quando conflitantes com desejos e interesses pessoais ou do grupo de convívio mais amplo.
          Prioridade. Pela ótica da Holomaturologia, a consciência lúcida, cosmoeticamente digna, não valoriza excessivamente os próprios méritos ou créditos evolutivos, sabe ser mais relevante e prioritário evolutivamente o exercício da capacidade pessoal de interassistência, de omnidoação e de retribuição.
           Beneficiária. A autocognição deontológica se expande pela autorreflexão quanto à pararrealidade do Maximecanismo Interassistencial Multidimensional, a qual impele a consciência digna a reconhecer o fato de já ter sido beneficiária de multifacéticas assistências de inúmeras consciências no transcurso do ciclo evolutivo pessoal.
           Honradez. Dessa compreensão nasce a gratidão sincera e a necessidade de honrar os esforços dos benfeitores, fazendo valer não somente para si os benefícios recebidos, a exemplo do escritor tarístico esforçando-se para compartilhar as cognições acumuladas com os leitores interessados na autevolução.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autodignidade cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           02. Benemerência: Assistenciologia; Neutro.
           03. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
           04. Erro digno: Errologia; Nosográfico.
           05. Escrúpulo: Cosmoeticologia; Homeostático.
           06. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
           07. Honorário evolutivo: Meritologia; Homeostático.
           08. Honra ectópica: Cosmoeticologia; Nosográfico.
           09. Integridade consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
           10. Lealdade evolutiva: Autocosmoeticologia; Homeostático.
           11. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
           12. Magnanimidade: Automagnanimologia; Homeostático.
           13. Paradever intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
           14. Senso de dignidade cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           15. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
 A AUTODIGNIDADE COSMOÉTICA NÃO PODE SER USURPADA POR OUTREM, POIS SOMENTE A PENSENIDADE,
   AS CONDUTAS E REAÇÕES PESSOAIS PODEM HONRAR
 OU DESONRAR A CONSCIN DIANTE DOS AMPARADORES.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera-se digno de toda educação, cuidado, assistência e demais aportes recebidos na atual vida humana? Exercita quais condutas e comportamentos capazes de inspirar respeito e admiração nos amparadores extrafísicos?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 172, 528, 1.168 e 1.676.
                                                                                                                  M. H.