Binômio Liberdade-Limite

O binômio liberdade-limite é a associação da condição cosmovisiológica de compreender e aplicar o atributo do livre arbítrio convergente às paraleis, aos princípios do Paradireito e da Cosmoética, e o entendimento das corretas limitações indispensáveis ao pleno exercício da independência interior de todas as consciências.

Você, leitor ou leitora, já vivenciou limites fisiológicos, patológicos, florescentes, decadentes, autoimpostos ou heteroimpostos, da liberdade consciencial? Admite a inevitabilidade dessas restrições ao aprimoramento do livre arbítrio? Quais proveitos evolutivos pode auferir dessa experimentação?

      BINÔMIO LIBERDADE-LIMITE
                              (PARACOSMOETICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O binômio liberdade-limite é a associação da condição cosmovisiológica de compreender e aplicar o atributo do livre arbítrio convergente às paraleis, aos princípios do Paradireito e da Cosmoética, e o entendimento das corretas limitações indispensáveis ao pleno exercício da independência interior de todas as consciências.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; em nome de; da parte de; relativo à alguma pessoa; palavra; expressão; termo”. Surgiu no Século XIX. O termo liberdade deriva igualmente do idioma Latim, libertas, “liberdade; condição da pessoa livre; independência”, e este de liber, “livre; nascido livre, que está em liberdade”, por influxo do idioma Francês, libertaire, “que obra livremente; licencioso; independente; livre moralmente; não sujeito a encargos”. Apareceu no Século XIV. A palavra limite procede do idioma Latim, limes, “atalho; estrada; caminho; rastro; limite; divisão; fronteira; trincheira; muralha”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Binômio independência-dependência. 2. Binômio autonomia-heteronomia.
          Antonimologia: 1. Binômio leniência-anomia. 2. Binômio permissividade-anarquia.
          Estrangeirismologia: o polinômio do Direito equality-fairness-liberty-justice; a Déclaration des Droits de l’Homme et du Citoyen; a Universal Declaration of Human Rights; a magna carta; a autoritatis moralis; os enfrentamentos e confrontos cosmoéticos in situ qualificando as decisões paradireitológicas; o periculum libertatis; a constitutio libertatis; o entendimento do modus operandi pessoal promotor da autevolutividade; o evolutionary lawmaking; a lex mater.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência no uso do livre arbítrio aplicado a favor de todos.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – A liberdade educa. Inexiste liberdade absoluta.
          Proverbiologia. A significativa compreensão da tradicional frase minha liberdade termina quando começa a do outro.
          Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos:
          1. “Autodiscernimento. As asas da liberdade da consciência nascem do autodiscernimento”.
          2. “Autoprisão. A liberdade pessoal, quando sem assistência interconsciencial, é ainda uma escravidão ou autoprisão evolutiva”.
          3. “Liberdade. Liberdade exige responsabilidade”. “A liberdade da conscin é relativa. A pessoa mais livre ainda será sempre escrava da Lei”. “A maior liberdade da pessoa é a de pensenizar (Liberopensenologia). Com o autoparapsiquismo, essa liberdade é ainda mais ampla”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da liberdade vinculada; os liberopensenes justos; a liberopensenidade imparcial; o holopensene pessoal promovendo ambiente às manifestações conscienciais autênticas; o holopensene pessoal do autodiscernimento cosmoético; o materpensene principiológico cosmoético; os cosmoeticopensenes instaladores da empatia interconsciencial; o holopensene da megafraternidade.
