O binômio autoortabsolutismo-democracia é a coexistência da condição intraconsciencial resoluta, firme, retilínea e sustentada pela liberopensenidade, coerente com o princípio cosmoético da fidedignidade e, ao mesmo tempo, promotora de ambiente igualitário com liberdade de expressão de todos, com megafoco na instalação da cosmoeticocracia.
Você, leitor ou leitora, já pensou nos limites da liberdade consciencial?
BINÔMIO AU T O O R TAB S O L UTI SM O -D EM OC R AC I A (AUTOCOSMOETICOLOGIA) I. Conformática Definologia. O binômio autoortabsolutismo-democracia é a coexistência da condição intraconsciencial resoluta, firme, retilínea e sustentada pela liberopensenidade, coerente com o princípio cosmoético da fidedignidade e, ao mesmo tempo, promotora de ambiente igualitário com liberdade de expressão de todos, com megafoco na instalação da cosmoeticocracia. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O primeiro elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O segundo elemento de composição orto vem do mesmo idioma Grego, orthós, “reto; direto; correto; normal; justo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo absoluto procede do idioma Latim, absolutus, de absolvere, “independente; sem limites; sem restrições”. Apareceu no Século XIV. A palavra absolutismo surgiu no idioma Francês, no Século XIX. A palavra democracia vem provavelmente do idioma Francês, démocratie, “democracia”, e este do idioma Latim Tardio, democratia, derivado do idioma Grego, démokratía, constituído pelos elementos de composição, demos, “povo”, e kratía, “força; poder; autoridade”, derivado do verbo kratéó, “ser forte; poderoso”. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Binômio autorrigorosidade cosmoética–democracia. 2. Binômio autosseveridade cosmoética–democracia. Neologia. As 3 expressões compostas binômio autoortabsolutismo-democracia, binômio autoortabsolutismo-democracia primário e binômio autoortabsolutismo-democracia avançado são neologismos técnicos da Autocosmoeticologia. Antonimologia: 1. Binômio autocomplacência-egocracia. 2. Binômio autopermissividade corrupta–manipulação interconsciencial. Estrangeirismologia: o tour de force do autorrigor consciencial cosmoético aplicado; a qualificação do strong profile devido à cosmoeticidade do autabsolutismo; o feeling; a ascendancy consciencial irresistível; a autoritatis moralis; os enfrentamentos e confrontos cosmoéticos in situ qualificando as decisões paradireitológicas; a autoconfiança ininterrupta na condição sine qua non da lealdade ao trabalho em conjunto com a equipex; o entendimento do modus operandi da lógica extrafísica interassistencial; o intermezzo na comunex Interlúdio; o rapport universal; o fechamento da Gestalt em decisões horizontais. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência no uso do livre arbítrio aplicado aos autoposicionamentos democráticos. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – Democracia: hierarquia nivelável. Desordem, não. Liberdade. Direito significa democracia. Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Autolucidologia. A consciência lúcida é rígida consigo mesma e perdoadora antecipada e universal quanto às outras consciências, contudo, dispensando, ao mesmo tempo, as mentiras da lisonja e da adulação”. 2. “Democraciologia. A democracia há de ser vivenciada começando pelo íntimo do cidadão. Na Terra ainda não encontramos a democracia direta, mas você pode constituí-la dentro do seu microuniverso íntimo fazendo-a transbordar, em seguida, em frutos assistenciais para a Humanidade. Na hora que você tem a liberdade interior de viver a democracia pura, está ajudando todo mundo”. 3. “Liberdade. A verdadeira e melhor liberdade é a de manter abertamente o autoposicionamento sobre todas as realidades e pararrealidades”. 