          Fatologia: a convergência do livre arbítrio cosmoético e a autolimitação madura; a retidão da autogovernabilidade favorecedora do ambiente equânime; o exercício lúcido do poder consciencial; as bases da sabedoria multidimensional libertária; a conjugação das liberdades de expressão; a intercompreensão às imaturidades alheias; a evitação do estupro evolutivo; a temperança; o ato de saber ouvir; o entendimento das holobiografias alheias; a conciliação dos temperamentos; a equanimidade bem aplicada; o heteroperdoamento; a hora de “bater o martelo” em prol das contenções conviviológicas pacificadoras; a heteronomia indispensável ao processo evolutivo; o Direito correto fomentador da pacificação social; o Direito bem aplicado; o direito fundamental à liberdade; a limitação convivencial; a estima pelos assediadores; a incompreensão; a liberdade de imprensa; a soltura; a autalforria lúcida; o ato de não dizer tudo; a autoconscientização cosmoética; a autossuperação; o preço da liberdade individual na evolução consciencial; a sabedoria evolutiva; a ponderação de valores determinando autescolhas coerentes ao Curso Intermissivo (CI) pessoal; a conquista da autonomia; o exame minucioso de tudo; a habilidade avaliativa; a verdade sempre relativa; a conduta-padrão pessoal; a conduta-exceção necessária; a aplicação da inteligência evolutiva (IE) em todos os contextos; a imprescindibilidade da tares ao aprimoramento da liberdade interna; a sabedoria cosmoética do limite autoimposto da liberdade; a Cosmoética Destrutiva; a exclusão cosmoética; a revolta; o inconformismo; a relatividade da liberdade decorrente das circunstâncias; a opinião dos outros não impeditiva do autogoverno adequado; a natureza dos liames interconscienciais; o preço da liberdade individual na evolução consciencial; a liberdade vigiada; a evolução consciencial libertadora; o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) capaz de proporcionar relativa liberdade de ação; o desembaraço perante o livre arbítrio maduro; a própria erudição aprimoradora da sensatez principiológica incidente aos casos pessoais; o autoposicionamento cosmoético ampliando a capacidade de flexibilizar a própria manifestação; os ditames maxifraternos; os campos de influência cosmoética; a cosmovisão amplificando a ousadia de implantar o autocerceamento da autonomia pessoal; o exemplarismo do livre arbítrio dos Serenões.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático favorecendo a lucidez na dimensão intrafísica predominantemente patológica; a atração interconsciencial multidimensional amparológica decorrente da destreza prudente no uso do livre arbítrio; a paralógica auxiliando a compreensão detalhista da heteronomia necessária; a autonomia parapresencial aplicada de maneira equilibrada e justa; as paravivências comprovando os posicionamentos equânimes e limitadores; a interconfiança dos amparadores extrafísicos a partir da resolutividade democrática; os parafatos referendando os fatos e orientando os autojulgamentos cosmoéticos; as projeções lúcidas (PLs) favorecendo a cosmovisão; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as extrapolações parapsíquicas proporcionando intercompreensão; a paramatemática do fluxo evolutivo cósmico; a autodesassedialidade promovendo a heterodesassedialidade; a alcova blindada cósmica; a expansão das energias conscienciais (ECs) decorrentes da autemancipação benevolente; as autopercepções da manifestação de consciex amparadora de função e a liberdade vinculada entre os envolvidos.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das vinculações interconscienciais cosmoéticas; o sinergismo ortocognição-ortopensenização-ortoconduta; o sinergismo Holofilosofia-Principiologia-Autexperimentologia; o sinergismo Direitologia-Paradireitologia-Cosmoeticologia; o sinergismo Autoprincipiologia-Autodiscernimentologia-Autexperimentologia.
          Principiologia: os princípios cosmoéticos; o princípio do livre arbítrio; o princípio da benignidade policármica; o princípio da megassistência; o princípio do apreço genuíno; o princípio do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o princípio da macroconsciencialidade; o princípio do heterorrespeito; o princípio da exaltação e valorização do autodiscernimento; a ponderação de princípios do Paradireito aplicada à liberdade consciencial; o raciocínio complexo principiológico cosmoético.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) autemancipatório; os entraves provenientes das diferenças dos CPCs; o código grupal de Cosmoética (CGC) dos Serenões inspirando a atualização a maior dos CGCs das consciências hierarquicamente inferiores na escala evolutiva; a exemplaridade do CPC dos evoluciólogos inspirando as resolutivas pessoais em prol da liberdade íntima a maior.