2 Enciclopédia da Conscienciologia 4. “Ortoprincípios. Há 2 princípios fundamentais, mais inteligentes, para se viver melhor: desarrume arrumando ao empreender e divida reunindo ao administrar. Aí se inserem o egocarma da conscin e o grupocarma da equipin”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da democracia; os liberopensenes justos; a liberopensenidade imparcial; o holopensene pessoal da persistência evolutiva; o holopensene pessoal do autodiscernimento cosmoético; o materpensene principiológico cosmoético; os cosmoeticopensenes atratores dos amparadores; a cosmoeticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; o holopensene da megafraternidade. Fatologia: a convergência do absolutismo cosmoético ao abertismo consciencial; a retidão da autogovernabilidade favorecedora do ambiente equânime; o exercício lúcido do poder; a autorreflexão crítica cosmoética; a conjugação das liberdades de expressão; a hora de “bater o martelo”; a justiça plena; a cláusula pétrea da proéxis; o rigor decisório; o respeito ao nível evolutivo alheio; a precisão no uso da flexibilidade cosmoética; o temperamento monárquico; a palavra peremptória; a incompreensão; o sectarismo impeditivo do senso universalista; a temperança; a comunicação não violenta; o saber ouvir; a catarse necessária; a delegação de tarefas; o entendimento das holobiografias alheias; a conciliação dos temperamentos; o bom humor cosmoético; a coragem ininterrupta em bancar as neoverpons; a equanimidade mantida nos debates; o heteroperdoamento; a atuação fora da curva patológica da Socin; a paciência infinita; a erudição; a Cosmoética Destrutiva; a exclusão cosmoética; o poder real proveniente da cognição; a sabedoria evolutiva; o calculismo cosmoético; a opinião dos doutos; o megafoco nas sincronicidades e parassincronicidades; a ponderação de princípios; o autoposicionamento cosmoético ampliando a capacidade de flexibilizar; a ponderação de valores; o autojulgamento cosmoético; os ditames maxifraternos; a autoconscientização cosmoética; a autoridade moral holobiográfica; os campos de influência cosmoética; a autorganização; a agenda principiológica cosmoética pessoal; o destemor cosmoético; a cosmovisão ampla; o exame minucioso de tudo; a habilidade avaliativa; a verdade sempre relativa; a conduta-padrão pessoal; a conduta-exceção necessária; a aplicação da inteligência evolutiva (IE) em todos os contextos. Parafatologia: a força parapresencial aplicada de maneira justa; as paravivências comprovando os posicionamentos equânimes; o epicentrismo extrafísico paravivenciado democraticamente; a interconfiança dos amparadores extrafísicos a partir da resolutividade democrática; os parafatos referendando os fatos e orientando os autojulgamentos cosmoéticos; a atração interconsciencial multidimensional decorrente da firmeza decisória e proba; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático favorecendo a isenção consciencial; a irrefutabilidade dos parafatos vivenciados fora do corpo contribuindo com a certeza íntima para defender os posicionamentos acertados; a projeciografia otimizando a interconfiança do amparo de função; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as projeções lúcidas didáticas; as precognições extrafísicas; as inspirações extrafísicas; a paraerudição; as extrapolações parapsíquicas; a recuperação das ideias inatas embasando neodecisões; a paramatemática do fluxo evolutivo cósmico; a paralógica auxiliando a compreensão detalhista da rigorosidade correta; a cosmovisão amplificando a ousadia de implantar a ideia acertada; a autodesassedialidade promovendo a heterodesassedialidade; a alcova blindada cósmica; as energias conscienciais (ECs); o uso cosmoético do autoparapsiquismo lúcido; a atração irresistível de consciências extrafísicas evoluídas decorrente da firmeza decisória e equalitária; a postura tenepessológica ininterrupta; a governança eficiente das comunexes evoluídas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo gradual democracia pessoal–democracia grupal–democracia coletiva; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo Direitologia-Paradireitologia-Cosmoeticologia; o sinergismo promissor dos intermissivistas entrosados; o sinergismo Autoprincipiologia-Autodiscernimentologia-Autexperimentologia; o sinergismo sincronicidade-parassincronicidade. Principiologia: os princípios cosmoéticos; o princípio do livre arbítrio; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o princípio da conexão interdimensional; o princípio do heterorrespeito; o princípio da exaltação e valorização do autodiscernimento; a ponderação de princípios do paradireito aplicada à democracia; as interrelações principiológicas; o raciocínio complexo principiológico cosmoético. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); a compreensão dos CPCs dos compassageiros evolutivos; o código grupal de Cosmoética (CGC) dos Serenões inspirando a atualização a maior dos CGCs das consciências hierarquicamente inferiores na escala evolutiva; a exemplaridade do CPC dos evoluciólogos inspirando as resolutivas pessoais em prol da atividade grupal na condição de vislumbre do entendimento do CPC dos Serenões favorecendo a construção cosmoeticocrática. Teoriologia: a teoria da democracia pura; as teorias do Estado Mundial; a teoria da Conscienciologia; a teoria da natureza política das consciências; a teoria da Conviviologia Cosmoética; a teoria da interpretação dos fatos e parafatos; a teoria da isenção crítica; a teoria da escala evolutiva; a teoria da evolução por meio dos autesforços; as teorias da organização política. Tecnologia: a técnica da reflexão ortopensênica; as técnicas diplomáticas e paradiplomáticas cosmoéticas; a técnica da revisão cosmoética; a técnica do ajuizamento alheio. Voluntariologia: o voluntariado multidimensional constante; o paravoluntariado; o voluntariado gestor; o senso universalista no voluntariado conscienciológico; o voluntariado na Associação Internacional de Cosmoeticologia (COSMOETHOS). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas; o Colégio Invisível dos Serenões; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos. Efeitologia: a autoconscientização quanto aos efeitos das ECs na exatidão do autodomínio; o efeito autoqualificador das extrapolações mentaissomáticas; o efeito incondicional da ortopensenidade; o efeito dos princípios cosmoéticos no saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP). Neossinapsologia: as neossinapses expandindo a abrangência da autocosmoética; as neossinapses verponológicas; as neossinapses decorrentes da recuperação dos cons magnos; as paraneossinapses facultando a identificação da atuação precisa. Ciclologia: o ciclo de debates objetivando o alcance de consensos; o ciclo evolutivo distopia social–democracia plena; o ciclo da evolução mentalsomática; o ciclo da autovivência teática; o ciclo dos fatos e parafatos; o ciclo dos efeitos às causas; o ciclo potencialização dos princípios conscientes–minimização dos princípios inconscientes; o ciclo ascendente da espiral evolutiva pessoal, grupal e coletiva; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade. Enumerologia: o binômio autoortabsolutismo-democracia na família nuclear; o binômio autoortabsolutismo-democracia nos encontros eventuais; o binômio autoortabsolutismo-democracia nas relações profissionais; o binômio autoortabsolutismo-democracia na família consciencial; o binômio autoortabsolutismo-democracia na dupla evolutiva; o binômio autoortabsolutismo-democracia nos governos; o binômio autoortabsolutismo-democracia nas comunexes evoluídas. 4 Enciclopédia da Conscienciologia Binomiologia: o binômio autoortabsolutismo-democracia; o binômio admiração-discordância; o binômio singularidade-complementaridade; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio autojurisprudência (Casuística)-autoparajurisprudência (Paracasuística); o binômio autevolução inarredável–autesforço insubstituível; o binômio responsabilidade interassistencial–exemplarismo pessoal. Interaciologia: a interação compromisso-responsabilidade; a interação respeito-dignidade; a interação trocas prolíficas–concessões mútuas; a interação reflexão crítica–ação produtiva; a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação equipin-equipex; a interação microcosmo-macrocosmo; a interação dos opostos; a interação análise-síntese; a coerência nas interações evolutivas intra e extrafísicas; a interação autoconsciência-multidimensionalidade; a