          Teoriologia: a eficiente vinculação da teoria do amparo interconsciencial; a teoria da Conviviologia Cosmoética; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da reurbex; a teoria da escala evolutiva; a teoria da evolução por meio dos autesforços.
          Tecnologia: a técnica da reflexão ortopensênica; as técnicas diplomáticas e paradiplomáticas cosmoéticas; a técnica da revisão cosmoética; a técnica do ajuizamento alheio.
          Voluntariologia: a indissociabilidade dos vínculos interconscienciais proexológicos no voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a minipeça do maximecanismo no voluntariado multidimensional constante; o paravoluntariado; o voluntariado na Associação Internacional de Cosmoeticologia (COSMOETHOS).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas; o Colégio Invisível dos Serenões; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: os efeitos das leis supremas no livre arbítrio pessoal; a autoconscientização quanto aos efeitos das ECs na exatidão do autodomínio; o efeito autoqualificador das extrapolações mentaissomáticas; o efeito incondicional da ortopensenidade; o efeito dos princípios cosmoéticos no saldo da Ficha Evolutiva Pessoal.
          Neossinapsologia: as paraneossinapses facultando a precisa autodeterminação evolutiva; as neossinapses e paraneossinapses necessárias à teática dos princípios cosmoéticos e do Paradireito em benefício da paridade da manifestação autônoma de todos; as neossinapses necessárias para avançar na evolução; as neossinapses expandindo a abrangência da autocosmoética.
          Ciclologia: o ciclo legislador promulgação-consecução-revisão; o ciclo evolutivo distopia social–democracia plena; o ciclo da evolução mentalsomática; o ciclo da autovivência teática; o ciclo dos fatos e parafatos; o ciclo dos efeitos às causas; o ciclo potencialização dos princípios conscientes–minimização dos princípios inconscientes; o ciclo ascendente da espiral evolutiva pessoal, grupal e coletiva; o ciclo da recomposição evolutiva interconsciencial.
          Enumerologia: o binômio liberdade-limite na família nuclear; o binômio liberdade-limite nos encontros eventuais; o binômio liberdade-limite nas relações profissionais; o binômio liberdade-limite na família consciencial; o binômio liberdade-limite na dupla evolutiva (DE); o binômio liberdade-limite nos governos; o binômio liberdade-limite nas comunexes evoluídas.
          Binomiologia: o binômio liberdade-limite; o binômio potencialidades-limitações; o binômio aprendizagem-desenvolvimento; o binômio admiração-discordância; o binômio singularidade-complementaridade; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio autojurisprudência (Casuística)-autoparajurisprudência (Paracasuística); o binômio legislatório universalidade-obrigatoriedade; o binômio autevolução inarredável–autesforço insubstituível.
          Interaciologia: a interação compromisso-responsabilidade; a interação respeito-dignidade; a interação trocas prolíficas–concessões mútuas; a interação leis universais–leis locais; a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação equipin-equipex; a interação microcosmo-macrocosmo; a interação dos opostos; a interação análise-síntese; a coerência da interação evolutiva na manifestação intra e extrafísica; a interação autoconsciência-multidimensionalidade; a interação inteligência evolutiva–autocosmovisão.
          Crescendologia: o crescendo autocracia-democracia; o crescendo evolutivo crise-crescimento; o crescendo heteronomia-autonomia; o crescendo evolutivo de cognição quanto ao Cosmos; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma-holocarma; o crescendo autoconsciencialidadeinterconsciencialidade-cosmoconsciencialidade; o crescendo moral vulgar–Cosmoética; o crescendo Direito-Paradireito; o crescendo cosmovisiológico princípios do Direito–princípios do Paradireito; o crescendo cosmovisiológico princípios éticos–princípios cosmoéticos.
          Trinomiologia: o trinômio ideológico liberdade-igualdade-fraternidade; o trinômio cultura-comunicação-discernimento; o trinômio autodeterminação-autopersistência-autobstinação; o trinômio holofilosófico Universalismo-megafraternismo-Cosmoética.