interação inteligência evolutiva (IE)–autocosmovisão. Crescendologia: o crescendo da aristocracia-democracia; o crescendo poder intrafísico–poder consciencial; o crescendo democracia global–democracia cósmica; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma-holocarma; o crescendo moral vulgar–Cosmoética; o crescendo Direito-Paradireito; o crescendo simples-composto; o crescendo tacon-tares; o crescendo intrafísico-extrafísico; o crescendo cosmovisiológico princípios do Direito–princípios do Paradireito; o crescendo cosmovisiológico princípios éticos–princípios cosmoéticos; o crescendo cosmovisiológico princípios morais–princípios cosmoéticos. Trinomiologia: o trinômio autodeterminação-autopersistência-autobstinação; o trinômio holofilosófico Universalismo-megafraternismo-Cosmoética. Polinomiologia: o polinômio comedimento-parcimônia-moderação-sobriedade; o polinômio retroprincípios-autoprincípios-multiprincípios-ortoprincípios; o polinômio monovisão-multivisão-mundividência-cosmovisão; o polinômio Cosmoética-Paradireito-Paradever-autonomia. Antagonismologia: o antagonismo absolutismo / democracia; o antagonismo egoísmo / fraternismo; o antagonismo simplicidade / complexidade; o antagonismo opinião / fato; o antagonismo rigidez / flexibilidade; o antagonismo centralizar / descentralizar; o antagonismo imparcialidade / parcialidade. Paradoxologia: o paradoxo da arbitrariedade cosmoética do autoortabsolutismo; o paradoxo da cosmovisão simplificadora. Politicologia: o livre arbítrio maduro incidente à democracia; a democracia pura; a assistenciocracia tarística; a conscienciocracia; a vida na Cognopólis propiciando a lucidocracia; a discernimentocracia; a paradireitocracia; a cosmoeticocracia; a cosmocracia. Legislogia: a lei da empatia; a lei da afinidade interconsciencial; a lei da interdependência consciencial; a lei do maior esforço na autoqualificação evolutiva; a lei evolutiva autoimposta da não transgressão dos princípios cosmoéticos; a lei do maior esforço coletivo; a lei da megafraternidade evolutiva; a autorganização na condição de primeira lei; o estudo aprofundado das leis do Paradireito e da Cosmoética. Filiologia: a politicofilia; a liberofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a conscienciofilia; a mentalsomatofilia; a raciocinofilia; a criteriofilia; a autodiscernimentofilia; a autexemplofilia; a evoluciofilia; a paradireitofilia; a cosmoeticofilia. Fobiologia: a politicofobia; a conscienciofobia; a direitofobia; a paradireitofobia; a cosmoeticofobia. Sindromologia: o ato de prevenir-se da síndrome do poder; a síndrome da dominação; a síndrome da patopensenidade; a síndrome da aprioriosme; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do ansiosismo; a suplantação da síndrome do justiceiro. Maniologia: a mania de subjugar; a mania de controlar; a mania de sentenciar a fala alheia; a mania de impor a visão pessoal sem discernimento; a evitação da mania do acumpliciamento anticosmoético; a destruição da mania do desrespeito às liberdades conscienciais. Mitologia: o mito da consciência apolítica ou do apolitismo; o mito do absolutismo democrático. Holotecologia: a direitoteca; a politicoteca; a cognoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a paradireitoteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Autocosmoeticologia; a Paradireitologia; a Politicologia; a Paradiplomaciologia; a Intraconscienciologia; a Extraconscienciologia; a Autodiscernimentologia; a Extrafisicologia; a Mentalsomatologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a consciex lúcida; o ser interassistencial; a consciência multidimensional; a consciência universalista; o ser desperto; o ser evoluciólogo; o ser Serenão; a Consciex Livre. Masculinologia: o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens principiologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens exemplar; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus. V. Argumentologia Exemplologia: binômio autoortabsolutismo-democracia primário = a solidez íntima sadia decorrente da vivência dos princípios cosmoéticos abrindo espaço às manifestações conscienciais antiautoritárias frente ao grupo evolutivo; binômio autoortabsolutismo-democracia avançado = a autossoberania austera cosmoética dos Serenões levando à propagação ininterrupta da liberdade consciencial e da equanimidade evolutiva nas atuações policármicas. Culturologia: a cultura da democracia; a cultura da Paradireitologia; a cultura da Cosmoeticologia. Tares. De acordo com a Impactoterapeuticologia, o autoortabsolutismo embasado na teática dos pilares do paradigma consciencial, especificamente, no materpensene principiológico cosmoético, pode gerar Cosmoética Destrutiva impedindo prosseguimento das deliberações evidentemente equivocadas, ao estilo, do “se não presta, não presta mesmo, não adianta fazer maquiagem”. Isenção. Segundo a Conscienciometrologia, é mister manter a autocrítica cosmoética constante ao analisar a intenção subjacente à expressão popular em busca do poder. 6 Enciclopédia da Conscienciologia Outorga. Em conformidade com a Holomaturologia, o autogerencimento equilibrado, racional, refletido, ajuizado, reconhece os momentos nos quais exige-se maior flexibilização a favor da concessão cosmoética. Omissuper. À luz da Autodiscernimentologia, a manifestação autoortabsolutista exige da consciência ousadia cosmoética e sensatez para identificar os impedimentos pessoais à presença em certos contextos decisórios, a fim de manter a integridade das análises do grupo. Conduta. Sob a ótica da Interassistenciologia, o binômio autoortabsolutismo-democracia requer do líder assistencial, ao mínimo, 5 posturas, listadas alfabeticamente, a título de ilustração: 1. Consideração: ao instalar holopensene acolhedor à troca de ideias. 2. Intercompreensão: ao fazer a tares necessária quando a opinião grupal decorre de vácuo cosmoético. 3. Justeza na assertividade: ao perceber o hiato cosmoético atrasando o avanço do trabalho. 4. Paciência cosmoética: ao identificar a necessidade de catarse alheia. 5. Reconhecimento: ao valorizar o trafor dos integrantes da equipe. Consequência. Conforme a Efeitologia, a autoconfiança pessoal aumenta proporcionalmente ao aprendizado decorrente da análise dos resultados benéficos decorrentes de decisões anteriores embasadas na autogovernança absoluta. Sobrepairamento. Consoante a Serenologia, o exercício democrático associado ao autodomínio rigoroso exige imparcialidade ao avaliar contingências presentes nas situações as quais demandam soluções cosmoéticas. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio autoortabsolutismo-democracia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autolegislação libertária: Autoparadireitologia; Homeostático. 02. Autoortopensenização: Autopensenologia; Homeostático. 03. Binômio resiliência-exemplarismo: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático. 05. Democracia: Parapoliticologia; Neutro. 06. Democracia direta: Governologia; Homeostático. 07. Desconfiança nociva: Parapatologia; Nosográfico. 08. Efeito do autabsolutismo cosmoético: Autodespertologia; Homeostático. 09. Envergadura cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 10. Intraconsciencialidade parajurídica: Paradireitologia; Homeostático. 11. Liberologia: Evoluciologia; Homeostático. 12. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático. 13. Preponderância da Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Princípios cosmoéticos: Cosmoeticologia; Homeostático. 15. Sede de poder: Intrafisicologia; Nosográfico. O BINÔMIO AUTOORTABSOLUTISMO-DEMOCRACIA, VIVENCIADO A PARTIR DE PRINCÍPIOS COSMOÉTICOS, QUALIFICA E POTENCIALIZA O LIVRE ARBÍTRIO DA CONSCIÊNCIA INTERESSADA EM EXEMPLIFICAR A COSMOETICOCRACIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pensou nos limites da liberdade consciencial? Admite a possibilidade de atuar rigorosamente quanto aos autoposicionamentos íntimos, com lealdade aos amparadores extrafísicos e, ao mesmo tempo, sustentar a pensenidade democrática? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 204, 480, 481, 972 e 1.187. 2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 96, 150 e 158. A. L. R.