          Polinomiologia: o convívio sadio com a diversidade ideológica quanto ao polinômio valores sociais–valores culturais–valores econômicos–valores políticos; a atenção às diferenças individuais quanto ao polinômio saberes-habilidades-competências-especializações; o polinômio retroprincípios-autoprincípios-multiprincípios-ortoprincípios; o polinômio monovisão-multivisão-mundividência-cosmovisão; o polinômio Cosmoética-Paradireito-Paradever-autonomia.
          Antagonismologia: o antagonismo livre arbítrio pessoal / heterodeterminismo; o antagonismo autoconsciência / autoinconsciência; o antagonismo liberdade / escravidão; o antagonismo egoísmo / fraternismo; o antagonismo docilidade / revolta; o antagonismo informador / persuasor; o antagonismo imperatividade / liberalidade; o antagonismo democracia / autocracia; o antagonismo cosmovisão / monovisão.
          Paradoxologia: o paradoxo de a democracia exigir autolimitação da liberdade consciencial; o paradoxo interdependência-liberdade.
          Politicologia: o livre arbítrio maduro incidente à democracia; a assistenciocracia tarística; a evoluciocracia; a meritocracia evolutiva; a discernimentocracia; a paradireitocracia; a cosmoeticocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei da empatia; a lei da interdependência consciencial; a lei do maior esforço na autoqualificação evolutiva; a necessidade de leis limitadoras na Baratrosfera; a lei evolutiva autoimposta de não-transgressão dos princípios cosmoéticos; a lei do maior esforço coletivo; a lei da megafraternidade evolutiva; o estudo aprofundado das leis do Paradireito e da Cosmoética.
          Filiologia: a liberofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a conscienciofilia; a xenofilia; a assistenciofilia; a criteriofilia; a autodiscernimentofilia; a autexemplofilia; a evoluciofilia; a paradireitofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a conscienciofobia; a direitofobia; a paradireitofobia; a cosmoeticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dominação; a síndrome da patopensenidade; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da aprioriosmose; a síndrome do ansiosismo; a síndrome do justiceiro.
          Maniologia: a mania de subjugar; a mania de controlar; a mania de sentenciar a fala alheia; a evitação da mania do acumpliciamento anticosmoético; a dromomania; a destruição da mania do desrespeito às liberdades conscienciais.
          Mitologia: o mito da liberdade plena; o mito de a democracia exigir liberdade absoluta.
          Holotecologia: a direitoteca; a politicoteca; a convivioteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a paradireitoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Paracosmoeticologia; a Liberologia; a Autonomologia; a Autocosmoeticologia; a Paradireitologia; a Politicologia; a Conviviologia; a Vivenciologia; a Sociologia; a Paravivenciologia; a Autodiscernimentologia; a Evoluciologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a consciex lúcida; a conscin tenepessista; a consciência universalista; o ser desperto; o ser evoluciólogo; o ser Serenão; a Consciex Livre (CL).
          Masculinologia: o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens principiologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio liberdade-limite mínimo = a autossuficiência íntima, sadia vivenciada pelos pré-serenões, ainda sob forte influência da imperatividade paralegislativa; binômio liberdade-limite mediano = o autogoverno cosmoético dos evoluciólogos, com sabedoria para conjugar imperatividade-relatividade da paralegislação no processo evolutivo consciencial; binômio liberdade-limite máximo = a máxima soberania, assistencial, vivenciada integralmente pelas Consciexes Livres.
          Culturologia: a cultura da democracia; a cultura da Parapoliticologia Cósmica; a cultura da Paradireitologia; a cultura da Cosmoeticologia.
          Delimitação. De acordo com a Intrafisicologia, há, exemplificativamente, 2 fatores objetivos limitadores da liberdade humana, passíveis de serem expandidos pela ação:
          1. Ordenamento jurídico.
          2. Situação social.
          Legislação. Consoante a Direitologia, as liberdades são conquistas essenciais da Humanidade, direitos fundamentais universais, tutelados constitucionalmente e nas declarações internacionais, entretanto, não são absolutas, permitindo-se restrições ponderadas, e com finalidade de garantir convívio pacífico de todos além da coexistência de todas as liberdades.
          Compreensão. Conforme a Holofilosofia, a liberdade cosmoética significa buscar instalar atmosfera de homeostasia e felicidade, condição distinta do hedonismo, caracterizando-se, dentre outros, por 10 elementos, enumerados em ordem alfabética:
          01. Afabilidade: adequar-se à vida social.
          02. Amparo: atuar na condição de agente antigargalo.
          03. Assentimento: assumir a responsabilidade dos próprios atos.
          04. Autocoerência: trabalhar os conflitos internos.
          05. Autodomínio: controlar as emoções instintivas.
          06. Autopercepção: conhecer os limites pessoais.
          07. Discernimento: ser capaz de escolhas evolutivas.
          08. Paciência: refletir antes de falar.
          09. Prospectiva: pensar nas consequências antes de agir.
          10. Respeito: não ofender ninguém, nem a si mesmo.
          Isenção. Segundo a Cogniciologia, a autocrítica cosmoética constante favorece a ampliação do conhecimento acerca dos determinismos, a fim de alargar o poder de ação consciencial sobre eles.
          Outorga. Em conformidade com a Holomaturologia, o autogerenciamento equilibrado reconhece os momentos nos quais exige-se maior flexibilização a favor da concessão cosmoética facilitadora da exteriorização da liberdade alheia, ao modo de aprendizado evolutivo.
          Conduta. Sob a ótica da Interassistenciologia, o binômio liberdade-limite permite à consciência conhecer, ao mínimo, 6 condições otimizadoras da holomaturidade do livre arbítrio, a título de ilustração, listadas alfabeticamente:
          1. Acalmia: evitar impor a si e aos outros estresses negativos, com prazos peremptórios e irracionais.
          2. Autoconhecimento: saber exatamente como deseja manifestar-se intrafisicamente.
          3. Empatia: conseguir ter compaixão com as dificuldades alheias nos aproxima dos amparadores.
          4. Intercompreensão: reconhecer o Direito e Paradireito à manifestação de todos e todas.
          5. Propósito: o intento prioritário da vida intrafísica não é ser feliz, mas sim ser útil ante a evolução.
          6. Sensatez: jamais sentir-se culpado(a) por decisões melhoradoras, evolutivamente, das circunstâncias.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio liberdade-limite, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autocontingenciamento: Intrafisicologia; Neutro.
          02. Cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia: Megacogniciologia; Neutro.
          03. Heteronomia: Heteronomologia; Neutro.
          04. Intraconsciencialidade parajurídica: Paradireitologia; Homeostático.
          05. Legislador evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          06. Legislogia: Direitologia; Homeostático.
          07. Lei suprema: Politicologia; Homeostático.
          08. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
          09. Liberdade vinculada: Vinculologia; Neutro.
          10. Liberologia: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          12. Mentalsomaticidade libertária: Liberologia; Homeostático.
          13. Ponderação de princípios cosmoéticos: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14. Princípios cosmoéticos: Cosmoeticologia; Homeostático.
          15. Princípios do Paradireito: Paradireitologia; Homeostático.
  O BINÔMIO LIBERDADE-LIMITE AUXILIA A CONSCIÊNCIA
  A ENTENDER, TEATICAMENTE, AS PARACONTINGÊNCIAS
  EXISTENTES À IMPOSIÇÃO, EFÊMERA OU PERENE, DAS
   CONTENÇÕES COSMOÉTICAS NO USO DA AUTONOMIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou limites fisiológicos, patológicos, florescentes, decadentes, autoimpostos ou heteroimpostos, da liberdade consciencial? Admite a inevitabilidade dessas restrições ao aprimoramento do livre arbítrio? Quais proveitos evolutivos pode auferir dessa experimentação?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 228, 272 e 1.165.
            2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 231 e 232.
                                                                                                                A. L. R.